10 motivos pelos quais Venom é o MELHOR filme de super-heróis!



<Texto da Tag “Escritor Convidado”, escrito por: A Doutora>
 
Boa noite, pessoas!

Com a notícia de que os canais do Disqus logo vão acabar, muita gente ficou meio jururu, pois vamos ser sincerxs, aqui é um lugar bem mais legal que muitos sites por aí. Por isso, na tentativa de animar vocês, resolvi publicar mais uma lista da série "10 motivos pelos quais...", e hoje, aproveitando o hype das notícias sobre sua sequência, vamos falar do melhor filme de super-heróis já feito, não apenas de 2018 (chupa Guerra Infinita!) mas de todos os tempos. É claro que estou falando de Venom!


1- UM FILME ROMÂNTICO!



Qualquer um que não tenha o coração de pedra adora um bom romance em tela. Além de humanizar os personagens, ajuda a dar aquele temperinho a mais na trama, muitas vezes impedindo a mesma de avançar e fazer com que o filme acabe logo. E aqui é romance que não acaba mais: Seja o Eddie e sua ex-noiva Anne, a Anne com seu atual parceiro (o médico que ninguém lembra o nome) ou o vilão apaixonado pelo seu ego, o filme esbanja romantismo em tela. Isso que eu deixei de fora o principal romance do filme, que é o Eddie com o Venom, mas vou me aprofundar mais sobre isso num tópico específico.

2- CARACTERIZAÇÃO!



Todo grande filme apresenta ótimas caracterizações, é só vermos filmes de biografias, por exemplo, que Hollywood consegue deixar praticamente todo mundo parecido com qualquer um (menos Bohemian Rhapsody). E em Venom, o trabalho de caracterização é impecável, principalmente no tocante às perucas usadas pela Michelle Willians e, principalmente, Woody Harrelson, que realmente me convenceu ser um ruivo natural. Muito bem feito!

3- UM SUCESSO DE BILHETERIA!

Se alguém ainda tem alguma dúvida que Venom é um excelente filme, é só olhar a bilheteria estrondosa que ele fez, provando ser um sucesso de público. E a gente sabe que o espectador médio só sai de casa para ir ao cinema para ver produções de qualidade. Com mais de 850 milhões de dólares em bilheteria mundial, Venom quase no mesmo patamar de outras franquias de qualidade cinematográficas inquestionáveis, como Velozes e Furiosos e Transformers.

4- FAMILIARIDADE DA TRAMA!

E se o filme fez o sucesso que fez perante o público, é só porque ele teve a ousadia de jogar no seguro, apostando em todos os clichês que já deram certo em outros filmes de origem de super-heróis, tais como: descoberta e teste de poderes, romance impossível (já citado em item anterior), vilão megalomaníaco que quer destruir o mundo para salvá-lo, corporação mega-evil, "gêmeo malvado" para enfrentar no terceiro ato, e assim por diante. Ao vermos em Venom tudo aquilo que nós já vimos um milhão de vezes antes, nos sentimos reconfortados com o sentimento de familiaridade e até mesmo déjà-vu e de saber que este não é um filme que nos tira da nossa zona de conforto.

5- NADA DE HOMEM-ARANHA!


E daí que nos quadrinhos a origem do Venom está intimamente ligada ao Homem-Aranha? No universo de filmes da Sony, o anti-herói tem sua origem levemente alterada, o que lhe dá mais independência e lhe possibilita sair da sombra de um herói muito mais popular que poderia facilmente ofuscar o protagonista caso tivesse algum tipo de menção. E a prova de que a ideia de desvincular a história do vilão com a do herói deu tão certo é que a Warner está fazendo a mesma coisa com um filme solo do Coringa em que não tem o Batman.

6- A CENA DO BEIJO!

Como eu disse no item 4, Venom acertadamente aposta em todos os clichês do gênero, e um dos mais utilizados é quando o herói beija a mocinha. Muitos até hoje se lembram do Homem-Aranha beijando a Mary Jane de ponta-cabeça na chuva, e Venom nos entrega uma cena tão icônica quanto, quando Eddie beija Anne, em posse do simbionte, a fim de pegá-lo de volta, consolidando a relação de amor entre os três que havia sido (muito bem) estabelecida até então. Certamente, é uma cena que os fãs do personagem não vão se esquecer tão cedo.

7- UM VILÃO EXPOSITIVO!




Com uma trama tão complexa quanto Venom, que envolve seres extraterrestres, muita ciência e um laboratório que faz diversos experimentos, seria natural o público leigo se perder na trama com tanto jargão sendo utilizado. Ainda bem que o roteiro pensou nisso e nos deu uma excelente solução, com um vilão que explica tudo o que ele está fazendo e qual é o seu plano o tempo todo, permitindo assim que qualquer um acompanhe o que está acontecendo sem se perder.

8- A CLASSIFICAÇÃO INDICATIVA!

Quando o filme do Venom foi anunciado, muitas pessoas quiseram um filme com classificação para maiores, pois para se manter fiel ao personagem seria necessário um alto nível de violência. Acontece que filmes como Deadpool e Logan, que foram bem tanto de crítica quanto bilheteria, são exceções em Hollywood, e não a regra. E como já vimos que a Sony gosta de apostar no seguro, resolveu abaixar a classificação indicativa para PG-13, o que se mostra mais um acerto do estúdio, pois além de não ter comprometido a essência do personagem, ajudou a aumentar a bilheteria, o tornando um sucesso financeiro.

9- LEVEMENTE BASEADO NOS QUADRINHOS!

O filme se diz baseado no arco O Protetor Letal, que mostra um Eddie Brock morando na cidade de São Francisco e protegendo as ruas com seu jeitinho meigo de ser. Entre a mudança na origem, os sub-plots apresentados e as diferenças em relação aos quadrinhos, podemos notar que Venom se baseia apenas vagamente nos seu material de origem, o que é muito bom, pois guarda surpresas tanto para quem já leu e deseja ver o filme quanto para quem viu o filme e se interesse por ir ler o material fonte. É tanta diferença que você vai acompanhar duas histórias completamente diferentes. Divirta-se!

10- O EI NERD DIZ QUE É BOM!



E por último, mas não menos importante (muito pelo contrário), o conceituado canal Ei Nerd, em seu vídeo intitulado "VENOM: NÃO ACREDITE NESSA CRÍTICA MIMIZENTA!!!" afirma que, diferente do que a maioria dos Youtubers e críticos andavam dizendo, o filme é sim muito bom, e como sempre, suas opiniões muito bem fundamentadas são expostas de forma lógica e coerente, sem ad hominem a quem pensa diferente e trazendo sempre critérios objetivos para defender suas ideias. Então, se você, por alguma razão, não acredita em mim quando digo que Venom é um filme muito bom, aceite a palavra do Pedro Jordão, pois a gente sabe da procedência do rapaz.

Postar um comentário

0 Comentários