Inomináveis Saudações a todos vós, Realistas Leitores!
Ao som de Yusuke Power Up no fone de ouvido, imerso nas lembranças todas que Yu Yu Hakusho faz transbordar em meu Ser, inicio mais uma saudosa crônica na qual me transporto para o meu Passado como Fã de Produções Japonesas. Aos 10/10/1992, estreava na Fuji TV o Anime baseado no Mangá de Yoshihiro Togashi, que foi publicado na Weekly Shōnen Jump de 03/12/1990 a 25/07/1994. Consistindo em 157 episódios, a versão animada foi exibida até o dia 17/12/1994, fazendo bastante sucesso no Japão e chegando a ganhar o prêmio de Melhor Anime do Animage Anime Grand Prix nos anos de 1994 e 1995. Aqui no Brasil foi exibido pela Rede Manchete originalmente de 1997 a 1999 e se tornou a febre que muitos devem lembrar. Sei que a data exata dos trinta anos do Anime está um pouco longe ainda, mas estou me adiantando porque não aguentaria aguardar até outubro para escrever sobre toda a satisfação que tive em assistir aquele que considero um dos maiores e melhores do Gênero Shonen ao qual assisti. E Verdadeiros Fãs de algo, como eu, não aguardam datas e estão dispostos a relembrar com carinho do que admiram a todo e qualquer momento.
E com todo o cabedal de boas lembranças que possuo de Yusuke, Kuwavara, Botan, Koenma, Riei, Kurama, Genkai, Toguro e Sensui que escrevo emocionado estas linhas. Tudo vem à tona, toda a vivência da época em que o Anime chegou ao Brasil, fora da tela da Televisão, latejante vem de encontro aos meus pensamentos agora. Em 1997, eu já não era mais nem mesmo um adolescente, mas um adulto de 21 anos de idade que não deixou de apreciar o tipo de obras animadas que marcaram-lhe a infância. Esta, até hoje, está sempre presentes e atuando através do todo de experiência acumulada pelo meu interesse em Nerdices. Meu namoro com a Animação Japonesa teve seu ápice quando conheci Yu Yu, uma obra que definitivamente coroou com brilhantismo o início das últimas respirações da saudosa Rede Manchete entre as emissoras televisivas. Eu celebro meu casamento com a Arte Japonesa de contar histórias continuamente e a obra nascida de Togashi enriqueceu-me bastante por diversos motivos. Estes são muitos e os resumirei condensadamente nas próximas linhas a fim de que esta Postagem não se torne longa demais.
Já li muito comentário de usuários do YouTube em diversos vídeos desta obra falando mal da qualidade gráfica da mesma. Alguns outros comentaram que a história era antiquada demais, chamando até de "horrivel" e "porcaria" o todo da produção. Geralmente, são comentários vindos dos nascidos após a virada do Milênio, a "Geração X", a "Geração Y", a "Juventude Dinâmica" que faz parte de outro tipo de pensamentos, tendências e gostos na atualidade. Não quero dar uma de Boomer, o que eu passo longe de ser, com este comentário que não posso deixar de escrever aqui: prefiro infinitas vezes um Anime dos Anos 70, 80 e 90 do que 99% dos Animes atuais. Nunca me preocupei com "qualidade gráfica" de nada do que eu assistia e ainda sou assim, considero isso até uma grande frescura junto com uma tremenda babaquice. He-Man, She-Ra, Thundercats e Cybercops não possuíam qualidades visuais primorosas, mas encantaram grande parcela da minha Geração, sendo amorosamente cultuados até hoje aqui no Brasil. Sempre me fascinei muito mais pelo Roteiro, pelo Conteúdo, pela Alma, de uma produção. Yu Yu tem um primoroso Conteúdo, uma genuína Alma, habilitando grande parte de seu Roteiro a desenvolvimentos que fogem da mesmice, dos lugares comuns e da encheção de linguiça típica dos Animes que ultrapassam a marca dos cem episódios.
Nunca encontrei melhor desenvolvimento para Protagonista e Antagonistas quanto aqui. Nem tenho entre as minhas preferências por Protagonistas muitos que se destaquem, e o Yusuke, junto com o Lion, o He-Man, a She-Ra, Takeda e o Goku são os que mais tenho em consideração. Debochado, doido, irreverente, abusado, briguento, esquentado e carismático, Urameshi preencheu todas as possibilidades de como se deve deixar um personagem conduzir por si próprio. Seu crescimento e amadurecimento são plenamente visíveis, o personagem do primeiro episódio não é o do último (em Cavaleiros do Zodíaco, Seiya foi o mesmo do início ao fim: chato e auxiliado pelo Grande Poder do Roteiro, o que não ocorreu com Yusuke). A primeira exibição no Brasil foi sem censura e este foi mais um Anime cujo primeiríssimo dia de exibição assisti tranquilamente na sala de minha casa. Era algo diferente de tudo que eu havia assistido antes, trazendo informações e conhecimentos que puderam enriquecer a minha crônica Nerdice com fome e sede constantes por tais tesouros. Além das lutas, dos momentos cômicos, da alta voltagem dos acontecimentos, do nada enfadonho desenrolar dos episódios, o que mais definiu a obra animada em meu coração foi a Espiritualidade.
Livremente adaptando conceitos do Xintoísmo, o Roteiro de Yukiyoshi Ōhashi contou com a absoluta colaboração da Direção de Noriyuki Abe para um espaço considerável de situações que podem ser todas interpretadas espiritualmente. Os dois maiores, melhores e completos Antagonistas de Yusuke foram Heróis no Passado, cada um dentro de seus determinados contextos históricos e existenciais. Toguro abraçou o Ódio após ver que não foi capaz de salvar os discípulos, abandonou a Condição Humana e seguiu por um Caminho destinado aos que espiritualmente alienam-se do restante da Civilização para conduzirem-se através de Leis próprias. Sensui viu o Lado Obscuro Humano, refugiou-se dentro de si criando múltiplas personalidades e escolheu uma Senda de descrença total na Humanidade idealizando espiritualmente um mundo onde esta não existisse. As Fases dos dois são, na minha inominável opinião nérdica de Fã, como as mais emblemáticas, simbólicas e honestamente construídas elaborações de históricos inesquecíveis na Galeria de Personagens da História Dos Animes. Sem eles, Yusuke nada seria, visto que os dois, de modo involuntário, ensinaram-lhe diferentes pontos de vista sobre O Caminho Guerreiro. Caminho este que não despreza O Espiritual, seja na Corrente Mística ou na Corrente Ocultista.
Ser um Guerreiro era muito mais do que vencer os adversários ou inimigos mais fortes. Quando Yusuke perdeu para Yomi no Torneio Do Mundo Das Trevas, a absoluta clara visão disto o atingiu mais profundamente ainda. Basicamente, ele aprendeu como aceitar o Destino que se constrói com as próprias mãos mesmo que seja um amontoado de fracassos, derrotas e destruições de perspectivas, visões, sonhos, esperanças e sentimentos. O valor da Amizade, o valor do Amor e o valor da Luta Pela Luz, tanto a Interior quanto a Exterior, é o tronco fundamental da árvore temática de Yu Yu Hakusho. Processo espiritual de reconhecimento do legado deste Anime para mim ocupa um especial lugar nas minhas intensas meditações. Para cada Fã dele há um diferente tipo de legado, está aqui nesta crônica apenas a minha visão, a minha verdade, a minha opinião e a minha interpretação. Óbvio que sei muito bem que diferentes tipos de experiências esta obra trouxe para os que assistiram-no e continuam fielmente assistindo ainda neste ano de 2022 e posteriormente continuarão no mesmo reencontro com algo inesquecivelmente marcante. Usando de um termo próprio meu, derramei neste texto uma xícara de chá e a mesma continua sendo preenchida; ou seja, não acabam aqui todas as minhas reflexões e observações sobre esta obra, ainda há muito que com os favores temporais e espaciais corretos lançarei como interpretação, opinião, verdade e visão.
Há muito para falar ainda deste Anime aqui no blog, pois até outubro terei muito tempo para ocasionalmente escrever algo sobre ele, focando em pontos específicos de toda a trama nele suficientemente alimentada e cuidada. Um pouco de cada vez. Um tanto por cada texto. Um ramo de observações sem pressa, posto que "a rapadura é doce, mas não é mole não".
Saudações Inomináveis a todos vós, Realistas Leitores!
X-Men v7 23 (2026)
-
PARCERIA COM MOCHILEIROS DOS QUADRINHOS
Para impedir um futuro dominado por Revelação, os X-Men enviam a mente do
Ciclope do futuro ao passado para mat...
RAT PFINK A BOO BOO - 1966
-
*POSTADO ORIGINALMENTE EM 11/12/16*
*SINOPSE :*
*Depois que sua namorada é sequestrada por uma gangue, um cantor de rock n'
roll e seu amigo jardin...
Utimate Wolverine #13
-
*RUMO À GUERRA DO CRIADOR! Wolverine caça o Conselho do Criador... e com o
próprio Criador no horizonte, é hora de se vingar daqueles que
transformaram s...
A TEMPESTADE LÁ DENTRO
-
"A TEMPESTADE LÁ DENTRO" está de graça na Amazon, somente hoje.
É um conto enxuto focado no drama de uma jovem, seu relacionamento, o
desgaste, o amor qu...
HQ: Die #10
-
O segundo arco chega ao fim! Aprofundamos nas regras dos *Ditadores.* Como*
Ash* nos lembra, eles vivem em um *RPG *gigante, então há muitas regras. Os
*...
MARVEL: Preto, Branco & sangue e Tripas
-
ENCARE DE FRENTE, FÃS DE TERROR!
É outubro! E isso só pode significar uma coisa: a temporada de fantasmas,
monstros e horrores chegou — e, infelizmente p...
POSTAGEM SURPRESA - 10 ANOS
-
É pessoal, como o tempo passa rápido. Já é uma década de existência de
nosso BLOG. Muita alegria nesses anos todos em compartilhar com os amigos
diver...
O Domínio
-
Uma luz corta o céu. Algo cai, silencioso, longe demais para ser só um
avião… Naquela noite, três amigas encontram algo que não deveria estar
aqui. Não é u...
Frankenstein de Guilhermo del Toro
-
Filme chegou estreou em 2025 e lida com assuntos que se tornaram o novo
normal do horror e da destruição dos direitos e liberdades. Vamos a nossa
analise.
O ano 2025 do Stifler Pobre
-
Fala pessoal,
Stifler aqui, após 1 ano volto a postar no Blog.
Eu prometi que nunca sumiria sem dar uma satisfação e vou cumprir isso... a
não ser qu...
Gator Bait 2: Cajun Justice (1988)
-
*Direção: Beverly Sebastian, Ferd Sebastian*
*Elenco: Jan Sebastian, Tray Loren, Paul Muzzcat*
Big T, o garotinho que sobreviveu no primeiro filme, agora...
Ano Novo… Nova ZONA FANTASMA!
-
Mudamos de endereço! 🚀✨ E ACABOU…. POR AQUI ✨🚀 Foram de dias de
expectativa… 🌌 O novo site da Zona Fantasma está no ar! Mais moderno. Mais
intuitivo. Ma...
Sissi - A Imperatriz (Todos os Filmes)
-
*Trilogia Sissi*
*Sissi (1955)*
*Sinopse*
*A jovem Sissi acompanha sua irmã mais velha durante a recepção ao jovem
imperador austro-húngaro Franz Josef, q...
Justiceiro v14 (2023)
-
Mini completa em quatro edições.
*Justiceiro v14 (2023)*
*Formato: CBR*
*Editora: Marvel Comics*
*Equipe(s): Só Quadrinhos e Gibiscuits *
*Z...
Saudades das profecias de Olavo de Carvalho
-
O vídeo acima me apareceu como recomendação do YouTube e veio em boa hora,
pois há poucos dias eu havia postado na mesma plataforma algumas
ponderações sob...
Aviso!!!
-
Infelizmente o servidor pago que estava utilizando para postar os filmes
caiu sem aviso prévio e perdi milhares de filmes. Não adianta, o barato sai
caro...
Aleluia (Alleluia) - 2014
-
*Sinopse*: Clássico malandro, Michel seduz a mulherada pra depois dar o
golpe do baú. Até que dá o azar de aplicar numa tal de Glória,que acaba se
apaixo...
Dallas
-
*Dallas*
Produção: 1978 - 1991
Número de Episódios: 357 (Color)
Temporadas: 14
Elenco: Barbara Bel Geddes (1922 - 2005), Jim Davis (1909 - 1981), Patrick ...
Mistério e Imaginação: o Drácula de 1968
-
Se tem uma coisa que eu *não* estava esperando ao assistir uma adaptação de
Drácula feita para a *televisão britânica*, em *1968*, era ver uma cena de *se...
Espero Chegar em Breve
-
No mês de Junho por norma recebo sempre alguns livros de oferta, ou não
fosse mês de aniversário 😎
Este foi o presente da filhota, a adaptação do art...
Tudo que é bom dura pouco...
-
O blog foi reportado, muitas postagens foram removidas e depois disso o
ânimo para continuar não existe mais. Até a postagem inicial de "Boas
vindas" foi...
Operação Bikini (1963)
-
Título Original: Operation Bikini
Ano: 1963
País: Estados Unidos
Gênero: Missão, Batalha Marítima
Duração: 80 min
Direção: Anthony Carras
Sinopse: O filme ...
Selvagem Red Sonja - Rainha das Ruínas Geladas
-
*Sonja parte para o norte congelado repleto de ação e drama. Sonja luta
pela própria vida contra todo tipo de criaturas estranhas e poderosas,
todas sob ...
[Lista] Publicações do Selo Vertigo: C
-
*OBRA*
*STATUS*
*RESENHA*
Chiaroscuro: The Private Lives of Leonardo da Vinci
traduzido por fãs
google
The Children's Crusade
traduzido por fã...
O fantástico mundo de Bobby
-
*Assistir O fantástico mundo de Bobby* online
*Assistir O fantástico mundo de Bobby *completo
*O fantastico mundo de Bobby todos os episódios online*
*O ...
SUPLÍCIO DO MEDO (1967) - Christian Nyby
-
Suplício do Medo (MP4) - Legendado
*Sinopse*: Jack é o único sobrevivente de um ataque japonês à sua equipe em
Guadalcanal. Por causa de seu heroísmo e do ...
Guerra - Para quê?
-
*Crianças mortas. Prédios em ruínas. Viúvas desamparadas. Cidades
destruídas. Sociedade s em colapso. Fábricas sem trabalhadores. Famílias
perdidas. C...
Filme: O Último Samurai (2003)
-
*O Último Samurai (The Last samurai) (2003)*
Olá jovens, continuando a série "filmes de samurai" dessa vez trago pra
vocês mais um pra lista. Ainda nesse...
Por que o Brasil é um país atrasado: Resumo do Livro
-
[image: Por que o Brasil é um país atrasado: Crítica do Livro]
Esse livro é uma leitura indispensável para quem quer entender todo o
cenário político e ec...
MARATONA 30 DIAS DE CINEMA
-
Quem me conhece sabe que não costumo participar de correntes ou desafios de
internet, mas durante os últimos trinta dias resolvi entrar num desafio de
ci...
Trailer: As Viúvas
-
De *Steve McQueen*, vencedor do Oscar® (*"12 Anos de Escravidão"*), e do
autor do best-seller e co-roteirista *Gillian Flynn* (*“Garota Exemplar”*).
Só tem...
ESTOICISMO: PARTE 1 - CAPÍTULO 2
-
*Os Primeiros Estóicos*
*HUMM...*
Zenão (333 - 261ac) foi o primeiro estóico. (E por Zenão, estou querendo
dizer Zenão de Cítio, que não deve ser confund...
CCXP 2017 - Ousadia ou Caxumba?
-
E mais uma vez os intrépidos autores da revista em quadrinhos mais querida
do cenário independente brasileiro marcaram presença no maior dos eventos
nerds...
Gun Candy
-
Laci destrói tudo em seu caminho, obcecada em desvendar o mistério de quem
matou seus pais quando era criança. Por que ela foi enganada toda a sua
vida, e ...
Por favor, cancelem o FIQ!
-
Eu tinha alertado a todos vocês sobre o desvirtuamento dos objetivos do
evento de quadrinhos conhecido como FIQ quase dois anos atrás. Na época, eu
disse...
Karpov x Timman, 1981
-
*A. Karpov 1 x 0 J. Timman*
*Torneio Estelar de Moscou, 1981*
*Gambito da Dama*
*Comentários: Anatoli Karpov*
*[* J. Timman, um dos melhores enxadrísta...