A direita já perdeu





 Quando eu comecei esse post, alguns dias atrás, eu estava relativamente irritado. Graças a Deus eu tive que fazer outras coisas e me acalmei, até porque mais foi surgindo com o tempo. Infelizmente, no entanto, o problema do qual eu falava permanece e na verdade tudo parece pior (ou talvez continue tão mal quanto sempre foi e eu é que estou perdendo as esperanças).
 O fato é que a direita (no geral) já foi derrotada no debate politico. "Você está dizendo que a esquerda está certa?" Não. Particularmente não acho que a esquerda esteja certa no que se refere na maior parte dos assuntos. Mas não é preciso estar certo para vencer politicamente e a direita já perdeu.

 Recentemente, o comediante conservador americano Steven Crowder teve todos os seus videos desmonetizados. O motivo? Ele atacou o "jornalista" Carlos Maza do site "Vox". A verdade é que Crowder já havia feito diversos videos respondendo a videos que Maza publicou no site para o qual trabalha. Entre os videos que Crowder respondeu estavam alguns em que Maza defende os seguintes tópicos:

Republicanos quebraram a política (porque "se tornaram mais radicais")
Green New Deal
Conservadores controlam a mídia (sério)

 Ambas as afirmações são no minimo discutíveis, assim como o projeto de lei (que eu classificaria como radical). Mas é claro que Maza, quando iniciou uma campanha virtual para banir (o objetivo era banir) Crowder, não usou o argumento de que era porque ele estava respondendo os argumentos (já que isso ainda pegaria mal). O argumento é que comediante atacou especificamente a sua sexualidade e etnia.
 E é verdade que Crowder o chamou de "Queer latino" e zombou da forma como ele fala? É. Em um programa de humor. Porque Maza chama a si mesmo de queer (seja lá o que é isso). Porque Maza chama a si mesmo latino. E porque ele fala de forma diferente. Mas os argumentos nunca foram direcionados contra a sexualidade do "jornalista", foi tudo feito por efeito de humor (se é engraçado ou não cabe a cada um decidir). Aliais, esse Maza já chamou o comentarista Tucker Carlson do canal "Fox News" de "supremacista branco" diversas vezes e defendeu que se jogue milkshakes em quem discorda de você (posição que aparentemente é normal hoje em dia).
 E mesmo que fossem xingamentos, e dai? Justifica querer banir o cara? Claro que seria errado moralmente e eu não apoiaria mas é motivo de censura? Não, não é. Ou ao menos não deveria ser.
 A situação toda gerou o chamado "Voxpocalypse" onde diversos canais do youtube (incluindo canais que não são de direita) começaram a ter videos desmonetizados. O Youtube também afirmou que mudará seu algarismo para privilegiar "fontes confiáveis".
 Para os que estão se questionando, não há nada de bom em o Youtube privilegiar "fontes confiáveis". Pode até parecer que só vai te impedir de ver conteúdo sobre a Terra plana mas pense bem, quem é que decide o que é uma fonte confiável? No fim, mais do que impedir as teorias da Terra plana (que eu acho tão ridículas quanto qualquer um, mas defenderei até o fim o direito de serem divulgadas) o que isso provavelmente vai fazer é controlar a informação.



 Mais recentemente, o "jornal imparcial" New York Times escreveu uma extensa matéria sobre a radicalização de pessoas por conta de "youtubers de direita". O artigo conta a história de um rapaz chamado "Caleb Cain". Quem é Caleb Cain para receber uma matéria inteira no New York Times? Ele é só um cara qualquer. É sério. A história de Caleb é que ele era um esquerdista ("liberal" em inglês) que começou a ver videos no youtube e virou direitista ("conservative") até que começou a ver outros videos no youtube e voltou a ser um esquerdista. É literalmente isso.

 Mas a história desinteressante não é o único problema do artigo. o problema é a desonestidade. Por parte do New York Times, são colocados no mesmo barco de Alex Jones e verdadeiros membros da "alt-right" (alternative right, para quem não sabe o que significa) pessoas  como David Ruben, Ben Shappiro e Milton Friedman! Aparentemente, um ganhador do prêmio Nobel é apenas mais um "youtuber de direita" interessado em radicalizar pessoas para as transformar em nazistas (ou achar que os sapos estão se tornando homossexuais no caso do Alex Jones). Até mesmo Joe Rogan, que é de esquerda, foi colocado lá porque ele... recebe pessoas de direita em seu programa (não interessa se ele também já entrevistou esquerdistas, incluindo candidatos a presidência pelo partido democrata e até mesmo o nosso conhecido Rafinha Bastos).
 Eles passam boa parte do artigo falando sobre o senhor Stefan Molyneux, um anarco-capitalista que aparentemente possue certa obsessão com a ideia que raça determina QI. Eu mesmo já não era o maior fã do senhor Molyneux mesmo antes dessa história sobre o QI (que eu não conferi então realmente não sei se é verdade). Mesmo assim, quem disse que ele é a mesma coisa que alguém como Ben Shappiro? Mesmo que esse homem seja o mal encarnado que o artigo tenta pintar, isso não quer dizer que todos os outros o são.
 Para completar, a libertária Lauren Southern é descrita por Cain (que ao menos para mim não parece ser o mais honesto dos homens) como uma "fascista". Deixo abaixo um dos vídeos dessa fascista perigosa:

 E vocês acham que é diferente no Brasil? Por acaso já esqueceram o caso Gentili? Não me interessa se ele não está preso, só o fato de ser considerado possível ser preso por zoar um político já é preocupante. E sabe qual é o pior? Eu vi gente defendendo. 
 Não estou falando que eu vi postagens no tweeter (é assim que se escreve?) ou comentários no youtube defendendo a prisão do cara. Eu pessoalmente vi gente defendendo. Falei com gente que defende. Como se fosse normal!

 E onde entra a inevitável derrota da direita nisso tudo? Ela ainda insiste em defender a liberdade de expressão. Claro que existem alguns que defendem coisas como a proibição do comunismo, e concordo que o número de pessoas que o fazem aumentou assustadoramente, mas claramente não são maioria entre os "direitistas".

 Já quanto a esquerda, é difícil dizer quantos são os que defendem esse tipo de postura. O que acontece é que "Discurso de ódio" é uma visão defendida pela esquerda no geral. Ou ao menos a esquerda que faz barulho. Sei que existem esquerdistas que são contra isso tudo mas eles parecem estar cada vez mais omissos quando esse tipo de coisa acontece (e por isso eu não consigo definir se são grande parte da esquerda ou apenas uma pequena parte). E essa omissão me preocupa.

 No final, a liberdade é o que mais facilita sua própria destruição. Eu não vou mudar, vou continuar defendendo a liberdade de expressão para todos, mesmo aqueles que a usam para tentar destruir-la. E por isso, infelizmente creio que a perderei. Mas a honrarei até ser proibido de a honrar.


Postar um comentário

0 Comentários