Nova funcionalidade do aplicativos Chessking!


        A Chess King não para de revolucionar e trazer novidades em seus aplicativos. Uma das novas atualizações recentes permitem a criação de GIFs animados a partir de arquivos em formato PGN. Isso permite aos jogadores e estudiosos de xadrez, criarem GIFs animados de seus estudos, a partir de determinados exercícios disponíveis nos cursos de xadrez por aplicativos da Chess King.

        Essa nova funcionalidade era muito aguardada pelos fãs da famosa marca, que diga-se de passagem, é a criadora de revolucionários aplicativos para aprender, estudar e melhorar no xadrez. Criar GIFs em xadrez é muito prático para aqueles que possuem dificuldades com sistemas de notações de partida, tornando os exemplos de determinados exercícios ainda mais visual e concreto na hora de mentalizar, assim sendo, toda a explicação e compreensão dos principais temas ensinados nos cursos ficam mais fáceis e rápidas de compreender, pois de fato, o método de visualização melhora e muito qualquer ensino, evitando de ter de precisar de ler complicadas formulas e "notações algébricas" ou ainda, levar longas horas montando diversos posições num tabuleiro, pra só depois analisar e ler os exemplos nos livro. No formato GIF o aluno pode apenas olhar e entender.

1. Escolha o exercício que queira compartilhar com seus amigos a partir de qualquer aplicativo Chess King. Basta clicar no menu, que fica no canto superior direito da tela.

2. Clique em "exercício"

3. Clique em "Compartilhar"

4. Escolha "Salvar em GIF" e pronto, o aplicativo se encarrega de criar e compartilhar o exemplo escolhido por email, whatsapp, redes sociais ou você pode salvá-lo em seu dispositivo portátil.

Esse é o resultado de um arquivo GIF, criado a partir de um aplicativo para celular da Chess King, legal não é?


        Existem muitos programas de criação de GIFs na internet para diagramas de xadrez que funcionam online e aplicativos, assim como o famoso "Chess GIF" (do meu amigo Asim Pereira) um app para portáteis, Chess.com e XADREZ64 que funcionam online em sites, entre outros. Mas vale ressaltar que um poderoso programa que ensina o nosso nobre esporte, aliada a uma maravilhosa função de salvar e compartilhar seus exercícios em formato GIF, realmente é de grande utilidade, principalmente para nós Instrutores quando queremos compartilhar demonstrações difíceis para nossos alunos iniciantes, que ao sentirem dificuldades de entender descrições como por exemplo a "notação Forsyth" que é muito útil e aceito em nosso meio e por todos os demais profissionais, mas que se torna um pesadelos para iniciantes e outros amantes que caem no ostracismo, as vezes por falta de tempo para estudar, ou por não quererem perder tempo aprendendo notações.
        Enfim, a era dos computadores está sempre melhorando a capacidade de ensinar xadrez e principalmente de aprender sozinho, isso faz de nós amantes do jogo, nos tornar autodidatas. Até a próxima pessoal.

Instrutor Regional de Xadrez pela CBX

 Confederação Brasileira de Xadrez

 Licença:5700568643 ID nº.77

 

Postar um comentário

0 Comentários