LUCAS CHESS – COMO USAR


Tá ficando chato esse lance de programas de PC e o “como usar?”, tento sempre manter o blog aberto aos mais diversos assuntos e públicos, e como tivemos um longo post sobre o Mark Millar, vou me acalmar um pouco em escrever sobre quadrinhos, ao menos nessa semana. Trago hoje uma alternativa mais leve de programa para estudar xadrez, diferente do Chess Base 12, esse se demonstra mais humilde, e quem sabe mais objetivo a um jogador amador, ou mesmo iniciante.



É uma espécie de “professor virtual”, que vai lhe dando um rating de progresso, exercícios, partidas em variados níveis e atenção que talvez um professor real não desse. É totalmente aberto a ser editado em cores de tabuleiro e peças, modelo de peças, letra de fonte, cor e etc. No final do post tem para download a versão para instalar e portátil. Se concentre em:

Editar as peças da maneira que possa lhe dar maior concentração e compreensão, muita gente não gosta de diagramas, pode usar esse estilo 3D meio Mortal Kombat:


 
Alekhine X Capablanca.





Ou o bom e velho 2D, particurlamente esse modelo 2D de peças (alpha chess) é o meu preferido, bem como o tabuleiro verde serve para destacar melhor todos os lances:

 
Petrosian X Fischer em 1970.

Clicando nessa lousa, não vai haver mais desculpas da sua parte em dizer “Ah não sei finalizar o jogo”, “não sei combinar as peças”, “não sei prever jogadas”, ou mesmo... “Não conheço nenhuma abertura, por isso toda vez perco.”:




E claro, quem lida com esses programas já deve estar ciente dos arquivos em PGN. Caso não saiba, é a extensão de arquivo que armazena partidas de xadrez para serem estudadas. É bem simples, basta pesquisar um enxadrista, ou mesmo jogada, tática, mates ou o que for com o nome PGN na barra do Google ao lado.

Um começo que eu recomendo são alguns bem conhecidos, segundo os excelentes vídeos do Prof. Julio Lapertosa:








 PGN com todos esses enxadristas do vídeo:





Programa Lucas Chess instalável:



Programa Lucas Chess Portátil:


Postar um comentário

0 Comentários