Minha Teoria De Como Deve Ser o DCU de James Gunn (Pelo menos a primeira saga!)

 


Desde que comecei minha jornada no mundo de super-heróis em 2017, quando tinha mais ou menos 12 - 13 anos, sempre tendi mais pro lado da DC por vários motivos! Não só porque ele era o lar dos maiores super-heróis do mundo, mas também por causa do DCEU....não ironicamente!

Antes de 2017, a única coisa que eu sabia dos heróis da DC era que o Superman era alienígena, que o Batman se vestia de morcego e a Mulher-Maravilha era uma heroína, e que por acaso eles faziam parte do mesmo grupo de heróis! O DCEU praticamente me apresentou os heróis!

Depois que vi muitos comentários dizendo coisas do tipo: "Os filmes não representam bem os personagens" e "Não aproveitam direito o potencial das hqs" é que fui buscar mais a fundo, e foi paixão a primeira vista! E assim foi! De 2017 pra cá fiquei esperando ansiosamente por uma reviravolta que a DC poderia dar nos cinemas que parecia nunca chegar de fato. Mesmo que houvesse "lampejos" disso como o filme do Aquaman, O Esquadrão Suicida do James Gunn ou até mesmo em Adão Negro, nunca dava em nada. Isso até o momento em que o próprio Thiago Arma (Apelido carinhoso que dou para o James Gunn!) assumiu o comando da DC Studios ao lado do Peter Safran!

Apresar de ter tido uma primeira impressão ruim (pois eu queria muito um Homem de Aço 2!), quando o sr. Arma anunciou os 10 primeiros projetos do capítulo 1 do DCU, eu fiquei animadaço!! Pois apesar de "não aparentar conexões", eu não liguei, e pensei nos projetos em si pénsando que a "conexão" poderia ser mais em temas e tipos de abordagem assim como os filmes dos Guardiões da Galáxia, e também visto que o Gunn definiu não como "Fase" mas sim como "Capítulo", e por muito tempo eu fiquei satisfeito somente em pensar assim. Mas aí então, eu assisti o videio do canal do Youtube Universo DCnauta que me chamou muita a atenção:

https://www.youtube.com/watch?v=I6OIyx6e4EM&t=338s


E de fato, ele tem razão!


Meus amigos no discord já teorizavam que a grande ameaça poderia ser algo como a Grande Escuridão (muito por causa do Monstro do Pântano!), mas isso fazia muito sentido! E, conforme o tempo foi passando, novos rumores foram surgindo, e mais essa teoria fazia sentido para mim! E agora que o DCEU finalmente teve seu fim, e a série animada do Comando das Criaturas está mais próximo do que nunca, decidi escrever esse post para explicar o porque de achar que a hq DC: A Nova Fronteira é a base perfeita para esse primeiro capítulo da grandiosa saga que nosso querido Thiago Arma está nos preparando

Então, sem mais delongas, bora lá!


Antes, devemos fazer uma recapitulação de algumas listas!

A primeira é a lista dos projetos confirmados por James Gunn em janeiro de 2023, que é composto por 10 projetos, sendo eles metade séries e metade longas-metragens!


- Comando das Criaturas - 1a Temporada 

- Waller - 1a Temporada 

- Superman Legacy

- Supergirl: Mulher do Amanhã

- The Authority

- Lanternas - 1a Temporada

- Gladiador Dourado - 1a Temporada

- The Brave And The Bold

- Monstro do Pântano

- Paradise Lost - 1a Temporada


James Gunn já revelou que essa primeira lista não compõe NEM A METADE do capítulo 1, ou seja, ela é composta de mais de 20 projetos incluindo filmes, séries, animações e video games! E por conta disso, ao longo dos meses, acabei presenciando 3 listas diferentes sobre qual pode ser essa "outra metade", sendo duas delas:

- The Terrifics

- Arqueiro Verde & Canário Negro

- Jovens Titãs

- Homem-Animal

- Mulher-Maravilha

- Zatanna

- John Constantine

- The Secret Six

- Superman vs. The Authority

- Liga da Justiça Sombria

- Lobo

- Liga da Justiça: A Nova Fronteira

- Metal Men

- Sereias de Gotham

- Liga da Justiça 2


E:


- Mulher-Maravilha

- Átomo

- Jovens Titãs

- Hankman & Hawkgirl - 1a Temporada

- Etrigan

- Senhor Destino - 1a temporada

- Homem-Borracha

- Patrulha do Destino

- Exterminador - 1a Temporada

- Pistoleiro

- Pacificador - 2a Temporada


Por fim, tem a lista pequena de verificados do perfil DCULeaks, que é composto por:

- Super Gêmeos

- The Terrifics

- Strange Adventures

- Caçadora (O filme coreano!)

- Questão - 1a Temporada

- Galeria de Vilões - 1a Temporada


Mesmo que muitos desses rumores tenham sido desmentidos, alguns fazem muito sentido, e parecem complementar ainda mais a teoria! E além desses citados, ainda tem os já confirmados além dos 10 projetos iniciais como:


- Asilo Arkham - 1a Temporada

- Super Choque

- Pacificador - 2a Temporada


Agora, depois da recapitulação, uma pergunta surge: Mas do que se trata DC: A Nova Fronteira afinal?

Bom, essa minisérie escrita e desenhada por Darwyn Cooke se trata sobre o recomeço dos heróis da DC após momentos difíceis, sendo elas reflexos da segunda guerra mundial e/ou do começo da guerra fria. É um grande exercício de imaginação que Cooke se aproveita para explorar a essência dos personagens e, no processo, fazer uma clara homenagem ao que esses heróis representam. 

Na trama, uma entidade conhecida como O Centro viveu na Terra por milhões de anos, observando a vida crescer no planeta, e de vez em quando, interferia de maneira indireta no curso do mundo, a exemplo da preservação de parte de toda a vida pré-histórica da extinção!

Por eras, O Centro observou o desenvolvimento da humanidade e, consequentemente, o surgimento dos chamados deuses (ou melhor: Super-Heróis) e dos chamados monstros (ou melhor: pessoas de más índoles!) e notou como muitas vezes eles se misturavam e afetavam o mundo. Ele não interferiu nesses conflitos por pensar que a vida poderia resolver seus problemas sozinhos, mas após o ataque que os Estados Unidos realizou em Hiroshima e Nagasaki em meados do século XX, O Centro concluiu que a humanidade poderia se tornar um problema para o universo (Pois eles também estavam começando a realizar missões fora da terra também!) e decidiu interferir manipulando mentalmente a mente de muitos "monstros", e até mesmo em pessoas que não sabiam que eram, para que eles mesmos se auto destruíssem, e isso incluía, de certa forma, os heróis! A história mostra como heróis importantes da transição da Era de Ouro para a de Prata como Caçador de Marte, Flash, Lanterna Verde (Hal Jordan), Superman, Batman, Mulher-Maravilha e etc reagiram ao status quo ocasionado pelO Centro, e como eles venceram ele, fazendo com que no processo, fosse criado uma "nova fronteira" na Era de Prata! (Tudo isso baseado no discurso do presidente estadunidense John F. Kennedy em 1960!)


Os protagonistas de A Nova Fronteira são:

- Superman

- Batman

- Mulher-Maravilha

- Flash (Barry Allen)

- Lanterna Verde (Hal Jordan)

- Caçador de Marte

- John Wayne (Aço)

- Desafiadores do Desconhecido

- Ray Faraday


Existem alguns personagens que não são exatamente protagonistas, mas são constantemente referenciados e aparecem de fato só no final como:

- Aquaman

- Arqueiro Verde

- The Sea Devils

- Blackhawks

- Adam Strange

- Átomo (Que acaba dando a ideia da solução final contra O Centro)


E além deles, há uma pequena e curiosa trama paralela que ocorre na batalha final que é dos heróis místicos Espectro, Senhor Destino, Zatanna e do Shazam, fazendo um jantar na lua a convite do Vingador Fantasma! Eles discutem se deveriam intervir, mas visto que isso esse evento todo iria desencadear no início de uma nova era na história heróica, todos eles decidem não intervir! 


E além deles, tem alguns heróis que aparecem mas tem pouca relevância como o Robin, a Canário Negro e o Ted Grant. E outros que só existem nesse universo mesmo como o Homem-Hora (Por motivos óbvios!) e o Wally West!

Não sei se a historinha dos heróis místicos será considerada ou será substituída por...sei lá...da Legião dos Heróis observando do futuro como esses eventos ocorreram...ou quem sabe do Gladiador Dourado assistindo esse evento de longe e decidindo não intervir!

Aliás, não só isso, mas acho que boa parte dessa história vai ser mudada!

Tá certo que só o simples fato dessa adaptação poder se passar nos dias atuais, ela já seria mudada, mas o fato de James Gunn também não ser muito de adaptar histórias diretamente, mas de pegar ideias e desenvolver algo original por cima já mostram o caminho que pode ser dado! Eu acho que o James Gunn não vai adaptar fielmente a hq da Nova Fronteira, mas se inspirar nos arquétipos e engrenagens que movem a trama, pegar a ideia dO Centro ser essa entidade presente na Terra que manipula os "deuses" e "monstros" para que eles se destruam mutuamente e que tudo isso ocasione em um recomeço para os heróis da DC e construir sua própria história original!

Para entender melhor, vamos analisar a trama de A Nova Fronteira e ver os rumores que cercam o DCU até o presente momento:

A história de A Nova Fronteira começa com um prólogo que mostra todos os membros dos Perdedores, um grupo militar que atuou durante a segunda guerra mundial, morrendo na Ilha dO Centro. A morte deles, somado a uma tensão política que explicarei depois, levou o governo estadunidense a criar a Força-Tarefa X, soldados leais que trabalhariam diretamente para eles, diferentes dos super-heróis! Esse grupo possui duas principais divisões:

1) Argent: Esse é um grupo mais voltado nas missões de espionagem governamentais e stealth. 

2) Esquadrão Suicida: Esse é um grupo mais voltado na realização de missões sobrenaturais ou alienígenas.

Só depois dessa história é que conhecemos, de fato, esse universo! Isso não te lembra algo?

Antes do universo novo ser apresentado, de fato, em Superman Legacy, teremos duas séries que também servirão como prólogo também, e que estão intimamente ligados ao fim de um grupo, que é a animação do Comando das Criaturas e a série da Amanda Waller

Segundo rumores que li aqui: (https://ovicio.com.br/comando-das-criaturas-tem-supostos-detalhes-da-trama-revelados/), a série do Comando das Criaturas vai se passar nos dias atuais, e mostrará Amanda Waller, após o seu exposed no final de Pacificador, criando uma equipe de operações secretas apenas com prisioneiros monstruosos para resgatar um grupo de cientistas em uma ilha misteriosa com dinossauros que parece estar viva. E além disso, temos a informação de que ela fará crossover com a série da Amanda Waller, que se passará entre a temporada 1 e 2 da série do Pacificador, e mostrará ela com o "Team Pacificador" realizando uma missão secreta stealth. Ela terá dois grupos ao seu dispor após o fim de um outro, ou seja, esses dois poderão ser o equivalente as duas divisões da Força-Tarefa X na grande saga! Não exatamente o mesmo papel, mas ser equivalente!

Depois desse prólogo, somos introduzidos enfim a toda a lore desse universo:

De 1938 até mais ou menos 1950, a história é a mesma da Era de Ouro dos quadrinhos da DC! Superman surgiu em 1938 e iniciou a ideia dos "Super-Heróis", e dali, muitos conhecidos nossos como a Sociedade da Justiça da América, o Batman e a Mulher-Maravilha começaram a atuar! Mas tudo começa a mudar principalmente após o fim da segunda guerra mundial!

Com o aumento da tensão geopolítica da Guerra Fria, o governo estadunidense começou a duvidar da "lealdade" que os super-heróis tinham sobre o seu país, e começaram a tomar algumas atitudes drásticas. A exemplo do caso do Homem-Hora! A SJA foi usada como bode expiatório, e suas informações acabaram causando numa perseguição política para cima do Homem-Hora, no que, resultou na morte do mesmo e dos agentes que o perseguiam!

Depois da morte dele, a SJA foi convocada para um comitê do congresso estadunidense sob alegações de "atividades não-americanas". Por fim, o governo exigiu lealdade, e pediu que todos da SJA revelassem suas identidades para passar mais confiança, porém, eles recusaram, e decidiram se aposentar da vida heróica.


Para recompensar a falta de "super-heróis leais", o governo criou a Força-Tarefa X e pediu para que a Mulher-Maravilha e o Superman jurassem lealdade e caçassem os vigilantes que não fossem leais! O roteiro, no começo, deixa na dúvida se os dois heróis fizeram o que o governo queria ou não!

Como já falei, James Gunn também não é de adaptar arcos mas pegar ideias e desenvolver algo original com elas! Porém, isso não quer dizer que a ideia de um universo já acostumado com super-heróis que está passando por uma grande tensão política e ideológica não vai estar presente! Tanto é que esse vai ser justamente nosso ponto de entrada com Superman Legacy!

Segundo a sinopse oficial:

“Superman: Legacy conta a história da jornada do Superman para reconciliar sua herança Kryptoniana com sua criação humana como Clark Kent de Smallville, no Kansas. Ele é a encarnação da verdade, justiça e o jeito americano, guiado pela bondade humana em um mundo que vê a bondade como antiquada.”

Esse filme, além de estabelecer o Superman, pode ter a mesma função do jornal no começo do capítulo 2 de Nova Fronteira, nos introduzir o universo e seu status quo!

A primeira história que a gente acompanha depois do prólogo e do jornalzinho, é a do Hal Jordan! Nesse universo, o Hal Jordan era um piloto de caça dos Estados Unidos que lutou na Guerra da Coreia. Quando a guerra acaba, o Hal e o seu colega, Ace Morgan, fazem um voo de reconhecimento no Rio Yalu para que os estadunidenses saibam onde eles estão durante a trégua.

Durante essa missão, os pilotos estadunidenses que estavam encarregados do resgate se depararam com caças coreanos com pilotos que não sabiam que a guerra tinha acabado. Aí rola um confronto aéreo e o avião do Hal é abatido. Ele teve que se ejetar antes de ser derrubado.

O ruim é que, quando ele pousa, Hal encontra outro soldado coreano que também não sabia que a guerra tinha acabado, e os dois acabam se enfrentando intensamente. O Hal até tentou ser mais pacífico e falar em coreano com o soldado, mas devido a tensão, ele não se lembrou como se dizia: "A Guerra Acabou" em coreano, e por conta disso, Jordan acaba matando o soldado e isso o afeta muito durante o resto da história!

Por causa desse jeito dele de não querer matar, Hal é visto como um covarde pelo exército. Mas essa perspectiva muda quando ele é escolhido pelo Abin Surr por causa da sua força de vontade de não ser letal e seguir seus valores. Mesmo assim, ele ainda passa por situações bem tensas!

Eu gosto dessa história, seria interessante se ela fosse adaptada junto com a história moderna do John Stweart. Para vocês que não sabem, o John originalmente não tinha um passado no exército, isso só foi introduzido na série animada da Liga da Justiça e só depois isso foi incluído no cânone. Seria interessante a dinâmica desse Hal Jordan mais pacífico com o John Stweart moderno, com passado militar que não vê muito problema em usar métodos mais letais! Seria uma conexão temática interessante com o filme do Superman!

Como se isso já não fosse o bastante para tornar a série interessante, a informação de que a maior parte da série se passará na Terra, com os dois Lanternas Verdes investigando um grande mistério que afetará todo o universo DC, é muito empolgante! Pois como o canal Universo DCnauta mencionou, faria bastante sentido se esse mistério estivesse relacionado à entidade conhecida como "O Centro", que está localizada aqui na Terra. Isso certamente aumentaria ainda mais o interesse e a complexidade da trama.

Eles poderiam fazer o papel do Batman e do Caçador de Marte investigando esse caso a fundo, o ruim é que isso meio que quebraria a dinâmica do alienigena e do humano investigando algo sobrenatural e conspiratório...a não ser que tivessemos outro personagem nessa nova história do Gunn tipo....o Questão!

Um dos 15 projetos citados pelo DCUleaks foi uma série do Questão, e faria sentido, pois o personagem é conhecido por suas histórias investigativas e sua obsessão por teorias da conspiração, e ele poderia ser o equivalente ao Caçador de Marte, fazendo o papel do detetive que investiga mais a fundo além do "super herói assumido" (que seria o Batman!). seria uma boa ver Hal Jordan, John Stweart e Questão investigando uma ameaça cósmica.

Mas aí surge uma questão (Essa piada não foi intencional! kkkkkk), tudo bem do Caçador de Marte ser substituído, mas é quanto ao Batman, que já tem dois projetos já confirmados?


Bom, como falei, acho que as tais conexões entre os projetos vão ser mais temáticas do que necessariamente nas histórias em si, assim como nos projetos que o James Gunn fez nos dois universos compartilhado que trabalhou! E o que eu quero dizer com isso? Penso que inicialmente os projetos do Batman vão trabalhar essa temática do conflito moral, com The Brave And The Bold focando na dinâmica do Batman mais super-heróico tentando ser alguém cada vez melhor em contrapartida do Damian como um jovem impulsivo assim como ele era também. E com a série do Asilo Arkham focando na psique dos vilões de Gotham e no que levou eles a serem quem são!

Além disso, tem o fato de que, para que a história de A Nova Fronteira possa funcionar, ela precisa que alguns super-heróis sejam seus "pilares" mesmo que de inicio seus arcos não pareçam conversar como por exemplo a do Flash e a do Lanterna Verde. Eles são primeiramente estabelecidos para depois se juntarem. Tá certo que o Batman já seria um desses pilares, mas visto que no contexto das hqs o foco fica mais para os heróis da Era de Prata por motivos óbvios, nessa nova história do Gunn, o Batman pode ter um outro papel!

De qualquer forma, o que importa pra esse Batman agora, é que ele seja bem estabelecido e possa ter conexões temáticas bem definidas!

Falando em conexões temáticas, existe um projeto curioso anunciado que, de início, pode parecer desnecessário e desconectado de tudo, mas que quando você para pra pensar, meio que faz sentido por conta de sua temática, que é o caso de Supergirl: Mulher do Amanhã!


Na hq de mesmo nome, acompanhamos o ponto de vista de Ruthye Marye Knoll, uma jovem alienígena que embarca em uma jornada perigosa em busca de vingança (assim como o Batman!) para se vingar da morte de seu pai pelas mãos de Krem, um impiedoso vilão galático. Ruthye acaba encontrando a Supergirl, afogando as mágoas em um bar alienígena, e pede pra que Supergirl a ajude nisso. Para a surpresa de todo mundo, a garota de aço aceita! Por que? Porque ao longo do caminho Kara acaba ensinando para Knoll, de maneira indireta, o peso das consequências boas ou ruins na vida de todo mundo! E essa construção toda leva Ruthye a tomar uma decisão corajosa no final da hq!

Apesar de não aparentar ter conexões muito fortes com outros projetos, o tema desse filme aparentemente vai ser o mesmo conflito moral presente em vários outros! E eu garanto que, se o roteiro da Ana Nogueira e a possível diretora conseguirem executar no mínimo 50% do potencial presente no material original, eu garanto que esse vai ser um dos melhores filmes de super-heróis de todos os tempos, e vai ter valido a pena essa história ter sido contada apesar de ser muito isolado!

Falando em conflito moral...


Os personagens que COM CERTEZA vão trazer a discussão moral de maneira mais direta vai ser o Authority, claro! E fico muito animado com esses personagens muito por conta do filme animado Superman Contra a Elite



Deixa eu explicar:

Na editora independente Image Comics, cada escritor funcionário possuía seu próprio selo em que poderia escrever qualquer história que eles quisessem. E Jim Lee, um dos fundadores da editora, possuía o selo Wildstorm, que reunia todos os seus heróis originais em um mesmo universo! Um dos títulos que Lee mais escrevia era a StormWatch, uma equipe de heróis patrocinada pelas Nações Unidas que servia como uma contraparte da Liga da Justiça nesse universo ao estilo Image Comics de ser!


Com a crise no mercado de quadrinhos após a explosão da bolha especulativa no final dos anos 1990, Jim Lee vendeu seu selo para a DC Comics com o intuito de se sair da crise, e com isso, uma grande reestruturação interna ocorreu para revitalizar a marca! Dentre as reestruturações, vale citar o ocorrido com a StormWatch!

Nas hqs, após quase todo o grupo da StormWatch ser dizimada pelo Alien (Sim! O mesmo dos filmes do Ridley Scott!), os heróis sobreviventes se reergueram como o Authority! Inicialmente, eles até tentaram atuar sob as ordens das Nações Unidas e tal, mas as consequências dos últimos eventos, somado a um grande sentimento de cansaço crescente, fez com o que o grupo se desligasse cada vez mais de seus superiores, o que levou eles a adotarem uma abordagem mais agressiva e autônoma na proteção do mundo. O que levou a alguns desastres, é claro! 



Alguns desastres que eles causaram como The Auhtority:




Inicialmente, as histórias da Authority eram muito bem escritas! Apesar de ter todos os clichês considerados ruins de uma típica hq massaveio dos anos 1990, os roteiros escritos por Warren Ellis eram genuinamente muito bons! Conseguiam se sobressair e criar uma narrativa complexa, interessante, com críticas sociais bem sólidas e conseguia ser muito mais inteligente do que a maioria das hqs estadunidenses com as mesmas propostas costumavam ser! O ruim é o que Warren Ellis escreveu somente os 3 primeiros arcos dessa fase, e o polêmico roteirista Mark Millar entrou no título para substituir Ellis, e assim foi!

Não me levem a mal, o Mark Millar é um bom escritor sim, mas seus textos para The Authority não continham nada que fazia as histórias anteriores boas, e se apoiavam demais na violência, em tramas rasas e em coisas chocantes gratuitas! Não só isso, mas ele também perdeu a essência de muitos dos personagens e de suas motivações. Esse fato incomodou muitas pessoas, dentre eles, o roteirista Joe Kelly, que utilizou de seu descontentamento dessa run na história O Que Há de Tão Engraçado na Verdade, na Justiça e no Modo Americano?


Quando uma equipe de seres poderosos e violentos chamada Elite, uma paródia do Authority, surge e começa a agir como "heróis" descontrolados, causando destruição e morte a cada passo, o mundo se divide entre aqueles que acreditam em suas táticas brutais e aqueles que defendem a abordagem tradicional do Superman de proteger a todos sem violência. Enquanto as tensões aumentam, o homem de aço é forçado a confrontar seu próprio código de ética e enfrentar a Elite em uma batalha épica para provar que há sempre uma maneira melhor de proteger o mundo. Essa história foi a base para o filme animado Superman Contra a Elite

Essa história foi tão boa, que fez a Elite se tornar parte integral do universo DC por um tempo! Mesmo que de uns tempos pra cá eles venham sido meio esquecidos, mas com a integração da Authority ao universo DC, novas histórias começaram a ser contadas, tendo inclusive uma nova formação da Authority com membros da Elite.



Algumas pessoas pensam que toda a Authority vai ser logo introduzida em Superman Legacy, mas visto que até agora somente dois personagens foram realmente confirmados, acho que quem vai estar no filme do Super-Homem não vai ser a Authority, mas sim a StormWatch!

Meu amigo Francisco Marques (que inclusive é muito presente no blog!) criou uma teoria interessante com base em rumores, e acho que ela faz muito sentido! Segundo ele: A Stormwatch será um grupo de heróis criado pelas Nações Unidas que estará resolvendo vários problemas do mundo, mais ou menos como se fossem as missões pacíficas que a ONU realmente faz vida real. Superman está em um dilema entre fazer isso ou não passando por um conflito na vibe de Paz na Terra. Teria toda a ideia de um ditador no Oriente e a Stormwatch do governo fazer intervenção militar para ajudar a melhorar o mundo, e as pessoas ovacionando isso. O Superman teria que lutar para se provar como herói e deixar um exemplo e legado melhor para o mundo, enquanto tenta equilibrar suas duas heranças.

Além disso, a Terra estaria passando por problemas muito parecidos com outros planetas que se auto destruíram enfrentaram, como Marte e Krypton! E conforme o tempo vai passando, as crenças de suas duas heranças, humana e kryptoniana entram em conflito, e o conflito do Superman fica ainda maior quando Brainiac - que conhece a história de Krypton e diversos outros planetas que ele preservou o conhecimento e uma parte de suas civilizações que conseguiu salvar - chega à Terra, e vê o mesmo padrão se repetindo no nosso planeta, ao passo que as poucos sua presença e contato com o nosso mundo se prova uma ameaça.

E o Krypto também poderia aparecer aqui como um pet do Brainiac, um animal kryptoniano e o último de sua espécie vivo preservado que depois serve como um deus ex machina e pet do Super; E visto que o James Gunn ama as hqs da Era de Prata, com certeza ele vai dar um arco para a Lois Lane tentando revelar a verdade ao mundo, e também um arco para o Jimmy Olsen se metendo sem querer em uma trama maluca de alienigena como nas hqs escritas pelo Jack Krby, já imaginou se ele vira o Homem-Tartaruga, o Menino elástico ou o Jimmy apocalipse como em Grandes Astros?

Veríamos diversos heróis se unindo ao Superman para deter a invasão e a Terra sendo devastada, enquanto a StormWatch tentando ser mais pacífica para agradar a ONU, mas falhando miseravelmente. Imagino Lex Luthor trabalhando ao lado de Mr. Terrific para criar tecnologias e planos contra Brainiac.

Assim conseguiria trazer a ideia de Legado do título, com no final, o Superman conseguindo salvar o mundo e se provar como herói, preservando toda a história kryptoniana ao expor-la para o mundo e deixar o seu próprio Legado e exemplo ao mundo como herói, equilibrando suas duas heranças no processo.

Isso poderia dar deixa para o Museu do Superman, que podemos ver em Gladiador Dourado.

Tal como a deixa para Authority! Quase toda a StormWatch seria dizimada nas mãos do alienigena Brainiac, e no filme solo deles, assim como no primeiro arco do Authority do Warren Ellis, veríamos o grupo se resstrutrando com novos membros e um novo nome, e mostraria eles se desligando cada vez mais das Nações Unidas a ponto deles causarem grandes desastres, que poderiam incomodar O Centro e, consequentemente, dar deixa para um Superman Contra a Autoridade

E muita coisa que viria nesse universo até o Nova Fronteira. Gaviões, Lanternas, Terrifics, Lex construindo uma armadura para lidar com ameaças meta-humanas e alienígenas nos moldes da tecnologia do Brainiac, usando fogo contra fogo, dando deixa para seu traje clássico em live-action

Sendo sincero, eu não tenho nada a acrescentar, pois ela faz muito sentido!

Então bora pro próximo?


Aproveitando a deixa do museu do Superman, vou comentar uma teoria que o New Emanuel, outro amigo meu que também é presente no blog, comentou no meu grupo do Discord! Ele também está querendo entender como pode ser esse universo, e acabou encontrando no meio de sua jornada as hqs do Gladiador Dourado escritas por Geoff Johns, e percebeu que elas poderiam cair muito bem pro DCU!

Segundo o New: Na trama desse gibi, após o Gladiador Dourado conseguir entrar na Liga, ele percebe que alguém está alterando o tempo, pois vê a certidão de óbito de Hal Jordan em suas mãos, e o maior Lanterna Verde de todos os tempos é Guy Gardner, que acabou ganhando o anel antes de Jordan, pois o próprio Sinestro o recrutou. Então, cabe a ele fazer alguma coisa com isso.


Nessa jornada, ele engana Sinestro dizendo q na verdade o Sinestro é o maior Lanterna Verde de todos e que é um grande fã, inclusive usa um anel em homenagem a ele e faz parte da Tropa Sinestro. Ele explica que na verdade a pessoa que influenciou o Sinestro é um vilão do futuro, e Sinestro cai no papo do Gladiador

A segunda parte do plano é manter o Guy longe do local onde a nave do Abin Sur vai cair, pra que ele não seja selecionado pelo anel antes do Hal. Nisso acaba tendo uma cena de teor mais emocional em que o Gladiador aconselha Guy a viajar para se despedir do seu pai, que possui uma doença terminal

É uma cena em que ambos comentam sobre os problemas que possuem com seus pais e a conclusão do Gladiador é que ninguém se arrepende de dar adeus quando teve chance.


Depois, descobrimos que o vilão responsável pelas mudanças na linha do tempo é alguém chamado Supernova, que é nada mais e nada menos que o pai do Gladiador Dourado!

E aqui temos a definição de um bom primeiro arco pra apresentar o personagem ao mesmo tempo que se aprofunda em um outro personagem do DCU que não teve produção solo confirmada.

Mas ainda falta um fator crucial, que é dar continuidade ao Besouro Azul, visto que James Gunn no anúncio do DCU disse que o personagem teria um importante papel

Então, um segundo arco desse run pode servir de inspiração, pois logo após essa trama, o Besouro Azul do futuro recruta o Jayme, o Dan Garret e o Gladiador Dourado para salvar o Ted Kord, pois o futuro depende disso.


Nessa jornada nos aprofundamos muito mais nas relações entre os Besouros, dando destaque ao fato de que o Ted Kord jamais se sentiu confortável em usar o Besouro, mas seguiu os ensinamentos de Dan como pode. Então acaba sendo uma forma interessante de explorar a história do Ted Kord e do Jaime Reyes. Até o ponto em que eles chegam ao momento do resgate.


Ao resgatar o personagem, porém, a linha do tempo é alterada e uma vez que Ted Kord nunca morreu, o Projeto OMAC nunca foi impedido e o mundo é dominado por OMACs. Nesse novo mundo existe um grupo de resistência contra o OMAC composto por alguns heróis, mas sem os grandes figurões (O que combina demais com o estilo do Gunn de usar personagens pouco conhecidos, além de ter o Arqueiro Verde, o super-herói favorito do Gunn!)


Mas a tentativa desse grupo de derrotar os OMACs não tem sucesso e cabe aos heróis reunirem a velha Liga Internacional.



Em paralelo vemos que o Besouro do Futuro que falou que o futuro de Ted Kord dependia do Gladiador, na verdade se chama Besouro Negro, e não é um Besouro Azul do Futuro, trata-se na verdade de um inimigo do Besouro Jaime Reyes.

O Besouro Negro se aliou com o Supernova para impedir a existência do Reyes, uma vez que se o Ted Kord nunca tivesse sumido o Reyes como Besouro nunca existiria.

Tudo culmina em uma luta final da Liga contra os antagonistas. Com destaque pro Besouro contra o Besouro Negro e o Gladiador contra seu próprio pai, que descobrimos estar sendo controlado pelo Senhor Cérebro na história.



A conclusão é que é essencial que Ted não seja salvo para que a história siga o rumo, sem a invasão OMAC e com a existência do próximo Besouro. A história então termina com o Gladiador se sentindo um inútil por não salvar o seu amigo mesmo com tantos poderes, mas durante suas viagens no tempo, suas boas ações ecoaram e Batman sabe disso, tendo uma conversa com ele dizendo que não é o Ted Kord, mas se em algum momento o Gladiador precisar de alguém para conversar, ele sempre estará lá. Mostrando o Batman como esse pilar do universo DC.


Esse desfecho do Batman é algo que ocorre pq nas primeiras edições o Gladiador tenta resgatar a Bárbara Gordon, mas fracassa na Piada Mortal e acaba sendo torturado pelo Coringa tbm. E o Batman tem as fotos disso.

Mas eu acredito que no cenário de um novo DCU esse papel de ombro amigo poderia ser realizado pelo Guy, visto que o Gladiador o ajudou no passado, e isso aprofundaria ainda mais o personagem.

E é baseado nesse run que acredito que possa vir a trama da série do Gladiador Dourado. Tem muitas outras subtramas e personagens, além de outros antagonistas no decorrer da história. Mas foquei em trazer o que considero mais importante e, além disso, no que soa mais coerente com o que sabemos do DCU até agora. Com as adaptações necessárias, pode ser uma boa!"

Essa história toda parece algo que o James Gunn escreveria! Não acham?

Próximo projeto:


Esse filme me chamou a atenção não só por ser algo meio inesperado, mas também pela fala do James Gunn sobre ele:

"..e isso me leva ao Monstro do Pântano, a última coisa que falaremos hoje! É uma história de horror bem mais "dark", que é a história de origem do Monstro. Isso pode parecer meio diferente do restante do DCU, mas ele ainda será útil para as outras histórias!"

Útil para as outras histórias apesar de parecer diferente ou distante do DCU, isso me lembra um antigo rumor que dizia que a série do Comando das Criaturas teria conexão com o filme do Monstro do Pântano de alguma forma. Meu amigo New também comentou em um post do site O Vício: O monstro de Frankenstein e a Noiva são os protagonistas do show e são chamados para investigar o desaparecimento da primeira equipe de Creature Commandos, monstros criados pela Doutora Nina Mazursky para trabalhar para o governo. A formação desaparecida da equipe contaria com a versão original de J.A.K.E. II, então ele foi construído para a equipe de resgate.

O antagonista será Victor Frankenstein que terá um exército de mortos-vivos como minions além da formação original de Creature Commandos como aliados. Rick Flagg Jr. retornará como um dos zumbis, assim como outros membros mortos do Esquadrão Suicida.

Haverá uma forte discussão sobre as relações entre pais e filhos através da presença de Rick Flagg Sr., da relação do Doutor Mazursky com os Creature Commandos originais e também das relações da Família Frankenstein.

Por fim, teremos a introdução do “O Podre”, que retornará posteriormente em outras produções do DCU, tendo mais destaque na produção do Monstro do Pântano.

Meu outro amigo Brucio, teorizou que o filme vai ser do Monstro do Pântano passando por uma crise de identidade e enfrentando a grande escuridão no processo. E de fato, foi confirmado pelo diretor do filme James Mangold que vai ser algo mais ou menos parecido:

"Tenho a ideia de fazer quase uma espécie de filme de terror e mistério noir, sobre um cara que acorda e é essa coisa, e ele é... há essa qualidade amnésica do tipo 'Como cheguei aqui e quem fez isso comigo?'. Então, estou imaginando uma espécie de filme de terror noir, seguindo uma criatura que não pode ser vista, tentando juntar fragmentos de memória sobre tudo que aconteceu e quem fez isso."

A Grande Escuridão, para quem não sabe, é como se fosse o pecado no sentido bíblico, é uma entidade que representa não só o mal que existe mas também o grande vazio existencial. Essa entidade já atuou manipulando vários "monstros" do universo DC, como revelado em Crise Sombria nas Infinitas Terras


Mesmo que o vilão do filme do Monstro do Pântano não seja a Grande Escuridão, ou o Podre, ou até mesmo o Centro, o personagem ainda pode ter ligações com o Comando das Criaturas, e também fazer o papel equivalente do Aquaman em A Nova Fronteira. Na hq, o rei de atlantis percebe que o Centro estava perturbando as estruturas base do planeta e dos mares, e investiga a fundo o que estava acontecendo até se encontrar com o Superman e alertar do que estava acontecendo. Algo assim poderia acontecer com o Monstro do Pântano, não?


Uma das sacadas que mais gostei do James Gunn é a de introduzir personagens meio complicados (agora) como a Mulher-Maravilha e o Flash em "spin-offs". Pois, apesar de parecer meio desconectado, eu garanto que a série das Amazonas e a (possível) série da Galeria de Vilões é uma boa ideia!

Começando com Paradise Lost, uma coisa interessante de se comentar logo de cara é o fato dela ter o mesmo nome de uma hq que também explora mais as Amazonas e suas funções dadas pelos deuses. Uma dessas funções é de proteger o portal do destino, uma espécie de bloqueio que existe dentro da Ilha Paraíso que impede que um mal maior de escapar...isso não lhes lembra algo?

Além disso, em A Nova Fronteira, as amazonas são as primeiras vítimas dO Centro, e ter um projeto só delas ajudaria a estabelece-las para que, quando O Centro finalmente começasse a executar seu massacre, a morte delas venha trazer o peso necessário para a história em si e para a Mulher-Maravilha!

A Mulher-Maravilha deve ser um dos pilares que a história necessita! Acho que depois da série, a personagem vai ganhar um filme que focará muito no choque de cultura entre os mundos. E também, em A Nova Fronteira, Diana é uma super-heroína que, mais ou menos como o Authority, não se preocupa muito em obedecer ordens do governo para poder ajudar pessoas inocentes e é muito fiel ao seu próprio senso de justiça. Pode ser que ela venha fazer parte do Authority ou não, mas pelo menos, a dinâmica que ela pode ter com o Superman pode render uma coisa interessante de se ver nos cinemas!


E quanto ao velocista escarlate, devido às várias polêmicas que o filme de 2023, é óbvio dizer que ele não aparecerá tão cedo em um projeto solo...mas isso não quer dizer que algo envolvendo ele não possa acontecer cedo ou tarde!

Segundo rumores, um dos projetos não revelados seria a de uma minisérie estrelada pela Galeria de Vilões do Flash, e essa ideia eu acho muito boa pois além de introduzir o Flash de uma maneira inteligente (Visto que a Galeria não sabe qual é a identidade do herói, e o marketing poderia brincar com isso!) A gente acompanharia o ponto de vista dos vilões! Não de pseudo-heróis em busca de redenção mas de pessoas que se auto denominam Vilões mesmo! Isso seria uma conexão temática interessante!

Eles poderiam se basear naquela hq lançada pelo Black Label, que mostra um velho Capitão Frio reunindo uma nova formação da Galeria de Vilões para realizar um roubo em Gorilla City, e fazer uma série maluca de assalto enquanto que brincam com a identidade do Flash. Seria tipo a série do Asilo Arkham! Se isso não te convenceu que é uma boa ideia, eu não sei mais o que pode te convencer nesse DCU cheio de projetos diferentões!

Com todos os 10 principais projetos já discutidos, vamos para os outros que também estão confirmados!


Um dos personagens mais interessantes de A Nova Fronteira é John Wayne, o vigilante Aço. Ele é um fazendeiro que se revoltou contra o racismo estrutural presente na sociedade estadunidense e se tornou em um vigilante como tentativa de mudar esse cenário, infelizmente ele acaba morrendo, e sua morte é sentida principalmente pelo Caçador de Marte. E essa parte do conflito racial, não irônicamente, enriquece ainda mais a história! E assim como John Wayne, o Super-Choque é também fruto do racismo estrutural dos Estados Unidos, seja na origem da série animada ou nas histórias modernas! Por isso que acho que o personagem pode acabar sendo equivalente ao que o Aço foi, claro que sem a parte da morte dele! kkkkkk

O filme coreano da Caçadora pode até não ter sido oficialmente confirmada, mas eu achei a ideia tão interessante! Além da conexão temática que o filme pode trazer (Ela é uma vigilante que busca vingança contra os assassinos terríveis de seus pais que também eram assassinos terríveis, isso é um conflito moral interessante!) a ideia de poder ter filmes produzidos em países fora dos Estados Unidos pode render experimentos muito intrigantes! Além do estilo de cinema dos outros países ser diferente, essa iniciativa pode render oportunidades a tantas pessoas talentosas que não conseguiriam em Hollywood e enriquecer ainda mais esse universo com novas visões! Mesmo que esse filme da Caçadora possa não ser tão bom assim, esse experimento vai ter valido a pena ter sido tentado ao menos!

E quanto ao Pacificador...eu não faço a menor ideia do que pode acontecer...sério!

Já discuti com meus amigos, pensamos na possiblidade dos vilões da temporada ser A Expansão visto que o personagem tem ligação com Jaime Reyes, ou o Pacificador indo para outro universo que seria o DCU do James Gunn, ou até mesmo do Christopher Smith sendo uma espécie de Pirata Psíquico que presenciou um reboot e é o único que se lembra do universo anterior...mas meio que nada se encaixa! A única coisa que posso afirmar é que essa segunda temporada vai se passar em um universo diferente da primeira por algum motivo....e que possivelmente o "Team Pacificador" possa ser oficializada como o Checkmate e passar a ser também comandada por Maxwell Lord, assim como nos quadrinhos do grupo escrito por Greg Rucka! Curiosidade: Essa formação do Checkmate tem o Senhor Incrível como um dos membros!



Aproveitando a deixa, existem alguns projetos que meio que são óbvios de se imaginar a essa altura do campeonato, por exemplo um projeto dos Terrifics, um grupo de heróis exploradores formados por Sr. Incrível, Metamorfo, Homem-Borracha e a Phantom Girl que são um pastiche do Quarteto Fantástico. Esse é meio obvio porque metade do grupo já foi confirmado no filme do Super-Homem, o Homem-Borracha é CERTEZA que estará nesse universo do James Gunn, e a Phantom Girl seria interessante ela estar pois ela era membro da Legião dos Super-Heróis, um grupo de heróis do futuro que segue o legado do Superman! Na real, um projeto da Legião seria interessante por si só por conta dessa temática do legado, e como falei antes, eles poderiam ser como os heróis místicos que decidem não interferir e os Terrifics estariam no lugar dos Desafiadores do Desconhecido, fazendo o papel dos super-heróis exploradores! (Aliás, alguém sabe como anda aquele

Também tem um possível filme crossover entre o Batman e o Superman que vai ocorrer antes do filme da Liga chamado Os Melhores do Mundo, um filme do Arqueiro Verde, vulgo, super-herói favorito do James Gunn, e ele já falou que está aproveitando seu cargo para fazer alguns "projetos dos sonhos" (clique aqui: https://ovicio.com.br/james-gunn-trabalha-em-varios-projetos-dos-sonhos-na-dc-studios/) e também tenho algumas apostas que seriam tipo uma série do Jimmy Olsen adaptando as hqs da era de prata, pois ele e a lois lane meio que são importantes na batalha contra O Centro, uma série do Homem-Animal, algo do Adam Strange, e talvez do Lobo?


A essa altura, podemos concluir que os protagonistas da saga do Gunn podem ser:

- Superman
- Batman
- Mulher-Maravilha
- Flash (Pode ser o Wally West para frizar a ideia de legado!)
- Lanterna Verde (Hal Jordan)
- Questão (No lugar do Caçador de Marte)
- Super-Choque (No lugar do Aço)
- The Terrifics (No lugar dos Desafiadores do Desconhecido)
- Maxwell Lord (No lugar do Ray Faraday!)

Os personagens que não são exatamente protagonistas, mas são constantemente referenciados e aparecem de fato só na batalha final contra O Centro como:

- Monstro do Pântano
- Arqueiro Verde
- The Authority
- Comando das Criaturas
- Adam Strange
- Besouro Azul (Ted Kord)

E o restante dos personagens já confirmados poderiam ser os heróis aleatórios que aparecem depois!

Tudo isso no filme da Liga da Justiça, né?

Eu diria que não! Por que?

Bem, vocês já notaram que essa história não se chama "Liga da Justiça: A Nova Fronteira" mas sim "DC: A Nova Fronteira"? Somente o filme animado é que se chama "Liga da Justiça"



Mas meio que isso não faz sentido, pois a Liga só é formada após os eventos da Nova Fronteira, e o foco não é na trindade ou algo do tipo, mas em outros personagens! É tipo Reino do Amanhã, Crise nas Infinitas Terras e Odisseia Cósmica, eles não se chamam "Liga da Justiça", e acho que algo assim vai acontecer! Vai ter o filme chamado DC: A Nova Fronteira (ou algo do tipo!) e só no capítulo 2 é que teríamos o filme propriamente dito da Liga da Justiça que, pela presença do Maxwell Lord podendo fazer o papel equivalente do Ray Faraday, se baseará muito na Liga da Justiça Internacional!


Para encerrar, queria falar da minha teoria da formação da Liga da Justiça pós-Nova Fronteira!

O James Gunn adora escrever personagens improváveis que acabaram se tornando em heróis, né? Guardiões, Pacificador...e uma das coisas mais legais da Liga da Justiça Internacional é que ela é formada por sua maioria de heróis improváveis! Tanto é que essa página escancara essa ideia.



O que acontece? Na linha do tempo Pós-Crise, os maiores super-heróis do mundo fundaram a Liga da Justiça, mas visto que eles sempre ficavam ocupados demais, eles criaram uma nova divisão da Liga formada por outros heróis (desocupados!) para atuar caso os heróis principais não pudessem por qualquer motivo que seja

E os heróis que se juntam vc provavelmente não chamaria de primeira caso tivesse problemas!

Você não chamaria o Guy Gardner, chamaria o Hal Jordan!

Você não chamaria a Canário Negro, chamaria o Arqueiro Verde!

Da mesma forma, você não chamaria o Besouro Azul, o Soviete Supremo, o Capitão Átomo, a Doutora Luz...

E também, todos esses daí tem algum desvio de caráter que foge do "ideal de um super-herói"

Eles meio que não levam nada muito a sério, atrapalham mais que ajudam, e de vez em quando eles ficam meio irritantes. Até mesmo o Batman, que é um dos principais super-heróis da DC, tem suas falhas retratadas aqui, e também acaba cometendo erros parecidos com a dos outros heróis improváveis que formam essa formação da Liga!


Parece algo que o James Gunn adoraria fazer! Principalmente por causa do humor envolta deles!

Minha teoria? Bom, visto que o James Gunn gosta de ir em caminhos mais diferentes dos quadrinhos, acho que a formação da Liga que ele vai trazer será diferente do padrão, mas também não muito diferente! Talvez metade da formação, no mínimo, seja desses heróis improváveis, e a outra seja desses heróis grandes. Se fosse para apostar, apostaria em
1: Superman
2: Batman
3: Mulher-Maravilha
4: Gladiador Dourado
5: Mulher Gavião
6: Supergirl
7: Lanterna Verde (Guy Gardner)

E a trama do filme da Liga seria dos heróis improváveis tentando provar seu valor para todo mundo, e dos heróis grandes passando por uma jornada de desconstrução e construção de personagem! Tudo isso enquanto enfrentam vilões que passam por dilemas parecidos como aquela Liga alternativa maluca que quer porque quer destruir todas as armas nucleares do mundo ou o Homem Cinza


Então, para concluir deixo aqui as minhas apostas do que pode ser "a outra metade" da lista dos projetos do capítulo 1 do DCU

1) Superman vs. The Authority
2) Mulher-Maravilha
3) Pacificador - 2a Temporada
4) The Terrifcs (acho provável uma série!)
5) Questão - 1a Temporada
6) Arkham - 1a Temporada
7) Galeria de Vilões - 1a Temporada
8) Strange Adventures - 1a Temporada
9) Caçadora
10) Super-Choque
11) Os Melhores do Mundo
12) Arqueiro Verde
13) Jimmy Olsen: Melhor Amigo do Superman - 1a Temporada
14) Legião dos Super-Heróis - 1a Temporada
15) Homem-Animal (talvez?)
16) Lobo (talvez?)
17) DC: A Nova Fronteira


Mas e vocês? O que acham? Concordam? Discordam? Deixe aqui nos comentários! Sintam-se a vontade para discutirem!


Siga Gambit no Disqus: https://disqus.com/by/ogambitdosxmen

Postar um comentário

0 Comentários