POR TRÁS DOS QUADRINHOS: THE FLASH

The Flash é um personagem que foi criado pela DC Comics e que tem como poder Super Velocidade que permite correr a super velocidades que vão de quase perto da velocidade da luz, na velocidade da luz e até mesmo superior a luz. Este manto já foi usado por diversos personagens em diversas eras dos quadrinhos, mas foram três que se destacaram, que foram:

Jay Garrick (era de ouro dos quadrinhos)
Barry Allen (era de prata) 
Wally West (era moderna dos quadrinhos).
Além da super velocidade, o herói possuía outros poderes derivados da super velocidade, como super reflexos, capacidade de regenerativa e de cura acelerada, guardar grandes quantidade de conhecimento e fazer uso deles por uma quantidade de tempo, passar por objetos sólidos e uma aura de proteção que o protege dos efeitos do atrito da sua alta velocidade e de quedas, também pode aplicar golpes como soco da massa infinita e disparar os relâmpagos que ficam entorno de seu corpo. Além disso, ele pode se locomover tão rápido, que ele pode viajar no tempo ou entre dimensões. Na realidade seus poderes contrariam as leis da física.
Após a entrada do Flash Wally West em 1985, após o evento Crise nas infinitas terras, foi trabalhado um novo conceito que explicava os poderes de todos os Flashs que era a Força de Aceleração, que é uma campo de energia vivo é consciente que dá todos os poderes que o herói possui. Na realidade esta é a origem de seus poderes. E graças a este campo de energia que o Flash pode fazer tudo isso.
A força de aceleração foi retratada muito nos quadrinhos e foi ela que permitiu que o Barry Allen retornasse, pois ele havia morrido no evento crise nas infinitas terras, já que ele correu em alta velocidade ao entorno da maquina do antimonitor, com isso começou a se tornar energia pura e voltar no tempo, até o momento em que ele foi atingido pelo raio, na realidade ele se tornou o próprio raio que o atingiu. Mas ao atingir ele mesmo, ele foi tragado para a força de aceleração. Depois de muito tempo ele conseguiu sair da força de aceleração voltando a ser o Flash.
Como já disse anteriormente, foram 3 personagens que carregaram o manto do Flash.
O primeiro foi em 1940 e o nome do personagem era Jay Garrick que foi criado pelo escrito Gardner Fox e pelo artista Harry Lampert. Jay era um estudante de física que ao inalar gases oriundos de água pesada, adquiriu super velocidade, podendo correr próximo a velocidade da luz. Jay usava uma calça azul e camisa longa vermelha com um relâmpago amarelo em seu peito e tinha um elmo com asas igual ao do personagem da mitologia grega Hermes. Além disso não usava mascara ocultando sua identidade vibrando seu rosto para que ele ficasse borrado. (igual ao Flash da serie da Warner, que fazia isso para que as pessoas próximas não o reconhecesse). Ele combatia o crime na cidade de Keystone City. Ele foi fundador da Sociedade da Justiça. Na realidade depois passamos a saber que ele era de uma Terra Alternativa, que era conhecida como Terra 2. No Brasil ele ficou conhecido como Joel Ciclone. Como a crise nas infinitas terras, toada a noção de terras paralelas foi extinta, ficando apenas uma unica terra e as realidade foram unidas, sendo que Keystone e Central City se tornaram cidades uma ao lado da outra. E o Jay agora e lembrado como um combatente do crime da década de 40 nesta unica terra. Após o evento Flashpoint, novamente a Terra 2 e criada e o Jay agora um jovem numa terra que havia enfrentado uma guerra contra Apokolipse, se recuperava, eis que o Jay presencia a queda de um meteoro, mas na realidade não era um e sim o Deus Grego Hermes que estava moribundo e avisava sobre uma invasão e que os Deuses Gregos não foram páreos para o que estava por vir e que antes dele morrer iria passar seus poderes para o Jay. Hermes passa seus poderes e dessa forma Jay que agora se chama Flash. Seu uniforme e bem diferente do anterior, uma roupa bem parecida com a do Jay Garrick do seriado.
Com o desuso do Jay Garrick, a DC resolve recriar o personagem, Em 1956, era de prata dos quadrinhos o novo Flash é criado pelas mãos de Gardner Fox e Carmine Infantino. Este novo Flash tem uma origem bem diferente. O cientista Forense Barry Allen estava trabalhando numa noite chuva em seu laboratório, quando um raio entra pela parabólica e acerta Barry e o joga num armário de produtos químicos, ele cai inconsciente e quando acorda ele esta diferente, agora tem uma supervelocidade. Ele decide usar sua velocidade para ajudar as pessoas e combater o crime. Ele cria um uniforme todo vermelho com uma mascara com asas e com um simbolo de um relâmpago no peito. Ele é muito mais rapido, pode correr na velocidade da luz. Ele com o tempo cria um anel para guardar seu uniforme, quando precisa aperta um botão e o uniforme aparece (mais a frente com o poder da força da aceleração, ele não precisa mais disso, podendo criar o uniforme quando deseja apenas construindo ele usando a energia da força da aceleração). Ele se junta a Liga da Justiça e junto de grandes icones da DC (Superman, Mulher Maravilha, Batman, Lanterna verde, Aguaman e Caçador de Marte). Em 1959 o sobrinho da Iris West, Wally West (futuro Flash) e introduzido nas aventuras do Flash como seu parceiro, recebendo o nome de Kid Flash, que temos mais tarde seria membro da Tropa Titã e depois dos Novos Titãs. O engraçado e que o mesmo acidente que deu os poderes do Flash aconteceu com o Wally, quando o Flash examinava uma maquina estranha. Com o tempo, Flash e Kid Flash atuaram juntos. Em 1985 com o advento Crise nas infinitas Terras, o Fash ao investigar uma ameaça cósmica ao viajar pelo tempo e pelas diversas dimensões e capturado pelo Antimonitor. Ele é preso e quando consegue se soltar percebe o plano do vilão que ameaça destruir toda a realidade usando um canhão de antimatéria. Determinado a deter seus planos, corre a altíssima velocidade ao redor da maquina, fazendo a antimatéria retornar para a maquina. No processo ele vai viajando no tempo e se tornando energia, que o faz voltar até o exato instante e que ele mesmo e atingido pelo raio. Na realidade o Barry se tornou o próprio raio que o atingiu.
Com o evento das infinitas Terras, o segundo Flash Barry Allen Morre e seu sobrinho Wally West assume o manto de Flash, isso em 1985. Diferente dos anteriores, Wally opta por não esconder sua identidade secreta, e também com sua velocidade limitada a no máximo a velocidade do som (devido a uma doença que teve que o estava matando toda as vezes que usava seu poder e ter sido atingido pelo raio do antimonitor o curando). Ele se torna um ds Flashs mais diferentes, tento que lidar com sua limitação de velocidade em comparação com os anteriores. Na saga invasão, quando uma raça de 4 raças tenta invadir a Terra, por causa da quantidade de meta humanos que o planeta gera, ele querem conquistar ela para usar os humanos como arma. Um cientista a raça Dominions detona uma bomba genética que afeta todos os meta humanos e com isso tira os poderes do Flash West que para recupera-lo se submete os mesmo processo que deu os poderes ao Barry e a ele. O experimento dá certo e aumenta bastante o poder do Wally. Nesse período e que começa a surgir a noção da Força de Aceleração, sendo responsável pelos poderes de todos os Flash. O Flash Wally, ficou sendo um dos flashs mais famosos e também o mais rapido, podendo correr muitas vezes mais rapido do que a luz. Certa vez o Wally conseguiu salvar a população inteira de uma cidade de uma explosão nuclear, pegando cada pessoa de uma vez, salvando a todos. Em 2009 Geoff Johns e Ethan Vansciver iniciam a saga Flash Rebirth, onde trouxeram Barry Allen de volta a vida. Mesmo com o a volta do Barry, Wally continuou como Flash. Wally era casado com a repórter Linda e tinha dois gêmeos que tinha poderes.
Em 2011, a DC iniciou Flashpoint que mostrava o Barry voltando no tempo e trazendo sua mãe de volta a vida. Como esta atitude do Barry, o tempo foi alterado e o mundo ficou presso numa guerra entre os Atlantes liderados por Aquaman e as amazonas lideras pela mulher Maravilha. Com o final desta saga o universo dos quadrinhos da DC foi modificado, criando os Novos 52. Nesta saga nunca existiu o Wally West que substituiria o Barry. Aquele Wally sumiu entre as dimensões com sua esposa e filhos. Nesta nova realidade novamente as terras paralelas voltaram a existir e muitos eventos que ocorreram antes foram reescritos. Posteriormente veio a existência de um novo Wally West negro que viria a se tornar Kid Flash.
Como evento convergência e depois Renascimento Wally West volta a vida, trazido de volta pelo Barry que se lembra de toda a sua vida anterior antes de Flashpoint.
Existiu várias animações onde o Flash Barry Allen e retratado, na década de 70 e 80 tivemos os superamigos nos anos 2000, tivemos a liga da Justiça e depois liga da justiça sem limites onde o Wally West e retratado como Flash. Alem disso tivemos a animação Justiça Jovem onde tivemos o Flash e o Kid Flash. Tivemos varias animações especiais onde Barry e retratado.
Ex: 
Liga da Justiça - A Nova Fronteira
Liga da Justiça: Crise em Duas Terras
Liga da Justiça: A Legião do Mal
Liga da Justiça: Ponto de Ignição
Liga da Justiça: Guerra
Liga da Justiça: Trono de Atlântida
Batman Sem Limites: Instinto Animal
Batman Sem Limites: Caos Monstruoso
Liga da Justiça vs Jovens Titãs
Além disso tivemos na década de 90 um filme da liga da justiça onde aparece o Flash. O Filme e horrível é apresenta o Flash como um carteiro.
Em 1991 ainda tivemos um seriado do Flash que foi feita pela Warne, que valeu pelos efeitos especiais. A série teve 21 episódios. John Wesley Shipp viveu o Barry Allen/Flash, onde era ajuda pela Christina "Tina" McGee que foi vivida pela atriz Amanda Pays.
Em 2014, surge uma nova serie The Flash, dessa vez vivido pelo ator Grant Gustin. Esta serie, tem muitas referencias dos quadrinhos e traz também dois atores que já participaram da serie anterior o John Wesley Shipp que foi o Barry/ Flash na serie anterior e que nesta vive o pai do herói e a atriz Amanda Pays que vive sua mesma personagem da serie anterior Tina McGee.
Uma curiosidade, o Flash que aparece na serie Reino do Amanhã e o Wally West.
Este texto é uma colaboração do amigo: Marcello Paulino (Diário de Bordo)
CONVITE!
Se você aprecia este tipo de postagem, lhe convido a se juntar ao nosso GRUPO no facebook que é dedicado a compartilhar curiosidades e imagens do passado antigo ou mesmo mais recente, desde que sejam curiosas e que nos tragam boas memórias.

JUNTE-SE A NÓS: MEMÓRIA NERD 


Postar um comentário

0 Comentários