TOP 10 melhores histórias do Quarteto Fantástico (Stan Lee e Jack Kirby)



 10 melhores histórias do Quarteto Fantástico (Stan Lee e Jack Kirby)

 

O quarteto Fantástico são minha equipe favorita das hqs. Suas histórias eram incríveis combinando aventura épicas e conceitos sci-fy com drama de família e os personagens eram puro carisma, sejam vilões como o Dr Destino ou heróis como o Reed Richards.

 

Com suas histórias tendo sido feitas por várias equipes criativas, a minha favorita e uma das importantes a trabalhar com a primeira família da Marvel foi a dupla do Stan Lee e Jack Kirby. Apesar de serem associados com a criação do Universo Marvel, nada disso teria sido possível se não fosse pelo trabalho dos dois criadores nas hqs do Quarteto, com o Stan Lee construindo com seus roteiros inovadores e Jack Kirby com sua arte icônica.

 


Tendo tido feito 102 edições ao todo, mais 6 annuals, fica-se a duvida : Quais histórias foram as melhores? Quais hqs foram que tiveram melhor história, aventura e momentos envolvendo a família de heróis?

 


Para responder isso, eis o meu top 10 melhores histórias do Quarteto Fantástico da fase do Stan Lee e Jack Kirby

 

10 As legiões submarinas do Principe Submarino (Quarteto Fantástico annual 1)

 


Além de terem introduzido muitos  personagens do Universo Marvel nas histórias do Quareto, Stan Lee e Jack kirby também se aproveitaram para reintroduzir muitos personagens sumidos das hqs. Um desses personagens revividos foi Namor o príncipe submarino, um dos primeiros personagens da Era de ouro da Marvel.

Tendo retornado no Quarteto Fantástico nº3, essa versão Marvel do Aquaman é o soberano de Atlantis que jurou se vingar dos humanos após descobrir que eles destruíram seu reino. Para piorar a situação, ele se apaixonou pela Sue Storm, se tornando um rival para o Reed Richards. Annual 1 mostra Namor finalmente se reencontrando com seu povo e liderando um ataque contra a superfície, cabendo ao Quarteto conseguir impedir essa invasão.


Além de mostrar o Quarteto enfrentando uma ameaça global, a história consegue equilibrar isso com o drama humano de Namor, visto que sua paixão pela Sue o coloca em conflito com seu próprio povo, sentindo  que seu monarca os trocou pelo povo da superfície, tornando seu dilema muito mais complexo.

 

9 Hulk vs Coisa (Quarteto Fantástico 25 a 26)



Algo recorrente nas histórias da Marvel da Era de Prata, principalmente nas hqs do Quarteto, eram os crossovers. Sempre que dava o Stan lee e Kirby colocavam uma participação especial de um herói, mesmo que fosse um momento bem curto. De todos os crossovers, um dos mais divertidos foi o crossover do Quarteto Fantástico com o Hulk.

 


Embora o Golias Verde já tinham confrontado a família da Marvel antes, nesse crossover o suspense é muito maior, com o Hulk chegando a Nova York para se vingar dos Vingadores após descobrir que ele foi substituído pelo Capitão América, derrotando o Tocha Humana e a Sue no processo. Com ambos amigos derrotados e Reed incapacitado devido a uma doença, sobra apenas o Coisa para tentar conter o Hulk descontrolado. A primeira parte é pura ação, com o Coisa e Hulk se jogando um contra o outro, resultando numa das lutas mais épicas da Marvel, tendo ainda uma participação dos Vingadores na segunda parte, tornando a hq um dos melhores crossover envolvendo os dois heróis brutamontes da Marvel

8) Baderna no Edificio Baxter (Quarteto Fantástico Annual 3)


Se tem algo melhor do que heróis lutando entre si é heróis trabalhando juntos contra um inimigo em comum, e nenhum crossover dessa fase do Quarteto representa isso que " Baderna no Edificio Baxter". Nessa história, Reed e Sue finalmente vão se casar, com a noticia do seu noivado se tornando um evento para a população de Nova York. Sabendo desse momento de felicidade dos seus inimigos, o Doutor Destino decide se aproveitar da oportunidade para iniciar um ataque em massa a cerimônia, controlando um exercito de super vilões. Infelizmente, o que ele não contava era a participação de vários heróis da Marvel.


Essa hq é pura diversão de quadrinhos, com várias participações especiais de vários personagens, desde os Vingadores, aos X-men, Homem Aranha, Demolidor e até vilões, demonstrando a grande conexão que o Quarteto tem com o resto do universo Marvel e seus heróis. Destaque também para um divertida participação de Stan Lee e Jack Kirby, com ambos sendo barrados do casamento.

7 Entre nós se escondem os Inumanos (Quarteto Fantástico  44 a 47)



Depois do fracasso que foi a série dos Inumanos, essa hq é uma perfeita recomendação se quiserem saber mais sobre um dos grupos mais estranhos da Marvel. Nessa sua estréia, os Inumanos são mostrados como uma família de refugiados, tentando encontrar Medusa enquanto fogem dos perseguidores de Maximus o Louco. Quando Crystal, a mais jovem do casal, se apaixona pelo Tocha Humana, ocorre um encontro entre as duas famílias, com o Quarteto descobrindo sobre essa civilização misteriosa.


Essa história é uma excelente introdução aos Inumanos explorando o paralelo entre seu drama com o Quarteto, mostrando as diferenças e semelhanças entre as duas familias de super humanos. Destaque também para o desenvolvimento do Tocha Humana, com seu romance com Crystal revelando outro lado da personalidade do cabeça de fósforo. Antes disso, Johnny era mostrado sendo um rapaz brincalhão, irresponsável e zoador. Já nesse arco é mostrado que por baixo dessa atitude ele é muito mais complexo. Apesar da personalidade zoadora, no fundo Johnny é um rapaz que deseja ser independente e conseguir evoluir na vida, ter um relacionamento sério como sua irmã. O final da hq é bem trágico e termina mostrando uma evolução na dinâmica do Tocha com o Coisa.

 

6 A morte de um herói (Quarteto Fantástico 32)


Um dos pontos que tornou o Quarteto Fantástico diferente dos heróis da época era a ausência de identidades secretas. Todo mundo sabia quem os heróis eram, onde moram e outras coisas. Por um lado isso tornava o Quarteto bem famoso, com os heróis sendo celebridades aos olhos do publico. Contudo, essa fama também tornava o Quarteto alvos faceis dos vilões, assim como seus amigos e aliados. Nessa história, os Skrulls decidem atacar o Quarteto através do doutor Franklin Storm, pai da Mulher Invisível e o Tocha Humana. Com sua tecnologia os Skrulls aparentemente fazem uma lavagem cerebral no cientista e lhe concedem poderes parecidos com os do Quarteto, forçando os heróis a lutarem contra o ele para poder salvar a cidade.

De todos os esquemas dos Skrulls contra o Quarteto, esse é um dos mais aterrorizantes. Um das características principais do Quarteto é o fato deles serem uma familia. Eles podem ter problemas um com outro mas sempre consegue se reconciliar e trabalhar juntos para salvar o dia, logo quando algo ruim acontece com um deles, o impacto é grande para os outros.  A história realmente faz o leitor sentir pena da situação dos heróis, especialmente Sue e o Johnny sendo forçados a lutar contra o próprio pai.

 

5 Um homem cego irá liderá-los  (Quarteto Fantástico 39 e 40)


Um dos maiores desafios do herói é quando ele tem que resolver problemas sem poder recorrer as seus poderes e o Quarteto Fantástico também teve passar por tal teste. Após sobreviverem a uma explosão atômica orquestrada pelo Quarteto Terrivel, a família descobre que a radiação tirou seus poderes. Estando mais vulneráveis do que nunca, o Quarteto se vê em apuros quando o Doutor Destino toma controle do edifício Baxter, usando as invenções do Reed contra ele e sua família. Com ajuda do Demolidor, o Quarteto tem que encontrar uma forma de retornar ao edifício, recuperar seus poderes e derrotar o Destino.

 

A história é recheada de suspense, com os membros do Quarteto dando seu melhor para sobreviver as armadilhas do Destino, mesmo não mais seus poderes, demonstrando que o fator que os torna heróis não são seus dons mas sim sua inteligência, coragem e determinação para proteger os outros.

 


Essa hq também é uma boa história do Coisa, com o herói conseguindo um momento de felicidade após voltar a ser humano, considerando pedir a Alicia Master em casamento, o que torna o momento onde ele é forçado a voltar a ser o Coisa para salvar seus amigos bem mais trágico. Sem falar que a luta dele contra o Destino é ultra épica.

 

4 A trilogia de Galactus (Quarteto Fantástico 48 a 50)

 


Não tem como falar das histórias do Stan Lee e Jack Kirby sem falar dessa obra prima. Nessa trilogia épica , o Quarteto encara uma das ameaças mais poderosas de todas : Galactus, o devorador de mundos, um gigante que se alimenta de planetas para sobreviver. Guiado por seu arauto, o Surfista Prateado, Galactus chega a Terra, decidindo fazer do planeta sua proxima refeição. Apenas o Quarteto Fantástico fica entre ele e seu objetivo. Mas como poderá o Quarteto salvar a Terra de uma ameaça equivalente a um deus?


 

Além dois dos personagens mais importantes da Marvel, essa história é uma das mais icônicas da Marvel comics, tendo sido adaptada em muitos desenhos e filmes como o Quarteto Fantástico e o Surfista Prateado. A trama realmente bem construida e cheia de momentos marcantes como a participação do Vigia, a luta do Quarteto contra Galactus e o dialogo do Surfista com a Alicia Master sobre os humanos, todos feitos com arte icônica do rei dos quadrinhos Jack Kirby, tornando essa trilogia leitura essencial não só para quem quer conhecer o Quarteto mas para qualquer fã de hqs em geral.

 

3 Esse homem... Esse monstro (Quarteto Fantástico 51)

 


Outra história adorada por muitos fãs do Quarteto. Nesse clássico das hqs, o Coisa é enganado por um vilão sem nome e tem seus poderes  e identidade roubados por ele. Se passando pelo herói de pedra, o vilão decide se infiltrar no  Quarteto e armar um plano para eliminar Reed Richards, vendo ele como um homem cruel e arrogante. No entanto, conforme ele vai interagindo com seu inimigo, o vilão vai passando por uma mudança de perspectiva.

 


Essa história (junto com a fase do Mark Waid) tem importância pra mim, visto que foi responsável por me fazer um fã do Reed Richards. De inicio eu não gostava do Sr Fantástico. Acha ele um personagem bem chato, um nerd estereotipado. No entanto, tal como o vilão sem nome, passei por uma mudança após ler essa hq e começei a entender melhor o Richards. Claro que ele as vezes é obcecado por ciência e muitas vezes parece ser o típico "pai super ocupado", porém essa história dá mais dimensão pra ele, mostrando como nos momentos decisivos ele mostra seu lado humano, demonstrando se preocupar com o bem estar dos outros, principalmente sua família. Ele não é perfeito e comete erros, mas é capaz de aprender com eles e se dedicar mais a balancear sua vida como um herói e cientista com sua vida como um marido e um homem de família.

 

2 Dia do Juizo Final ( Quarteto Fantástico 57 a 60)

 


De todos os vilões que o Quarteto encarou, o melhor de todos dessa fase e o meu vilão favorito de todas as hqs é Doutor Destino. Só de ler as hqs dos conflitos do Quarteto contra ele dava pra notar como Stan Lee e Jack Kirby se divertiam escrevendo esse vilão, explorando sua personalidade arrogante e egocêntrica, além de sua rivalidade com o Richards.

 

Embora Destino tido várias participações nessa fase, a melhor de todas é nesse arco épico, onde Destino realiza um dos seus maiores esquemas de todos (pelo menos pra época) : Ele rouba os poderes cósmicos do Surfista Prateado. Estando mais poderoso do que nunca, o Destino declara guerra ao mundo, conseguindo até mesmo derrotar o Quarteto facilmente e quase dominar o mundo. Diante um inimigo tão poderoso, o Quarteto tem que elaborar alguma estratégia para poder confrontar o Destino no que poderá ser uma das maiores batalhas que já tiveram.

 

Essa história é incrível, pegando vários elementos de histórias anteriores como o Surfista Prateado e juntando elas nesse arco intenso, com os membros do Quarteto estando diante grande desvantagem conforme tentam enfrentar um Destino com os poderes de um deus. O desenvolvimento da história é muito bem realizado, mostrando a situação ficando cada vez pior para os heróis, tornando o momento de sua vitória muito satisfatório.

 

 

1 Que haja... vida  ( Quarteto Fantástico Annual 6)

 


Essa história é um exemplo de como fazer uma boa história do Quarteto Fantástico. Nela, Sue Richards fica doente devido a gravidez, colocando a vida dela e do seu bebê em risco. Para salva-los, Reed, Johnny e Coisa descobrem que tem que ir a Zona Negativa atrás de uma fonte de poder cósmico capaz de curar Sue. Porém, tal missão se mostra bem difícil quando eles descobre que essa fonte de poder é guarda por Aniquilador, um conquistador dessa dimensão que decide eliminar os intrusos por tentarem roubar seu bastão cósmico.

 



A trama é simplesmente... fantástica , tendo todos os elementos que tornaram as hqs do Quarteto especiais : aventuras épicas, personagens novos, viagens a lugares desconhecidos  incríveis elementos sci-fy, tudo isso combinado com drama de familia do Quarteto, com os heróis indo até os confins da Zona Negativa para poder salvar a Mulher Invisivel, tornando essa grande aventura uma história sobre familia que trabalham juntos para proteger um ao outro, a definição perfeita da equipe que é o Quarteto Fantástico.


Então? Quais histórias do Quarteto Fantástico são suas favoritas? Sintam-se a vontade para colocar suas opiniões e ideias nos comentários abaixo.




Postar um comentário

0 Comentários