TOP 10 VILÕES DAS HQS - PARTE 2

 



 -->Veja AQUI a parte 01  <--

Um dos aspectos principais em histórias de super heróis é a presença de super vilões cuja função principal é ser um obstáculo para o herói em sua jornada, desafiando-o em várias formas diferentes. Alguns podem representar um desafio físico, com o herói tentando que pensar numa forma de derrota-los em combate, enquanto outros representam um desafio ideológico, testando a dedicação do herói ao seus valores, chegando até mesmo fazer com que ele questione o motivo de sua missão. Dependo da forma como é escrito, o vilão pode se torna tão interessante quanto o protagonista da história.

Entre os vários vilões que foram criados nas hqs, os meus favoritos são...

10) GALACTUS



Um dos personagens mais poderosos do universo Marvel. Desde de sua estreia em Quarteto Fantástico 48, Galactus, o devorador de mundos, se tornou um dos maiores desafios enfrentados pelos heróis, que quase tiveram o planeta Terra consumido. Toda vez que um personagem fala que “Galactus está vindo”, é sinal que uma batalha épica está preste acontecer.

No entanto, um aspecto fascinante de Galactus é que, apesar de ser poderoso e ter como objetivo devorar planetas, ele não pura maldade, nem sente prazer em matar inocentes, mas, como qualquer ser vivo, ele precisa se alimentar para sobreviver. Seu comportamento não é diferente de um ser humano que mata animais considerados inferiores para se alimentar, o que torna Galactus um personagem muito complexo.

9) ZOOM



Enfrentar um vilão perverso é uma tarefa fácil para um herói. No entanto o maior desafio de um herói é enfrentar uma ameaça vinda de um amigo ou alguém com uma forte conexão ao protagonista. No caso do Flash (Wally West), esse desafio veio na forma de Hunter Zolomon, um aliado da polícia de Keystone City. De início os dois trabalharam juntos investigando casos ligados a meta-humanos e super vilões. No entanto, após um ataque do Gorila Grodd que deixou Zolomon paraplégico, a amizade dos dois chegou a um ponto trágico quando Wally recusou o pedido de Zolomon, de voltar no tempo para impedir essa tragédia visto que as consequências poderiam ser catastróficas. Desesperado, Zolomon tentou usar umas das invenções do Flash, a Esteira Cósmica e voltar sozinho pro passado, porém acabou sofrendo um acidente que lhe deu poderes de velocidade e congelar o tempo.

Enlouquecido, Zolomon se tornou o Flash Reverso de Wally, buscando provocar inúmeras tragédias na vida do herói, tudo com o propósito de torna-lo um “herói melhor”, um que não decepciona os outros.

8) KRAVEN



Só porque um personagem é um vilão não significa que ele seja incapaz de ter um código de honra ou respeito por seu adversário. Kraven, o caçador tem um objetivo simples: Caçar o Homem Aranha e provar sua superioridade. No entanto o que o torna diferente de outros vilões mercenários é seu código que ele se recusa a quebra. Kraven sempre busca lutar limpo, nunca usando truques ou golpes baixos e, sempre que era derrotado pelo Aranha, ele aceitava sem reclamar, reconhecendo a superioridade do Aranha.

Sem falar que ele é um dos poucos vilões que conseguiu atingir seu objetivo na história e derrotar o Aranha na história marcante da Ultima Caçada de Kraven, que serviu como uma boa despedida a um dos inimigos mais subestimados do aracnídeo.

7) LEX LUTHOR



Enquanto Superman representa o melhor da humanidade, seu arqui inimigo Lex Luthor representa o pior. Apesar das invenções e trajes hi-tech, Luthor é um dos vilões mais “realistas” das hqs, um empresário egoísta e corrupto com poder, influência e recursos que poderiam ser usados melhorar o mundo mas se recusa devido a sua ganância e arrogância, um tipo de pessoa facilmente identificável na realidade. Luthor é a uma representação perfeita de corrupção, um contraste ao Superman e oque ele representa (verdade e justiça).

6) MYSTERIO



Nem todo vilão desafia o herói na força física. Alguns recorrem a métodos que afetam a mente do oponente, como é com Mysterio, o mestre das ilusões. Com seus truques e dispositivos, Mysterio consegue tornar suas lutas contra o Aranha em verdadeiros desafios para o herói, fazendo questionar sua sanidade, sobre o que é real e o que é ilusão.

 Sendo excelente manipulador, Mysterio foi responsável por vários eventos devastadores na vida de heróis como ter arruinado a vida do Demolidor em “Diabo da Guarda” ou até mesmo engando Wolverine a matar seus amigos e aliados na hq “Velho Logan”.

5) DUAS CARAS



Apesar de ser um dos maiores heróis da hqs, Batman não é perfeito e passou por várias tragédias e fracassos, com um dos maiores exemplos sendo a transformação do seu amigo, o promotor Harvey Dent, no Duas Caras. De início Harvey era um aliado do Batman, com os dois trabalhando ao lado do Comissário Gordon para tornar Gotham uma cidade melhor. No entanto, Harvey tinha um segredo: Devido abusos que sofreu na infância, ele tinha uma segunda personalidade, mais agressiva e sombria, que se manifestava nos momentos de estresse. Após ter metade do seu rosto desfigurado por um gangster, Harvey enlouqueceu e se tornou Duas Caras, um criminoso que executa suas vítimas dependendo do resultado do lance de sua moeda.

Além de imprevisível, Duas Caras é um dos inimigos mais perigosos do Batman devido a relação dos dois no passado, o que faz o Batman ter dificuldades em enfrentar seu velho amigo.

4) REI DO CRIME



Quando se trata de vilões mafiosos, um dos primeiros personagens que vem na mente dos fãs é Wilson Fisk, o Rei do Crime. Ainda que tenha sido introduzido nas histórias do Aranha como um chefe de crime genérico, Fisk foi aos poucos evoluindo para um personagem muito mais complexo. Seu auge rolou quando ele passou ser inimigo do Demolidor, se tornando um personagem recorrente nas histórias do Homem sem Medo, com histórias focando na rivalidade complexa dos dois oponentes e a forma como eles tentam manter a ordem na Cozinha do Inferno.

Normalmente Fisk é um chefe do crime astuto, calculista que tem praticamente quase todo submundo de Nova York sob seu controle, mas, quando provocado (ainda mais quando o assunto envolve sua esposa e filho), não tem medo de sujar suas mãos, indo de um chefe do crime sofisticado para uma fera descontrolada, que mata suas vítimas com suas próprias mãos. É essa imprevisibilidade que faz de Fisk o tipo de cara que ninguém quer ver irritado.

3) SINESTRO



De todos os Lanternas Verdes, Sinestro era considerado o melhor da Tropa, sendo respeitado por muitos, incluindo os Guardiões. No entanto, as coisas não eram o que pareciam: Sinestro na realidade abusou do poder do anel e impôs um regime totalitário no seu planeta natal Korugar. Ao ser banido da Tropa, Sinestro conseguiu um anel amarelo energizado pelo medo e partir disso criou seu próprio grupo de seguidores, a Tropa Sinestro, buscando substituir os Lanternas e impor uma nova ordem no universo.

Embora seus atos sejam cruéis e inescrupulosos, Sinestro não vê suas ações como algo ruim, mas sim como algo necessário para manter a ordem no universo. Para tornar as coisas piores, Sinestro comprova seu ponto de vista no arco “Guerra dos Anéis” onde os Guardiões, para garantir que os Lanternas Verdes derrotem Sinestro, reprogramam os anéis permitindo que os Lanternas possam usar força letal, dando muito mais complexidade nesse conflito de heróis e vilões.

Outro detalhe importante do Sinestro é sua relação com Hal Jordan, seu antigo discípulo e amigo que virou seu inimigo e responsável por suas derrotar. Apesar da rivalidade, ambos ainda possuem um respeito mútuo, tornando o conflito dos dois bem trágico e emocionante.

 

2) MAGNETO



Se o Professor Xavier representa solução para conflitos através de diplomacia, Magneto representa a solução através da ação. Diferente do seu amigo, Magneto não possui a mesma compaixão pelos humanos. Sendo sobrevivente do Holocausto e tendo perdidos seus pais para nazistas, Magneto passou a defender a supremacia dos mutantes, estando disposto a realizar ação para evitar que eles sofram o mesmo destino de suas famílias, criando um conflito com Xavier e seus ideias da coexistência pacífica entre humanos.

Contudo, o objetivo de Magneto não é maligno ou egoísta, sendo o mesmo dos X-men, de criar um mundo melhor para os mutantes, o que resulta no vilão muitas vezes ajudando os Filhos do Átomo, criando muito mais questionamentos sobre Magneto, se ele é realmente um vilão ou apenas um mutante com coragem para se opor aos opressores de sua raça.

 

1) DOUTOR DESTINO



Nessa lista tivemos vários tipos de vilões, de gênios do crime, a mafiosos e entidades cósmicas. No entanto, Doutor Destino são vários tipos de vilões combinados em um. Ele é praticamente o Darth Vader da Marvel. Toda vez que entra em cena é sinal que algo sinistro vai rolar na história.

Além de ser um mestre de ciência e magia, sua armadura é muito mais avançada que a do Homem de Ferro, ele é soberano de Latvéria, tem imunidade diplomática, não podendo ser preso e, o mais importante: Mesmo sendo um mortal, ele confrontou vários dos seres mais poderosos da Marvel e não só os derrotou como ainda roubou os poderes de alguns como Surfista Prateado e o Beyonder e os usou para tomar controle do mundo e, em alguns casos, do universo.

HQs podem ter vários vilões legais porém nenhum deles ter um desenvolvimento tão bem construído e momentos tão icônicos quanto o Doutor Destino. Por isso que ele é meu vilão favorito das hqs.

Então isso! Quais são seus vilões favoritos? Sintam-se a vontade para colocar suas opiniões e ideias nos comentários abaixo.


Postar um comentário

0 Comentários