Listas: Top 10 - Episódios de "Vingadores: Os Heróis Mais Poderosos da Terra"

 


"E então chegou um dia, um dia como nenhum outro... em que os heróis mais poderosos da Terra se viram unidos contra uma ameaça em comum. Naquele dia, nasceram Os Vingadores". Uma frase bem-conhecida. Mas quando o assunto é dizê-la em voz alta, nenhuma vez foi tão emocionante quanto na abertura dessa série.

Lançada nas terras tupiniquins em outubro de 2010, essa série é uma das maiores injustiças da história da Marvel. Com duas excelentes temporadas, tramas bem feitas e arcos pensados a longo prazo, esse desenho é praticamente o "Liga da Justiça Sem Limites" da Casa das Ideias - e não, não é exagero colocá-los no mesmo patamar. Se você não viu a série, pare tudo o que está fazendo, abra o seu Disney+ ou torrent   e comece AGORA a assistir. Infelizmente, ele foi cancelado abruptamente em sua Season 2, o que deixou alguns arcos em aberto e uma season finale apressada - como eu disse, uma das maiores injustiças do lar do Tio Stan. Pois bem, vamos ao Top 10!


10. Novos Vingadores



Esse episódio é para aqueles que usam a desculpa "ah, mas ele é só um adolescente" para justificar a incompetência falta de experiência e maturidade do Homem-Aranha de Tom Holland. Neste episódio, a equipe principal dos Vingadores é capturada por Kang e pouco antes de sumirem, Tony Stark ativa o protocolo Novos Vingadores e recruta heróis que já ajudaram o time durante a série. Nenhum dos personagens é realmente novo ali, então você já sente certa empatia por eles e sua dinâmica é muito bem estabelecida, mesmo que muitos deles não tenham interagido antes. a equipe é bem parecida com a equipe honônima dos quadrinhos encabeçados por Brian. M. Bendis, com o único elemento diferente sendo o Máquina de Combate. Cada personagem tem o seu momento de brilhar, mas como eu falei, o grande destaque do episódio é o Homem-Aranha, que mesmo sendo um mero adolescente (tem a mesma idade do Aranha do MCU), LIDERA a equipe, que, após ignorar suas ordens é facilmente derrotada pelo viajante do tempo. Diferentemente de sua contraparte dos filmes, esse Aranha possui qualidades como análise crítica, planejamento estratégico e realmente sabe usar seu poder de forma efetiva e criativa. Graças à sua liderança, o time derrota o vilão e trazem os Vingadores originais de volta. Como recompensa, o Aranha passa a se tornar um membro oficial da equipe, mesmo que no banco de reservas. Podemos apenas imaginar o que as temporadas futuras trariam em termos de grandiosidade para o maior herói da Marvel.

9. A Picada da Viúva



Se há um núcleo extremamente interessante nesta animação é o dos agentes da SHIELD. Viúva Negra e Gavião Arqueiro são retratados como uma dupla de agentes secretos com muito dinamismo entre si e bastante sinergia. Mas desde o começo da série, a Viúva é retratada como uma traidora, agente da Hidra e ela incrimina Clint. Aliás, como falaremos mais, o arco da Hidra é um dos melhores da série. Neste episódio, Clint têm a chance de se vingar e vai atrás dela, junto de Harpia e de Steve Rogers, contrariando as ordens de Tony Stark. Eles acabam presos pela organização criminosa e têm de enfrentar os vilões - destaque para a cena do Gavião dando um tiro certeiro na arma da Madame Víbora. Temos aqui um brilhante episódio onde também vemos como o Cap se tornou alguém que questiona ordens para apoiar os amigos e fazer o certo. Ah, e há um grande plot twist no final que altera completamente o rumo da série. Vale a pena conferir.

8. Capitão América em Ação



O começo da animação funciona mais ou menos como o MCU: os primeiros episódios são como "filmes solo" focados nos heróis antes de sua inevitável reunião. Um dos melhores episódios solos é o que retrata a história do Capitão América. Além de dar o pontapé inicial no arco do primeiro vingador, também é o pontapé inicial do arco da Hidra e de um certo soldado desmemoriado que está em alta hoje em dia... arco esse que se estende até a segunda temporada do desenho. O que eu acho interessante nesse desenho é como a supersticiosidade do Caveira Vermelha é explorada, com ele utilizando "magia" para tragar seres dos nove reinos de Asgard para a nossa dimensão. Eu sempre achei essa relação Asgard/Capitão muito rica e curiosa, pois de certa forma, mostra Asgard antes de Thor se tornar um herói famoso e um breve prelúdio de como o Reino Dourado seria abordado. Isso sem contar que é aqui que começa a Saga de Kang, que exploraremos mais a frente na lista.

Outra figura que aparece aqui é o Wolverine, antes de ser o famoso carcaju, lá na Segunda Grande Guerra. Ele posteriormente volta para o já citado episódio "Novos Vingadores" e sua presença aqui torna impossível não nos perguntarmos como seria a Marvel se tivesse os direitos dos mutunas desde o princípio - quem não gostaria de ter visto o Hugh Jackman interagindo com o Capitão de Chris Evans lá em The First Avenger?

7. Salve a Hidra





A Hidra, como vimos em itens anteriores, figura como um dos principais antagonistas da Season 1 do desenho. Eles possuem um arco que dura alguns episódios e essa é a sua épica conclusão. Poderia ser facilmente o season finale do show, mas felizmente não é. A Hidra decidiu comprar da IMA um Cubo Mágico Cubo Cósmico, que é um artefato cuja pessoa que tocá-lo terá seu desejo realizado. Desde o começo é estabelecido que o objeto não funcionaria e assim as duas organizações entram em batalha por esse McGuffin. Seguem nesse episódio sensacional referências à Guerra Civil, Soldado Invernal e Invasão Secreta. Realmente é muita loucura junta adaptada!

6. Arco da Invasão Secreta




Ok, vou admitir: à partir de agora irei trapacear. Assim como sua contraparte da DC, este desenho é repleto de arcos e episódios compostos de "Partes 1, 2 e 3". Estes são os melhores do desenho e eu considero episódios assim como um único. A primeira temporada da animação possui uma única história central que vai se desmembrando em uma teia de subtramas que levam a uma inevitável conclusão. Infelizmente, isso não ocorre na segunda temporada, o que causa uma pequena queda na qualidade da animação, que passa a se compor basicamente de episódios fillers. No entanto, isso só ocorre da segunda metade pra lá. A primeira metade da Season 2 gira basicamente em torno da Invasão Secreta como subtrama em seus episódios iniciais - subtrama que já havia sido inserida por meio de easter eggs e cliffs na primeira temporada. Mas os episódios "Prisioneiro de Guerra", "Infiltração", "Invasão Secreta" e "Surgiu Uma Aranha" são basicamente um único episódio (ou filme animado?) quebrado em quatro partes. E é perfeito esse mega-episódio.  No primeiro episódio do arco, vemos o Capitão América e outros figurões que foram substituídos por Skrulls em sua nave lutando para se libertar e voltar à Terra. Vemos toda a habilidade de liderança do Sentinela da Liberdade, com ele até mesmo quase se sacrificando para salvar a Madame Víbora. Na segunda parte, descobrimos que a Invasão já começou e os Skrulls se passam por Vingadores em Wakanda, o que gera um clima de desconfiança e caos. Vale ressaltar que, devido à crise de confiança, amizades entre os Avengers haviam sido desfeitas e alianças quebradas. O time estava completamente desfalcado. Em paralelo, temos Nick Fury e os Secret Warriors investigando quem são os Skrulls e quem são os humanos. Nessa brincadeira temos "aparições" de diversos heróis de outras franquias, como Magneto, Feiticeira Escarlate e o Quarteto Fantástico. Em "Invasão Secreta", o arco chega ao seu clímax, com o Capitão Skrull incentivando a Terra a render-se, fazendo do Cap a pessoa mais odiada do mundo (bem semelhante ao arco da Mulher Aranha das HQs). Destaque aqui para os Super-Skrulls e principalmente para o Thor retornando à Terra, resolvendo a zorra toda. O Filho de Odin merece menção honrosa nesse seriado, por ser tudo o que o personagem merece ser: poético, poderoso, imponente e com um tom épico. Por fim, o episódio "Surgiu uma Aranha" mostra as consequências da invasão, servindo de epílogo, principalmente para o arco do Capitão América. Vale ressaltar que neste capítulo, o amigão da vizinhança aparece e, novamente, atua de igual para igual com o Primeiro Vingador.

5. Arco do Kang



Esse é a primeira mega saga do programa e com isso, é meio que impossível que ela não seja marcante. A história de Kang é contada desde os primórdios da série, no episódio Capitão América em Ação, onde ele descobre que a sobrevivência do Cap destruiria sua realidade. O show ainda coloca Kang e Stark em posições opostas, com Stark se frustrando por não conseguir compreender a tecnologia futura do viajante temporal. Além disso, temos um vilão humanizado, com uma boa motivação e podemos sentir o seu desespero - afinal, lutava pela própria sobrevivência. Quando sua invasão começa, sentimos de fato um senso de ameaça até então inédito na animação, com a equipa tendo de tomar medidas drásticas para derrotar o vilão. quem não sentiu um pesar quando o Hank Pym reprogramou os pacíficos Ultrons para aprender a arte da guerra? Pior, e quando vimos cada um deles cair, restando apenas aquele que ficaria traumatizado e viria a causar todo o caos que amamos odiar?

4. Arco da Tempestade Galáctica



Esse arco composto de dois episódios é a conclusão épica de uma subtrama que fora construída ao longo da série: a dos Kree. Esse episódio poderia (e deveria) ser facilmente o season finale da segunda temporada do desenho - aliás, a season finale é um dos poucos pontos fracos que esse desenho apresenta: corrida, jogada, com um roteiro raso e com um vilão que, embora grande, nunca havia aparecido ou sido desenvolvido ao longo do desenho. Ele simplesmente chega lá como um diabolos ex machina. Mas vamos falar do arco Tempestade Galáctica: esse arco sim, digno de um series finale. É um dos raros episódios onde toda a equipe aparece unida para enfrentar uma crise que eles esperavam há tempos. Vemos os heróis dispostos a fazer o sacrifício supremo para impedir a invasão Kree - e com um deles até mesmo fazendo ao fim do primeiro episódio do arco (ainda que isso seja desfeito depois, como é típico de produções heroicas). O desenvolvimento do Capitão Marvel e sua lealdade à Terra em vez de ao próprio povo também merece uma menção honrosa, bem como a emancipação fantabulosa da Capitã Marvel - que no desenho é chamada pelo seu real e verdadeiro nome, que ela nunca deveria ter abandonado: Miss Marvel (esse nome sim transmite toda a feminilidade da personagem, ao passo que também destaca sua importância). Outro caractere que aqui dá um show é o Jaqueta Amarela que dá uma trollada FENOMENAL na Abigail Brand em determinado momento.

3. Planeta Gama



Terror no oeste, Hulk e ficção científica. O que poderia ser melhor? Esse arco de dois episódios é o mais clássico do desenho, em minha humilde opinião. Em contraste com os filmes ou com o desenho Liga da Justiça, a formação dos Vingadores se dá de forma gradual. No primeiro crossover, vemos apenas a união dos membros originais dos Avengers. Depois de mais alguns episódios, o Capitão se junta a eles e essa é a vez do Gavião Arqueiro se unir à equipa. Depois que o Líder transforma a costa oeste dos EUA em um mundo gama, o Gavigod foi um dos únicos que sobreviveu e tem a chance de provar seu valor. Aliás, ele e o Hulk formam um núcleo muito divertido, sempre trocando farpas e petelecos - mostrando bem a personalidade do agente secreto: invocado e sem medo. É a primeira vez também que o time enfrenta uma aliança de vilões. Ah... vale ressaltar a luta entre o Thor e o Homem-Absorvente que comete a burrada de absorver o Uru do Mjolnir. É impossível não pensar em como o Thor idiotizado do UCM faria piadas sem graças sobre o nome do seu oponente. Mas, fique tranquilo, aqui temos um Thor épico, nórdico, que possui uma batalha no mínimo épica contra o capanga do Líder.

2. Arco da Queda de Asgard



Confesso que esse item e os próximo da lista estão em empate técnico. Sçao episódios muito bons, que beiram à perfeição. Como dito anteriormente, a primeira temporada foi construída de forma similar ao MCU: episódios solos que levam à união da equipe, e um arco que é lentamente construído até o final da sessão. E é aqui que vemos o seu clímax. Esse episódio é o "Guerra Infinita" do desenho (e também o que Guerra Infinita deveria ter sido nos cinemas). Quando os Mestres do Terror roubam as pedras nornes, os Vingadores se vêem separados cada um em um dos Nove Reinos. É muito, muito empolgante ver as interações dos heróis com as criaturas desses reinos. Gigante com Gigantes de Gelo, Gavião Arqueiro e os elfos de luz (que também são arqueiros), Tony Stark com Eitri - que lhe faz uma imponente armadura de Uru. Também é muito interessante o Capitão América nos domínios de Hela, que lhe diz que ele deveria estar morto e por lá há anos. Aliás, parece que esse seria o início de um arco que não foi para frente devido ao cancelamento do show.  Mas claro que é impossível falar de um arco sobre Asgard sem mencionar o Thor. O Thor desse desenho dá um show no Thor do MCU, ensinando como adaptar o deus do trovão: porradeiro, sério, poetico, com um tom épico e shakespeariando, dramatico. E é assim que um deus viking deveria ser representado, não é mesmo? Sem aquela personalidade abobalhada e e poderes limitados. Aqui Thor enfrenta o dilema entre permanecer com seu povo ou ajudar a Terra, que ele tanto ama. Digno de nota é o desdém que os asgardianos sentem por nós, algo que fora esquecido nos filmes. O episódio possui uma batalha final épica e um desfecho bem surpreendente, principalmente para Steve Rogers.

1. A Fuga



Se a Queda de Asgard seria a "Guerra Infinita" desse desenho, esse episódio seria o "Vingadores 1" da série. Após os episódios solos, vemos esse composto de duas partes, onde os heróis mais poderosos da Terra se vêem unidos contra uma ameaça em comum. É nesse episódio em que nascem Os Vingadores. Tudo muito bem construído até aqui e mesmo o incidente que ocasionou a reunião do time traz consequências até o último capítulo da temporada. Aqui temos uma mistura de dois arcos das HQs: ao passo que a primeira formação do time é idêntica a das HQs (ou seja, nada de Gavigod, Viúva Negra ou Capitão América), o arco em si é baseado na história honônima das HQs dos Novos Vingadores, escrito pelo até então magistral Bendis. Essa fuga é insinuada e preparada em todos os epísódios anteriores e a batalha final entre os heróis e o vilão Graviton é emocionante, a primeira grande luta do desenho. Ah, e vale lembrar que aqui vemos o Homem-Formiga virando Gigante pela primeira vez: lindo.

E você? O que acha dessa série? Quais os seus episódios favoritos? Não deixe de comentar!

 



Postar um comentário

0 Comentários