TOP 10 Melhores episódios de Batman Série Animada

 


TOP 10 Melhores episódios de Batman Série Animada

 

Como falei Batman série animada é uma das maiores e mais icônicas séries animadas de todas. Com uma excelente animação, história muito bem adaptadas, um tom bem maduro e sério e um elenco de dubladores fantásticos, essa obra prima do Bruce Timm, Paul Dini e outros criadores foi não só o ponto de partida para várias animações maduras e sérias como Gargulas e X-men, mas também foi a introdução de fãs como eu ao cavaleiro das trevas e sua grande mitologia.

 


Num texto anterior (ver aqui:https://ozymandiasrealista.blogspot.com/2021/01/top-10-episodios-subestimados-de-batman.html ) eu falei sobre os episódios subestimados da séries, que não ganhavam tanta atenção. Agora irei falar dos melhores episódios da séries, aqueles mais lembrados, que tiveram histórias icônicas, momentos e personagens memoráveis até os dias de hoje.

 

Portanto, eis aqui o meu top 10 Melhores episódios de Batman Série Animada

  

 

10) A beira do abismo

 


Como falei no texto dos episódios subestimados, a 4ª temporada da série é muito dividida entre os fãs. Uns gostam e outros detestam. Tem alguns que nem consideram como parte da série animada, mas sim um spin-off "As novas aventuras do Batman". Por mim eu considero como parte da série animada e acho ela uma temporada tão boa quanto as anteriores, tendo muitos episódios bons, com o melhor de todos sendo "A Beira do Abismo".

 

Esse episódio já começa com uma cena insana: Batman e Robin fugindo do comissário Gordon e da policia, que invadiram a bat caverna. Após escaparem, é revelado que Batgirl foi morta numa luta contra o Espantalho e o Comissário Gordon descobriu o segredo da filha, declarando guerra ao Batman por ter escondido isso dele. A partir daí o episódio é um momento chocante atrás do outro, desde Dick Grayson sendo capturado pela policia e Gordon formando uma aliança com Bane para pegar o Batman.

 


Muitos tem problema com o final desse episódio, vendo como uma solução muito preguiçosa e previsível, porém eu não achei tão ruim, visto que isso continua um episódio muito bem escrito, com momentos emocionantes, com até mesmo o final criticado tendo um grande desenvolvimento num dos membros da bat-familia.

 

9) A Busca do Demônio

 


Apesar do Coringa ser considerado o vilão mais icônico do Batman, pode-se dizer que mais poderoso de todos é Ra's Al Ghul. Além de saber a identidade secreta do herói, Ra's é o lider de uma organização criminosa, sendo uma ameaça não só a Gotham mas ao mundo todo, forçando o cavaleiro das trevas a deixar sua cidade e sair numa aventura pelo globo para impedir seus planos.

 

A série animada conseguiu construí-lo muito bem como uma ameaça ao Batman. De inicio ele teve uma aparição rápida no final do episódio "Equilibrio", que introduziu sua filha Talia, mas foi nesse episódio de duas partes "A Busca do Demônio" que mostrou seu primeiro encontro com o Batman. O episódio pega inspiração na aparição dos Ra's nas hqs, com ele recrutando o Batman para poder salvar Robin, que foi capturado pelos responsáveis do sequestro da Talia. Na busca, Batman vai descobrindo que tudo não passa de um teste de Ra's, para ver se ele é digno de ser seu sucessor. Embora no final ele resgate seu pupilo, Batman rejeita a oferta de Ra's, resultando num dos melhores duelos da série animada. Embora a hq do Dennis O'Neil seja icônica, eu diria que a adaptação da série animada é muito superior ao material original.

 

 

8)  Perito em Parte Humanas

 


Um dos pontos que ajudou tornar Batman série animada tão popular era a forma como os vilões foram retratados. Ao invés de serem os bandidos coloridos e caricatos da série do Adam West, eles eram mostrados como personagens complexos, trágicos e com uma motivação compreensível. Um desses exemplos foi o Cara de Barro.

Nessa história Bruce Wayne é incriminado por um crime que não cometeu pelo Matt Haggen, um ator deformado que recebeu do empresário corrupto Roland Dagget, um creme que o ajuda a moldar seu rosto como argila. Ao falhar em uma missão, Dagget tenta eliminar Haggen matando-o com uma overdose do produto. No entanto, ao invés de matá-lo, o produto químico acaba transformado Matt numa criatura de barro, arruinando sua carreira. Buscando vingança, o Cara de Barro vai atrás de Dagget, cabendo ao Batman impedi-lo.

 


Introduzir o Cara de Barro na série ia ser um desafio, visto que a história do personagem nas hqs é uma bagunça, com várias pessoas tendo assumido o nome do vilão. Foi esperto dos roteirista pegarem elementos dos vários Caras de Barro e combina-los num só personagem, criando a melhor versão do vilão metamorfo. Matt Haggen é mostrado como uma figura bem trágica, tendo sido usado por pessoas como Dagget para atingirem seus fins e no final sendo traído por ele e transformado num monstro. Seu desejo de vingança é fácil de ser entendido e a história até faz o publico torcer para o Cara de Barro. Os efeitos usados em sua transformações são incríveis e mostram a excelente animação da série.

 


Além disso esse episódio e cheio de momentos legais do Batman, incluindo suas cenas de interrogatório e seu conflito com o Cara de Barro, onde Bruce mais uma vez mostra sua compaixão pelos seus inimigos, tentando oferecer ajuda ao Cara de Barro ao invés de só espanca-lo.

 

7) Um sonho por acaso

 


Ao seguir uns bandidos, Batman é nocauteado e acorda numa realidade diferente, onde ele e o Batman são pessoas diferentes, com os pais dele estando vivos e Selina Kyle sendo sua noiva. Para complicar as coisas, a doutora Leslie Thompkins informa ao Bruce que talvez toda sua vida como Batman nunca tenha sido real mas sim fruto de sua imaginação, fazendo o herói questionar seu senso de realidade. No entanto, quanto mais Bruce tenta aceitar essa nova vida, mais ele vai percebendo que as coisas não são o que se parecem.

 

Histórias como essa não são novidade nenhuma. Matrix ou Para o Homem que já tem tudo do Alan Moore exploram essa ideia de uma realidade falsa onde o herói tenta escapar. O que torna esse episódio especial é a forma como exploram o Bruce Wayne e sua mentalidade. Após tudo que ele passou, ele tem uma chance de felicidade, um mundo onde ele pode ser feliz e sem preocupação. No entanto, mesmo tentado, ele se recusa a aceitar essa falsa realidade, não aceitando ficar parado enquanto os criminosos de Gotham andam livres, demonstrando o grande poder do herói: Sua força de vontade e determinação.

 

6) Pássaros Idênticos

 


Um tipo de episódio presente na série, era os episódios de "redenção", onde os vilões do Batman tentavam se redimir e começar uma vida nova, porém, devido a circunstâncias trágicas, acabam voltando a estaca zero.

 

De todos os vilões do Batman, o que teve o melhor episódio de "redenção" foi o Pinguim. Nele, após ser derrotado pelo Batman de novo, Pinguim simplesmente desisti da vida de crime e tenta se aposentar e ter uma vida normal como um "membro da alta sociedade". Infelizmente para o passaro criminoso ele descobre que ninguém está ansioso para seu retorno, especialmente Batman. As coisas mudam quando ele é convidado para um encontro pela milionária Veronica Vreeland. Enquanto ela está apenas o usando para conseguir atenção da mídia, Pinguim leva o relacionamento bem a sério e até começa se apaixonar por ela, ao mesmo tempo em que Veronica, após ser salva por ele de uns assaltantes, começa a ver o lado bom do Pinguim. Infelizmente, como muitas histórias tristes, o segredo é revelado e o Pinguim, com seu coração quebrado, inicia sua vingança.

 


O que torna esse episódio tão diferente dos outros é a forma como humaniza o Pinguim, dedicando tempo para mostrar ao quão perto da redenção ele  chegou e como as coisas poderiam ter sido diferentes se não fossem pelas ações de pessoas como Veronica, reforçando uma temática presente na série, que os verdadeiros vilões no final não são os criminosos fantasiados mas sim os milionários corruptos que contribuem para a criação e motivação desses vilões.

 

5) Acerto de Contas de Robin/ Velhas Feridas

 


Sou um grande fã do Dick Grayson. Ele é um dos meus personagens favoritos da bat-familia e do Universo DC em geral e sua história indo de um jovem sidekick para um herói independente que sai da sombra do seu mentor é muito inspiradora e relacionável. Ao ser introduzido na série, os produtores fizeram uma jogada de gênio, introduzindo o Dick Grayson já como adolescente e aos poucos construindo sua evolução.

 

O primeiro passo veio no " Acerto de Contas de Robin" onde Batman, após um conflito com uma gangue de mafiosos, proíbe Dick de acompanhá-lo numa missão. Ao investigar o bat computador, Robin descobre que o lider da gangue é o Tony Zucco, responsável pela morte dos seus pais. Isso leva o garoto a ter flashbacks mostrando sua origem e como sua presença ajudou a trazer a tona a humanidade do Bruce, com ele encontrando um amigo no Dick e  alguém com quem ele pode compartilhar seu segredo e treinar para ser seu herdeiro. Esses momentos calmos e emocionantes dos dois no flashback agem como um contraponto a situação tensa no presente, com Robin desobedecendo Batman para caçar Tony Zucco, deixando o herói preocupado que seu sidekick acabe cruzando a linha.

 


Já o "Velhas Feridas" mostra o passo final da jornada do Dick Grayson, com ele narrando para o Tim Drake, o segundo  Robin, os eventos que o levaram a se separar do Batman e assumir a identidade de Asa Noturna. Ambos episódios são uma perfeita representação da relação da dupla dinâmica, mostrando como os dois podem ter momentos tensos, mas, no final do dia, eles são família, sendo capazes de perdoar um ao outro e seguir em frente. É também bem tocante que é o Tim Drake, o sucessor do Dick, que o ajuda a fazer as pazes com o Batman.

 

4) Coração de Gelo

 


Quando se fala no Mr Freeze atualmente, muitos o consideram um dos vilões mais icônicos do Batman, porém nem sempre foi assim. Quando estreou nas hqs, Mr freeze era uma piada. Um vilão tosco definido apenas pelo fato de ser um criminoso com uma arma de gelo e nada mais. Bruce Timm e Paul Dini souberam pegar esse personagem e, ao adaptá-lo, torná-lo em algo completamente diferente.

 

Nesse episódio, Batman investiga roubos cometidos pelo Mr Freeze, que busca construir um canhão de gelo para realizar uma vingança pessoal. Ao investigar mais sobre seu inimigo, Batman descobre que Feeze é na realidade o cientista Victor Fries, que foi dado como morto numa explosão causada por uma briga entre ele e seu chefe Ferris Boyle, que tentou impedir Fries de realizar um experimento que poderia curar sua esposa Nora. Com sua esposa desaparecida e sendo forçado a viver em temperaturas abaixo de zero, Freeze jurou contra Boyle por ter arruinado sua vida.

 

Não é a toa que esse episódio ganhou um Emmy visto que é uma história de mistério muito bem construída, com animação fantástica, uma trilha sonora que enriquece a atmosfera da história e um vilão bem carismático. Os criadores conseguiram tornar o Freeze de um vilão esquecido para um personagem bem shakesperiano. Ele é uma ameaça que desejamos que seja detida mas também não tem como não sentir pena pela tragédia de sua condição. A história foi tão boa que hoje em dia é difícil ter o Mr Freeze sem a presença da sua esposa Nora e sua dedicação em tentar salvá-la, tornando-o um dos vilões mais trágicos e simpáticos das hqs.

 

3) Quase o Peguei

 


Algo muito interessante que deu para reparar nos episódios que citei é o fato que nem todos eles tem Batman como protagonista, mas sim os personagens com quem ele interage. Isso foi uma forma genial dos roteiristas de estabelecer o Batman como esse vigilante sombrio e misterioso, visto como uma lenda pela população de Gotham, permitindo as história explorarem a perspectiva que as pessoas tem do herói.

 

Um dos melhores exemplos desse tipo de história é o episódio icônico "Quase o Peguei". Nesse episódio memorável, Coringa, Duas Caras, Crocodilo, Pinguim e Hera Venenosa se reúnem para jogar cartas, enquanto contam suas histórias de suas lutas com o Batman, para ver qual deles chegou mais perto de matar o cavaleiro das trevas.

 

A atmosfera nesse episódio é bem noir, as histórias são muitos criativas e é simplesmente legal ver 5 dos vilões principais da série reunidos num episódio, com eles tendo boa química um com outro e apontando os pontos fortes e bizarros de cada um. Essa trama lembra muito o filme do Batman do Adam West, onde os vilões se aliavam. A diferença é que nesse episódio, o encontro dos vilões não se trata de nenhum esquema maligno. Eles não estão formando uma equipe ou planejando algum crime. Eles estão apenas jogando cartas e se divertindo, revelando um lado bem humano e relacionável. É isso que torna as história do Batman tão legais: A dinâmica entre o herói e sua galeria de vilões.

 

Isso nos leva a...

 

2) Julgamento

 


Um dos dilemas muito tocados nas histórias do Batman são as semelhanças dele com seus inimigos, explorando a ideia de que ele é tão insano quanto os criminosos que ele prende. Essa semelhança se torna mais forte quando se considera que muitos dos inimigos também foram vitimas de tragédia e escolheram vestir uma fantasia criar um alter ego.  Isso cria uma certa teoria de que muitos dos vilões do Batman foram inspirados por ele a se tornarem quem eles são atualmente. Poderia ser verdade que Batman criou seus inimigos e é a razão por toda miséria e problemas que eles causaram.

 

Bem nesse episódio, os vilões se unem para decifrar essa questão. Eles tomam controle do Asilo Arkham, capturam Batman e fazem ele participar de um julgamento para decidir se ele realmente foi responsável por suas origens, com o herói sendo representado pela promotora publica Janet Van Dorn, que também acredita que Batman é a causa por trás do surgimento dos vilões.

 


O episódio aborda bem essas temáticas, trazendo o questionamento sobre os vilões do Batman terem sido injustiçados por suas ações de vigilante, mas nunca a ponto de deixar de lado o humor e diversão vinda do carisma dos vilões e suas interações uns com os outros. É também mais um exemplo de uma história do Batman sendo contada do ponto de vista da Janet, que por sua vez evolui de alguém que era contra o Batman para aprender a ver a necessidade dele existir em Gotham, tudo isso enquanto tenta agir com lógica e razão num julgamento controlado por indivíduos guiados pela loucura e desordem.  

 

 

1) Duas Caras

 


Meu vilão favorito do Batman é o Duas Caras. A história dele consegue ser tão trágica e complexa quanto Mr Freeze. Eu diria que é até superior, explorando temas envolvendo dualismo e síndrome de dupla personalidade. Com uma origem tão trágica e complexa é surpreendente que um desenho animado conseguiu adaptar tão bem o personagem e esses conceitos bem sombrios.

 

Nesse episódio de duas partes (bem apropriado), é mostrado a origem do Harvey Dent, com ele sendo um promotor publico que está para re-eleger. Secretamente, ele possui uma dupla personalidade e o estresse do trabalho está fazendo com que ele revele esse seu lado sombrio. Quando seu inimigo, o mafioso Rupert Thorne tenta chantagea-lo com seu diagnóstico médico, Harvey acaba se metendo numa briga e tem seu rosto desfigurado, completando sua transformação no criminoso Duas Caras, que sai numa busca por vingança contra Thorne.

 


O que torna essa transformação do Harvey tão bem construída é o fato que ele foi apresentado na série antes, sendo mostrado como um amigo do Bruce Wayne. Isso não só ajudou o publico a gostar dele e a tornar a transformação do Dent bem trágica e surpreendente, mas tornou o conflito dele com Batman algo bem mais pessoal para o herói. Diferente das hqs, onde Harvey é mais um aliado do Batman e não tem relação com Bruce Wayne, na série ele e o alter ego do Cavaleiro das Trevas são grandes amigos, com Bruce demonstrando seu lado mais humano nas suas interações com Dent. O fato dele ter falhado em salvar Harvey é algo que Batman considera sendo seu maior fracasso, tornando a busca para ajudar Harvey se regenerar muito mais importante para o herói.

 

Outro ponto legal do episódio é a participação de Grace (ou como é chamada nas hqs Guilda), noiva de Harvey, que age como uma consciência do Dent, sua âncora para seu lado humano, mostrando que ainda há esperança que um dia ele seja capaz de se redimir.

 

Embora eu curta histórias como o Longo Dia das Bruxas, a versão do Duas Caras  da série animada é simplesmente a melhor adaptação do vilão fora das hqs, tornando esse episódio não só um dos meus episódios favoritos da série mas o melhores episódios de todo universo animado da DC.



Então é isso! Quais são os melhores episódios da série animada do Batman? Sintam-se a vontade para colocar suas opiniões nos comentários abaixo.


 

Postar um comentário

0 Comentários