Cabo do Medo (1991)


Texto escrito por Rocket - Sweet Rabbit



Nota do Ozy: A campanha para que Rocket, que é um dos nossos melhores redatores, volte a escrever, continua.

 Se apoia essa ideia, deixe nos comentários. Essa mensagem virá em todas as republicações de materiais que tenho dele. 

Para mais textos do Rocket, clique AQUI.

Sinopse: "Quando o advogado Sam Bowden retém provas que poderiam livrar o agressor sexual Max Cady das acusações de estupro, ele passa 14 anos na prisão. Ao ser libertado, Max, sabendo do que o advogado fez, se dedica a perseguir e destruir a família Bowden."


Cabo do Medo (1991)

Elenco principal:
Robert De Niro - Max Cady
Nick Nolte - Sam Bowden
Juliette Lewis - Danielle Bowden
Jessica Lange - Leigh Bowden
Direção: Martin Scorsese


Um advogado deve passar por várias situações delicadas e questionáveis durante a vida. Seus clientes, independente do acontecido, devem ser defendidos e julgados perante a lei, e não pela ética e moral individual de cada um. Sam Bowden é um profissional com certa reputação, tendo passado por vários casos em sua carreira. Em um deles, especificamente, Sam foi contratado para defender um homem acusado de violentar sexualmente uma garota de 16 anos. Durante o processo, o advogado recebeu documentos que definiam a vítima como promíscua, o que poderia livrar seu cliente da acusação e consequente prisão. Vendo o estado em que a garota se encontrava, Sam optou por ocultar as provas, e Max Cady foi condenado a cumprir 14 anos de pena.

Os anos na prisão transformaram a vida de Max. Inicialmente analfabeto, aprendeu a ler e usou seu tempo para estudar livros de advocacia e filosofia. Imagens de Joseph Stalin, Benito Mussolini e Friedrich Nietzsche estampavam sua cela. Seu corpo é bem definido e repleto de tatuagens que representam seus ideais e sua nova missão. Nas costas, uma balança com os dizeres "Verdade" e "Justiça", nos antebraços, os versículos "Minha é a vingança" e "Meu tempo está próximo". Sofreu constantes abusos sexuais (como a maioria dos que são presos por estupro) e em seu sexto ano como presidiário descobriu sobre as informações omitidas por Sam. Sua fala calma e sedutora contrasta com sua personalidade agressiva e maligna. Ele estava determinado a usar toda sua força e inteligência para se vingar do advogado, como se os 14 anos servissem como preparação física e mental para o personagem se entregar a vilania.


Sam tem uma família tradicional formada por uma esposa insatisfeita e uma filha adolescente passando pelo natural processo de autoconhecimento. O casal tem frequentes discussões sobre seu relacionamento e o advogado mantém um envolvimento extraconjugal com uma colega de trabalho. Não concretizam de fato a traição, sexualmente, mas se encontram às escondidas e flertam como dois amantes fogosos. Tal caso descontrói a imagem de "perfeito" do advogado, mostrando que até os mais puros da obra tem lá os seus defeitos.

O confronto entre os protagonistas é tenso desde o princípio. O primeiro encontro é marcado por um diálogo pacífico e ao mesmo tempo intimidador. Max diz ao advogado que ele vai aprender o que é perda, e passa a seguir sua família, circular sua propriedade e fazer leves e ácidas ameaças, usando seu recente conhecimento em direito para não se comprometer legalmente. Num segundo encontro, Sam chega a oferecer uma quantia de dinheiro para que Max saia da cidade e o deixe em paz, mas o vilão deixa bem claro: não existe dinheiro no mundo que compre o sofrimento, a violência e os anos perdidos na prisão. A tensão entre os dois aumenta a cada conflito e o advogado teme cada vez mais o que seu antigo cliente possa vir a fazer.

Durante o primeiro ato, a única prova que temos de que Max realmente cometeu o crime é a palavra de Sam, sendo assim, o vilão pode inicialmente confundir e nos passar uma falsa imagem de justiceiro, de homem injustiçado em busca da verdade. Isso é totalmente quebrado com uma pesada cena onde o vilão seduz, agride e estupra a amante de seu advogado, cometendo o crime pelo qual foi condenado pela segunda vez. O faz porque sabe que o atingiria e que ela não contaria o que houve à ninguém, nem mesmo aos policiais, já que isso comprometeria sua carreira e reputação. Aqui o personagem abre mão de sua máscara social e age como um verdadeiro ogro.


A situação atinge o extremo quando Max descobre que Sam tem uma filha de quase 16 anos, a mesma idade que a vítima de seu caso tinha. Há uma polêmica relação de sedução e medo entre a adolescente e o vilão que foi muito bem construída e que naturalmente causa muita estranheza em quem assiste. Juliette Lewis deu vida à personagem e foi elogiada por conseguir representar a imagem de uma garota ingênua sendo influenciada por um manipulador e lidando com a dualidade entre receio e excitação, rendendo inclusive uma indicação ao Oscar para a atriz.

O suspense da trama é muito bem conduzido e tem forte influência dos filmes sessentistas de Alfred Hitchcock, seja na filmagem, na montagem ou na maneira em que a trilha sonora é encaixada com as cenas. Max tem um ar de indestrutível e sempre parece estar à frente de seus oponentes, deixando o espectador aflito e o tempo todo pensando em qual vai ser o próximo passo do vilão. O filme é um remake da obra homônima lançada em 1962, ambos baseados no livro de John D. Macdonald, originalmente publicado em 1957.

O filme marca a sétima parceria entre Martin Scorsese e Robert De Niro, que passou por uma intensa preparação física para assumir o papel. Na época com 48 anos, o ator perdeu peso e desenvolveu músculos até ficar com apenas 4% de gordura corporal. Também pagou 5 mil dólares à um dentista para que ele deixasse seus dentes com um aspecto mais descuidado. Utiliza um sotaque e tem uma boa expressividade para dar mais intensidade ao personagem, um dos mais bem caracterizados de sua carreira. Nick Nolte, que é mais alto que o colega, também passou por um processo de perda de peso para enaltecer a ameaça que seu adversário representava. O final do filme é satisfatório e nos faz pensar sobre a durabilidade de um trauma. No fim, a perda a qual Max se referia não era financeira ou de bens materiais, mas sim de sanidade e paz de espírito.

"Eu sou semelhante a Deus e Deus semelhante a mim. Eu sou tão grande quanto Deus. Ele é tão pequeno quanto eu. Ele não está acima de mim, nem eu estou abaixo dele."

Postar um comentário

0 Comentários