Jesus Cristo versus deuses gregos

 


Bom, como estamos na Páscoa e estava pensando em um tema para fazer um post, veio-me a mente essa singular história dos anos 90, escrita pelo grande gênio dos quadrinhos Rob Liefeld e desenhada pelo brazuca Ed Benes. Trata-se da página de abertura do terceiro crossover das gostosonas dos anos 90, Glory, a Mulher-Maravilha do Liefeld, e Avangeline, denominado The Godyssey, publicado em 1996. Naquela época, era permitido ter belas modelos em capas de comics. Hoje em dia, tem de ter filtro anti-mi mi mi.






A história começa com um curioso sonho de Avangeline, em que Jesus Cristo tinha acabado de ser crucificado para pagar por nossos pecados. Logo em seguida, os deuses gregos, liderados pelo próprio Zeus, descem do Olimpo para zombar do filho de Deus, pois estavam injuriados de a humanidade não mais os adorar. Bem espíritos de porco esses deuses gregos.




No entanto, apesar de Jesus ser filho de Deus, ele não tem sangue de barata e nem sempre dá a outra face. Invocado, desce da cruz e chama os deuses gregos para a briga. Jesus mete o cacete em Apolo e Hércules logo de cara, em uma bela página dupla.


O próximo a atacar é Poseidon, o Deus dos Oceanos, com seu tridente, mas Jesus o despacha com apenas um golpe. O ápice do MMA divino é entre Jesus e Zeus. O deus grego desafia Jesus a dizer que os seres humanos são insignificantes, e óbvio que o filho de Deus não concorda e vai para cima de Zeus. Quem ganha esse embate? Isso vai ficar para a imaginação dos leitores. Rob Liefeld sempre escreveu roteiros de quadrinhos profundamente complexos e de difícil interpretação (Neil Gaiman é para os fracos). No entanto, creio que quem presumivelmente ganhou o combate foi Jesus, mas Zeus deve ter dado um pouco mais de trabalho que os outros deuses gregos.


Enfim, feliz Sexta-Feira Santa e boa Páscoa, caro leitor. É bom lembrar que a Páscoa não é apenas para comer chocolate, mas para lembrar da morte e ressurreição de Jesus. Inclusive em histórias bizarras como essa. 

 

 

Postar um comentário

0 Comentários