Animação: O Hobbit (1977)


Título Original: The Hobbit

Diretor: Jules Bass e Arthur Rankin Jr.

Roteiro: Romeo Muller

Sinopse: “A trajetória de Bilbo Bolseiro, que enfrenta uma jornada épica para retomar o Reino de Erebor, terra dos anões que foi conquistada há muito tempo pelo dragão Smaug. Levado à empreitada pelo mago Gandalf, o Cinza, Bilbo encontra-se junto a um grupo de 13 anões liderados pelo lendário guerreiro Thorin Escudo-de-Carvalho.”



 

 Na arte animada, relacionada às adaptações das obras de J. R.R Tolkien, só tinha conhecimento a pouco tempo de O Senhor dos Anéis nas mãos do diretor cult Ralph Bakshi, que também ficou conhecido pelos seus outros trabalhos para adultos: Fritz-The Cat (baseado no personagem de Robert Crumb) e O Mundo Proibido (é mais ou menos 'Uma Cilada para Roger Rabbit' underground e sensual). Algum tempo atrás, por acaso, descobri um trailer em desenho animado de O Hobbit distribuído pela Warner Bros.

Não posso comparar com o livro porque não li, mas, essa versão de 1977, claro, temos uma experiência contrária à famosa trilogia dirigida por Peter Jackson. Apesar de aparentemente ser uma produção amena, feita nos anos 70 para a TV, não imaginava que se distanciasse tanto dos filmes - ou seria os filmes que se distanciaram do livro? De qualquer forma, mesmo Hollywood dividindo a história em três partes e criando uma coisa ou outra, a trilogia é superior. Claro, é preciso relevar e não analisar rigorosamente um desenho animado antigo visando o público infanto-juvenil. Mas infelizmente tudo é mostrado de uma forma limitada, principalmente nos diálogos. Da mesma maneira segue a apresentação dos personagens, sem tanto carisma, em um resumo de uma hora e vinte e sete minutos. Entretanto, achei os traços até certo ponto, interessantes.



A estética do desenho animado é muito estilizada: Há um capricho no detalhe das mãos, na entrelaçada barba de Gandalf , no dragão Smaug e nas ambientações da floresta...visto a época que foi feito. Já os rostos são muito caricatos, o que era de se esperar dos anões e até do Bilbo Bolseiro, junto com grandes olhos. Os elfos também se diferenciam um pouco da aparência humana. Já os trolls e os orcs possuem traços mais monstruosos (lembrando sapos), assim como Sméagol/Gollum tem uma forma decadente. Mesmo com tantas diferenças, O Hobbit dos anos 70 serve apenas como um passatempo, onde não vale a pena colocar tantas expectativas. Além desses títulos antigos, ainda existe uma adaptação, também em desenho animado, de O retorno do Rei, feito nesse mesmo estilo.


Conclusão: Péssimo - Ruim - Regular  - Bom - Ótimo


Soundtrak:



Postar um comentário

0 Comentários