O Meu Segundo Filme dos Sonhos do Quarteto Fantástico

 

Quarteto Fantástico:
Eternamente

Reed Richards, desde antes de se tornar no Sr. Fantástico, sonhava em tornar o mundo em um lugar melhor. No filme, ele comanda a Fundação Futuro, um projeto social com oficinas gratuitas para todos os interessados em aprimorar seus talentos, e embarcar nesse sonho do amanhã. Inclusive, um dos projetos que estava desenvolvendo era o do Fantásticarro.

Porém, Reed não se sentia satisfeito com seu projeto de paz. Apesar das vidas que salvou como super-herói e dos projetos sociais estarem bons, algo  o incomodava, mas ele não compreendia. O arco de Reed seria ele tentando entender o que tanto o incomodava.

Sob os olhos de Sue Storm, a Mulher Invisível, veremos que, infelizmente, ninguém do Quarteto Fantástico tem uma vida "normal". Toda vez que ela tentava ter um momento de humanidade, como por exemplo sair com Reed, algo ou alguma coisa ocorria e todo o seu dia, e consequentemente do Quarteto, era sabotado. Mesmo estando grávida, no dia de seu casamento, dando à luz seu primeiro filho, Franklin Richards, ou até mesmo tentando dormir, tudo parecia acontecer nesses momentos e tirava sua paz.

Ela se questiona se está sendo egoísta ao desejar normalidade, lutando contra a culpa de querer “simples” momentos enquanto o mundo pode depender do quarteto, mas seria errado desejar uma vida minimamente digna? Será que....realmente valeu a pena ter escolhido o papel de "super-herói" afinal de contas?

Por mais incrível que pareça, Ben Grimn, o Coisa, é o mais bem resolvido nesse filme! Ele transformou aquilo que parecia uma tragédia em sua virtude, e conseguiu seguir em frente construindo uma vida feliz e sincera ao lado de Alicia Masters. Mesmo que ele ainda sofra preconceito de forma indireta e tenha suas recaídas, isso não o impede mais de viver cada dia que Deus lhe dá. Sua família sempre está lá o ajudando, e vice-versa.


Johnny Storm está totalmente empolgado com a vida de super-herói e até faz comerciais fora de Nova York. A sua "vida perfeita" começa a ruir lentamente quando uma moça recusa dar atenção a Johnny numa comitiva cheia de fãs. A mulher questiona onde ele estava num terremoto causado pelo Mago, que levou a vida de seus pais, e Storm confirma que estava gravando um comercial. Isso foi o suficiente para a mulher jogar suas mágoas em relação ao Tocha Humana para fora, pois, Reed sempre foi um pacifista, Sue sempre mostrou trabalho como heroína (apesar de tudo) e Ben Grimm conquistou a confiança do público....mas nunca viram o Johnny salvando ninguém....mas sempre viam ele em entrevistas, comerciais e cercado de mulheres....será mesmo que Johnny Storm virou super-herói para fazer o bem para todo mundo ou o bem para si mesmo?

A história do filme começaria, de fato, quando misteriosas fendas no universo começam a surgir trazendo muitas figuras diferentes, desde pessoas de outras épocas, ou até mesmo alienígenas e monstros irracionais, causando certo alvoroço. Uma dessas fendas fez com que Franklin visitasse o inferno, e o Quarteto salvou o garoto com muito esforço. Felizmente, eles conseguiram salvar o garoto depois de dois minutos de luta sem parar.

Dentre uma das pessoas de outras épocas que saíram das fendas estava Nathaniel Richards, descendente de Reed no século 31. Ele pediu ajuda aos heróis para implantar 6 bombas de prótons em seis Fendas Temporais com o intuito de acabar com essas fendas antes que elas entrem em incursão. Nathaniel consegue convencer os heróis a colaborar e, incentivados por Sue, decidem partir com metas específicas individualizadas.

1) Reed reutiliza o modelo do Fantásticarro para ser uma máquina de teletransporte, e viaja junto de Nathaniel as seis fendas para implantar as bombas de prótons.

2) Johnny Storm e Ben Grimn vão ajudar as pessoas afetadas, tanto as fora de seu tempo quanto as que perderam suas casas com os monstros irracionais, e enfrentar possíveis ameaças que podem sair das fendas.

3) Sue Storm, por vontade própria, decide cuidar de Franklin para recuperá-lo do trauma de ter ido ao inferno. De vez em quando, Ben e Johnny vêm tentando cuidar do garoto também.

Ben Grimn dividia seu tempo entre os resgates de vítimas e sua vida pessoal, enquanto Jhonny também dividia seu tempo fazendo missões humanitárias e investigando por conta própria a origem das Fendas. Conforme vai realizando suas missões para ajudar as vítimas, ele começa a refletir sobre suas próprias responsabilidades e o que realmente deseja como super-herói.

Reed e Nathaniel viajam para muitas realidades diferentes, como por exemplo a Terra Selvagem e a Alemanha pós-segunda guerra mundial. Conforme realizam suas missões, Reed começa a estudar sobre o funcionamento dessas realidades, e percebe certas incongruências nas coisas que Nathaniel falava.

Sue Storm tenta de tudo para ajudar Franklin a se recuperar mas tudo parece dar errado. Ela o incentiva a desenhar, a brincar e muitas coisas, mas nada melhorava o ânimo do garoto. Sue até questiona com Johnny se o jeito era desistir da vida de super-herói para que coisas assim não venham mais ocorrer, mas o Tocha Humana não sabe o que responder devido a sua crise de identidade.


Falando no Tocha Humana, após salvar algumas pessoas em alto mar, Johnny encontra Jim Hammond, o Tocha Humana original, e criam uma amizade genuína com Johnny. Pelo fato de ser o primeiro super-herói desse universo, Jhonny pergunta ao Tocha Humana original o que o motivou a ser herói, e isso tudo acarreta em diálogos interessantes devido aos diferentes pontos de vista sobre o heroísmo que cada um tem.

Enquanto isso, Reed descobre sozinho que as realidades que visitava com Nathaniel não eram, necessariamente, outros universos, mas linhas do tempo alternativas que se originavam da linha do tempo principal que moravam. Sabendo disso, Reed começa a investigar o caráter de Nathaniel através de técnicas policiais, reunindo todas as peças dessa história toda.

Após uma rápida cena do Coisa sofrendo preconceito indireto, Franklin é levado por Sue e Ben para Coney Island para tentar melhorar o humor dele. Quando são reconhecidos pelos frequentadores do parque e cercado por caçadores de autógrafos, Franklin surta, gritando para deixarem sua família em paz. Quando a multidão volta-se contra eles por causa da explosão do menino, o Coisa afasta todo mundo depois.

Ao tentar acalmar o garoto, Sue tenta ligar para Reed, enquanto Ben assegura que eles sempre estarão lá para salvá-lo. Isso provoca outro surto de Franklin, que chama Ben de mentiroso. Ele exige que parem de agir normalmente. A chegada da polícia apenas o deixa mais agitado. Ao tentarem acalmá-lo de novo, Sue percebe que algo está errado: Franklin ainda acredita estar preso no Inferno.

Sue então consola Franklin, prometendo que nunca mais deixará que nada aconteça com ele, garantindo protegê-lo a qualquer preço. Para provar, ela faz tudo ao redor sumir com seus poderes de invisibilidade, restando apenas ela, Franklin e Ben. Enquanto Franklin não responde, Sue chora e se pergunta o que fazer; Ben diz que aquilo é besteira. Surpresa, Sue o repreende, tapando os ouvidos de Franklin.

Ben então toma a palavra e explica que precisam mostrar a Franklin que o mundo nem sempre é seguro. Eles asseguram que, mesmo diante de perigos, nunca desistirão de resgatá-lo. Ben revela, então, como, ao transformar-se no Coisa, perdeu a vida inteira: teve de reaprender funções básicas e não conseguiu fazer o que mais amava. Conta ainda que, com o apoio de Reed e Sue, superou esses momentos difíceis e viveu muitas outras aventuras incríveis. Nesse momento, Ben Grimm abriria seu coração, dizendo:


Ben Grimm: É, fui sacaneado pelo destino, mas foi só por um dia! Eu vivi outro, e outro, e outro. O melhor teria sido ficar no meu quarto, mas algumas vezes eu tive a coragem de viver como eu queria viver.....e foi nesses dias que eu vi outros planetas, duendes, cidades submarinas e.....e apesar de toda reclamação, eu não trocaria minha vida por nenhuma segurança no mundo


Sue Storm: Nunca ouvi você falar assim!


Ben Grimm: Não conte para ninguém....lembro o dia que você nasceu, Franklin....a radiação no sangue da tua mãe ia acabar com os dois. A gente teve que ir até o Mundo Subterrâneo e lutar contra monstros gigantes para achar uma cura....foi assustador, perigoso....mas como foi por tua causa, é uma boa lembrança....o que estou querendo dizer é que...segurança não é tudo...não se você tiver uma vida que vale a pena o risco...claro que eu podia ter ficado feito um manézão em vez de enfrentar o mundo...e as vezes faço isso....tenho minhas recaídas...e tu vai fazer isso, difícil não ter! Tu vai se perder, mas, enquanto tiver pessoas que te amam ao teu redor, tem que lembrar que amanhã será sempre melhor


E então, o semblante de Franklin muda, ele começa a perceber que não está no Inferno e, finalmente, entender que a vida envolve riscos. Esse discurso do Coisa também ajuda Sue a decidir que, mesmo com os sacrifícios, vale a pena viver como super-herói.

Voltando aos Tochas-Humanas, eles descobrem que uma das fendas leva a Alemanha pós-segunda guerra mundial, e, ao investigar, se deparam com os Invasores, que lutavam contra um exército de robôs futuristas. Devido ao grande números de robôs super poderosos, os heróis decidem recuar, e os Tochas Humanas dão cobertura.

Num esconderijo, os heróis se conhecem e conversam sobre o que estava acontecendo. Anjo e o Comandante John Steele explicam que uma estranha nave futurista apareceu numa ilha perto do lar de Claire Voyant e começou a mexer nas estruturas do espaço-tempo. Inicialmente a nave usava energia de prótons, mas agora atua com elétrons e parece ruir a realidade aos poucos. Eles tentaram destruir essa nave muitas vezes mas ela era protegida pelo exército de robôs futuristas.

Paralelo a isso, Reed se encontrou escondido com figuras que moravam nas realidades das fendas (Como por exemplo Ka-Zar da Terra Selvagem) e depois interrogou Nathaniel de forma indireta utilizando técnicas de investigação criminal. Depois de verificar suas informações, Reed descobre que Nathaniel era ninguém mais e ninguém menos que Kang, o Conquistador.

Nathaniel era um cientista do século 31 que acreditava nos ideais da Fundação Futuro de tornar o mundo num lugar melhor, mas acreditava que Reed havia falhado em realizar seu sonho, pois o futuro em que ele vivia era tão ruim quanto os tempo atuais. Nathaniel então criou uma máquina do tempo e conquistou pontos diferentes do passado, presente e futuro para tornar o mundo melhor a força. Inicialmente, tudo ocorreu como planejava, ele conquistou as eras com naves futuristas protegidas por exércitos de robôs, e os uniu numa espécie de cidade chamada "Chronópolis", mas agora os pontos no tempo pareciam se convergir.

Sem ter como esconder mais nada, Kang revela tudo, inclusive que não previa que, ao interferir na linha do tempo, várias ramificações acabariam se formando e convergirem contra a linha principal. As bombas de prótons serviam para apagar essas ramificações. Reed discorda dos métodos dele, argumentando que a solução seria destruir o Coração Eterno, a fonte de energia de Chronópolis, mas o vilão não concorda.

Kang revela que também gostaria de mudar o destino trágico de Reed, pois ele morreria mais cedo do que imaginava; a Fundação Futuro só salvaria 100 mil pessoas, depois seria fechada; Reed mataria seu filho quando este se tornou num super vilão, e os membros do Quarteto Fantástico morreriam num espaço muito curto, começando com Ben Grimm, dentre outras coisas. Reed afirma, com pesar, que a viagem no tempo não muda a história, mas cria outra realidade, outra ramificação. Depois de uma conversa filosófica sobre o propósito de cada um, os dois travam uma intensa batalha que os leva às realidades que convergiam. No processo, Reed se encontra com os dois Tochas-Humanas, que logo o ajudam, e Kang desaparece.

E então, todos os heróis, incluindo o Quarteto Fantástico, o Tocha-Humana original, os Invasores, e até mesmo Ka-Zar, se reúnem e bolam um plano de ataque contra Kang para destruir o Coração Eterno de Chronópolis e as bombas de prótons. Todos partem determinados para seguir sua parte no plano. Reed comandaria na linha de frente as investidas do vilão junto de Claire Voyant, enquanto Sue Storm e Johnny Storm ajudam Ka-Zar e os Invasores a destruírem as bombas de prótons em suas fendas, ao mesmo tempo que Ben Grimm e Jim Hammond se infiltravam nas estruturas de Chronópolis, com o Tocha Humana original hackeando o sistema de defesa de Kang.

A batalha final ocorreria em vários tempos diferentes também, e Kang tentaria acionar capangas de tempos que governava, como por exemplo Androides do Pensador Louco, Cópias do Homem Dragão, guerreiros usando traje anti gravitacionais do Mago, e até mesmo, o grande monstro Verde do Toupeira, mas os heróis venceriam tudo juntos. Como última tentativa, Kang tenta apelar a Reed o lembrando de seu destino trágico, mas não dá certo, pois Reed já parecia ter aceitado seu destino. Sue Storm consegue manipular o Coração Eterno e destrói a fonte de energia de Chronópolis, fazendo com que, num clarão, tudo voltasse a ser como era, com cada um em seu devido tempo.

O Quarteto Fantástico e o Tocha Humana original acordam na Fundação Futuro e discutem sobre o que aconteceu. Sue pergunta o que seria o tal destino trágico que Kang falou, e Reed explica sobre a viagem no tempo só criar realidades alternativas, ou seja....nada do que eles venham fazer de diferente vai mudar seus destinos, nem mesmo viajando no tempo para impedir o acidente cósmicos que lhe deram poderes funcionaria....então...talvez essa fosse vossa maldição: ser o Quarteto Fantástico.....eternamente!

Mas mesmo assim, Reed decide que, mesmo que suas ações não tornem o mundo melhor, eles podem continuar trabalhando para tornar o mundo de muitas pessoas melhor, sejam com boas ações pequenas ou enfrentando grandes super vilões, pois, afinal, as nossas ações Eternamente lembrarão de nós.



Siga Gambit no Disqus: https://disqus.com/by/ogambitdosxmen