Deve Haver um Superman? Parte 1 - Pré Crise (Era de Ouro, Prata e Bronze)


Superman - José Luis García-Lopez



Inspirado pela história escrita por Elliot S! Maggin e desenhada pela lenda Curt Swan, resolvi escrever esse texto, em homenagem ao Superman.

Curt Swan

                                                
Superman é o primeiro e maior Super Herói existente, símbolo da humildade e esperança, o alienígena de Krypton, que adotou os humanos que o adotara como pais e o respectivo planeta para qual fora enviado, como lar.

Krypton - John Byrne

Farei uma breve retrospectiva de diversos aspectos da história do personagem.

Tudo começa em 1938 com 2 jovens garotos chamados: Jerry Siegel e Joe Shuster, amigos de infância, e antigos parceiros de trabalho, e após diversas tentativas de emplacar sucessos na indústria dos quadrinhos, decidem criar um novo personagem e reciclar o nome uma antigo criação, concebido por eles como: Superman. Em 2014 a família de Shuster fez um acordo com a DC acerca desses problemas, enfim... Dada as perspectivas, falarei sobre o mito do Superman.

Superman #1

Em seu início, lá na Action Comics nº1 o Superman não tinha inimigos superpoderosos ou vilões maquiavélicos, seus maiores rivais eram cafetões, cobradores de impostos e aqueles relacionados a especulação imobiliária. Nas entrelinhas, o Super era o herói do povo oprimido. Porém, ao chegar a 2º GM e toda a propaganda anti nazista e o ideário de reafirmar o patriotismo estadunidense, Superman se torna um elemento patriótico e de propaganda de seu país de origem.

Superman #14

Com o fim da 2º GM, os comics Norte Americanos estavam em baixa, principalmente com as investidas do psicanalista Frederick Whertam que com seu livro: "A sedução dos Inocentes" que fez o estudo com alguns jovens e dizia que os quadrinhos eram os responsáveis por levar os jovens ao mal caminho. Afirmava também que os personagens como: Mulher - Maravilha, seria o símbolo de um deprevado delírio do lesbianismo e do sexismo exacerbado, chega também a citar  Batman e Robin, o qual ele afirmava que representavam uma dupla de homossexuais que viviam felizes e combatiam o crime, e que isso seria a perverção dos jovens. Em uma medida desesperada da indústria dos quadrinhos, as editoras se juntam e criam o Comics Code Authority, o órgão de censura dos quadrinhos, em um futuro próximo, eu posso comentar mais sobre ele, enfim, toda a indústria sofreu nas "mãos" do CCA, com o Superman não foi diferente.

Superman #45

A partir de agora irei comentar acerca da Era de Prata dos Quadrinhos e a importancia do editor Mort Weisenger, o responsável pelo Superman ser o que é. Mort era considerado um carrasco dos escritores e desenhistas, o homem era chato! Mas o trabalho dele era excepcional, ajudou a criar os poderes malucos que o Superman viria a ter nessa época, redefiniu nome de personagens, mudou o nome do Estrela Diária, chamado agora de Planeta Diário, e com seu mais novo editor: Perry White! A importância de Weisenger é absurda, contratou novos roteiristas e desenhistas, ele quem trouxe o lendário Curt Swan para os holofotes, Swan que desenhou Superman por 20 longos anos. Weisenger dava palpite sobre tudo, era nítido seu amor pelo personagem. Poderia falar sobre todas as coisas que ele ajudou a galgar na índole do herói, mas me contento em dizer que ele foi um verdadeiro segundo Pai para o Super, além dos jovens garotos.

Action Comics #345 - Curt Swan

Já na era de Bronze, tivemos grandes nomes trabalhando com Super, como Dennys O'Neil, Neal Adams, também marca a saída de Mort Weisenger e a entrada do já consolidado editor Julius Schwartz, que começa a trabalhar com um novo roteirista um garoto chamado Elliot S! Maggin, amigo de infância de um tal Jeph Loeb. Loeb ainda jovem e possuía o sonho de ser escritor de quadrinhos, sempre imaginara uma história onde os guardiões do universo interrogavam o Super, perguntando qual é a importancia e os feitos e os motivos para existir um Superman, Jeph conversa sobre essa história para seu amigo Elliot, que começara na indústria recentemente. E é assim que essa história importantíssima acontece, com um título mais dramático, sugestão de Julius. Publicada em Superman #247 no ano de 1972, ainda hoje é lembrada como uma das melhores histórias do herói.

Superman #247 - Curt Swan

Dennis O´Neil além de ter reformulado com Neal Adams o Arqueiro Verde, e escrito diversas histórias fantásticas no Batman, é muito lembrado por ter escrito a história humana do Superman, em um momento onde o personagem quase um Deus, em relação aos poderes. Conhecida como: "The Sandman Saga" com início em Superman #233. O´Neil mostra um Superman "nerfado" ao ser exposto a Kriptonita no meio do deserto, Superman fica desacordado e ao acordar, se sente fraco, e ao observar vê um monstro de areia com a força de seus poderes. Uma história clássica que ia contra ao que se escrevia naquela época. Os desenhos do mestre Curt Swan estão lindos e a memorável e belíssima arte da capa, fica por conta do grande por Neal Adams.

Superman - Neal Adams

Até a Crise nas Infinitas Terras, temos diversos outros títulos do Superman, como: Superman Annual, Superman´s pal Jimmy Olsen, entre outras. Obs: O Rei Jack Kirby inicia e apresenta os personagens do Quarto Mundo na revista do Jimmy Olsen.

Superman´s pal Jimmy Olsen #136 - Jack Kirby

Marv Wolfman e Gil Kane também passam pelo título, sendo essas histórias, bem mais perto da Crise.

Action Comics #546 - Gil Kane

A história perdida do Superman.

O grande roteirista do Flash, criador de o Reino do Amanhã junto com Alex Ross, entre outras obras magníficas, encontrou em 1988 uma história perdida do Superman, na época em que ele ainda era um faz tudo na DC Comics, esboços originais de Shuster, contando a história do Metal-K, a história era intitulada como: K-Metal, e contava a história de um metal que veio parar na terra e que seu planeta de origem seria Krypton, e que causava uma fraqueza no herói. Mark Waid chega a reescrever a história na íntegra e passa para Ross, mas a dc não estava a fim de publicar, então é aí que surge uma iniciativa fantástica, diversos artistas se juntam para publicar a história, e publicam a história no site Superman Trought the Ages. O artista Jon Bogdanove desenhou algumas páginas, e olha... São lindas! 

Superman - Jon Bogdanove

Bom, essa foi a breve passagem do Super até o ano de 1985, se você leu até aqui, obrigado. Daqui alguns dias deve sair a segunda parte, que aborda o pós Crise, até os dias atuais.

Adventures of Superman - George Pérez.

A maioria das informações que coloquei no post, eu tirei do livro "Fazendo o homem acreditar" do saudoso Felipe Morcelli, alguns documentários sobre o Superman e o Site Superman Trought the Ages.

Estou no Instagram também, publico sempre pequenas resenhas e fotos de quadrinhos. @bluehcomics





Postar um comentário

0 Comentários