Reescrevendo o Superman do James Gunn

 

Superman:

Semana Um


Assim como no filme original, enquanto vemos paisagens da Antártica, um letreiro apareceria contando o seguinte:

"9 décadas atrás, a existência de super seres, popularmente conhecido como Meta-Humanos, veio a público com a chegada da Tropa dos Lanternas Verdes na Terra, iniciando uma era de Deuses e Monstros.

8 anos depois, os Estados Unidos criaram a ARGUS, uma agência de inteligência governamental especializada em assuntos meta-humanos.

7 ciclos kryptonianos atrás, um bebê do planeta Krypton foi enviado à Terra, e adotado com o nome Clark Kent por um casal de fazendeiros.

6 anos depois, Clark Kent encontrou Kara Zor-El, sua prima de Krypton, e descobriu suas raízes alienígenas.

5 semanas atrás, Lex Luthor assumiu a presidência dos Estados Unidos após o presidente anterior morrer sob circunstâncias misteriosas.

4 semanas depois, Clark e Kara começaram a atuar como super-heróis, se auto denominando Superman e Supergirl, respectivamente.

3 terços de horas atrás, a StormWatch, equipe de heróis de Lex, descobriu que Superman estava refugiando pessoas afetadas pela guerra da Borávia na Fortaleza da Solidão, casa kryptoniana do Superman e Supergirl.

2 horas depois, Superman sumiu por circunstâncias misteriosas.

1 minuto atrás, Superman perdeu uma batalha pela primeira vez."

De repente, Superman cai ferido na Antártica com uma bomba portátil de prótons. A bomba acaba quebrando e o homem de aço está ferido demais para se levantar. Por conta disso, ele chama o cachorro Krypto para o ajudar a ir até a Fortaleza da Solidão, e assim foi.

Mesmo com a Fortaleza toda destruída, Kelex, principal inteligência artificial do local, manda os super robôs auxiliarem Superman a se recuperar, dando uma dose saudável de raios de sol a ele numa maca especial, e também reconstruindo a bomba de prótons. Perturbado pelos gritos de horror captados pela sua super audição, Superman sai apenas 80% recuperado e termina a bomba de prótons ele mesmo, partindo vôo direto a Metrópolis, sem mais e nem menos, para impedir mais mortes.

Quando vemos Superman voando em direção a câmera, a cena corta para uma cena espelhada do Bizarro, clone defeituoso do Superman, voando em direção a câmera. Bizarro estava matando pessoas enquanto um dispositivo estranho piscava em sua cabeça, ao mesmo tempo que uma estranha Fenda Interdimensional partia a cidade de Metrópolis ao meio, sugando tudo.

Antes de vermos o que aconteceu com o pessoal de um prédio que o Bizarro atacou, o título do filme aparece, e então voltamos no tempo para explicar o contexto de tudo isso:

Superman começou a atuar num domingo, e no final da segunda, Guy Gardner, que estava atuando como principal Lanterna Verde enquanto Hal Jordan resolvia questões acerca de sua aposentadoria, levou o herói diante dos Guardiões do Universo, contra a vontade tanto de Kent quanto de Gardner, porque os guardiões queriam interrogar Clark sobre a eficácia dos atos do Superman na Terra, pois afinal, deve haver um Superman? Uma Supergirl? Deve haver mesmo tendo um Lanterna Verde para fazer o que ele faz?


- Deve haver um Superman? - Responde Superman meio indignado mas mantendo a postura séria diante dos Guardiões - A pergunta não deveria ser essa, a pergunta deveria ser: Pq não haver um Superman? Deve haver só os Lanternas Verdes? E pq só os Lanternas Verdes? Os seres de todo o universo não devem ter o direito de usar seus talentos para o que bem entenderem e sofrer as consequências de suas ações? Seja elas boas ou ruins? Com todo o respeito, eu não acho que essa discussão deveria existir! Por isso que minha prima nem fez questão de vir!


Um dos guardiões fala:


- Acalme-se Superman! Compreendemos o livre arbítrio de cada ser nas suas escolhas individuais, e também sobre sua vontade genuína de ajudar a humanidade, mas você tem que entender que, diferente de muitos outros planetas, a Terra é recheada de super seres com os mais variados tipos de super poderes, uma simples adição no balanço do poder mundial causaria um desequilíbrio no desenvolvimento da Terra, e teria várias consequências!


- Como quais, por exemplo? - Pergunta Superman


- Isso não vem ao caso! O que importa agora é sobre você, Superman!


Superman revira os olhos e fica calado. Outro guardião aproveita e fala:


- Não nos entenda mal, Superman! Só queremos ter uma noção concreta acerca de sua figura, para podermos trabalhar em cima disso e manter a paz!


- Entendo... - Diz Superman suspirando - ...e o que vocês desejam sobre mim?


- Conte-nos sobre você! - Diz Scar, uma das poucas guardiãs femininas do conselho principal - e também sobre sua prima!


- Meu nome é Kal-El - Diz Superman ajeitando sua postura - Eu e minha prima, Kara Zor-El, somos....éramos...do planeta Krypton!


- O planeta que explodiu? - Pergunta um dos guardiões sentado na extremidade do júri


- Não! - Diz Superman olhando para o guardião que perguntou - Daxam, um dos planetas que Krypton colonizou, é que explodiu! Krypton teve seu núcleo envenenado com a superexploração dos recursos, e se tornou num planeta inabitável....a propósito, havia Lanternas Verdes cuidando do setor de Kry...


- Então você... - Interrompe outro guardião sentado mais no centro - ...e sua família se refugiaram na Terra?


- ....é.... - Respondeu Superman mesmo estranhando ser interrompido - ..na verdade...meus pais foram envenenados com a atmosfera, e me mandaram primeiro para a Fortaleza da Solidão para que eu não ficasse doente, porém, eles não conseguiram achar uma cura e morreram. Minha prima veio à Terra para cuidar de mim, mas acabou entrando num vórtex temporal e chegou só anos depois. 


- E o que fez vocês dois decidirem serem super-heróis?


Respirando fundo, Superman fala:


- É pq nenhum de nós dois aguentava mais ouvir os gritos de socorro das pessoas....e não fazer nada...


Quase chorando, Superman fala:


- Vocês já ouviram o choro de alguém morrendo?.....é de quebrar o coração de qualquer um.....eu sei que não posso salvar a vida dela, mas...eu posso fazer ela sorrir....e isso....não tem preço! Por isso ajudei aquele garotinho que foi soterrado por um prédio em Metrópolis....eu sabia que ele iria morrer, mas dei conforto a ele até seus últimos suspiros...foi por causa disso, e de muitos outros, que decidi me tornar num super-herói!


- Mas... - Diz outra guardiã feminina - ...os outros super-heróis podem fazer isso que você faz, você não precisa...


- SIM! - Interrompe Superman - Mas essa é a questão! Um milhão de super-heróis, a maioria nos Estados Unidos, e ninguém, incluindo os Lanternas Verdes, se importam com esses pequenos casos?!


- Esse tipo de situação é considerado casos perdidos, não vale a pena gastar nossas energias para isso!


Mesmo surpreso com a frieza deles, Superman mantém a postura, e fala:


- Mas eu posso gastar minhas energias!


- Gastar suas energias para salvar a Terra de todos esses casos? - Pergunta outro guardião


- Meu objetivo nunca foi salvar o mundo, não que...enfrentar monstros e vilões não esteja incluso...


- Então qual é?


- É salvar muitas pessoas!


- E qual é a diferença?


- Só o simples fato de você não saber já diz muito sobre você! - Diz Superman olhando para todos os guardiões.


Guy Gardner, que estava ouvindo tudo, se aproxima em defesa do homem de aço.


- Acho melhor vcs deixarem o Superman em paz - Exclama Guy, que assistia tudo - Ele é bom, e alguém muito especial para o meu planeta! Esse tipo não é fácil de se encontrar no universo!


- Sr. Gardner.. - Interrompe um dos Guardiões, sua voz ecoando com autoridade - ..não julgamos a essência do Superman, mas sim o conceito de um ser como ele existir. O universo é vasto e precisamos de ordenação universal.


- Porque vcs importunam demais sobre o meu impacto no mundo? - Pergunta Superman meio estressado mas ainda mantendo a calma


- Seu nível de poder é imenso, e pode causar um impacto incomensurável na Terra! - Responde outro dos Guardiões


- Os Lanternas Verdes são tão poderosos quanto eu! Vocês também não poderiam ter um "impacto incomensurável na Terra"?


- É por isso que implantamos nas normas dos lanternas a não interferir em casos menores como conflitos armados e ditaduras, para que a balança do equilíbrio universal esteja correta! Além disso, seus poderes são únicos e têm um potencial de destruição que pode ir além do que qualquer Lanternas Verdes conseguiu alcançar. Enquanto os Lanternas operam dentro de regras e limites impostos pela nossa regência, você é uma força da natureza que age de acordo com seu próprio julgamento, e isso assusta todos, incluindo aqueles que você salva!


- Exatamente! - Exclama outro Guardião - A preocupação não é apenas sobre o que você pode fazer, mas sobre as consequências de suas ações. Mesmo quando suas intenções são as melhores, os resultados podem ser os mais variados. Levará muito tempo para que você consiga ter a confiança de todos!


- Entendo o ponto de vista de vocês - Diz Superman um pouco mais calmo -  Já conversei com várias pessoas com o mesmo pensamento, vcs não são os primeiros a me questionarem, e pelo visto não serão os últimos... - Superman diz isso meio triste aceitando essa realidade - Eu só...quero fazer minhas boas ações no meu canto, isso seria pedir muito?


- A questão é que, se continuar assim, você se tornará num ícone para a Terra, e isso acarretará muitas coisas! Suas ações terão um peso emocional e simbólico que transcende as situações individuais. Como ícone, o que você faz ressoar em todo o mundo. A responsabilidade que vem com seu poder é imensa, e por isso precisamos discutir isso abertamente.


- Então, o que vocês sugerem? Que eu me isole e não use meus poderes?


- Não, não é isso. O que queremos é que você esteja ciente do impacto de suas decisões e que sempre considere as consequências não apenas para você, mas para todos ao seu redor. Você compreende isso, Kal-El?


- ....gostaria de dizer que "sim"...mas sendo sincero, eu só queria fazer algumas boas ações e nada mais além disso! Não tinha ideia do meu impacto pois não acredito que o mundo possa ser mudado! Nem comigo e nem com ninguém!


- Kal-El, seu desejo de fazer o bem é admirável e um dos motivos pelos quais você é tão querido. Mas mesmo as melhores intenções precisam ser acompanhadas de reflexão e autocrítica. A situação é mais complexa do que se imagina, pois o que pode parecer uma boa ação às vezes pode ter repercussões que você não prevê.


- Compreendo seus pontos de vista! - Respondeu Superman, mantendo-se calmo. - Mas talvez o que precisam entender é que cada ser, mesmo um herói, deve ter a liberdade de agir de acordo com seus próprios princípios.


- E, ainda assim, seus atos podem ter repercussões! - Rebate um dos Guardiões. - Abundância de heróis pode gerar dependência. Poderíamos encorajar os povos a se tornarem auto suficientes, ao invés de esperar pela chegada de um salvador.


- Bom, eu sou parte de um povo, e é exatamente isso que eu tento fazer! - Defendeu-se Superman. - Seja em uma grande batalha ou em um simples gesto de bondade..


Guy Gardner inclina a cabeça, aproveitando a pausa.


- O que o Superman faz não é apenas sobre poder ou influência. É sobre esperança. Ele é um símbolo, e os símbolos têm seu valor.


- Mas ainda assim.. - Retrucou outro Guardião - ..não pode existir uma dependência do símbolo. Cada planeta, cada raça, deve aprender a lidar com suas próprias dificuldades.


- Concordo! - Disse Superman. - Mas o simbolismo é, muitas vezes, o que dá força a alguém em suas lutas. Um empurrão em momentos de fraqueza pode fazer a diferença. Eu falo por mim, pois me inspiro muito nos filmes da Sociedade da Justiça, por exemplo!


- E se todos olharem apenas para você e esquecerem de se esforçar? - Questionou um dos Guardiões, com um ar de ceticismo.


- Então falhei em minha missão! - Respondeu Superman. - O verdadeiro objetivo não é apenas ser um herói, mas inspirar cada um a se tornar o melhor que pode ser. Se houvesse um treinamento para isso, eu estaria mais do que disposto a ajudar.


- Não temos!


- Então eu continuarei a fazer aquilo que me foi ensinado!


- Ensinado por longa-metragens de heróis?


- Sim!....mas sabe com quem eu aprendi tmb? Meus pais! Quando cheguei a Terra, minha nave ficou danificada e pousei muito longe da Fortaleza. Um nobre casal me acharam chorando, e mesmo não tendo motivos nenhum para cuidarem de mim, eles me adotaram, e depois adotaram minha prima! E nos cuidaram com todo o carinho do mundo!...isso não é inspirador pra vcs?


- Mas eles não são perfeitos!


- Eu sei disso! Mas acha que isso ofuscou as boas mensagens que me passaram? Não, só as fortaleceu pois me mostrou que era possível serem melhores mesmo sendo imperfeitos! E da mesma forma que a Terra adotou um filho que não era seu e me ensinou princípios mesmo sendo imperfeito, eu decidi adotar este mundo, que não era meu, e ensinar princípios, mesmo sendo imperfeito! Pois heroísmo não é sobre ser perfeito, é sobre ter a capacidade de superar seus defeitos para fazer o bem, mesmo que só por um momento, e mostrar que é possível ser alguém melhor!


- Vc é tão cheio dessas frases!


- Aprendi com a vida!


- Huff - Guy Gardner sorri ao ouvir isso.


Ao mesmo tempo que isso ocorria, Supergirl estava investigando uma estranha perturbação na Zona Fantasma que havia aparecido 5 semanas atrás. Ela está fazendo uma série de expedições e registrando tudo que vê nos arquivos de memória de Kelex.

Depois, vemos que no país da Borávia, um pai conversa com seu filho sobre a importância que uma bandeira qualquer pode ter para quem a carrega, seja ela de bom significado ou não. Eles estão pendurando a bandeira na frente da casa deles, e a conversa é interrompida quando o exército de Jaranphur chega ao território boraviano com seus imensos tanques e soldados mecânicos, que são 100% robôs.

Quando Supergirl volta, ela e o Superman ouvem gritos de horror vindo do país da Borávia, e voam imediatamente para ver o que era. Os guardiões, surpresos que o homem de aço havia se retirado sem a permissão deles, manda Guy seguir ele. Gardner, contra sua vontade, tenta alcançar o azulão. Superman e Supergirl estampam os seus uniformes de super-heróis, cortesia de Ma Kent, mãe adotiva dos dois.

Os heróis analisam a situação com suas visões e discutem em alta velocidade o que devem fazer. Os super primos agem na guerra civil e salvam todas as vidas, incluindo de uma garota surda de nascença, de um esquilo e também de alguns militares de Jaranphur que comandava os soldados mecânicos. Guy Gardner chega no meio da ação, e tenta ajudar, mas os anéis energéticos travam devido a norma de não interferir em conflitos desse tipo da tropa, e então volta para onde estava antes.

Superman destrói todos os soldados mecânicos e armas de Jaranphur, e cria barreiras físicas improvisadas para terminar a guerra. Todos, incluindo o pai e o filho de cenas anteriores, aplaudem e agradecem o herói. Seria nessa cena que Superman comentaria com um garotinho que foi a mãe dele que fez o uniforme.

Tudo isso foi registrado por câmeras de segurança e filmagens de boravianos, e Lex Luthor observava tudo em seu escritório pessoal na Dimensão Compacta criada por ele mesmo. Depois, Kara volta para a Fortaleza, e Clark decide ir para o Planeta Diário para escrever uma matéria sobre as ações dos super primos.

Assim como no filme que saiu, vemos o pacato repórter Clark Kent chegando ao trabalho no Planeta Diário, atendendo uma ligação de seus pais, que queriam saber se ele estava bem. Lois Lane, namorada de Clark, e Jimmy Olsen, seu melhor amigo, discutem sobre as ações voláteis do Superman em Jarhanpur. A cena termina com Clark conversando com Kara pelo celular acerca de suas pesquisas na Zona Fantasma, e os dois chegando a conclusão que alguém estava mexendo nas estruturas moleculares do universo de forma errônea, e por isso que estava havendo perturbação. Kara pergunta se uma bomba de nêutrons seria uma boa solução, e Clark termina dizendo que não deveria tirar conclusões precipitadas.

Lex Luthor acorda, se cuida com a ajuda de seus empregados, e atravessa portais retráteis que se transformam em maletas. Junto de Amanda Waller e Rick Flagg Sir, ele analisa os feitos do Superman na Borávia e discutem sobre as reais intenções do herói e como lidar com sua possível ameaça.

Em Metrópolis, Clark Kent acorda, se cuida com coisas de sua humilde casa, e trabalha tranquilo no Planeta Diário. Depois, vemos Supergirl ajudando seu primo a cuidar do super zoológico de animais exóticos da Fortaleza da Solidão e trata todos os seus animaizinhos com amor e carinho. Dentre os animais estavam Rajado, o Super Gato; Cometa, o Super Cavalo; e Krypto, o Super Cão.

No início daquela tarde, Superman é intimado por Lex, e o herói vai ao encontro do presidente para conversar com as autoridades acerca de suas ações na Borávia. Eles falam que estavam preocupados com a escalada de conflitos e querem garantir que Superman não se torne uma ameaça maior, e o herói garante que cuidará para que as coisas não saiam do controle. Lex convida Superman para trabalhar para ele num projeto chamado StormWatch, para poder atuar sob a lei, mas o homem de aço recusa, pois não confiava muito em Lex. Isso deixa Luthor com um pouco de raiva.

Mais tarde, Lex manda um de seus soldados mecânicos tentar colocar um dispositivo de controlar mentes (o mesmo que o Bizarro estava no começo do filme!) no homem de aço, mas o equipamento acaba quebrando na pele do Superman, e o herói quebra o robô na mão.

Depois de uma cena de Supergirl descobrindo mais coisas sobre a perturbação na Zona Fantasma, vemos Clark e Lois comemorar o mês-aniversário de 3 meses namorando. Clark mima Lois com sua refeição favorita, e os dois se divertem um pouco. Eles conversam sobre a suposta entrevista de Clark com Superman, e Lois brinca que poderia fazer uma melhor. Clark então desafia ela, que cai na pilha e entrevista o Superman.

A entrevista, que começou como uma brincadeira, acabou se desenvolvendo para algo mais sério, com Lois colocando Superman contra a parede sobre sua intervenção na Borávia e o quanto ele seria capaz de ir para salvar pessoas. A interação fica tão séria a ponto de Clark querer sair da casa de Lois, e Lane desabafando falando que sabia que nunca conseguiria manter um relacionamento.

Naquela noite, o exército de Jaranphur invadiu a Borávia de novo em outras áreas, e o garotinho do início do filme faz uma bandeira com o símbolo do Superman para chamar a atenção dele de novo. Depois de refletir muito, Superman, atua secretamente, querendo não causar mais polêmicas, e dá refúgio para os inocentes na Fortaleza da Solidão. Além disso, ele sabota os equipamentos que o exército de Jaranphur estava usando para os ataques.

O plano do herói dá certo, e os super robôs cuidam de cada um dos refugiados boravianos, porém, isso não impede que Jaranphur tente outros ataques.

Naquela mesma noite, Lex contrata Bloodsport para matar o Superman, usando um pouco de kryptonita que ele conseguiu em Jaranphur, e o avisa para usar bem pois kryptonita era bastante rara.

Enquanto Clark conversava com Jimmy e Lois (sobre o relacionamento dos dois), Robert DuBois chamou a atenção do herói para uma armadilha.


- Superman? Superman? Eu sei que você está me ouvindo Superman! - Cochichou DuBois em um local perto da A.R.G.U.S. se aproveitando da superaudição do herói - Não sei onde, mas sei que está!


Clark estranhou o comentário de DuBois e começou a prestar atenção no que ele iria falar


- É o seguinte - Dizia Sanguinário enquanto remodelava suas armas com novos apetrechos de nanotecnologia - Existem 5 bombas especiais instaladas em locais que 5 pessoas importantes estão nesse momento em uma  as instituições da A.R.G.U.S.! São elas: Amanda Waller; Dan Turpin; Hank Henshaw, Rick Flagg Sir e Lex Luthor! Você pode até ser indestrutível, mas eles não são! Então vamos fazer um acordo: No 3, vou acionar todas essas bombas ao mesmo tempo, se você conseguir desarmar todas elas antes delas explodirem você pode me prender, mas se não conseguir, você será todo meu! Combinado? Pois bem 1, 2, 3!


Visto que Sanguinário contou rápido, para não perder tempo com sua missão, Superman foi pego desprevenido e teve que usar de sua supervelocidade para tentar salvar todo mundo. Ao chegar no local, o herói localizou cada uma das bombas com sua visão microscópica, desarmou uma por uma e voou com elas para o céu para que o efeito da explosão não afetasse ninguém além dele.


KABOOOOOOOMMM!!!!


- O que foi isso?!! - Gritou Amanda Waller sem saber de tudo isso


- Deve ter sido no andar de cima! - Disse um guarda que estava conversando com Amanda Waller anteriormente


- Mandem alguém ver isso! - Diz Lex Luthor fingindo não saber o que estava acontecendo.


Super acabou sendo tremendamente afetado pelas bombas pois elas na verdade eram bombinhas de fumaça de kriptonita, e isso fez ele perder o senso de direção e cair desnorteado no chão. Sanguinário, que estava em um local perto, se aproveitou da situação e atirou uma bala de kryptonita na cabeça do homem de aço


- Exatamente onde eu queria! - Comentou de maneira sarcástica Sanguinário após atirar em Super


De forma surpreendente, Superman se levanta, mesmo fraco e ferido com seu corpo envenenado pela kryptonita, e derrota Bloodsport o prendendo com aço torto. O herói desmaia devido ao grande esforço, e acorda horas depois na UTI ao lado de Jimmy Olsen, que havia o resgatado com a ajuda da Legião Jovem de Jornaleiros.

Enquanto os dois conversavam, Lex Luthor descobre que Bloodsport foi preso e pensa em outro plano para deter o Superman. Depois de pensar um pouco, Lex pergunta para sua secretária Eve Teschmaster quais foram as últimas vezes que Superman entrou numa batalha. Horas depois, Luthor cria dois seres vivos artificiais em seu laboratório, sendo um deles um homem-dinosauro, e o outro um clone bizarro do Superman. E então, Lex coloca os dispositivos de controlar mentes nós dois.

O dia termina com os soldados robôs soltando o Homem-Dinossauro nos esgotos de Metrópolis, e com Lex educando o Bizarro a ser "melhor que o Superman".

Depois de Superman e Supergirl chegarem a conclusão que uma Bomba de Prótons seria uma melhor solução para a perturbação na Zona Fantasma, Jimmy Olsen chama os dois com seu "relógio-sinal" para que eles viessem resolver a questão com o Homem-Dinossauro. Tanto os super primos quanto Krypto, o Super Cão, chegam, pois esse relógio emite uma frequência de som que só os kryptonianos e cachorros ouvem.

Ao mesmo tempo, Bizarro ataca partes de Jaranphur para incriminar o Superman, e ele até segue o plano inicialmente, mas após ver que uma criança perto de onde estava quase morrendo pelas suas ações, Bizarro a salva e a cuida. A criança agradece, pensando ser o Superman, e isso toca profundamente o clone, o desnorteado o suficiente para fazer ele se esquecer de sua missão. Mas infelizmente, Lex descobre isso, e força mais os choques elétricos do dispositivo em sua cabeça para concluir a tarefa, e assim foi.

Depois disso, Bizarro descobre a localização da Fortaleza da Solidão, e entra lá dentro para achar mais alguma coisa para incriminar Superman. No processo, ele encontra o super zoológico e os refugiados boravianos, e sai registrando tudo.

Enquanto isso, o verdadeiro Superman descobre que o dispositivo de controlar mentes estava machucando muito o Homem-Dinossauro, e tenta ajudar a criatura enquanto salvava os civis, porém, Guy Gardner chega e tenta resolver tudo à força, sem dar ouvidos ao que Superman tem a dizer. Isso acaba atrapalhando ambos os heróis, que acabam entrando em conflito direto, lutando entre si enquanto a situação se torna cada vez mais caótica. Sem ter muita escolha, Superman dá um soco em Guy, e leva o Homem-Dinossauro para a Fortaleza da Solidão para cuidar da pobre criatura. Supergirl fica confusa quanto a tudo isso que aconteceu e vai ao encontro de seu primo.

Superman e Krypto chegam na Fortaleza da Solidão com o Homem-Dinossauro, e Bizarro, que estava do outro lado do castelo de cristais, consegue sair sem ser percebido pelo homem de aço, porém, o supercão sente o cheiro estranho de Bizarro e o segue enquanto Superman cuido do Homem-Dinossauro.

Quando finalmente encontra Bizarro, Krypto ataca o clone, e os dois lutam entre si. Bizarro consegue vencer o supercão na sorte, e leva o bichinho até Lex. Ao mesmo tempo, Superman consegue libertar o Homem-Dinossauro do aparelho que controla sua mente e o cuida em seu super zoológico. Supergirl chega e pergunta o que aconteceu, e lhe é explicado tudo.

Mais tarde, os super primos decidem que vão fazer uma bomba de prótons, e Supergirl embarca numa viagem no espaço para comprar prótons sintetizados. A viagem dela levou 24 horas para ser executada.

Depois disso, vemos uma cena rápida do Guy Gardner indo para a Borávia, querendo encontrar o Superman para resolver suas questões, mas ao invés disso, ele encontra o menino que fez uma bandeira com o símbolo do Superman, e conversa com ele sobre o porquê dele ter chamado o homem de aço e não ele. O garoto responde que foi porquê nunca viu nenhum Lanterna Verde ajudando pessoas como ele, enquanto que o Superman salva todo mundo sem exceção. Guy justifica que era política da Tropa dos Lanternas Verdes não interferir em guerras nos planetas e assuntos pequenos, pois o trabalho deles é só nas ameaças maiores e no setor como um geral.


Menino: Mas os grandes vilões não nascem nos planetas pequenos?


Guy: Sim, mas o que isso tem haver?


Menino: Os vilões nascem aqui também, e muitas vezes em situações que poderiam ser evitadas! Se um vilão grande nascesse aqui em uma guerra, seria culpa sua por ter deixado que ele crescesse e destruísse o universo?


Guy: Não é bem assim, garoto! Tem coisas que não posso fazer


Menino: Então do que adianta ter poderes para salvar um montão de planetas e não conseguir salvar nem o seu?


Guy: .....é porquê minhas responsabilidades são outras! E também, cada planeta é capaz de se cuidar sozinho!


Menino: É por isso que vocês Lanternas Verdes não são meus heróis favoritos! Pelo menos o Superman se preocupava em salvar a minha vida.


Quando o menino sai, Guy Gardner fica em silêncio por alguns segundos e depois se retira.

De volta ao Bizarro, o clone pergunta inocentemente para Lex como ele provaria ser melhor que o Superman se ele fizer o mal, e Luthor desconversa, e aproveita para aumentar a potência do dispositivo de controlar mentes nele. Por conta disso, a aparência de Bizarro vai se deteriorando de pouco a pouco, e sua mente ficando cada vez mais limitada.

Depois de expor os registros do Bizarro na Fortaleza da Solidão, Lex força Bizarro a vestir um traje tático que cobria o corpo todo, para que não vejam que ele era um clone do Superman, e junto de agentes da StormWatch, eles invadem a Fortaleza da Solidão acusando o herói de ter supostamente cometido crimes internacionais graves.

Vendo que a situação dos refugiados boravianos e a presença do Homem-Dinossauro, que estava atacando cidadãos horas antes, não o ajudavam, Superman decide se entregar, e termina o dia preso para ser julgado no dia seguinte.

Sem ter provas nenhumas a seu favor e com Lex comprando a palavra do juiz, Superman é condenado à morte, e o herói é levado por Bizarro, que já está muito deteriorado, a uma prisão para meta humanos dentro do Universo Compacto. Lá, o clone coloca Superman numa sala esquisita entre os Vórtexs do multiverso, e Lex controla Bizarro para matar o homem de aço, dizendo que somente assim ele se provaria ser melhor que o Superman.

Os dois travam uma intensa luta, com Superman se defendendo, pois ele não aceitava sua sentença sabendo do suborno de Luthor, e com Bizarro, meio contra sua vontade, tentando o matar. A luta entre os dois é poderosa, todos que assistem esse momento ficam maravilhados e temerosos pois era como se fossem deuses lutando nos céus.

Enquanto isso ocorria, Kara voltava para a Terra após comprar prótons de um duende, e encontra a Fortaleza da Solidão toda isolada pelo pessoal da StormWatch. Ela estranha toda essa situação, e decide investigar, visto que os soldados ali não iriam dar satisfação nenhuma a ela.

Ao mesmo tempo, Lois Lane decidiu investigar toda essa polêmica sobre o Superman, e se depara com uma pergunta importante: Porquê pouco sabemos sobre a vida pessoal de Lex Luthor? Afinal, o que ele esconde? E então, para ter a resposta dessa pergunta, ela investiga ao lado do Jimmy Olsen e da Legião Jovem de Jornaleiros sobre o misterioso passado de Lex Luthor.

Assim como o protagonista de "Lex Luthor: A Biografia Não-Autorizada", os dois investigam pessoas que conviveram com Lex no seu passado, e ouvem as mais diversas versões sobre a forma que Luthor foi se consumindo pelo desejo de poder desde a juventude. Alguns aliados do Luthor tentam dar "sustos" neles para incentivaram a parar com as investigações, mas Lois não se assusta tão fácil.

Quando os soldados mecânicos de Lex começam a atacar os dois de verdade, Jimmy chama Supergirl com seu "relógio-sinal", e é logo respondido pela heroína. Kara protege Olsen, Lane e a Legião Jovem pelo resto da trajetória de investigações, e depois publicam as informações que encontram.

Voltando ao Superman, Bizarro consegue subjulgar o homem de aço por um tempo considerável, devido a rápida resposta que o clone tinha aos comandos de Lex, mas após descobrir que os vórtexs multiversais permitiam teletransporte, Superman se utiliza dela e dá uma série de ataques estratégicos usando o teletransporte. Além disso, ele engana Bizarro o fazendo destruir a sala onde estavam.

Já liberto, Superman foge, e Bizarro o segue em uma perseguição pelos ares na Dimensão Compacta. No caminho, super encontra Krypto, que estava sendo mantido preso, e consegue achar uma máquina de portais que o levam direto para a Terra. Clark então destrói a máquina de portal, para que Bizarro não os alcançasse, e decide ficar na casa de seus pais, pois era seu único porto seguro para recuperar suas energias agora que a Fortaleza estava interditada.

Clark e Krypto dormem tranquilo no rancho Kent, enquanto Bizarro, se via desesperado para vencer Superman a qualquer custo, pois tinha medo da bronca que poderia receber do Lex.

Com a ajuda da Supergirl, Lois e Jimmy consegue ter contato de pessoas grandes com a devida atenção, e entrevistam, por exemplo, Rock Flagg Sr, que logo ajuda a desvendar algumas das tramóias de Lex, e expõem tudo que descobriram.

Além disso, eles descobrem que a Borávia e muitos outros países não são aliados dos Estados Unidos, e Lex pretendia ter o controle dessas nações através dos outros que já eram seus aliados. A exemplo do caso de invasão de Jaranphur a Borávia, e hoje, Lex planejava outro ataque maciço. 

Clark aproveita o tempo com seus pais para recuperar suas energias, e se reúne com Lois, Jimmy e Supergirl para planejar melhor seus próximos passos. Nessa hora, Superman e Supergirl iriam chegar a conclusão que o Universo Compacto de Lex era o que estava perturbando a estrutura da Zona Fantasma, e construíriam a Bomba de Prótons para resolver essa situação.

Ao mesmo tempo, Bizarro, meio desesperado, bate em Lex Luthor para não ouvir seus esporros, e abre um portal improvisado como os restos da antiga máquina de portais para sair da Dimensão Compacta o mais rápido possível para encontrar o Superman. A máquina dá certo, mas acaba abrindo uma Fenda Interdimensional que vai crescendo de pouco a pouco, sugando tudo.

Lex tenta controlar Bizarro, mas o clone vai se libertando cada vez mais, e no processo, causa demasiada destruição por onde passava. Quando Bizarro chega em Metrópolis, Guy Gardner aparece e luta contra ele, porém, acaba perdendo devido ao imenso poder da criatura.

Depois, Superman e Supergirl chegam a Metrópolis, e lutam contra Bizarro. Enquanto Kara foca em deter o clone, Superman focava em não fazer vítimas.

A situação fica mais preocupante quando a Fenda Interdimensional chega a Metrópolis, e Superman corre contra o tempo para usar a Bomba de Prótons enquanto se defende e defende os cidadãos do Bizarro. Ao mesmo tempo que tudo isso ocorria, Jaranphur atacava a Borávia mais uma vez, e nenhum herói apareceu por um tempo.

Quando Guy Gardner voltou e foi atrás de Superman, o homem de aço tapou a boca do Lanterna Verde, falando que não tem tempo de o escutar agora, e que tanto as pessoas de Metrópolis quanto de Jaranphur precisavam ser salvas. Para isso, ele teria que usar a bomba de prótons para fechar a Fenda Interdimensional, deixar Bizarro com a Supergirl, e Guy precisava salvar os boravianos. Mesmo relutante, o Lanterna Verde parte em silêncio, e Superman corre para realizar seu plano.

Bizarro consegue vencer Supergirl e parte com força pro Superman. Os dois homens de aço acabam caindo dentro de uma parte da Fenda Interdimensional, e os dois brigam se teletransportado para vários cantos do mundo e do universo. Tudo isso enquanto Superman tentava, sem sucesso, usar a bomba de prótons. No fim, Superman acaba caindo na Antártica, bem longe de Bizarro, e o resto todos sabemos.

Voltamos para a cena do Bizarro atacando as pessoas em um prédio, e vemos Superman chegando bem a tempo de receber todos os danos em si enquanto salvava as pessoas.


Superman: Amigão, olhe para mim! É a mim que você quer!


Paralelamente, Guy Gardner chega a Borávia salvando as pessoas, incluindo o menino de cenas anteriores, e destruindo todos os soldados mecânicos de Jaranphur. No meio daquele cenário caótico de guerra, Guy percebe que os super robôs são alimentados por uma força de energia, e tenta destruí-la, porém, um robô especial protegia aquela fonte, e se prova mais forte e esperto que Gardner facilmente. Guy Gardner, que outrora era o mais orgulhoso de seu poder, se viu vulnerável, quase morto. Determinado a vencer, ele se utiliza de suas últimas forças, e canaliza todos os seus recursos em seu anel energético, proclamando através de simples sussurros:


- No dia mais claro...


Uma forte luz começa a cercá-lo, e o cenário de destruição ao redor começa a constratar com Guy


- ...na noite mais densa...


Levantando com certo pesar, Guy olha o robô a frente dele com seu tradicional olhar orgulhoso e fala sem exitar:


- ...o mal sucumbirá perante a minha presença!...


O robô tenta mata-lo através de vários lasers, mas Guy prontamente corre em direção ao robô, rebatendo todos os raios lançados pra cima dele


- ...TODO...


Guy aproveita e cria um construtor de corrente a sua esquerda


- ...AQUELE...


Guy cria um construtor de foice e consegue atingir parte da cabeça do robô


- ...QUE VENERA....


Tendo finalmente alcançado seu inimigo, Guy cria um construtor de corrente a sua direita


- ...O MAL....


Guy cria novamente outra foice e destrói as pernas do robô


- ....HÁ DE PENAR.....


Com sua última respiração, Guy amarra os dois braços do robô, força ele ficar de joelhos no chão, e aponta o anel energético brilhante com todo seu poder canalizando no resto da cabeça dele e fala, com certa dificuldade devido ao sangramento de sua boca:


- ...Quando o poder do Lanterna Verde enfrentar!


Dando um tiro fatal que destruiu toda a cabeça do robô, Guy anda lentamente na sua esquerda, e vê que os soldados mecânicos sendo destaivados automáticamente, e os soldados de Jaranphur recuando. O lanterna verde então descansa feliz, e o menino de cenas anteriores fala para ele:


Menino: Você é meu herói favorito!

De volta a Metrópolis, Superman quebra o dispositivo de controlar mentes na cabeça de Bizarro, e conversa com o clone para saber sobre suas verdadeiras intenções. A criatura revela que estava cansada de ser obrigada a se tornar num vilão nas mãos do Luthor, só queria ser um super-herói como Clark, mas que sua mente foi tremendamente afetada por toda essa situação.O homem de aço responde que, se ele quisesse mesmo se provar, era bom começar a fazer a coisa certa em pequenos detalhes. Bizarro diz que não entendeu, e Superman comenta de relance que o verdadeiro heroísmo envolve sacrifícios.

Depois, Superman termina enfim a bomba de prótons, e voa em direção ao coração da Fenda Interdimensional para usá-la para fechá-la, mas então, Bizarro rouba a bomba de prótons e diz


Bizarro: Mundo não precisar de Bizarro, precisar de Superman, que é mais inteligente.


E dá um soco no Superman que o leva ao chão. No fim, o sacrifício de Bizarro fecha a Fenda Interdimensional, e some misteriosamente.

A batalha acaba resultando em muitas mudanças significativas, como Guy Gardner ficando em coma, fazendo com que o anel energético escolha John Stweart como seu novo substituto, e com a prisão imediata de Lex Luthor.

Amanda Waller não descarta o projeto StormWatch pois acha que é uma boa ideia para trazer mais Autoridade a esse estranho mundo recheado de meta-humanos.....afinal de contas, o que poderia dar de errado?

Superman é perdoado pela ONU, e volta a atuar livremente, assim como também sua prima, e também reata sua relação com Lois Lane. O filme termina com Clark Kent, ouvindo gritos de socorro, e revelando o símbolo de seu peito ao som da trilha sonora de John Williams.

No primeiro pós-créditos, veríamos uma cena fofa de Superman com seu cachorro Krypto, sentados na Lua e olhando para a Terra. Superman falaria para o cachorrinho:


Superman: Veja Krypto, como é belo esse mundo! Apesar de todos os pesares, a pesar de tudo que aconteceu de ruim em todos esses anos, esse mundo nunca perdeu o brilho!

Veja como suas águas são belas, e veja como brilha a criatividade de seus habitantes através de suas tecnologias!

Foi este mundo que me adotou há mais de 30 anos atrás! Eles me deram a oportunidade de ser enquanto nosso mundo não era. Eles me deram a oportunidade de viver enquanto só havia morte!

Eu estou retribuindo todo o favor que eles me fizeram em toda a minha vida! Porquê, no fim, eu devo minha vida a eles!

Mesmo que você não deva a vida pra eles, quero que você cuide desse mundo com todo o amor e carinho que ensinei a você! Não porque eles merecem, mas porque, mais do antes, precisam saber que tem amigos que podem confiar, e saber que podem ser melhores!

É como o meu ator preferido disse uma vez:


"Um amigo, e é isso que as pessoas mais precisam! Elas não precisam, sabe, de um braço forte, força de um homem no meio do Atlântico, elas precisam de um amigo"


Compreende isso, Krypto?


Krypto: Au Au


Superman: kkkkkkk


No fim daquele dia, Superman e Krypto ficaram sentados juntos, observando a Terra brilhar sob o manto escuro do espaço, e juntos, viveram um dia de cada vez.


No segundo pós-créditos, Superman acaba sendo atacado por uma arma de kryptonita, e quase cai morto na cidade de Gotham, mas antes que o atacante pudesse ver seu corpo, Batman e Robin (Damian Wayne) salvam o corpo de Superman.




Siga Gambit no Disqus: https://disqus.com/by/ogambitdosxmen