Dessa vez é sobre Crimson Desert

 




Adoraria afirmar que sinto uma nostalgia imensa dos videogames que eu jogava na infância e adolescência. Até sinto um pouco, mas para mim a fase de ouro está sendo agora, adulto, cabelos brancos, dívidas, filhos. Naquela época não tinha videogame, vivíamos em locadoras. Para jogar com memory card era pago à parte, a maioria dos jogos era em inglês e eu não entendia absolutamente nada. Joguei o que deu, me diverti, mas hoje enxergo videogame como arte. Não vou falar sobre tudo que joguei ou deixei de jogar nos últimos anos, hoje o assunto é Crimson Desert.  


Estamos cercados por uma indústria de videogames com suas políticas inclusivas, seus jogos ridiculamente fáceis, suas mecânicas repetitivas, histórias lacradoras e jogos que não prendem sua atenção. Jogos feitos para adolescentes da geração tiktok, com seus desvios de atenção, que não conseguem resolver um simples puzzle sem ter uma cabeça pendurada no cinto dando a dica "Tem um portal ali CARA, que tal entrar nele?" a cada 30 segundos de espera. Não que o GOW seja o que eu descrevi acima, longe disso, tem jogos que se destacam muito mais nesse quesito, só acho desnecessário o Mimir ou o Atreus ficarem dando dicas o tempo inteiro, porque quando jogávamos GOW no PS2 os puzzles eram bem mais difíceis, não existiam dicas, não tinha Youtube com gameplay, você passava dias preso numa parte difícil, ou no máximo pegava emprestado uma revistinha de detonado com alguém, e só assim desenganchava.




Voltando ao Crimson Desert, ele nos proporciona um pouco disso. Poder curtir, se você não se render a abrir o Youtube ou Reddit, um bendito puzzle que pode te deixar a beira de um colapso. Mas hoje não vamos falar mais dos puzzles, vamos falar de mecânicas nesse jogo que me fizeram passar 3 horas em uma maravilhosa missão.

O ponto central é: o jogo é novo, então todo mundo está descobrindo as coisas juntos. Tem cara com 400h que não viu tudo, e as vezes tem um cara que em 30h achou um item que o player das 400h nem sabe que existe. Dito isso, estava explorando o gigantesco mapa, sem muito rumo em mente, apenas passeando com o cavalo, admirando a paisagem, descobrindo locais, animais, facções, novos inimigos, itens, tesouros, plantas, cortando árvores, coletando minerais, pescando um pouco, quando me deparei com um NPC. 

Não sei o nome dele, mas é um Goblin mercador. Ele me explicou que de tempos em tempos faz doações anônimas a uma igreja próxima, e sempre pede para alguém entregar, dessa vez eu fui o escolhido. Tudo bem, aceitei, recebi algum item no inventário, que sequer notei o que era e segui minha vida explorando. Mais de 50 horas depois vi que naquela região havia um pontinho de uma missão pendente, então fui lá para descobrir do que se tratava. Era a missão de entregar os itens ao sacerdote da igreja. "Peixe", era o que o sacerdote aguardava. Bom, essa é fácil, pensei, tenho muitos no baú no acampamento, faço um teleporte e resolvo em 2 minutos. Hehh... Pobre coitado, não sabia o que o esperava...



- Volto ao acampamento

- Pego 10 peixes no baú

- Vou ao sacerdote entregar

- Opa, ele não quer receber os benditos peixes

- Deve ter bugado, reinicio o save, isso com certeza vai resolver

- O homem de Deus ainda não quer aceitar os peixes, fica me encarando, isso me deixa incomodado
- Já sei, deve ser peixe frito ou grelhado (eu tinha levado os peixes crus), volto ao acampamento, abro o baú, pego os peixes grelhados e retorno

- O sacerdote continua se recusando a receber a encomenda, continua me encarando como se eu fosse algum esquisitão.

- Agora eu não sei muito bem o que fazer, então volto ao acampamento, pego todos os itens que contenham o nome PEIXE neles, desde um ensopado de peixe, até o chapéu do peixe-espada. Tenho que tentar de tudo.

- Dessa vez vai ser fácil, provavelmente tenho todos os itens que envolvem peixe. Vou próximo do projeto de padre pensando que agora vai ficar tudo bem. Haha, o cara continua sem querer receber nada do que eu tenho ali

- Esse padre do inferno está cuidando de um orfanato, e ainda ousa não receber nenhum das dezenas de itens relacionados a peixe que eu trouxe. Isso me parece um pouco mesquinho da parte dele. Mas tudo bem, já encontrei a solução, provavelmente ele quer os peixes frescos, recém fisgados.
- Viajo até uma aldeia próxima de um rio, onde um NPC vende peixes frescos. Compro alguns tipos, nomes estranhos, só me recordo de um tal "peixe-arroz" 

- Nada acontece. Definitivamente perco a paciência. Resolvo dar uma volta pelo orfanato cuidado pelo sacerdote, entro em algumas casas, vejo crianças, estoques de comidas, também temos uma fogueira do lado de fora. Entrego moedas às crianças, que agradecem a bondade. Uma epifania surge, meio sem esperança, mas para quem já tá ali há mais de 1 hora, não custa tentar. 

- Vou eu mesmo pescar esses benditos peixes. Talvez seja isso, talvez não, a esperança já foi pra casa do cacete 

- Procuro um bom ponto de pesca, lanço a linha, um peixe morde a isca. Tento fisgá-lo, ele se debate, mas consigo puxar. A missão pede 05 unidades, então tento novamente. A linha estoura. Outra vez, a linha estoura. Sem paciência. Pulo na água e tento pegar manualmente. Consigo um e os outros se afugentam com todo o estardalhaço que eu faço na água. Os NPCs pescadores ao redor praguejam contra mim, mas eu continuo nadando. Tento um, ele escapa, outro, também some, no final, a estamina tava acabando e só consegui pescar um e capturar outro. Temos 2.

- Vamos a outro ponto de pesca, dessa vez tive mais sorte, pesquei os 3 restantes sem muita dificuldade. Uso o teleporte, já sem esperança, para chegar mais perto do abençoado do sacerdote. No fundo, ainda existia em mim um pinguinho de otimismo. Mas chegando lá, que surpresa, nenhuma reação, o desgraçado daquele corrupto e possível molestador de criancinhas não aceita nada do que eu trouxe. 2h nessa porra de missão, não aguento mais, sinto que vou explodir. Então me afasto uns 30m da aldeia, pego meu arco com flechas explosivas e destruo tudo que tem ali, matando crianças, animais, sacerdote, plantas, qualquer maldita coisa que ainda permeie aquela aldeia infernal. Foi um grande alívio. Perd reputação, tive que pagar 100 moedas de pratas e fui preso por uma noite. Após uma cutscene, sou liberado da jaula.




- Desistir não é mais uma opção, vamos ao Youtube. Pesquiso pelo nome da missão, pelo nome do NPC, por tudo que possa ajudar a identificar algum problema, mas todos os vídeos que achei, são apenas com pouquíssimas views, o jogador mostrando a conclusão da missão sem nenhum problema. Vamos aos fóruns, ao Reddit, ao Chatgpt, Gemini... Ninguém ajuda.

- Então pesquisar tudo novamente, Youtube, Reddit, Google, dessa vez em inglês. Achei alguns comentários de pessoas narrando exatamente o que aconteceu comigo, mas eram só perguntas, sem respostas. Percebi que essa é a vantagem, e também a desvantagem, de jogar um jogo em seu lançamento. Algumas dúvidas, principalmente de um jogo tão gigante, não vão ser respondidas no primeiro mês. 

- Não dá pra reiniciar a missão, não dá pra cancelar. 

- Eu poderia fazer qualquer outra coisa, mas agora tinha ficado pessoal, eu tinha de terminar aquilo.

- Abri mais um vídeo no Youtube e tentei focar em qualquer pista que pudesse me ajudar. Vi que o item entregue ao personagem pelo NPC, no início da missão, o original em inglês era diferente. "Fish Meat", e não apenas "Peixe", como está na versão PTBR.

- Já estivemos mais longe, agora é só olhar os database e "wikipedias" de Crimson Desert.

- Vi que seria possível comprar em um mercador, bem perto do NPC inicial que me ofereceu a missão.

- Vou lá, e MARAVILHA, finalmente! Lá está o item, o mesmo ícone, o mesmo desenho, o mesmo nome. Era isso que o sacerdote queria! 

- Volto feliz, como por um passe de mágica o sacerdote estava vivo e sem arranhões, as crianças nem se assustaram quando me viram, mesmo eu tendo as explodido em pedacinhos. 

- Aperto o botão de interação junto ao sacerdote e Tharam! Nada kkkkkkkk. O que eu fiz errado?

- Mais tempo de Youtube, Gemini, Reddit, ninguém ajuda, ninguém aponta a solução.

- Vai ter que ser na raça, nem que eu perca 3 dias só nesta merda, eu vou entregar o caralho do peixe que o maldito do sacerdote quer, e fazê-lo enfiar em seu cu, um por um.

 


 - Abro mapa, abro catálogo de conhecimentos, vejo todos os tipos de peixes disponíveis, vejo todos os tipos de mercadorias, abro as missões, vou no acampamento, faço uma pesquisa geral pelo próprio Playstation e deduzo uma coisa importante.

- Os peixes que estavam comigo estavam embalados, prontos para revenda em pontos comerciais.

- Não são assim, preciso deles no inventário, não embalados. Embalar tem um custo.

- Como conseguir essa merda?

- Aí foi fácil, só tinha que achar a missão correspondente, enviar meus mercenários trabalharem e após 4 horas (in game) receber a encomenda. Nada poderia dar errado dessa vez, certo? ... Certo?

- Botei o personagem para dormir 6h, ao acordar, catei os maravilhosos peixes (não embalados) no baú, fui ao sacerdote com uma desconfiança colossal, mas ao chegar perto, que maravilha, o botão de ação dizia "ENTREGAR".

- Peixes entregues após uma odisseia de quase 4 horas na vida real. O prêmio pela missão?

- Uma bolsa média e 2 unidades de trigo.

- Que jogaço da porra!

- Desliguei o PS5 e fui dormir, eram 4h e 30 da manhã.

- Que jogaço da porra!

 




"Quando você percebe que tudo é uma piada, ser O Comediante é a única coisa que faz sentido"