5 Coisas que gostei VS 5 Coisas que NÃO gostei em Vingadores – Ultimato (Claramente, COM SPOILERS)



[Texto da tag “Escritor Convidado”, escrito por: A Doutora, originalmente publicado em:
https://disqus.com/home/discussion/channel-familiamarvel/5_coisas_que_gostei_em_vingadores_ultimato_com_spoilers/

https://disqus.com/home/discussion/channel-familiamarvel/5_coisas_que_nao_gostei_em_vingadores_ultimato_com_spoilers/]

No final de semana passado eu consegui finalmente assistir Vingadores: Ultimato. E em vez de fazer uma crítica de texto corrido (que você pode achar aos montes aí na internet), resolvi fazer em forma de tópicos para dinamizar melhor tanto a escrita quanto a leitura de vocês (espero). Assim também, já corto aqueles parágrafos introdutórios que resumem o caminho do MCU até aqui (que parece ser obrigatório nesse tipo de texto), até porque vocês certamente já conhecem de cor e salteado e não precisam que eu fique aqui qualificando o trabalho dos Irmãos Russo, certo?


OBS: Conforme já evidenciado no título do post, esse texto conterá spoilers de Vingadores: Ultimato. Caso ainda não tenha visto, volte aqui mais tarde para dar as suas impressões (caso queira, é claro).

GOSTEI:

1- A TRAMA DO FILME


Logo de cara, uma das coisas que chamam a atenção em Ultimato é a estrutura da trama, além dos caminhos que os roteiristas escolheram tomar para contar esta história. Claro, em nenhum momento o filme reinventa a roda ou apresenta algum conceito inédito para nós, mas gosto de muito de o filme desde o começo quebrar as expectativas do público. Quem aí não achou que o filme começaria com o time indo atrás do Thanos, tomando uma coça do Titã Louco e voltar no final do filme para a revanche definitiva? Alguém imaginou que eles matariam o vilão principal logo nos primeiros 15 minutos de filme? Também gostei muito das viagens no tempo e a forma como o recurso foi utilizado na trama. Sou suspeita para falar, pois esse é o tema dentro da ficção científica que eu mais gosto (ah, vá!). Para mim foi bastante interessante o fato de viagens temporais não apagarem o passado do que foi feito, pois assim sempre teríamos a impressão de que se algo muito sério acontecesse seria só alguém voltar no tempo e dar "ctrl z" no que foi feito.

2- PERSONAGENS SECUNDÁRIOS


É claro que a gente sabia que o principal foco do filme seria os seis vingadores originais, pois Ultimato se trata da despedida de muitos desses personagens que há muito acompanhamos. Porém, gostei como alguns coadjuvantes foram bem utilizados, alguns mesmo que com pouco tempo de tela. Destaco aqui Nebula, cujo arco dramático chegou ao seu ápice, e a Karen Gillian (ex Doctor Who, me vejo obrigada a acrescentar <3 <3) conseguiu demonstrar muito bem as nuances das duas versões da personagem. Gostei bastante do Loki, apesar de ter uma participação bem pequena (porém importantíssima para o futuro de sua série no Disney+). E o ator é tão expressivo que eu rachei de rir simplesmente com a cara que ele faz quando o Homem-Formiga tenta roubar o Tesseract, mesmo ele estando com metade do rosto coberto por uma máscara. Gostei também da participação surpresa da Anciã, o que me faz reforçar a ideia de que eles mataram a personagem cedo demais (embora seja compreensível para o desenvolvimento do Estranho).

3- A ESTRUTURA DOS 3 ATOS


Outra coisa que me chamou a atenção foi como eles usaram a estrutura clássica dos três atos para desenvolver bem o estado de espírito dos personagens, com um primeiro ato que mostra bem a dor da derrota, o abatimento, para o segundo ato focar na reação e por fim a redenção, fazendo com que principalmente a luta final seja bastante catártica para o público, principalmente aqueles que acompanham esses personagens desde o começo de tudo, há onze anos.

4- CONSEQUÊNCIAS DEFINITIVAS


Essa é para aqueles que falam que os filmes da Marvel não tem peso e que nunca há consequências definitivas para a vida dos personagens. Algumas decisões foram ousadas, mas principalmente acho que muitos não estavam esperando que alguns personagens fosse de fato morrer pra sempre (e para aqueles que, como eu, pensavam que isso provavelmente ia acontecer, certamente não estava esperando que seria do Homem de Ferro que iria para o além). O fato é que fora pelo estalar de dedos, que sabíamos que ia ser revertido, todo o resto continuou valendo, incluindo as mortes dos personagens que não viraram pó.

5- CAPITÃO AMÉRICA LEVANTANDO O MJOLNIR


Para mim, NADA em Ultimato foi mais legal do que ver o Capitão América empunhando o Mjolnir do Thor e dando uma sova bem dada no Thanos. Embora todos os Vingadores originais tenham tido seu momento, é inegável que esse ato final é uma carta de amor principalmente ao Cap e ao Tony. O momento dele segurando o martelo foi o equivalente (ao menos na sessão que eu estava) à chegada de Thor em Wakanda em Guerra Infinita. Não teve um que não vibrou, e a energia foi contagiante.

NÃO GOSTEI:

1- PROFESSOR HULK


Estou no time que não gostou muito do "Professor Hulk" no filme, e vou dizer porquê: Do ponto de vista da evolução do personagem, faz completo sentido essa nova abordagem, pois acho que era a única que faltava realmente explorar (ao menos até onde consigo imaginar). O problema foi a execução. Como o próprio Banner fala para o Lang, agora ele é o melhor dos dois mundos: Cérebro mais músculos. Só que não. Do ponto de vista da inteligência, o personagem não foi muito eficiente, já que contribuiu pouco para o lado científico do problema. E sobre os músculos, o Hulk não teve um combate decente no filme, então também não serviu como força bruta. Ou seja, não contribuiu nem como cérebro, nem como músculo. Além disso, particularmente senti muito a falta de uma revanche contra o Thanos. Mas ele se tornou um bom conselheiro sentimental, pelo menos.

2- THOR


Ok, antes que façam por aí uma lista em algum site me acusando de gordofobia, saibam que não tive problema nenhum em aceitar a nova forma física do Thor (até achei ele mais parecido com um Viking, hahahah). O problema para mim é que desde Ragnarok o personagem vinha numa ascensão muito boa, sempre apresentando um momento épico que fazia o público vibrar, e aqui isso não acontece. Nada contra ele ser o alívio cômico, acho que finalmente acharam um modo para o Chris Hemsworth realmente ficar confortável no papel, mas não dá pra descuidar do poderio do personagem e do que ele realmente é capaz. Ele pode ser o tiozão do pavê, mas ele também tem que ser eletrizante! (trocadilho não intencional).

3- CONVENIÊNCIAS DE ROTEIRO


Quando o Doutor Estranho falou que existia apenas uma realidade em mais de 14 milhões em que os heróis saíssem vencedores e resolveu entregar a Joia do Tempo para poupar a vida do Tony, nós sabíamos que tudo estava de acordo com o plano do Mago. Porém, fiquei meio decepcionada ao ver do tanto de coincidências e acasos tiveram que acontecer para chegar o momento da revanche dos heróis. Seja a Capitã Marvel resgatando o Tony na hora exata (algo que ficou bem mal explicado em como ela sabia onde ele estava), seja um rato acidentalmente puxar o Scott do Reino Quântico ou mesmo não ter acontecido nenhum imprevisto que poderia ter mudado tudo, pareceu que foi muito mais uma obra do destino do que de fato algo que estivesse ao alcance dos Vingadores.

4- TECNOLOGIA... MÁGICA(???)


Ok, este não é de hoje que me incomoda e nem é exclusividade deste filme. Mas a tecnologia dentro do MCU chegou a um patamar que parece mais facilitação barata de roteiro do que algo plausível dentro deste universo. Embora já tenhamos visto algo semelhante na última armadura do Tony ou mesmo no traje do T'Chala, ver aquela roupa do Reino Quântico sumir e aparecer como mágica sempre que era necessário realmente mexeu com a minha suspensão da descrença. Mas é algo que aparece em várias franquias e pelo jeito vai continuar existindo daqui para a frente, então o negócio é ignorar e tentar apreciar outros aspectos.

5- A PASSAGEM DO ESCUDO PARA O SAM


Eu sei que isso tem procedência nos quadrinhos, e que era algo até esperado dentro do MCU, mas sério, ao ver o velho Steve passar o escudo pro Sam eu só consegui pensar: "Por que?? Ó o Bucky logo ali!". Eu sei que o Sam foi um fiel escudeiro (outro trocadilho não intencional) para o Steve, mas ele sempre foi o cara que tava ali. "Qual a função do Sam? Estar ali". Por toda a história vivida entre Steve e o Bucky, este certamente merecia mais empunhar o escudo do Capitão.
Bom, galera, estes foram alguns dos pontos que mais me incomodaram em Ultimato. Vocês concordam comigo? Discordam de mim? Deixem abaixo quais momentos incomodaram vocês e o porquê.
Atenciosamente,
A Doutora.


Postar um comentário

0 Comentários