Opinião - Você sabia que seu youtuber não lê/assiste/consome TANTO QUANTO ELE AFIRMA?

 



Olá meus amigos, fazia tempo que eu queria entrar nesse espinhoso assunto que quase ninguém fala (ou ninguém percebeu) e eu gostaria de usar a foto do post alguns certos rostos de youtubers (canalhas) do meio geek que só vivem de achismo, fake news, rumores e na verdade não lêem bosta nenhuma.

Como hoje vivemos num meio onde todo mundo virou crítico de série, filmes, quadrinhos e cinema, muitos de nós pegamos o costume de "ver o que o youtubber X achou de tal filme" ou ver as notas pregressas dele sobre esse ou aquele conteúdo de entretenimento.

Claro, assistimos e consumimos muitos desses vídeos porque curtimos ver os vídeos, não que "ah se o cara achou tal filme ruim eu não assisto" não é assim (pelo menos pra mim) que a banda toca.

Se eu curto algo, mesmo que os críticos não tenham tido a mesma opinião que eu. Foda se eles. O filme continuará tendo o mesmo fator diversão para mim entende?

Mas é interessante salientar que: quando tanto gregos quanto troianos falam uma MESMA COISA SOBRE ALGO ou quando críticas numerosas atingem os mesmos pontos em comum, mesmo que tenhamos opiniões diferentes de alguma maioria. É importante ver que algum tipo de razão (nesses casos eles possam ter.) Quer um exemplo? O filme do Morbius. TODOS CONCORDARAM QUE ESSA BOMBA ERA MESMO DE FATO RUIM.

A ideia desse post também nasceu do seguinte cálculo/raciocínio: o "mortal" comum do meio geek, não pode ter o tempo de consumir tudo o que gostaria, ou não tem as condições de consumir tudo o que gostaria entende?

Por exemplo, um cara desocupado como o Monark (que gasta 8 mil em cockonha, ele mesmo afirmou) falava em podcasts em 5 mil estilos de animes diferentes, pq ele tem: 1: tempo pra assistir, 2 dinheiro pra box de dvds de séries, múltiplas assinaturas de streaming etc.

Outro caso: pessoas como Thiago Romariz, Nerd Rabugento, e se não me engano o Ricardo Rente e alguns dos caras do Omeleke SÃO PAGOS (Salvo engano) pra assistir, os conteúdos.

Eles maratonam, animações, filmes e animes pq precisam gerar conteúdo e poder falar deles com autoridade e prioridade.

Você que realmente (sem ser youtubber) e consome quadrinhos, games e séries, percebe quando alguém REALMENTE SABE DO QUE ESTÁ FALANDO e não simplesmente "PESQUISOU" ANTES DE FAZER O VÍDEO DA SEMANA.

Mesmo que eu não goste desses youtubers que citei, posso identificar que eles realmente assistem o que analisam, mesmo que depois minha opinião não bata com a deles ou suas intenções. (tipo. o Rabugento meteu o pau em Top Gun só pra gerar visualização. É tipo o Nando Moura do Mundo Geek).

Mas o cálculo pra você, mortal como eu é o seguinte: imagine que todos nós tenhamos um emprego diário, (de dia ou á noite indiferente) e tenhamos outros afazeres: (igreja, natação, faculdade... UMA ESPOSA....ETC).

Por mais que tenhamos condições e queiramos consumir tudo, chega num ponto crítico onde você tem que escolher o que assiste/lê/joga e QUANDO E COMO FARÁ ISSO.

Então você não acha estranho quando há canais no youtube que comentam DIARIAMENTE SOBRE TUDO SENDO QUE NÃO EXISTE TEMPO HÁBIL PRA TER LIDO OU CONSUMIDO TUDO?

Tem um canal do meio geek que mais vive de fake news que e hype que não sei o que.

Esse canal deu a entender mais de uma vez que ele tem... roteiristas/colaboradores que "CRIAM UM ROTEIRO" pra que O DONO DO CANAL POSSA FALAR SOBRE O ASSUNTO.

Vamos lá, One Punch Man tem 168 capítulos (mangá), The Boys tem 72 edições e mais quatro minis.

fora temporadas de séries como Arrow e Flash por exemplo que possuem 22 episódios de 50 minutos cada.

Érico Borgo uma vez disse: "as séries da CW demandam um tempo que é quase uma vida, pra acompanhar todas as suas séries", (tipo eu perdi o fio da meada em Flash no sexto ano e NUNCA MAIS LIGUEI DE CORRER ATRÁS dado que a série piorou demais.

Então você percebe com clareza que NÃO É POSSÍVEL QUE SE LEIA OU SE ASSISTA TUDO. Assim, tais pretensos canais NÃO PODEM PASSAR A AUTORIDADE QUE ELES NÃO TEM.

Então nesse mesmo assunto, um amigo meu de outro nicho (os games) falou que jornalistas de games, também fazem isso. Jogam tipo 20 minutos de um jogo inteiro e dão nota PRO JOGO TODO. (E NÃO ESTOU FALANDO DE DEMO!)

Teve inclusive um jornalista canalha do R7 que analisou a série do Demolidor se baseando em...

dois episódios! Sério cara???

Uma coisa é você ser honesto e dizer: "PRIMEIRAS IMPRESSÕES SOBRE O CAPÍTULO 1 DE TAL SÉRIE" ou " primeira impressão no primeiro gameplay da primeira fase do jogo X".

Mas o que mais se tem são "especializixxtas" que usam wikipedia cara!!

Teve um canal que fez uma live sobre Mortal Kombat, e dos 5 presentes na live, DOIS NÃO SABIAM QUEM ERA O SMOKE. Tipo NUNCA JOGARAM MORTAL KOMBAT NA VIDA??? NUNCA FORAM CRIANÇA PORRA?

Outros canais (que não irei mencionar nomes pra não dar ibope) você percebe por atos falhos nos próprios vídeos que só pesquisaram a lore do personagem pq a série está no disney Plus. ou pior: assistiu rápido a série mexendo no celular e na hora do Review não lembra nem os personagens da própria série/episódio que assistiu.

Isso é desonesto e ridículo.

Outro caso é quando um canal se presta a analisar um recorte de algo e já anuncia "não ser a sua praia", isso eu acho válido. Exemplo: Rafael PH (cinema com rapadura) Fazendo review de games. Ou os caras do Linhagem Geek falando sobre a série do Obi Wan (analisaram a série em si, mas disseram que não eram os "faixas pretas em Star Wars".

Sabe porque eu acho justo você "dizer até onde você sabe??" Porque você não fará atos falhos tipo um canal do "Otávio Mesquita Tiozao" que viu Darth Vader mover uma nave e falou que nunca tinha visto algo similar em nada de Star Wars (ou seja, não jogou nada, não leu universo expandido e nem mesmo olhou as HQs ou até mesmo prestou atenção em animações.

Se você se presta a "mostrar que sabe tudo" sobre algo, prove. Não faça atos falhos.

Por exemplo, eu conheço bem a Lore de Star Wars, Transformers e G.I. Joe.  e Muita coisa e Marvel e DC. Mas eu não tenho um canal, mas posso reconhecer quando alguém "não sabe o que está falando" ou pior: ESTÁ DESINFORMANDO SEU PÚBLICO. FALANDO DO QUE NÃO SABE A SEUS SEGUIDORES.

A melhor forma de pesquisa é: contato com quem gosta daquele assunto (ir em fóruns, ter amigos em comum) e claro: você mesmo ler e consumir o material, nem que seja aos poucos.

Não dá pra confiar em canais do youtube, ou blogs.  Não tem como saber o quanto o cara leu ou até mesmo simplesmente plagiou canais gringos que também possam errar.

A melhor pesquisa é a sua própria, você escolhe o ponto de partida do material que você quer. As partes vão aparecendo organicamente e gradativamente.

E: lembrando que não existe problema nenhum em quem curte Marvel só porque vê os filmes por exemplo. Mas não acho justo o cara achar que tem o mesmo peso de opinião que quem leu os quadrinhos por 20 anos ou mais. É cada um na sua. Do mesmo modo acho injusto o leitor que leu bastante coisa achar que o cara que só consome os filmes é "menos" que ele, o que me deixa fulo é criadores de conteúdo mostrarem ser o que não são.

Que podem ser desmascarados a cada vídeo que criam diariamente.

Qual sua opinião? Qual youtuber você sugere/acompanha??? qual você considera um mentiroso vagabundo? Nos mande suas opiniões e histórias.


 

Postar um comentário

0 Comentários