Infelizmente, mais uma vez, venho escrever um post in memoriam a personalidades da cultura e das artes que faleceram recentemente. Neste, farei uma breve homenagem à formidável atriz Diane Keaton e ao fantástico ilustrador Renato Casaro.
Vamos primeiro à Keaton, que faleceu dia 11, aos 79 anos. Na verdade, seu nome de batismo era Diane Hall, e ela nasceu em Los Angeles, em 1946. Keaton iniciou sua carreira no teatro, na Broadway, e atuou em peças e musicais como Hair e Play It Again, Sam, de Woody Allen (chamada de Sonhos de um Sedutor por aqui). Não tardou para que ela logo migrasse para o cinema, e seu primeiro papel de destaque foi como Kay Corleone, a mulher de Michael Corleone, interpretado por Al Pacino, em O Poderoso Chefão, de 1972.
Outro filme de destaque em sua carreira foi Reds de 1981, no qual interpretou a mulher do jornalista comunista John Red, interpretado por Warren Beaty. O filme também conta com a atuação de Jack Nicholson. Nos últimos anos, Keaton atuou em inúmeros filmes; em sua maioria, dramas ou comédias. Alguns são mais lembrados, como em O Pai da Noiva, no qual contracenou com Steve Martin.
Em suma, fica aqui uma breve retrospectiva e uma homenagem a essa lendária atriz e a esse não menos lendário ilustrador, que foram de seminal importância para o cinema como arte. R.I.P.















