Está certo que a Páscoa já passou, mas, para quem acompanha a atividade do comércio de ovos de chocolate nesse período do ano, essa Páscoa foi realmente interessante. Para o comércio, porém, foi uma merda. Pesquisa da Serasa Experian revelou que o comércio teve queda de vendas de 1,3%. Desde 2020, em plena pandemia, que não havia uma queda tão expressiva. Foi um baque para o setor de chocolates.
O que gerou tal queda
de vendas? Houve vários fatores; um deles foi o aumento do preço internacional
e a escassez do cacau, o que deixou os ovos de chocolates mais caros. No
entanto, os ovos de chocolate têm ficado mais caros não é de hoje. Este ano, eles
ficaram mais caros, mas há vários anos que estão custando caro. Um pouco disso
é a ganância dos fabricantes; houve uma gourmetização dos ovos de chocolate,
como já há a gourmetização de tantas coisas.
Outro fator foi que a economia brasileira não anda bem, e o comércio tem sentido isso em outras datas. Por exemplo, no último Natal, o comércio teve uma queda de 3,9%, também de acordo com a Serasa Experian. A renda média da população economicamente ativa diminuiu, e ela está com medo de gastar e endividar-se, como o vídeo a seguir também mostra.
https://mercadoeconsumo.com.br/02/01/2025/noticias-varejo/semana-do-natal-registra-queda-de-39-nas-vendas-em-2024/#:~:text=Os%20dados%20s%C3%A3o%20do%20Indicador%20de%20Atividade%20do%20Com%C3%A9rcio%20da%20Serasa%20Experian&text=A%20atividade%20do%20com%C3%A9rcio%20f%C3%ADsico,do%20Com%C3%A9rcio%20da%20Serasa%20Experian.
É por isso que a gente vê alguns absurdos, como esse ovo da Cacau Show que custa a bagatela de R$ 400,00. No entanto, é só passar o período da Páscoa que a Cacau Show passa a dar 20% e 30% de desconto, para queimar o estoque.
Pois é, por essas e outras que o prognóstico das próximas Páscoas não é muito bom e nuvens negras no horizonte avizinham-se. Provavelmente, serão cada vez mais minguadas. O coelho da Páscoa vai ficar triste. E são tempos difíceis para o comércio também. Agora é esperar o Dia das Mães.







