WHAT IF...DEMOLIDOR DO BEN AFFLECK TIVESSE TIDO UMA TRILOGIA?

 


WHAT IF...DEMOLIDOR DO BEN AFFLECK TIVESSE TIDO UMA TRILOGIA?

Sabe aquele filme que não é tão popular com o público mas você acaba gostando?  Essa é minha opinião em relação ao filme do Demolidor do Ben Affleck.



Lançado em 2003, esse filme não foi o sucesso esperado pela FOX, com muita gente criticando a trama bem fraca e genérica, típica desse período em que filmes de heróis ainda estavam se reinventando após o sucesso do X-men e Homem Aranha do Raimi. Apesar do Director’s Cut ter conseguido melhorar a opinião das pessoas quanto ao projeto, algumas pessoas ainda julgam o filme bem mediano.



Quando vi esse filme na infância, eu achei ele bem legal e divertido. Hoje em dia, conhecendo melhor hqs do homem sem medo, eu consigo reconhecer uns defeitos no filme (principalmente na representação da Elektra), mas não a ponto de ignorar os vários pontos positivos, como as cenas de ação, a trilha sonora, o visual e atuação do elenco, principalmente do Colin Farrel e do falecido Michael Clark Duncan como Mercenário e Rei do Crime. Eu diria que muitos defeitos que esse filme tinha poderiam facilmente ter sido consertados numa sequência.

É aí que entra a parte interessante... de acordo com o diretor do filme Mark Steven Johnson ele tinha uma ideia para uma sequência, com Ben Affleck e Michael Clark Duncan reprisando seu papéis como Demolidor e Rei do Crime. 



Esse projeto nunca aconteceu devido ao fracasso que foi o spin-off da Elektra e o Demolidor foi rebotado na série incrível do Charlie Cox.



Embora esteja satisfeito com o resultado, com a série da Netflix sendo a melhor adaptação do personagem e suas histórias, é interessante pensar o que o Demolidor do Affleck poderia ter sido se tivesse tido uma sequência e, com o sucesso dela, um terceiro filme para fechar a trilogia.

Portanto, vamos ponderar essa questão: E se... o Demolidor do Ben Affleck tivesse tido uma trilogia?

DEMOLIDOR O HOMEM SEM MEDO



Para quem não sabe, o filme do Demolidor mostra a origem do homem sem medo, mostrando o Matt perdendo sua visão, descobrindo seus super sentidos e, após seu pai ser assassinado, ele passa a tentar proteger Hell’s Kitchen como Demolidor, enquanto tenta ajudar as pessoas em seu trabalho como um advogado.

As ações do Demolidor contra o submundo acabam chamando a atenção do Rei do Crime, que  envia o Mercenário para elimina-lo.

Enquanto isso, Matt conhece Elektra Natchios, filha de um empresário associado ao Wilson Fisk. Os dois desenvolvem um relacionamento que, infelizmente termina em tragédia, com o pai de Elektra sendo morto pelo Mercenário e ela acusando o Demolidor pela morte dele.



Ao confrontar o Demônio de Hell’s Kitchen num telhado, Elektra descobre sua identidade e, ao tentar protege-lo do Mercenário, é morta pelo psicopata.




Matt, por sua vez, enfrenta o Mercenário numa Igreja e derrota o assassino de sua amada, para depois ir confrontar o Rei do Crime.

De início o vilão tem a vantagem, chegando a desmascarar o Demolidor e descobrir seu segredo. Mas, no final, Matt consegue derrota-lo, escolhendo não tirar a vida de Fisk, mesmo com o vilão tendo sido responsável pela morte de seu pai e da Elektra. O filme terminou com o Rei do Crime sendo preso, jurando que teria sua vingança, e Matt continuando a agir como Demolidor.



Com esse recap surge então a pergunta, como que a história continuaria desse ponto?

DEMOLIDOR A QUEDA


Baseando nas ideias do Mark Steven Johnson, o filme seria uma adaptação da icônica Queda de Murdock (embora minha versão, usaria uns elementos de Demônio da Guarda e Demolidor Amarelo).




O filme se passaria alguns meses após o filme anterior, com Matt continuando suas ações como Demolidor em Hell’s Kitchen. Ao mesmo tempo, ele começaria desenvolver sentimentos por sua secretária Karen Page, embora tenha dificuldade de expressa-los por ainda estar traumatizado pela perda da Elektra.


Tal como o diretor sugeriu, o vilão iria ser o Sr Medo, que nessa versão seria um sádico assassino que começa a agir em Hell’s Kitchen, matando suas vítimas com seu gás do medo (para quem não sabe, o personagem é basicamente o Espantalho pro Batman do Demolidor) e incriminando o Homem sem Medo.


Enquanto investiga as ações do criminoso, vários eventos ruins começariam a acontecer a vida do Matt: Ele é acusado por um policial de um crime que não cometeu, o que resulta nele perdendo sua licença de advogado. Por causa da acusação, Matt tem suas finanças paralisadas e sob investigação, não tendo como pagar a conta de luz ou o aluguel.

Ao confrontar o policial, Matt descobre que ele também foi vítima do gás do medo. O Senhor do Medo é quem está por trás do tormento de Matt. Essa descoberta faz Matt começar a desconfiar que o vilão esteja ciente de sua identidade secreta.


Sua suspeita é confirmada quando Foggy é atacado pelas ilusões do Senhor Medo e sofre um acidente, indo parar no hospital.  Para jogar mais sal na ferida, o vilão ainda manda uma mensagem, perguntando como o Demolidor consegue proteger tanta pessoas, mas não aquelas com quem ele se importa (lembrando o Matt da morte da Elektra).


Se culpando pelo que aconteceu e não querendo colocar mais ninguém em perigo, Matt se afasta da Karen e decide ir atrás do assassino sozinho. Sua busca o levaria a confrontar o Senhor Medo num depósito abandonado. O vigilante percebe tarde demais que o local é um cenário cheio de armadilhas, com manequins de pessoas como Foggy, Elektra e seu pai e gravações falsas que enganam os sentidos do Matt, deixando confuso e vulnerável ao Senhor Medo, que espanca o Matt, forçando a fugir nas ruas, gravemente ferido.



Tal como na Queda de Murdock, Matt acabaria desmaiando perto de uma igreja e seria salvo por uma freira, que cuidaria de seus ferimentos. Nas interações, Matt acabaria descobrindo que ela é sua mãe e ela teria um papel em ajudar o Matt a encarar sua culpa e não deixar que ela o separe das pessoas com quem ele se importa.

Enquanto isso, Karen, preocupada com o sumiço de Matt, se uniria ao Ben Urich para tentar encontra-lo. De início Ben ficaria relutante por também ter sido atormentado pelo vilão, mas após ouvir Karen dizendo que não podem viver controlados pelo medo (com ela confessando sobre seu passado como uma viciada), ele encara sua insegurança e dois começam a busca, descobrindo a conexão dos problemas do Matt com o Senhor Medo.


Estando recuperado, Matt faria uma visita ao Foggy no hospital, onde revela seu segredo para o amigo. O dialogo dos dois, em paralelo com as cenas da Karen e do Ben investigando os crimes do Senhor Medo, terminaria com as duas duplas descobrindo uma conexão entre as vítimas do Senhor Medo: Todas elas são mafiosos rivais do Wilson Fisk


Conseguindo entrar na prisão, o Demolidor confronta Fisk, que se revela como responsável por ter contratado o Senhor Medo para atormentar o Matt, fazendo-o encarar alguém que pode "colocar medo no Homem Sem Medo" (referência a uma frase que ele disse no filme anterior). Fisk também teria contratado o Senhor Medo para atingir os chefes do crime, deixando-os prejudicados para, quando Fisk sair da prisão, poder assumir as gangues e reconstruir seu império do crime.


Com Urich e Karen tendo descoberto seu plano e avisado a polícia, o Senhor Medo enviaria uns policiais, influenciados por seu gás do medo, para eliminar Urich, enquanto ele sequestra Karen. Por sorte, o Demolidor consegue chegar a tempo de salvar Urich e vai atrás do Senhor Medo. 

Enquanto, Karen consegue escapar do Senhor Medo, levando um clímax cheio de suspense, com a moça tentando fugir do vilão que a persegue enquanto o Demolidor tenta alcança-la, passando pelas armadilhas do Senhor Medo.

No final ele consegue alcança-los e trava sua luta contra o psicopata, conseguindo derrota-lo e Karen descobriria seu segredo.



O Senhor Medo seria preso, porém já tendo feito estrago nas gangues de Nova York, deixando o ambiente preparado para o retorno do Rei do Crime, quando ele for liberado da prisão.  Já Matt Murdock, ao lado de Karen e Foggy, decidiria reconstruir sua vida e encontrar outras formas de poder ajudar sua cidade.



DEMOLIDOR OS PECADOS DO PAI



O filme mostraria o Matt lidando com as consequências do filme anterior, tendo que dividir apartamento com Foggy e tentando conseguir emprego.

Enquanto isso, Wilson Fisk é finalmente libertado da prisão, estando pronto para reassumir seu controle sobre as gangues de Nova York. No entanto, após sobreviver a um atentado contra sua vida, o Rei do Crime descobre que metade das gangues estão sob controle de um novo o chefe do crime, o Rosa, que planeja tomar controle de todo submundo da cidade.


Esse fato levaria a uma guerra gangues entre os dois chefes do crime, com Demolidor no meio tentando proteger os civis do fogo cruzado. 

Mesmo com seus esforços, o Demolidor tem dificuldade em enfrentar a a gangue do Rosa, que são mais organizados que Fisk, possuem armas mais avançadas e são liderados pelo braço direito, a incendiária Typhoid Mary.


Com a guerra aumentando, Matt seria contatado por Fisk, que iria propor uma aliança temporária para derrotarem o Rosa. O Demolidor, de início recusaria, porém Fisk usa sua preocupação com as pessoas para fazê-lo aceitar sua proposta, visto que se a guerra continuar, mais inocentes pagarão o preço. A decisão de Matt criaria uns argumentos com Foggy e Karen, que julgam que deveriam encontrar um caminho melhor, que não comprometa seus valores.

O clímax seria um conflito direto entre as duas gangues, com Demolidor enfrentando a Mary enquanto Fisk tem seu encontro com o Rosa, notando algo familiar na estratégia do seu oponente.  De início parece que o Rosa tem a vantagem, com o Demolidor tendo dificuldades na luta contra Mary e o Rei tendo sido baleado na perna pelo seu rival.


Nesse momento de possível vitória, Rosa tira sua máscara, se revelando como Richard Fisk, filho do Rei do Crime. Ele causou essa guerra querendo se vingar do pai, por tê-lo rejeitado dos negócios da família, além de ter escondido a verdade sobre morte de sua mãe, que tinha sido baleada por um dos rivais de Fisk. Antes que Richard possa eliminar seu pai, o local é invadido pela polícia. O Demolidor tinha conseguido informa-los do local em que as gangues iriam se encontrar para que eles pudessem embosca-los.

Com os policiais capturando os homens do Fisk e do Rosa, Matt consegue derrotar Mary e salva Fisk do seu filho, que por sua vez acaba sendo pego por uma bala perdida. 


Sabendo que não tem tempo para leva-lo para um hospital Fisk se desespera, porém Demolidor oferece uma opção. Ele leva o garoto para uma pequena clínica próxima, cuja médica é amiga do Matt, e ela consegue salvar a vida de Richard. Embora seja odiado por seu filho, Fisk, num momento de humanidade, considera se entregar no lugar do filho, não querendo que ele sofra o mesmo destino que ele sofreu quando seu pai o deixou ser preso, levando-o a se tornar um criminoso (a origem do Fisk seria similar à do desenho do Aranha dos anos 90).



Apesar de não perdoar Fisk por tudo que ele o fez passar, Matt sente pena do Rei e uma conexão com o drama dele com Richard, já que o pai do Matt também cometeu erros e tentou se redimir pelo seu filho. Portanto, o ex-advogado faz uma proposta para Fisk: Ele não revelaria que Richard é o Rosa, mas Fisk teria que deixar os amigos do Matt em paz. Fisk aceita os termos.


O filme termina com Fisk tendo a chance de reconstruir seu império do crime, mas optando por passar o dia com seu filho (estando agora numa cadeira de rodas), enquanto Matt consegue um novo emprego como um instrutor de direto, buscando ensinar pessoas a como se representarem diante o júri ao invés dele ser o representante delas (que nem aconteceria depois na fase do Mark Waid).


Então é isso! O que acharam da ideia? Como vocês acham que poderia ter sido uma trilogia do Demolidor de Affleck? Sintam-se a vontade para colocar suas opiniões e ideias nos comentários abaixo.

Siga Xandão no Disqus: https://disqus.com/by/xandodeoliveirafrauches/


Postar um comentário

0 Comentários