TOP: 10 dicas de como fazer uma história do Superman


TOP 10 dicas de como fazer uma história do Superman

 

Superman é o herói mais importante de todos das histórias em quadrinhos.  Podem concordar ou discordar, mas a senão fosse pela criação de Jerry Siegel e Joe Shuster e sua estréia em Action Comics 1 de 1939, não existiriam super heróis nas hqs, seja Batman, a Liga da Justiça, nem mesmo os heróis da Marvel.

 


Apesar de ser tão importante, muitos escritores da DC apresentam dificuldade de fazer histórias boas com o Superman atualmente e o personagem não tem demonstrado o mesmo nível de popularidade que outros heróis como Homem Aranha e Batman. A principal desculpa dada por essas pessoas é que o "Superman é ultrapassado", "que ele é poderoso demais", "muito perfeito" e que é "muito difícil fazer uma história sequer com o personagem". Esses argumentos não são verdade. Se os escritores não conseguem fazer algo com o personagem tão icônico como o Superman o problema não é o personagem, e sim os autores.

 


Até os filmes seguiram essa ideia, tentando redefinir o Superman, seguindo a ideia de que ele tem que ser sombrio, desconstruído e atormentado pra ser "humano" e o resultado acabou sendo bastante controverso. Superman e seu mundo tem um potencial imenso para muitas boas histórias, seja nas hqs, nos filmes ou séries. Para demonstrar isso, aproveitei minha leitura de muitas hqs do Superman, tanto as icônicas quanto desconhecidas, e juntei umas dicas de como fazer uma boa história do herói.

 


Portanto, eis as minhas 10 dicas para fazer uma história de Superman:

 

10) Explore o lado fantástico do mundo do Superman

 


Uma das criticas que tenho não só com MoS mas com vários filmes do Superman e como eles poucas vezes parecem abraçar o conceito absurdos do universo do Superman. Ele é um herói que teve várias aventuras fantásticas, tanto na Terra quanto no espaço, visitou outros mundos e enfrentou dezenas de ameaças, desde ciborgues, super vilões, cientistas loucos, seres místicos e aliens e conquistadores espaciais. Quando se faz uma história do Super é o espaço perfeito para abrir a mente e deixar a criatividade voar ao seu redor.

 

9) Dê limitações para os poderes do Superman

 


Isso vai ser bem controverso mas uma forma de resolver o problema do Superman ser poderoso demais seria reduzir um pouco os poderes dele, dando-lhe limitações. Isso não é novidade visto que certos roteiristas como John Byrne e Bruce Timm, trabalharam nessa ideia, com o Superman deles sendo um pouco mais limitado, ele se esforçava quando usava sua super força, podia ser nocauteado por uma explosão ou raio de energia e não podia respirar por muito tempo no espaço ou na água. Dessa forma é possível criar desafios novos pro Superman e colocá-lo em situações que ameaçam sua vida, dando aos fãs a possibilidade que o Superman pode acabar sendo morto mesmo se seus inimigos não recorrerem a kriptonita.

 

8) Suspense nas lutas

 


Um dos aspectos positivos de MoS que eu concordo que foi bom foram as lutas. Oque eu não concordo é a desculpa que ficam dando pro Superman não ter salvo as pessoas, dizendo que ele estava ocupado demais lutando contra Zod para se importa em salvar pessoas, que tinha que ser uma coisa ou outra. Eu até não veria problema se o filme tivesse explorado essa ideia, tivesse mostrado não no final do climax mas durante toda trama o Clark vendo pessoas em perigo e o inimigo em sua direção, ficando dividido sobre oque fazer. Dava até pra ter ele tentando salvar as pessoas da destruição e o vilão usando isso para ataca-lo, demonstração como a preocupação do herói com outros é também uma fraqueza. Uma luta com vidas em jogo ajuda a torna o climax bem mais emocionante e o suspense de como o herói vai resolver a situação maior.

 

7) Foque em outros vilões

 


Além de subestimado, Superman tem uma galeria de vilões muito mal aproveitada. Na maioria das vezes, os escritores criam vilões próprios ou reutilizam vilões que já foram usados, repetindo essa formula ao extremo. No caso dos filmes é sempre Lex Luthor ou Zod. Em BvS tivemos Apocalipse, mas o unico propósito do vilão em muitas adaptações é matar o Superman, ele não tem carisma pra ser um vilão solo num filme do herói. Superman tem muitos inimigos que podem desafiá-lo como Braniac, Mongul, Linha Viva, Homem Brinquedo, Luminus e inclusive Parasita e Metallo (dois vilões capazes de privar o Superman de seus poderes).

 

6) Expanda o elenco de apoio do Superman

 


Quando pensam no elenco de apoio do Superman, muitos só pensam no básico que são os pais do Clark, a Lois Lane e o Jimmy Olsen, porém ignoram muitos outros personagens carismáticos presentes nas histórias do Superman como os policiais Dan Turpin e Maggie Sawyer, o engraçado marinheiro Bibbo, o astuto professor Hamilton dos laboratórios STAR, Kelex o robô da Fortaleza da Solidão, e até mesmo os super aliados do herói como a Supergirl, o Superboy, Aço e até Kripto o Supercão.

 

 

5) Não conte a origem do Superman de novo

 


Isso é mais optativo, porém algo que não curto em ver numa nova história do Superman, principalmente num filme, é a origem dele. Assim como Batman e Homem Aranha, a origem do Superman já é mega conhecida. Todo mundo no planeta, até um infante, sabe o básico da história do Superman  ele é um alien, é enviado para Terra por seus pais para sobreviver a destruição do seu planeta, é adotado por um casal de fazendeiros, descobre seus poderes e graças a boa educação que teve decide usa-los para proteger os outros. Toda essa parte já é conhecida pelo grande publico, sendo bem desnecessário reconta-la (a menos que o escritor tenha algum detalhe novo e importante que busque adicionar na origem  do Clark, como por exemplo ter o Brainiac sendo responsável pela destruição de Kripton para depois tê-lo como inimigo do Super).  Por mim acho que uma história do Super já pode começar com ele em Metrópolis e os pequenos detalhes podem ser mostrados numa abertura do filme (tipo o Incrivel Hulk do Norton) ou serem mencionados pelo personagem no decorrer da trama (como o Homem Aranha do MCU).

 

4) Mostre o lado repórter de Clark Kent

 


Batman não é o unico detetive ou personagem que pode usar a inteligência da DC. Além dos poderes, Superman não é burro. Ele é um repórter, um cara inteligente e sabe agir como um investigador (melhor ainda quando ele trabalha ao lado da Lois). Isso permite criar histórias de mistério e investigação envolvendo o herói, mostrando ele não só enfrentando os vilões mas tentando desvendar mistério e formas de resolver os problemas.


3) Tenha a história sendo contada do ponto de vista de alguém

 


Uma característica principal não só do Superman mas dos heróis da DC é que eles são esses deuses modernos, esses caras do bem que inspiram o melhor nas pessoas. Uma forma como esse conceito pode ser aplicado numa história é tendo a trama sendo contada do ponto de vista de um aliado do herói, com ele testemunhando o protagonista em ação e através das ações acaba se inspirando nele. Um bom exemplo disso é a série The boys. Embora a série comece com Hughie e Starlight, eles servem como ponto de vista para o grande conflito da equipe do Butcher contra os Sete, com o principal foco da série sendo a rivalidade do Butcher com Capitão Pátria.

 

O mesmo pode valer para as histórias do Superman, com elas focando em sua relação com as pessoas. Pode ser uma história sobre o Jimmy Olsen tentando provar seu valor como fotógrafo pro Planeta Diário e nisso ele acaba trabalhando ao lado do Superman num caso envolvendo algum vilão ou pode ser uma história com os policiais Dan Turpin e Maggie Sawyer, com eles vendo a presença de super vilões em Metrópolis, se sentindo imponentes para derrota-los, mas, após ajudarem o Superman, se inspiram no herói para continuar auxilia-lo na luta, estando mais confiantes de seu papel como policiais.

 

2) A Super família

 


De todos os escritores do Superman, o melhor de todos em minha opinião é Peter J Tomasi, que redefiniu o Superman na fase renascimento, tendo o herói casado com a Lois criando seu super filho Jon Kent. O fato do Superman ter uma familia não só evolui o herói mas ressalta o aspecto que o torna tão humano : Suas relações. A humanidade do Superman não está no fato que ele sofre ou é atormentado e sim na forma como ele interage com os outros. Ele tenta ser um bom empregado para o Perry White, ele tenta ser um bom amigo para Jimmy Olsen, ele tenta ser um bom mentor para Kara e o mais importante ele tenta estar presente para Lois e o Jon, sendo um bom marido e pai. Essas relações tornam o Superman muito mais relacionável e humano.

 

1) O importante não é a vitória, mas a forma como consegui-la

 


Uma das histórias que melhor define o Superman como um herói é o Superman vs a Elite, onde o herói confronta um grupo de anti heróis, que o julgam obsoleto e tentam substitui-lo como os novos protetores da Terra, chegando até mesmo virar a população contra o Super por ele ser contra matar seus inimigos e tomar decisões questionáveis. Porém no final Superman os derrota não apenas batendo na Elite, mas provando para as pessoas o erro nos atos dos anti heróis e como as ações deles não eram heróicas ou boas. Ele venceu os vilões derrotando sua ideologia.

 


Algo que muitos esquecem do Superman, oque torna ele um herói tão especial não são seus poderes, visto que muitos outros heróis podem voar ou ter super força (os poderes do Super são o básico dos poderes de um super herói), mas sim por duas coisas. A primeira forma como ele usa os poderes, demonstrando controle em sua força para não machucar outro.

A segunda e a mais importante, é porque ele tem todo esse poder, tudo isso que um cinico diria que corrompe o transforma num tirano cruel e maligno mas não foi caso. Graças a forma como ele foi criado, Superman se tornou uma pessoa gentil, boa, o tipo de gente que prioriza os outros primeiro e não toma uma decisão impulsiva e imprudente de cara, mas procurar outras formas, que podem não ser perfeitas ou obvia mas são soluções certas a se fazer, seja prender um assassino ao invés de matá-lo pelas vitimas que ele fez ou deixar o inimigo escape durante uma luta para poder resgatar inocentes pegos no fogo cruzado. O importante do Superman como herói não é o fato que ele pode vencer lutas, mas a forma como ele vence, usando a inteligência e criatividade como forma de resolver os problemas, garantindo a segurança das pessoas com quem ele se importar.

 


Por sinal, essa temática não é só das histórias do Superman. Muitos filmes e séries tiveram seus protagonistas lidando com situações assim, onde seus dilemas eram testados pelas circunstâncias atuais e fato deles encontrarem uma solução torna vitória deles bem mais satisfatória como foi o caso de Star Wars (cujo conflito era se o Luke conseguiria salvar Vader, seu pai, sem mata-lo) ou Avatar a Lenda de Aang (toda série foi construindo a luta do Aang contra o Senhor do Fogo e como ele, um pacifista, encerraria a luta sem matar o vilão). Desses exemplos, Avatar é oque representa melhor isso, tendo até um episódio onde o personagem Bumi diz a Aang que para vencer as batalhas, ele teria que pensar como um "gênio louco", encontrar soluções além das obvias.

 


Se essas histórias podem ser feitas com personagens, o mesmo pode ser para o Superman. É isso que o torna tão especial. Ele ajuda a mostrar que mesmo em situações difíceis, quando tudo parece estar errado, é possivel buscar e até encontrar outras soluções para resolver problemas e ser um herói. 

"Claro que posso dobrar o aço com minhas próprias mãos...mas oque realmente importa...Meu verdadeiro poder realmente é...garantir que, não importa o quão sombria as coisas se tornem, sempre haverá esperança. É isso que significa ser Superman."

Superman em Superman man of tomorrow nº16






Postar um comentário

0 Comentários