Invencível: o que achei da série? Melhor que The Boys?


 Nesse post vou dar minha opinião sobre a série e não uma crítica em si, mesmo que eu tente embelezar um pouco a coisa. vai ter spoilers e o objetivo aqui é mais bater um papo da série do que criticá-la por pontos de estrutura e coisas assim.

  Invencível é uma série animada original da Amazon Prime vídeos adaptada de uma série em quadrinhos do Robert Kirkman que mostra um universo muito similar aos de qualquer super-herói, mas com uma pegada mais real sobre as consequências de se ter poderes em um mundo como o nosso.

 A história começa bem similar a qualquer universo dos quadrinhos mostrando super-heróis baseados na liga da justiça salvando uma galera na casa branca, mostra uma conversa bem lega entre humanos e a pancadaria corre solta lá mesmo, contra um grupo de gêmeos que ficam discutindo para saber quem é ou não o verdadeiro. O grupo é apresentado e no primeiro episódio são todos os 7 levemente desenvolvidos com o que chamo de: “salve o gato”; assim todos nós passamos a nos importar com eles porque é fácil se identificar e porque eles são todos muito boa pinta, e o ep um segue essa estrutura de apresentar personagem por personagem embelezando eles e sua importância.

  Conhecemos o Omni-man, ele salva umas pessoas e ajudas os heróis e até parece ser bem amigo do grupo (a liga da justiça desse mundo), mesmo não fazendo parte dele. Conhecemos Marck Grayson, o filho do Omni-man, que é considerado o maior herói da terra. Temos todo um primeiro episódio mostrando a relação do Omni-man como pai e homem de família que ele dedica todo seu amor. Ele parece também querer que seu filho desperte logo seus poderes para que possa treina-lo, mesmo que para um veltrumitra ele já esteja velho para despertar os poderes que normalmente aparecem na infância e não na adolescia. Vemos o Marck despertar seus dons e logo seu pai começa a ensina-lo a usar esses poderes, tem uma frase muito boa que o personagem usa que nomeia o protagonista, dizendo que na idade dele os jovens fazem as coisas pensando ser invencível, mas no caso dele ele é realmente invencível. A relação dele com sua mãe é muito natural e divertida de se ver, o próprio casal Grayson tem uma ótima química.
 

  O episódio um inteiro segue a estrutura padrão do gênero sem nada de surpreendente, até o final do primeiro ep, cujo maior herói da terra assassina a sangue frio o grupo dos 7 (Os Guardiões Globais). A cena é muito explicita e bem animada, e choca completamente. Dai para frente todo o enredo gira em torno do ocorrido.

    Falando de umas coisas que gostei muito na série foi como as consequências de se ter poderes são realente devastadoras. Às vezes os personagens lutando entre si matam pessoa no caminho que claramente não entendem a magnitude da situação, muitas vezes nem todo mundo é salvo e as pessoas nunca são o que parecem ser. Tem questões que sempre são tocadas como quando um personagem se questiona como ele se localiza lá no céu, como saber para que lado ir.

  Os personagens são muitos bons, eu virei fã do Cecil stedman, que é o humano responsável por manter as coisas do planeta na linha. Ele é muito foda, o cara esta sempre preparado para tudo, único que se mantem racional mesmo em situações perigosíssimas e é pacas de inteligente.

  O Nolan (Omni-man) é um personagem incrível, às vezes sendo uma coisa e às vezes outra, toda hora controverso, fica difícil saber o que esperar dele, saber o que ele ta pensando ou até mesmo fazendo, totalmente imprevisível e isso torna ele muito tridimensional. Tem muitos outros bons, como a Garota Monstro e o Robô, que são até que bem originais ao meu ver. Tem um HellBoy fake que rouba a cena toda vez que aparece, com um ar misterioso e aterrorizante. Tem a Eve Atômica que é pacas de apelona e a forma como a personagem vai sendo desenvolvida é muito original, sem contar que seu senso de justiça é um dos mais corretos na série e da pra ver como ela faz tudo com muito vontade.

  Tanto a dublagem BR quanto a original está perfeita, vi nas duas línguas e não tenho nada para reclamar de nenhuma, mas eu realmente achei a dublagem brasileira nessa animação muito mais interessante casando muito mais com os personagens.    

  E finalmente, palmas para os dois últimos episódios que todo merda voa no ventilador e nos apresenta um clímax digno de final. Vemos as catástrofes de seres imbatíveis lutando, e como pessoas comuns acabam morrendo como efeito colateral disso. Vemos o lado mais humano e cruel do Omni-man quando ele fala que vê a mãe do Marck como um pet, quando ele fala que podem viver séculos de vida e que a humanidade é nada comparada a sua raça. A luta final é um exemplo de criatividade na hora da pancadaria e nesse fim fica mais que claro que o Invencível só tem nome, ele não tira poder do cu em nenhum momento e é bem comum ver ele apanhando a animação inteira.

  É uma ótima obra do gênero e vale bastante a pena assistir se você gosta desse tipo de desconstrução de Heróis. Eu não considero melhor que The boys, não li as hqs do Invencível, só vi a série e comparando com a série e as próprias hqs de The Boys (que li tudo) não é melhor, mas essa história tem muitos méritos próprios sendo ainda mais original em certos momentos que The Boys, onde pessoas veem supers como monstros, aqui em Invencível os supers são realmente bons, mas a também o mal para balancear a coisa.           

    

Postar um comentário

0 Comentários