COMO THOR RECUPEROU SEU MARTELO (Mitologia Nórdica)


Aproveitando que o pessoal “revirou” o blog em busca de mais material do Thor após o teaser, resolvi usar a lei da Lei de Oferta e Procura voltar a transcrição de contos do Thor original: O Vermelho, chamado de “Tor”, ou “Þórr” no original. O que usei na imagem do post, é a versão do personagem que vai estar (?) em God f War – Ragnarok, mais fiel a aparência dos mitos. Caso tenha interesse, há outros transcritos do mesmo livro:

 


A VISITA DE THOR A JOTUNHEIM, O PAÍS DOS GIGANTES:

https://ozymandiasrealista.blogspot.com/2019/06/a-visita-de-tor-jotunheim-o-pais-dos.html

 

COMO TOR PAGOU SEU SALÁRIO AO GIGANTE DA MONTANHA: https://ozymandiasrealista.blogspot.com/2019/06/como-tor-pagou-seu-salario-ao-gigante.html

 

Extraído do “Livro de Ouro da Mitologia – Thomas Bulfinch”, Pág. 450 – 452*

 


Aconteceu certa vez que o martelo de Thor caiu em poder do gigante Thryn, que o enterrou sob as rochas de Jotunheim numa profundidade de oito braças.** Thor mandou Loki negociar com Thryn, mas Loki somente conseguiu obter uma promessa do gigante de restituir a arma se Freia consentisse em casar-se com ele. Loki voltou para informar o resultado de sua missão, mas a deusa do amor ficou horrorizada à ideia de oferecer os seus encantos ao rei dos gigantes do Gelo. Nessa emergência, Loki persuadiu Thor a meter-se nas vestes de Freia e acompanhá-lo ao Jotunheim. Thryn recebeu sua noiva, que estava com o rosto coberto por um véu, com a devida cortesia, mas ficou muito surpreso ao vê-la devorar oito salmões e um boi inteiro, além de outros petiscos, e bebendo, por cima, três tonéis de hidromel. Loki, porém, afirmou-lhe que ela não comia há oito noites, tão grande era seu desejo de ver o amante, o famoso rei de Jotunheim. Afinal, Thryn teve curiosidade de olhar sob o véu de sua noiva, mas recuou, espantado, e perguntou por que os olhos de Freia brilhavam como fogo. Loki deu a mesma desculpa e o gigante se satisfez. Deu ordem para que fosse trazido o martelo, e colocou-o no regaço da donzela. Thor, então, livrando-se do disfarce, agarrou sua terrível arma e matou Thryn e todos os seus sequazes.

Frei também possuía uma arma maravilhosa, uma espada que espalhava sozinha a carnificina em um campo de batalha, quando o seu dono o desejasse. Frei perdeu sua espada, porém, menos feliz que Thor, não a recuperou. O fato se passou da seguinte maneira: certo dia, Frei subiu ao trono de Odin, do qual se pode ver todo o universo, e, olhando em torno, avistou no reino dos gigantes uma linda donzela, e desde então foi tomado de tanta tristeza que não pode mais dormir, beber ou falar. Afinal, Skirnir, seu mensageiro, conseguiu arrancar-lhe o segredo e dispôs-se a obter-lhe a donzela em casamento, se ele lhe desse a espada como recompensa. Frei consentiu e deu-lhe a espada. Skirnir partiu para a sua viagem e obteve da donzela a promessa de que, dentro de nove noites, iria a um determinado lugar e ali desposaria Frei. Quando Skirnir anunciou o êxito de sua missão a Frei, este exclamou:

 

Uma noite é bem longa

E duas mais longas ainda.

Como, porém, suportarei três noites?

O espaço de um mês

Antes me parecia

Mais curto que a metade desse tempo.

 

Assim, Frei conseguiu Gerda, a mais bela de todas as mulheres, para esposa, mas perdeu sua espada.


 

*Do PDF, a página da versão física pode ser diferente.

**Braça era uma antiga medida de comprimento, equivalente a aproximadamente dois metros. (N. do T.)




Me siga no Instagram: @ozymandiasrealista

Postar um comentário

0 Comentários