TOP 10 MELHORES HISTÓRIAS EM QUADRINHOS

 


TOP 10 MELHORES HISTÓRIAS EM QUADRINHOS

Feliz ano novo, pessoal!

Quem acompanha meus textos deve ter notado que sou fã de histórias em quadrinhos, sejam de fantasia, sci-fy, drama adolescente, noir e, principalmente super heróis. Já li várias hqs nesses anos, seja da Marvel ou da DC. A qualidade dessas histórias era bem variável, com algumas sendo boas e outras ruins. Porém, entre elas tinham hqs que se destacavam por suas histórias bem construídas, cheias de aventuras épicas, personagens carismáticos e momentos bem marcantes, que me faziam voltar para conferi-las de novo.



Quais histórias foram essas?

Para responder essa pergunta, eis o meu top 10 melhores histórias em quadrinhos que já li.

10) SJA/SJA



Um dos aspectos presentes em muitas histórias de super herói é o conceito de legado, de heróis veteranos passarem o manto para sucessores. No caso da DC comics, esse conceito é a temática principal das histórias da Sociedade da Justiça, principalmente o arco “SJA/SJA”. Nessas edições feitas pelo Geoff Johns, o vilão Per Degaton volta ao passado e conquista o mundo quando a SJA tinha se aposentado após a Guerra, alterando a linha do tempo. No entanto, graças a intervenção do viajante do tempo Rip Hunter, os membros da nova geração da SJA conseguem ir ao passado e avisar seus antecessores, se unindo a eles para impedir o vilão, no processo ajudando a restaurar a esperança nos heróis, mostrando a importância que eles terão no futuro.

9)  X-MEN DEUS AMA, HOMEM MATA



Uma das temáticas abordadas nas histórias dos x-men tem sido a luta contra o preconceito e discriminação, com os mutantes agindo como uma alegoria as minorias. Isso ganha um destaque maior nessa história onde os heróis passam a serem vítimas de uma campanha anti-mutantes realizada pelo reverendo William Stryker, que consegue virar a opinião pública contra os heróis e os mutantes. Contudo, Stryker se revela ter planos muitos maiores, capturando o Xavier e planejando manipula-lo para exterminar toda raça mutante, forçando os X-men a se aliarem ao seu grande inimigo Magneto para salvar seu mentor e todos os mutantes no mundo.

É uma graphic novel bem sombria e madura, que realmente coloca os x-men contra seu grande dilema: sobre defender uma população que os odeia por serem diferentes. Mesmo passando por muitas dificuldades, os x-men se recusam a abrir mãos dos seus ideais de coexistência pacifica com os humanos, até mesmo quando Xavier parece ter perdido a fé neles, demonstrando o crescimento dos x-men nas histórias até o momento e sua lealdade aos ideais de seu mentor.

8) O RETORNO DE BARRY ALLEN



Falando em legado e relação de mentor e aluno, outro herói que representa bem esses conceitos é Wally West, o terceiro Flash. Apesar de ter começado como um simples sidekick de Barry Allen, ele teve um grande desenvolvimento após a morte de Barry na crise das infinitas terras, com Wally assumindo o lugar de seu tio/mentor. A partir desse ponto todas suas histórias mostravam os dilemas do rapaz tentando provar seu valor como Flash para os outros e pra si mesmo e superando suas inseguranças. Seu grande desafio veio na fase do Mark Waid, quando Barry Allen aparentemente retorna dos mortos com uma personalidade bem mais narcisista e cruel, acusando Wally de ter tentado fazer o público se esquecer dele, deixando seu fã bastante confuso e arrasado. No entanto, conforme o arco vai se desenvolvendo, as coisas vão se revelando não serem o que parecem e Wally se junta a outros velocista como Jay, Max Mercúrio e Johnny Quick para impedir seu “ídolo”.

É uma história que faz os leitores entrarem na mente do Wally, mostrando ele confrontando seu grande medo e no final aceita seu verdadeiro potencial como “o homem mais rápido do mundo”, provando ser não só tão bom quanto Barry Allen, mas melhor.

7) BATMAN ANO UM



Uma das origem de super heróis mais conhecidas é a do Batman, tendo várias versões diferentes sobre como o herói perdeu os pais e passou anos de duro treinamento para se tornar um vigilante. Mas, se fosse pra escolher minha versão favorita, ela seria Batman ano um de Frank Miller e David Mazzucchelli. Ao invés de focar no Batman e mostrar seu treinamento, Miller contou a história por outro ângulo, mostrando os primeiros dias do Batman em Gotham e o efeito que ele causa na população, representada por personagens como James Gordon e a Selina Kyle.

Isso ajudou a mostrar Batman como uma lenda urbana, uma criatura criada pelas perspectivas das pessoas e também como o surgimento dele influencia sua cidade dando origem aos seus aliados e inimigos.

6) A SAGA DA ETERNIDADE



Depois do filme do MCU com Benedict Cumberbatch, passei a ter um interesse pelas histórias do Doutor Estranho e o lado místico do universo Marvel. Embora o personagem tenha tido umas histórias boas como “Juramento” e “Triunfo e Tormento”, a que me fez ser fã do feiticeiro supremo foi “o arco da Eternidade” (ou como é conhecido "Uma terra sem nome, um tempo sem fim"), onde o Strange é derrotado por uma aliança dos seus maiores inimigos, Barão Mordo e Dormammu, sendo forçado a fugir para salvar sua vida e de seu mestre. Incapaz de vencer seus oponentes num conflito direto, Doutor Estranho sai em busca da Eternidade, uma entidade que pode lhe revela o segredo para vencer Mordo. No entanto talvez a chave para a vitória esteja com Strange o tempo todo.

Embora seja conhecido por sua fase memorável nas histórias do Homem Aranha é nas hqs do Doutor Estranho que o Steve Ditko mostrou seu talento como criador e artista, produzindo desenhos bem surreais e, para época, inovadores, ao mesmo tempo fechando inúmeras tramas estabelecidas em sua fase como a rivalidade do Strange com o Mordo e sua relação com sua futura aprendiz/interesse romântico Clea.

5) O JULGAMENTO DE REED RICHARDS



Por trás das lutas e aventuras, histórias de super heróis agem também como analise de códigos morais e como ações dos heróis tem efeito no mundo e seus habitante, o que pode ser algo positivo ou negativo. Um dos exemplos foi nesse arco do John Byrne onde o Quarteto Fantástico travou uma batalha épica contra Galactus, tendo tido uma chance de eliminar o devorador de Mundos. No entanto, Reed Richards se opôs a isso, escolhendo salvar Galactus. Embora sua decisão tenha salvo a Terra, acabou condenando o planeta dos Skrulls, que foi devorado logo em seguida pela entidade cósmica.

Esse incidente faz com que os Skrulls, auxiliados pelos Shiar capturem Reed e o coloquem num julgamento por ter contribuído para a catástrofe. Esse ponto onde o arco passa a ser um grande debate sobre Galactus e seu papel no universo, assim como questionando sobre a compaixão de Reed, se esse aspecto é uma falha humana ou um ponto forte.

O final da revista é surpreendente e condiz com elementos estabelecidos antes por Stan Lee e Jack Kirby, criadores do Quarteto e do Galactus, demonstrando o respeito que Byrne tinha por eles e sua fase icônica nas hqs.

4) A QUEDA DE MURDOCK



Ser um herói não é trabalho fácil. Ele tem que passar por muitas situações difíceis, que testam sua força física, mental e emocional. Esse tipo de jornada é perfeitamente representa pelo Demolidor. Após ter feito a fase mais icônica do personagem, Frank Miller voltou após um tempo e criou a história que muitos consideram a hq definitiva do homem sem medo, onde ocorre o retorno Karen Page, antigo interesse romântico de Matt Mudorck, agora como uma moça pobre e viciada em drogas a ponto que ela chega a vender a identidade secreta do Demolidor para um traficante que acaba revelando o segredo para o Rei do Crime. Com essa informação, Fisk começa a arrasar com a vida do seu rival, indo desde faze-lo perder seu emprego como advogado, destruindo sua casa a perseguir pessoas próximas como Karen e o repórter Ben Urich.

Tudo isso é feito de forma muito bem trabalha com cada capitulo mostrado estágios diferentes que Matt passa por essa situação, com a situação ficando cada vez pior a cada edição a ponto que de fazer o leitor torce para que Matt consiga superar esses problemas. Quando o momento finalmente acontece acaba sendo um dos momentos mais satisfatórios e icônicos nas histórias em quadrinhos e algo que Matt realmente mereceu após toda sua jornada nessa história.

3) DEMÔNIO DA GARRAFA



Não é só o Demolidor que passa por dificuldades. Outros heróis também tiveram desenvolvimento envolvendo sua queda e renascimento, como foi o caso do Tony Stark, o Homem de Ferro. Nesse arco escrito por David Michelinie, Tony tem sua armadura sabotada por seu rival Justin Hammer, que o faz matar um senador durante uma conferência. Privado de seu traje, o herói sai numa aventura para poder derrotar Hammer e limpar o seu nome.

O ponto alto desse arco não é ação, lutas contra vilões ou o mistério envolvendo Hammer mas sim o desenvolvimento do Tony. Antes disso ele era apenas um personagem chato sem carisma. Graças ao roteiro de Michelinie, Tony passou a ser um personagem muito mais complexo, um gênio milionário vítima de alcoolismo, usando a bebida como uma forma de escapar de seus problemas e estresse. A armação de Hammer é um dos casos onde Tony sucumbe a esse vício que acaba afetando seus compromisso e relacionamentos.

É graças à intervenção de sua guarda costas Bethany que Tony começa a perceber seus erros e lidar com sua arrogância. A melhor parte é como a história trata a resolução de forma bem realista. Tony não se cura da noite pro dia, passando por muita coisa até finalmente aceitar ajuda e passar um bom período tentando superar o vício por bebidas, tornando seu drama muito mais relacionável.

Embora o filme de Robert Downey Jr tenha sido o ponto onde Tony finalmente se tornou um ícone da cultura pop, a história de Michelinie foi com certeza um dos primeiros passos para que ele pudesse chegar ao patamar dos heróis mais reconhecidos da Marvel.

2) REINO DO AMANHÃ



De todos os artistas dos quadrinhos, um dos mais icônicos é Alex Ross, cuja arte é uma das mais reconhecidas pelos fãs devido aos seus traços bem realistas, feitos a partir de fotografias e modelos. Entre todos os seus trabalhos, sua obra de maior destaque foi a hq Reino do Amanhã, onde ele e o roteirista Mark Waid criam uma história se passando num futuro alternativo do Universo DC, onde Superman se aposentou e se afastou da humanidade após um incidente onde Lois foi morta pelo Coringa e os heróis foram substituídos por uma nova geração de meta humanos imprudentes e violentos. Após um incidente no Kansas, Superman decide retornar a ativa, criando uma nova Liga da Justiça, buscando restaurar a ordem no mundo e relembrar as pessoas da importância de seus valores heroicos e altruístas.

No entanto, esse objetivo demonstrar ser bem difícil de ser realizado, com Superman e seus aliados chegando a tomar decisões questionáveis sobre o que fazer com os meta humanos que não aprovam a volta dos ideais antigos. Isso somado a formação grupo de vilões, liderados por Lex Luthor, se aproveitando da situação para virar a opinião pública contra os super heróis, faz com que tensões cresçam e coloca os heróis a beira de um conflito que pode colocar em perigo o mundo que eles estão tentando proteger.

Apesar de ser uma elseworld, a história age como uma “conclusão” para o universo DC, fazendo referência e homenagens ao passado das hqs da editora e ao mesmo tempo agindo como uma crítica a ascensão dos anti-heróis nos anos 80/90, mostrando como super heróis como Superman ainda possuem relevância e são capazes de ter histórias muitos significativas marcantes.

1) O MENINO QUE COLECIONAVA HOMEM ARANHA



Esse ano foi um período para ser fã do herói, cujo terceiro filme No Way Home é um dos melhores filmes do MCU e uma carta de amor aos filmes do Aranha. Quando se trata de quadrinhos, o herói teve várias histórias icônicas, muitas que poderiam estar presentes na lista. No entanto, embora eu seja fã de hqs como “Se esse for meu destino...”, “Homem Aranha Azul” ou a fase Ultimate do Bendis, a história do Aranha mais marcante de todas é “O Menino que Colecionava Homem Aranha”.

Nessa história secundária, o herói visita um garoto que é seu fã e o foco fica sendo na interação dos dois, com eles se divertindo, o Aranha contando sua origem e até mesmo revelando sua identidade. No entanto, quando é revelado o motivo do Aranha ter vindo, essa história simples e divertida se torna um dos momentos mais emocionantes de todos das hqs do Aranha, demonstrando o tipo de herói que ele é.

Quando se lê hq é fácil de se deixar levar pelas ação e aventuras e pensar que o super herói são apenas caras fantasiados que batem nos vilões e salvam o mundo. No entanto essa história mostra como heróis não são perfeitos e lidam com situações que eles não conseguem de resolver com seus punhos e poderes, mas mesmo assim, são capazes de tentar fazer a vida das pessoas melhores simplesmente com sua personalidade amigável e altruísta, provando que até mesmo um simples ato de bondade pode ser um grande ato heroico.

Existem muitas histórias de super heróis que virão no futuro, porém vai ser muito difícil elas conseguirem chegar no nível dessa hq, que, na minha opinião, é com certeza a melhor história em quadrinho de todas.



Então é isso! Quais são suas histórias em quadrinhos favoritas? Sintam-se a vontade para colocar suas opiniões nos comentários abaixo...


 

 

Postar um comentário

0 Comentários