TOP 10 MELHORES EPISÓDIOS DE AVATAR A LENDA DE AANG

 


TOP 10 MELHORES EPISÓDIOS DE AVATAR A LENDA DE AANG

Dentre as várias animações feitas até hoje, um que se tornou um fenômeno na cultura pop foi Avatar – A Lenda de Aang



Criado por Bryan Konietzko e Michael Dante DiMartino, o desenho se passa num mundo divido entre quatro nações baseadas nos elementos da natureza (O reino da Terra, a Nação do Fogo, a Tribo da Água e os Nômades do Ar). Porém, quando a Nação do Fogo decide dominar o mundo é iniciada uma guerra com as outras nações. O único que podia deter esse conflito era o Avatar, um mestre do domínio dos 4 elementos, mas ele desapareceu. 100 anos depois, dois jovens da Tribo da Água do Sul, Katara e Sokka, acabam quebrando um iceberg e despertando o avatar desaparecido, um garoto dominador de ar chamado Aang. Vendo como o mundo está sendo prejudicado pela guerra em sua ausência Aang parte numa jornada para aprender a dominar os outros elementos e salvar o mundo.



Tal como outras franquias como Star Wars, Senhor dos Anéis e Harry Potter, essa animação é uma saga épica de fantasia e aventura, tendo ação e momentos divertidos mas, ao mesmo tempo, um drama bem complexo focado no crescimento dos personagens durante sua jornada nesse mundo afetado pela guerra.





Com o desenho recebendo uma adaptação em live action feita pela Netflix, é uma ocasião perfeita para falar dos melhores episódios do desenho, os que tiveram histórias marcantes e momentos inesquecíveis. 



Portando vamos começar... esse é o meu top 10 melhores episódios de Avatar A Lenda de Aang.

10) A Caçada (Livro 2 - Episódio 8)


Enquanto tentam encontrar um lugar para passar a noite, Aang e seus amigos são perseguidos por Azula, Mai e Ty Lee, o que os impede de descansarem e os deixa irritados. Percebendo que as vilãs estão seguindo eles pelo rastro de pelos deixados pelo Appa, Aang pega um pouco desses pelos e tenta distrair Azula para que seus amigos possam escapar. Com seus amigos longe, Aang tem que encarar a princesa da Nação do Fogo, porém, o duelo deles acaba tendo o envolvimento de Zuko, buscando capturar Aang e acertar as contas com sua irmã.

Sabem aqueles episódios de WWE onde vários lutadores vão entrando no ringue um atrás do outro? Essa é descrição resumida do episódio. Uma sequência de cenas de ação atrás da outra, com Azula não dando um intervalo sequer para os heróis se recuperarem. É fácil ficar tão animado com as lutas e se esquecer do sufoco que o Aang e seus amigos estão passando, ficando cansados e discutindo entre si por causa da falta de sono.



Porém o episódio sabe dedicar momentos para destacar os personagens como a Toph, que no início não se dá bem com Katara, mas, depois de um encontro com Iroh, ela faz as pazes com grupo.

 

9) O Desertor (Livro 1 – Episódio 16)



Ao visitarem uma cidade colonizada pela nação do fogo, Aang e seus amigos são perseguidos pelos soldados mas são salvos pelo misterioso Chey, que os leva para conhecer Jeong Jeong, um soldado desertor da Nação do Fogo que Aang acredita que possa ensina-lo a dominar o fogo. Embora relutante, Jeong, após ser convencido por Avatar Roku, decide ensinar Aang. Porém, a inexperiência do garoto o faz acidentalmente ferir Katara, e Aang aprende uma dura lição de humildade.



Um fatores que contribuiu para a qualidade da série é como os personagens são bem relacionáveis. No caso do Aang, mesmo sendo o Avatar, ele continua sendo um garoto inocente e ingênuo, sendo capaz de cometer erros. O erro que ele comete nesse episódio deixaria trauma profundo no protagonista que teria que lidar episódios a frente.

Destaque também para a luta de Aang contra o Almirante Zhao, com o Avatar usando o conhecimento que adquiriu de seu erro para enganar Zhao e escapar.

 


8) Trabalho Amargo (Livro 2 – Episódio 09)



Com Toph tendo se unido ao grupo, Aang conseguiu alguém para ensina-lo a dobrar a Terra. Porém o treino se mostra muito mais difícil do que ele pensa. Ao mesmo tempo, Zuko também passa por dificuldades enquanto tenta aprender a dominar o relâmpago.

De todas as dinâmicas entre os personagens, minha favorita é rivalidade do Aang e do Zuko, com alguns episódios como esse colocando os dois em jornadas paralelas. Não só a dificuldade deles em adquirir novas habilidades é bem relacionável mas o treino acaba sendo mais interessante do que as habilidades que eles adquirem, pois força ambos a saírem de suas zonas de conforto e evoluírem como indivíduos. 



Enquanto Aang aprende parar de ficar desviar de seus oponentes e encara-los de forma direta, Zuko é forçado a aprender uma dura lição de humildade.





 

7) O mestre de Sokka (Livro 3 – Episódio 04)



Após ver seus amigos apagando um incêndio com suas habilidades, Sokka começa a se sentir inferiorizado pelo fato de ser o único a não dominar elementos. Querendo encontrar seu lugar no grupo, ele decide se tornar discípulo do espadachim Piandao. Mas, conforme ele vai aprendendo sobre a arte da espada, Sokka vai descobrindo que ele já possui habilidades muito mais importantes do que técnicas de combate físico.

Os heróis da série não são chamados de Time Avatar por nada. Cada um tem uma personalidade única e habilidade própria. Após ter encontrado vários dobradores poderosos é natural que alguém como Sokka começaria a questionar sua relevância para o grupo e desejar ter uma habilidade específica. Sua história poderia facilmente ser sobre ele ganhando essa habilidade de Piandao. Mas, o episódio subverte a expectativa, mostrando como o Time Avatar precisa do Sokka e sua liderança. Não são suas habilidades físicas que o tornam importante, mas sim sua criatividade e inteligência. É um grande desenvolvimento para um personagem cujo arco é sobre ele virando um líder.

6) A passagem da Serpente (Livro 2 – Episódio 12)



Tendo perdido Appa, Aang e seus amigos tentam pegar uma barca para chegar a cidade de Ba Sing Se. Porém, ao verem um casal (com uma esposa estando grávida) que teve suas passagens roubadas, os heróis decidem ajuda-los a chegar à cidade, cruzando a perigosa trilha da Passagem da Serpente.

Ver o Time Avatar desistindo da chance de poderem chegar ao seu destino e escolhendo arriscar as vidas para ajudar esse casal é muito inspirador. Porém o episódio vai muito além, explorando o drama do Aang lidando com o sumiço do Appa, e o quão perdido ele se sente sem seu bisão. Simultaneamente, Sokka passa por um arco parecido. Ao reencontrar a guerreira Suki, Sokka se torna muito super protetor e encontra dificuldade de aceitar seus sentimentos por causa do trauma de ter perdido sua paixão, a princesa Yue no final do livro anterior. Conforme eles vão percorrendo a Passagem da Serpente e ajudando o casal a dar a luz a sua filha que eles recuperam seu otimismo, aprendendo como esperança pode se manifestar mesmo nas horas difíceis.



5) A Praia (Livro 3 – Episódio 05)



Tendo sido forçados pelo Senhor do Fogo a tirar umas férias, Zuko, Azula, Mai e Ty Lee vão a passar o tempo na Ilha Ember, encontrando dificuldade de interagirem com os moradores da região. Enquanto isso, Aang e seus amigos são atacados pelo Homem Combustão, um mercenário capaz de causar explosões através da energia canalizada pelo seu terceiro olho.

Mesmo que o encontro do Time Avatar com o Homem Combustão resulte numa cena de ação bem intensa, o foco do episódio são os vilões. Tem uma tragédia no fato desses jovens serem incapazes de interagir com outros ou fazerem atividades de lazer por causa da guerra, demonstrando como esse evento privou-os de sua juventude.

Seus problemas eventualmente acaba levando-os a se reunirem ao redor de uma fogueira e desabafarem sobre o que os incomoda, seus traumas e conflitos internos, o que ajuda a tornar esses antagonistas bem complexos.



4) Zuko sozinho (Livro 2 – Episódio 07)



Tendo se separado de seu tio, Zuko viaja sozinho pelo Reino da Terra até chegar numa pequena cidade. Após salvar um garoto de uns bandidos ele e sua família recebem bem o príncipe banido sem saber de sua verdadeira identidade. Vivendo com eles, Zuko começa a relembrar de seu passado e de como era sua relação com sua família. Porém quando os bandidos sequestram o menino e desafiam Zuko para um duelo, ele é forçado a usar sua dobra de fogo e revelar quem ele é realmente para o povo da cidade.

Tendo sido introduzido como um antagonista ranzinza e exigente, a série levou a história por uma direção surpreendente, com cada aparição tornando-o as motivações cada vez mais compreensíveis que ele é quase um co-protagonista junto com Aang. Esse episódio é um exemplos, não só na forma como demonstra o lado nobre do Zuko, com ele defendendo uma família, mas também pelos flashbacks que mostram os abusos que ele sofreu de seu pai e sua irmã, com sua mãe tendo sido a única (além de seu tio) a lhe mostrar amor até ele ter sido banida. Essa revelações, combinadas com o final tornam o Zuko um dos antagonistas mais trágicos da série, aumentando o desejo dos fãs dele conseguir se redimir.



3) Encruzilhada do Destino (Livro 2 – Episódio 20)



Por ter tido uma visão de Katara em perigo, Aang interrompe seu treinamento com o Guru para poder ir resgata-la, contando com a ajuda de Toph, Sokka e Iroh, que se une aos heróis para poder resgatar seu sobrinho, que foi capturado por Azula. Enquanto isso, a vilã, tendo se infiltrado em Ba Sing Se, inicia um plano para tomar controle da cidade. Aang e Iroh se reencontram com Katara e Zuko, porém Azula os encontra e faz uma oferta tentadora a Zuko, deixando-o dividido entre seu desejo e seu tio.

De certa forma esse episódio é o Império Contra Ataca da Lenda de Aang, mostrando os heróis chegando no seu pior momento, com tudo que eles tentaram evitar acontecendo: Ba Sing Se é conquistada, Zuko trai Iroh e se une a Azula para derrotar o Avatar e, quando Aang tenta entrar no estado Avatar ele é atingido por um relâmpago da Azula, com a série tendo estabelecido que, se ele morrer o avatar nunca mais se reencarnaria.



O destaque do episódio é a Azula, que se prova a melhor vilã da série, sendo não apenas uma adversária poderosa como também uma grande estrategista, manipulando um personagem atrás do outro.  



O final do episódio é de cair o queixo, deixando um tremendo gancho para a terceira e última temporada.

2) O Cometa Sozin (Livro 3 – Episódios 18,19,20 e 21)



O verão está chegando ao fim e o Cometa Sozin passará pela Terra. Quando isso acontecer o Senhor do Fogo Ozai usaria de seu poder para destruir o Reino da Terra e dominar o mundo. Com a batalha final se aproximando Aang teria que confrontar seu maior dilema: Ele poderá derrotar o Senhor do Fogo sem mata-lo?

Depois de vários episódios construindo esse evento, a série chegou no seu grand finale sem decepcionar. Em 4 episódios, os criadores conseguiram fazer um final de série bem épico, concluindo o arco de vários personagens principais, seja o Sokka agindo como um lider e usando inteligência para parar a frota de dirigíveis da Nação do Fogo, Zuko confrontando Azula num Agni Kai pelo trono e, o mais importante, Aang assumindo seu dever como Avatar e confrontando Ozai numa das maiores lutas da série. Foi um perfeito encerramento para uma obra prima de animação.



Mas se o final é tão bem executado, qual episódio poderia supera-lo nesse top?

A resposta é...

1) Os Mestres da Dominação de Fogo (Livro 3 – Episódio 13)



Tendo se unido ao time Avatar, Zuko começa a treinar Aang na dominação do fogo. Entretanto, ele descobre que perdeu sua habilidade de dobração. Então Aang e Zuko saem numa jornada até as ruinas do que uma vez foi lar dos Guerreiros do Sol, uma civilização dos primeiros dobradores de fogo. Ao chegarem lá, eles logo descobrem que ainda existem habitantes e são levados para serem julgados pelos “primeiros mestres”, que determinaram se os dois são dignos de aprenderem sobre dominação de fogo.

O foco no Aang e no Zuko após esse ter se unido ao Time Avatar já tornaria o episódio algo bom, mas sua trama foi muito mais além, mostrando não só o desenvolvimento dos antigos rivais como também expandindo a mitologia do universo do Avatar e mostrando a origem das dobras e as formas criativas que se pode usar essas habilidades.



O ponto alto do episódio (e da série) é quando Aang e Zuko se encontram com os mestres e eles mostram pro dois o potencial da dominação de fogo, tudo representado muito bem visualmente, demonstrando a qualidade de animação que o desenho tem. De todos os episódios, pra mim esse foi o que definiu Avatar a Lenda de Aang como uma das melhores animações de todas.



 

Então é isso! Quais são seus episódios favoritos de Avatar a Lenda de Aang? Sintam-se a vontade para colocar suas opiniões e ideias nos comentários abaixo.



 

Postar um comentário

0 Comentários