Arlequina e as Aves de Rapina (ou como uma personagem de Tiny Toon chegou ao estrelato, ou "já pode pedir desculpas por ter nascido homem")


Assisti ao filme da Arlequina, digo, ao filme das Aves de Rapina, que na verdade é o filme da Arlequina, A.K.A., a “muié” do Coringa. Enfim, mais sem mais delongas, devo dizer que o filme é horrendo, o pior filme que vi neste ano, que começou há pouco mais de um mês. Mas por que estou gastando linhas para dissertar sobre esse filme? Bom, por dois motivos, basicamente: primeiro porque é um filme de quadrinhos, e HQs sempre serão questões de interesse deste blog, creio; e, segundo, porque a personagem da Arlequina é um fenômeno da cultura pop contemporânea interessante. Eu disse interessante, não bom.
Fazer introdução sobre a Arlequina é chover no molhado, mas basicamente ela foi criação de Paul Dini e Bruce Timm na celebrada série animada do Batman dos anos 90, com o intuito de ser uma sidekick do Coringa. Seu nome verdadeiro é Harleen Quinzel, uma psiquiatra que se apaixonou pelo Coringa e blá blá blá. Todo mundo sabe o resto da história. Na verdade, muito do sucesso da Arlequina se deve a seu criador, Paul Dini, que insistiu em introduzir a personagem nos quadrinhos, durante a saga Terra de Ninguém.



Pior que a Arlequina caiu no gosto do público, principalmente de dois segmentos: as menininhas e os onanistas. E chegou a ganhar revista mensal própria alguns anos depois, que não durou muito tempo; foi logo cancelada. Apesar disso, seu criador, Paul Dini, ainda insistia em proteger sua personagem, e, quando escreveu sua fase do Batman, na Detective Comics em meados dos anos 2000, vivia colocando a palhacinha nas histórias.



Chegou então o malfadado reboot da DC dos Novos 52, e então quiseram dar uma revitalizada radical na personagem. Fizeram-na ser parte da formação do novo Esquadrão Suicida, e, se antes a Arlequina raramente matava, agora ela era um punk psicopata, que matava até inocentes. E a sensualidade dela aumentou também, para a alegria dos punheteiros. O Pistoleiro que o diga, já que deu uns pegas nela.
No entanto, a reação dos leitores quanto a essa Arlequina que matava inocentes foi muito negativa; então, eles modificaram essa característica na personagem. Ela mata e fere pessoas más, mas não pessoas boas. E logo deram uma nova HQ para a personagem, escrita por Jimmy Palmiotti e desenhada pela Amanda Conner, que se tornou um blockbuster no combalido mercado atual de quadrinhos.

Enfim, veio o filme do Esquadrão Suicida, que, apesar de ser uma bosta, fez certo sucesso e catapultou a personagem para a condição de ícone pop contemporâneo, graças à bela, talentosa (e gostosa) atriz Margor Robbie. Os onanistas foram mais uma vez à loucura, e a Arlequina se tornou referência para as carentes menininhas nerds, que começaram a imitar seu jeito de vestir. O problema é que ela é um péssimo exemplo para meninas crianças e adolescentes. Tudo bem que o Deadpool também é para os moleques, mas é difícil para um garoto se tornar o personagem. Porém, é bem fácil para uma menina encarnar a Arlequina. É só pintar o cabelo, fazer umas marias-chiquinhas, botar um topzinho e enfiar um shortinho que fica atochado no rêgo. Pronto, está montado um cosplay da Arlequina.



E quanto ao filme? Bom, o enredo de Aves de Rapina é bem raso. Basicamente, Arlequina está fazendo um monte de merda e vivendo como um personagem de Tiny Toon. Negócio é que ela sempre foi um personagem de Tiny Toon; é só ver a origem de cartum dela. Mas a burra deixa os outros descobrirem que ela levou um pé na bunda do Coringa, e então vira alvo de todo mundo.
Arlequina vira alvo principalmente de Roman Sionis, o Máscara Negra, interpretado por Ewan McGregor, que está bem galhofa no papel. Máscara Negra é um vilão bem legal do Batman, mas que não tinha sido muito bem aproveitado nos quadrinhos por anos, até que ele se tornou o chefão do crime de Gotham durante a saga Jogos de Guerra. O vilão captura a palhacinha, mas ela o convence a poupar sua vida, em troca de conseguir recuperar o tal diamante Bertinelli.
É aí que entra a outra personagem do filme, Cassandra Cain, que está totalmente descaracterizada da versão dos quadrinhos. Nessa versão, ela é uma garota que se comunica por meio das artes marciais, filha do assassino David Cain, e que se tornou a terceira Batgirl. Mas ela foi reduzida a uma batedora de carteiras e trombadinha juvenil. Cassandra rouba o diamante de Zsasz, que no filme é um capanga do Máscara Negra, e acaba engolindo a joia. Mas no diamante estão criptografados os dados bancários da família mafiosa Bertinelli.
Esse é o ensejo para botar Helena Bertinelli, a Caçadora, na trama, que quer vingança contra os assassinos de sua família. Caçadora é interpretada por Nary Elizabeth Winstead, a namorada de Scott Pilgrim, que está atuando muito mal nesse filme. Pena, porque gosto da atriz.
Completando os personagens, temos Dinah Lance, a Canário Negro, que foi muito descaracterizada e se tornou uma capanga do Máscara Negra, e Renee Montoya, interpretada pela veterana atriz Rosie Perez, que não tem nada a ver fisicamente com a Renee dos quadrinhos. É muito estranho ver uma baixinha e gordinha dando cacete nos bandidos.



Tecnicamente, o filme não é tão ruim. A diretora sabe fazer umas tomadas; as cenas de luta não são extraordinárias, mas são ok. Houve a opção de destacar cores exageradas, para ficar bem a ver com a Arlequina, tudo cheio de glíter.
E quanto à acusação de que o filme é lacrador? Bom, óbvia que é verdadeira. É só notar que o discurso do filme é de empoderamento, da Arlequina tentando sair da sombra do Coringa. Mas, se fosse só isso, até que estava de boa. O problema é a representação negativa de praticamente todos os homens no filme. Acho que o único homem bonzinho no filme é o capanga que salva a vida da Caçadora quando criança e a leva para a Sicília. Os outros homens são todos maus, machistas, misóginos e opressores. Claro que o Máscara Negra é misógino, pois ele é vilão e eleitor do Trump. Além de ter um maneirismo gay. O comissário de polícia é o ex-parceiro da Renee e foi promovido no lugar dela. A impressão que o filme dá é a de que todos os homens são ruins. Não é à toa que a bilheteria já começou muito negativa, uma vez que o filme ataca pelo menos 50% do público do cinema, que não vai querer pagar para ser ofendido.
Outra coisa, a censura do filme é 16 anos no Brasil. Portanto, não levem crianças. Há umas coisas meio pesadinhas, tipo rostos sendo arrancados e tal. Quando assisti ao filme, estava do lado de uma menininha com a avô e a mãe, e havia ainda outras menininhas na plateia. Sei que hoje em dia a molecada baixa e assiste ao filme que quiser, mas você que é pai ou mãe não deve deixar seu filho ou filha ver isso no cinema. Se eles depois baixarem e assistirem por conta própria, ok. 


Nota 2 de 10.


Postar um comentário

0 Comentários