Meus 10 coadjuvantes de super-heróis preferidos


Não é que esse negócio de Top 10 dá pra improvisar rapidinho mesmo? Aqui estou eu fazendo mais um, mesmo quase não tendo tempo. Mas é o seguinte, também não vou escrever muito, senão não sai nunca. Como quase sempre, fiz com orientação bem pessoal, são os personagens que eu aprecio mais na minha memória afetiva, nenhuma outra coisa foi usada pra orientar a ordem das colocações. E mais uma última coisa! Foquei em humanos comuns, ou quase isso. Quando é alguém que desce muito pra porrada, como Mulher-Gato ou Elektra, aí eu não considerei.



10-Abigail Arcane


Nos Novos 52 a Abby deixou seu característico cabelo curto e se tornou uma personagem de porrada, estilo Sarah Connor. Teve gente que não gostou, mas eu achei que ficou legal. De qualquer forma, entrou na lista porque eu estava pensando na versão tradicional. Depois que ela vira namorada do Monstro do Pântano, o Alan Moore caprichou com muitas histórias boas, algumas que ela até protagonizou. Se não fosse essa fase acho que ela não teria entrado na lista, mas os anos do Moore na revista realmente foram um diferencial pra todos os personagens envolvidos.



9-Mestre Stick


Se o Frank Miller pegou personagens antigos como o Demolidor, o Rei do Crime e o Mercenário e deixou mais legais do que nunca, os que dizer dos que ele mesmo criou quando escrevia as aventuras na Cozinha do Inferno então...? Já nasceram fodas. Futura inspiração pro mais popular Mestre Splinter, das Tartarugas Ninja, o velhinho cego e casca grossa tem participação marcante em uma das melhores séries que li na minha vida. Sei que ele parte pra porrada em outras versões, mas nessa época que eu mencionei isso é muito pontual.


8-John Constantine


Claro que como protagonista de Hellblazer, o britânico tem destaque no topo de muitas listas. Mas antes disso ele foi o misterioso guia do Monstro do Pântano, na já mencionada série clássica (e quase inacreditável de tão boa). A relação entre os dois era cativante, foi muito bem feita. Nunca se torna uma amizade, mas também não chega a ser uma inimizade. Vocês lembram como faz pra deixar um legume com cara de tacho?



7-Madame Teia


Infelizmente foi pouquíssimo explorada. Eu gosto da personagem, é misteriosa e muito estilosa. Inevitavelmente me apeguei por causa do desenho dos anos 90. Fiquei furioso quando soube que tinham matado ela como se fosse nada. Um lado mais místico e predestinado da jornada do Homem-Aranha fica mais atraente com as intervenções da Madame Teia do que com o Ezekiel e o Morlun que o JMS fez...



6-Mary Jane


Essa personagem é muuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuito legal. Eu fico desacreditado quando vejo gente falando que ela só um objeto sexual. Deus do céu, a história dela é mó dramática, a personalidade dela casa pra caramba com a do Peter. Acompanhando Homem-Aranha há tantos já vi o casal passar por tanto perrengue que me apego à jornada dos dois quase que no automático. Fiquei ansioso pra série solo dela que ia sair, acho que ano passado, mas fiquei puto de ver que tinham descaracterizado completamente. Paciência...



5-Comissário Gordon


Eu gosto muito do Batman, é meu super-herói favorito, então quando são bem escritos não tenho como não gostar também dos seus companheiros. Claro que entre eles há o Comissário Gordon. Acho que ele só era zuado nos filmes antigos, na maior parte das histórias ele tem uma atenção bacana. Claro que quanto melhor o autor... Melhor a atenção. Novamente tenho que tirar o chapéu pro Frank Miller, tão habilidoso em escrever humanos comuns em contraste de seres heroicos e incríveis. O Gordon enfrentando a corrupção é um exemplo de como ele escrevia bem esse tipo de contexto (também representados em "Demolidor" e "Sin City").



4-Ben Urich


Parece até que era um minuto atrás que eu estava falando de homens comuns bem escritos pelo Frank Miller... O jornalista Urich teve destaque em muitas aventuras, tanto do Demolidor quanto do Homem-Aranha. E quando bem escrito... Jamais é esquecido pelos leitores!



3-Tia May


Não sei se o mesmo acontece com vocês, mas a tia May me transmite um símbolo maternal bondoso muito bem. É difícil não relacionar a personagem com pessoas queridas que conhecemos, talvez por isso tanta gente goste dela (e ela nunca morra).



2-Milla Donovan


Aposto as minhas fichas que essa vai ser a que vai causar mais estranhamento, estando em segundo lugar. Eu achei uma pena a personagem ter tido tão pouco tempo de atenção na revista do Demolidor, eles formavam um casal super legal. Achava bacana ela ser cega como ele, e ter consciência de problemas sociais fazia com que combinassem bastante. Pior que quando ela sai o Matt só fica lembrando da Karen Page... Que pra mim é meio que o oposto da Milla, é bem chatinha.



1-Alfred


Entendo que alguns personagens que estão pra trás sejam mais complexos, dramáticos ou N outras coisas, mas como eu disse no início, fiz de uma perspectiva bem pessoal. Como o Batman é meu herói favorito, não faltaram momentos bacanas que acompanhei compartilhados com seu mordomo, que não deixa de ser seu pai adotivo. É um personagem que funcionou bem em várias adaptações. Mesmo nos piores filmes, o Alfred ainda tinha seu carisma, seja quando é bonzinho, ou mesmo quando é irônico e mais sacana.



Menções honrosas


Rob, do Homem-Aranha


Ares (Mulher-Maravilha dos Novos 52)


Tigre Tawny


Ganthet


Moira McTaggart

Postar um comentário

0 Comentários