5 Filmes Nacionais Para Você Conhecer




<Texto da Tag “Escritor Convidado”, escrito por: A Doutora>

Boa tarde, pessoas!

Domingão quase acabando. Dia de preguiça, e se estiver tão frio quanto aqui em Curitiba, nada como ficar embaixo das cobertas, tomando algo quente e assistindo aquele filme ou série predileta, certo? Pensando nisso, vou deixar com vocês cinco indicações de filmes nacionais, para aqueles que dizem que o cinema brasileiro não presta e só fica pagando pau pra filme gringo.


🔰 Como critério, tentei trazer filmes não tão famosos, pois indicar Bingo, Tropa de Elite, Cidade de Deus, Central do Brasil e outros filmes que todo mundo ao menos já ouviu falar, seria perda de tempo.

🔰 Os filmes não estarão listados, necessariamente, por ordem de preferência.

Sem mais delongas, vamos à lista:

1- O Ano Em Que Meus Pais Saíram de Férias (2006)


Este é um longa que se passa no ano de 1970, no qual o Brasil ganhou o tricampeonato mundial de futebol. Conta a história de Mauro, um menino de 12 anos que repentinamente tem que ir morar com o seu avô, pois seus pais "saíram de férias" (na verdade eles se encontram exilados fora do país, pois eram militantes de esquerda em plena ditadura militar). O problema é que seu avô repentinamente morre, e o garoto fica sozinho até conhecer Shlomo, um senhor judeu que passa a cuidar de Mauro, mas não sem muitos conflitos devido às diferenças culturais e de geração. É um filme emocionante, com alguns momentos engraçados e com boas atuações de um elenco não tão conhecido, além de uma convincente reprodução de época. Vale a pena conhecer.

2- Eles Não Usam Black-Tie (1981)


Um filme que possui grandes nomes no elenco, como Fernanda Montenegro e Gianfrancesco Guarnieri, o longa é uma adaptação de uma peça teatral de mesmo nome escrita pelo próprio Guarnieri. Acompanha o drama de uma família de metalúrgicos, no qual o pai é um dos líderes sindicais à frente de uma greve, porém seu filho, preocupado em perder o emprego devido à gravidez de sua namorada, decide furar a greve e um conflito familiar se inicia. Também retrata a diferença de pensamento entre gerações, com ambos os lados trazendo bons argumentos e trazendo questionamentos importantes como esforço, sacrifícios que fazemos pela família e até que ponto devemos lutar por um bem maior coletivo.

3- Ferrugem (2018)



O mais recente filme dessa lista, mostra a história de Tati, uma estudante de ensino médio que tem um vídeo íntimo vazado no grupo de Whatsapp do colégio e as consequências que isso traz para sua vida. O filme tem um ritmo um pouco lento e é mais contemplativo do que deveria, mas traz à tona um assunto importante, atual, que deve ser debatido e mostra os dois pesos e duas medidas que a sociedade encara um mesmo fato, e como as pessoas se comportam perante a menina e o tratamento totalmente diferenciado com o garoto que aparecia no vídeo junto com ela.

4- Ed Mort (1997)



Um filme de comédia com o Paulo Betti que eu assisti completamente por acaso um dia de madrugada na Globo, mostra o detetive particular Ed Mort investigando paralelamente dois casos de desaparecimento. Trata-se de uma adaptação de um personagem criado por Luis Fernando Veríssimo em diversos contos curtos, Ed Mort é uma paródia à brasileira dos detetives de histórias noir americanas. O personagem é falido, caloteiro, malandro, charmoso e não perde a oportunidade de dar em cima do primeiro rabo de saia que aparecer em sua frente. Com frases espirituosas e situações que beiram o non-sense, fica a dica não apenas do filme mas dos contos do autor, que são impagáveis.

5- Estômago (2007)


Na minha humilde opinião, um dos melhores filmes nacionais já feitos, conta a surpreendente história de Raimundo Nonato, que decide se mudar para a cidade grande e logo descobre um talento nato para a culinária. O filme se divide em duas linhas narrativas, uma no presente com Nonato na prisão, enquanto tenta se adaptar ao clima hostil desse lugar, e flashbacks que vão mostrando a série de acontecimentos que o levaram a ser preso. Excelente roteiro, boas atuações, e um final surpreendente, este é um filme que todo mundo que gosta de cinema deveria assistir.

Então foi isso pessoal, espero que tenham gostado dessas dicas. Digam aí nos comentários se já assistiram a algum destes filmes, e se algum chamou a atenção.

Nacionalmente,

A Doutora.

Postar um comentário

0 Comentários