Quem Não se Corromperia Por Uma "Rachadinha"?


Todos somos corruptos. Uns mais facilmente corruptíveis, mais "compráveis", outros menos.
Tudo é uma questão de acertar o preço.
Quando escuto alguém dizer que nunca se vendeu, logo me ocorre a indagação : e será que alguém já tentou comprar o tal?
Eu nunca me vendi. Nunca ninguém ofereceu um vintém furado por mim.
Nem o capeta nunca quis comprar minha alma. O dia em que ele quiser, vendo fácil por uma aposentadoria de juiz federal.
Uns se vendem por merrecas, por cestas básicas; outros por malas de dólares.
Há subornos, propinas e pixulecos para todos os gostos e bolsos.
Há modalidades de corrupção às mancheias. Tentações para as mais resistentes e para as mais fracas carnes. 
As formas de corrupção vão se adequando aos tempos e às leis, são mutantes em constante evolução e adaptação. 
O sujeito segue uma vida exemplar. Sempre correto, reto e probo. Sempre resistiu, incólume, às mais sortidas tentativas de aliciamento.
Até que, num belo dia, ele é atingido em seu ponto fraco, em seu calcanhar de Aquiles, que, ele próprio, julgava não existir. Até que, num belo dia, alguém chega e lhe oferece uma "rachadinha".
Pãããããããta que o pariu!!!!
Muitas vezes, o cara nem está pensando na "rachadinha". Há muito que já não pensa. Conformou-se com sua vida de terno e gravata, de calvo e barrigudo, de porco capão e eunuco. Então, do nada, alguém lhe chega e - pimba! - coloca uma "rachadinha" na sua frente.
Aí, meus caros, sentimento ilhado, morto e amordaçado, volta a incomodar. Pããããta que o pariu se volta!!! Aí, o cara desmorona. Pede arrego. Joga a toalha.
Anos de exemplar vida pública. Décadas de lisura. Tudo vai ao chão por uma "rachadinha".
Se eu fosse um desses parlamentares e suspeições sobre meu decoro fosse levantadas, se dúvidas a respeito de minha honra fossem cogitadas, se começassem a dizer que ganhei milhões em licitações fraudulentas, em vendas de medidas provisórias etc, eu não só autorizaria como eu próprio pediria uma CPI que me investigasse. Nada encontrariam em meu desabono.
Por outro lado, se acusações levianas começassem a circular sobre a minha pessoa ter participação num esquema de "rachadinha", nem haveria a necessidade da abertura de uma CPI. Entregaria-me de pronto à Justiça. Sou réu confesso.
Tem que ser muito macho pra resistir a uma "rachadinha". Melhor : só não sendo macho pra resistir.
Só sendo o Jean Wyllys.

Postar um comentário

0 Comentários