TOP 10 melhores episódios de Superman Série animada


 

TOP 10 melhores episódios de Superman Série animada

 

Se me pergunta-se qual minha versão favorita do Superman nos filmes eu diria que é o Christopher Reeves. No entanto, se me pergunta-se qual minha versão favorita do Superman de forma geral minha resposta seria a versão de "Superman série animada".

 


Tendo sido produzida por Bruce Timm e Paul Dini (os mesmo criadores de Batman série animada) em 1996, a série animada do homem de aço tinha como propósito não apenas expandir o universo animado do Bruce Timm, mas também explorar o lado fantástico e absurdo do universo DC, com aliens, super humanos, seres místicos e outros elementos sci-fy e de fantasia. Graças a direção de Timm e os roteiros de Paul Dini e outros escritores, a série conseguiu ser um sucesso, tendo histórias bem maduras para uma animação voltada para crianças, mas preservando o espírito das histórias do Superman, mostrando-o como um herói otimista que sempre tenta ajudar os outros, mantendo-se fiel a seus valores éticos e morais.

 


Com tantas histórias boas dessa animação, quais são as melhores? Quais episódios são os mais memoráveis e legais de se assistir?

 

Para responder essas perguntas, eis o meu top 10 Melhores episódios de Superman série animada.

 

10) O ultimo filho de Kripton

 


Começando a lista com o episódio que iniciou a série. Diferente da série do Batman, que introduziu o herói já estabelecido em Gotham (visto que ideia original era do desenho ser uma sequência aos filmes do Burton), a série do Superman buscou introduzir reitroduzir o herói nessa nova versão.

 

Para fazer isso, Bruce Timm e sua equipe montaram esse fantástico episódio de 3 partes (basicamente um filme quase do Superman) mostrando a história do Superman, sua origem, a destruição de kripton, a juventude do Clark em Smallville, ele se mudando pra Metrópolis, conhecendo amigos como a Lois Lane e o Jimmy Olsen, seus rivais como Lex Luthor e se tornando o herói da cidade.

 


O legal é que cada parte do episódio tinha um foco num diferente aspecto da origem do Superman, com a primeira se focando em Kripton, tendo o Jor El como protagonista e como foi dura a decisão dele e a Lara enviarem o Clark para a Terra, a segunda mostra a vida do Clark em Smallville, com ele descobrindo que é um alien e aceitando seus poderes e o bem que ele pode fazer com eles, e a terceira mostrando o Clark se adaptando a Metrópolis e assumindo seu papel como o protetor da cidade.

 


Outro detalhe desses primeiros episódios é que eles estabelecem vários elementos que tornam a série do Superman diferente da série do Batman, como o fato de terem mais cenas de dia do que de noite, Metrópolis ter um aspecto bem mais futurista do que Gotham, os criminosos terem acesso a tecnologia avançada e, o mais importante, os arcos como a rivalidade do Superman com o Luthor e a introdução de Brainiac. Enquanto Batman série animada tinha muito "episódios da semana" (dando para qualquer um assistir a série sem ter que seguir uma ordem exata dos episódios) a série Superman sempre introduzia personagens e elementos que eram desenvolvidos no decorrer das temporada.

 

 9) Igual a todo mundo

 


Como falei em textos anteriores, a galeria de vilões do Superman é muito subestimada, com os filmes muitas vezes focando apenas no Lex Luthor ou no Zod. No caso da série, os criadores souberam dar destaque aos outros inimigos do homem de aço. Embora a maioria deles não tivesse o mesmo nível de profundidade que os vilões do Batman, eles continuavam sendo oponentes legais com histórias bem interessantes.

 

Um deles foi o Metallo. Tendo aparecido no primeiro episódio, o mercenário John Corben retornou nesse episódio, tendo uma doença terminal. Em desespero, ele aceita a oferta do Luthor de se transformar num ciborgue, com a condição dele usar suas habilidades para eliminar o Superman. No entanto, aos poucos Corben vai percebendo que sua transformação, embora tenha lhe dado incríveis poderes lhe custou sua humanidade, tornando-lhe incapaz de comer, dormir ou sentir qualquer coisa. Enfurecido ele acaba indo atrás do Luthor, cabendo ao Superman salvar a vida do seu inimigo de um monstro criado pelo próprio.

 


Além de introduzir um dos inimigos mais mortais do Superman, o episódio consegue tornar o Corben um personagem bem trágico. Apesar de ser um mercenário, é fácil sentir pena da situação em que ele é colocado, sendo transformado num ciborgue e perdendo sua habilidade de ser humano. O episódio também dá um grande destaque no Luthor, demonstrando a inteligência do vilão e o nível de maldade que ele é capaz de fazer só para eliminar o Superman.

 

8) Diversão e jogos

 


Outro vilão que causou problemas pro Superman na série é o Homem Brinquedo. Pra muitos, o Homem Brinquedo parece ser um vilão bem bobo, que usa robôs e brinquedos como armas. No entanto os roteirista souberam torná-lo uma ameaça ao Superman, dando-lhe um visual bem assustador e uma história bem trágica e simpática, dele buscando vigança contra o gangster que arruinou a vida de seu pai.

 

As armas que ele usa no episódio são muito bem criativas e resultam em várias cenas de ação fantásticas.

 


Outro ponto legal do episódio é que mostra o Clark Kent sendo um repórter mais ativo, usando sua inteligência para desvendar o passado do Homem Brinquedo e sua ligação com o gangster.

 

7) Minha garota

 


De todos os vilões do DCAU, um dos mais desenvolvidos de todos é o Lex Luthor. Durante toda série é mostrada sua rivalidade com Superman, com o herói sempre impedindo os esquemas do empresário corrupto. Nesse episódio, o conflito se torna bem mais pessoal com a chegada de Lana Lang, ex-namorada do Clark de Smallville, que estaria tendo um relacionamento com Luthor. Secretamente, Lana estaria espionando Lex para Clark, tentando ajudá-lo numa investigação de um tráfico de armas, o que não cai bem pro herói, preocupado com os risco que Lana estaria correndo. Exatamente como Clark previu, Luthor descobre o segredo de Lana e tenta mata-la, resultando no Superman tendo que resgatá-la e Lana terminando com Luthor.

 


O que torna séries como a do Batman Superman tão revolucionárias, além do estilo de animação, é a forma como os roteiristas retratavam os personagens. Apesar de ser um desenho animado voltado para crianças, eles sabiam dar complexidade para os personagens, tornando bem mais reais e relacionáveis. Nesse episódio, a presença de Lana ajuda a revelar lados tanto do Superman quando do Luthor. No caso do Clark é mostrado como ambos seguiram em frente com a vida, aceitando o termino do relacionamento mas estando disposto a ajudar um ao outro. No entanto, o verdadeiro destaque do episódio é o Lex Luthor. Durante a série ele é mostrado sendo um empresário corrupto, cruel, arrogante, egoista e astuto, mas nesse episodio é mostrado um lado bem diferente. Luthor não está namorando a Lana por causa de um esquema, mas sim por realmente gostar dela. Quando ele descobre a traição de Lana, ele fica realmente abalado. O episódio realmente mostra como até mesmo um vilão como Luthor pode ter um lado humano.

 

 

6) Crise de identidade

 


Um dos tipos de vilões mais famosos são os "gêmeos do mal", vilões que tem os mesmo poderes que o herói, representando um reflexo sombrio do personagem. No caso do Superman, seu gêmeo do mal é Bizarro, um clone que possui os mesmo poderes que ele mas um intelecto muito infantil e entendimento distorcido do mundo. Tal como Homem Brinquedo, ele poderia ser visto como um vilão bobo, que fala age ao contrário.

 

No entanto a série soube evitar esse problema, mantendo a personalidade inocente e ingênua do Bizarro mas focando no monstro aprendendo sobre humanidade. No episódio onde ele aparece, Bizarro é criado pelo Lex Luthor como o primeiro clone de um plano para criar um exercito de supermens. No entanto, ao descobrir sobre a existência do herói, Bizarro começa a questionar sua existência, ficando cada vez mais confuso e instável, a ponto dele sair pela cidade tentando provar que é o "verdadeiro Superman", criando catástrofes para o Superman ter que lidar.

 


Todo episódio é basicamente uma história de Frankenstein. Bizarro é fisicamente um monstro mas suas motivações são faceis de entender. Ele é uma forma de vida criada para ser Superman. No entanto o fato dele não compreender o mundo direito ou oque ele realmente é prejudica seu desejo, tornando um personagem bem simpático. Sua cena final é um dos melhores momentos do Bizarro no DCAU, e ajuda a mostrar como por baixo de sua aparência deforma existe o coração de um "verdadeiro Superman".

 

 

5)  Onde há fumaça...

 


Tal como fizeram com Arlequina na série animada do Batman, Bruce Timm e os outros produtores também criam vilões exclusivos para a série do Superman. Um desses vilões foi Volcana, uma meta humana capaz de controlar fogo. O episódio mostra o primeiro encontro dela com Superman, com herói tentando impedir seus roubos em Metrópolis. No entanto, a situação fica bem mais estranha quando Clark descobre que agentes do governo também estão atrás de Volcana. Ao investigar o passado da ladra, o homem do amanhã descobre que ela foi sequestrada quando criança e transformada numa arma do governo até conseguir escapar. Quando os agentes encontram Volcana, cabe ao Superman resgatá-la desses vilões.

 


O episódio é uma excelente história de mistério, abordando temas como corrupção e o uso de meta humanos como armas, plantando sementes para um arco que será revelado séries a frente. A própria Volcana consegue se destacar com sua personalidade sedutora e astuta e uma história bem interessante, que age como um contraponto a do Superman : Enquanto o kriptoniano foi adotado por um casal  bondoso, que o criaram como seu próprio filho, os pais de Volcana abandonaram ela, dando-lhe pro governo, resultando em sua dificuldade me confiar em outros. Isso realça a importância dos Kent na vida do Clark e como foi a forma como eles o criaram que o ajudou a se torna o herói que ele é atualmente

 

 

4) Melhores do Mundo

 


Um dos episódios mais icônicos da série mas do DCAU  em geral, sendo responsável por oficializar o universo compartilhado entre as séries. Nesse crossover épico, o Coringa vem a Metrópolis e convence Luthor a contrata-lo para matar o Superman em troca de U$1.000.000,00. As atividades do palhaço atraem a atenção de Batman levando ao encontro dele com o Superman, que acha que ele é um vigilante imprudente e violento. Conforme eles tentam capturar o Coringa, os dois heróis aos poucos vão criando um respeito mútuo e aprendendo a trabalharem juntos.

 

Diferente de BvS, o crossover não tenta perder tempo mostrando os heróis lutando um contra outro como se isso fosse um WWE, ou tenta criar uma história sombria e complexa. Ao invés disso ele simplismente tenta faz uma simples mas boa história, com muita ação, momentos divertidos e várias cenas legais do Superman e Batman interagindo e evoluindo como aliados e amigos, marcando o inicio de inumeros crossovers entre as séries.

 

3) O finado sr Kent

 


Um dos aspectos legais dessa versão do Superman, e um motivo pelo qual é minha favorita, é a forma como a série explora também o Clark Kent. Ao invés de ser mostrado como apenas um disfarce que o Superman usa, se fingindo de um reporter bobo e atrapalhado, o Clark é bem mais profissional e ativo. Em vários episódios o Clark resolve problemas também na sua identidade como reporter, investigando cenas do crime e analisando pistas, mostrando que ele também esperto e um bom detetive (um lado do herói que poucas vezes é explorado).

 


O auge desse lado investigador do Clark está no episódio "O finado Sr Kent" onde ele tenta ajudar  um homem condenado a morte por um crime que não cometeu. Quando descobre evidências que podem limpar o nome do prisioneiro, Clark sofre um atentado e é dado como morto. Sem sua identidade secreta, Superman tem que encontrar outra forma de provar a inocência do prisioneiro e descobrir quem tentou assassiná-lo.

 


Além de explorar a importância que o Clark tem na vida das pessoas (incluindo uma cena onde a Lois admite gostar do rival), o episódio é uma excelente história de drama policial, com um tom bem noir e um bom foco na inteligência do Superman, mostrando o cérebro por trás dos poderes.

 

2) Legado

 


Na terceira temporada, já estava claro que seria a ultima da série, com muitos arcos chegando ao fim. Originalmente, Bruce Timm e sua equipe queriam terminar a série com um crossover do Superman e heróis que ele tinha encontrado durante a série, formando a Liga da Justiça e sendo o pontapé para a série da equipe. Porém os executivos canal onde a série era exibida, Kids WB, foram contra essa ideia, estando mais interessados em séries com protagonista adolescentes (falarei mais disso num outro texto).  No entanto isso não impediu os produtores de terminarem a série com um final épico.

 


Tendo sido feito pra ser o primeiro episódio de uma quarta temporada que nunca rolou, "Legado" mostra o Superman sendo capturado pelo Darkseid (falarei dele mais a frente), sofrendo uma lavagem cerebral e sendo enviado contra a Terra, chegando até mesmo lutar contra sua prima Supergirl.

 



Atualmente histórias onde Superman é controlado por outro vilão ou vira do mal são clichês praticamente. O que torna "legado" tão diferente é o foco da trama. Ao invés de destacar o fato do Superman estar sendo controlado pelo vilão, o episódio realmente se destaca na reação das pessoas ao verem Superman, esse herói que eles admiraram todo esse tempo se virando contra eles. A segunda parte do episódio é bem devastador pro Clark, com ele tendo se libertado do controle de Darkseid mas sendo forçado a encarar consequências dos atos que cometeu sobre controle do vilão, com o governo tendo se aliado ao Lex Luthor para eliminar o homem de aço e vários de amigos como professor Hamilton tendo perdido a confiança nele.

 

Tudo isso leva a uma grande batalha entre Superman e Darkseid, que até o momento nunca tinha sido mostrado em combate, tornando esse conflito bem mais impactante, como a conclusão de um arco. A luta entre eles é muito épica e termina de forma bem surpreendente e ao mesmo tempo devastadora para o Superman, plantando as sementes para vários arcos que seriam explorados nas futuras séries do DCAU.

 

 

Menção honrosa : Cavaleiro do tempo

 


Se tem algo melhor que um episódio bom é uma sequência de um episódio bom. No caso de cavaleiro do Tempo se trata de uma sequência ao Melhores do Mundo, com Superman vindo a Gotham e descobrindo que Batman desapareceu. Com Gotham estando um caos sem a presença do cavaleiro das trevas, Superman decide ajudar Robin a encontrar seu mentor, enquanto se passa pelo morcego para que todos achem que o vigilante voltou a Gotham.

 

Embora não seja tão bom quanto Melhores do Mundo, o episódio é bem divertido, mostrando Superman tendo que se adaptar a um novo ambiente e também a uma nova identidade. Visto que os Melhores do Mundo possuem personalidades opostas, é legal ver o Superman tentando imitar a personalidade séria e assustadora do Batman diante personagens como Gordon e os vilões. Falando neles, outro ponto forte são as interações do Superman com os vilões, com destaque da luta dele contra o Bane.

 


Sem falar que o episódio demonstra a inteligência do Superman conforme ele tenta encontrar o Bruce Wayne, demonstrando que ele também é um detetive quanto Batman.

 

1) Apokolips ...agora!

 


De todos os arcos apresentados na série, um dos melhores de todos é o arco de Darkseid. Durante a série tinha episódios estabelecendo Darkseid como esse vilão badass e assustador, tendo interesse em conquistar a Terra e eliminar o Superman. Apesar de suas aparições curtas, todas elas deixavam claro que quando ele agisse, algo grande ia acontecer. Nesse episódio, Darkseid finalmente inicia sua invasão a Terra, com seu exército destruindo as defesas do planeta e tentando transformar o planeta num novo Apokolips.  No entanto mesmo em grande desvantagem, Superman e seus aliados de Metrópolis continuam lutando para proteger a cidade e salvar o mundo.

 






Esse episódio de 2 partes é simplesmente ULTRA épico. Além de várias cenas de ação fantásticas, uma animação de boa qualidade e momentos surpreendentes, o episódio é uma carta de amor dedicada ao Rei dos Quadrinhos, Jack Kirby, que criou vários personagens nas hqs, incluindo Darkseid e os Novos Deuses, até falecer em 1994, 4 anos antes da exibição do episódio. Todo episódio faz homenagens ao rei, com a animação do Bruce Timm recriando perfeitamente seu estilo de arte único e icônico.

 


No entanto, o grande tributo ao Rei Kirby não está na animação, nas cenas de ação ou na presença de personagens como Darkseid. Isso tudo são apenas recheio. O verdadeiro tributo está no protagonista desses dois episódios : Dan Turpin. Tendo sido criado com base na aparência e personalidade do Kirby, Turpin é um policial rabugento e teimoso de Metrópolis que começou a  série não aprovando a interferência do Superman em seu trabalho. No entanto, após o herói salvar sua vida, ele começa a desenvolver respeito pelo Homem de aço. Nesse episódio, Turpin ganha muito mais destaque, com sua parceira Maggie Sawyer tendo sido ferida pelos capangas de Darkseid e ele assumindo a liderança da policia. Apesar de ter pequena insegurança diante uma ameaça como a invasão de Darkseid, Turpin não se dá por vencido e, mesmo após tudo parecer perdido, com Metrópolis invadida e Superman capturado, Turpin não desiste, arriscando sua vida para salvar o herói, demonstrando o verdadeiro poder do Superman : Sua habilidade de inspirar as pessoas a serem heróis.

 




Então é isso! Quais são seus episódios favoritos da série animada do Superman? Sintam-se a vontade para colocar suas opiniões nos comentários.

Postar um comentário

0 Comentários