Animais de estimação e mascotes dos heróis Marvel e DC

 


Apesar de atualmente a média de idade dos leitores de quadrinhos de super-herói ser constituída majoritariamente por adultos, esses personagens têm origem intrinsecamente infantil, e, assim sendo, não faltam exemplos de histórias com animais de estimação ou mascotes fofinhos, exatamente para fazer elo com as crianças, principalmente em tempos outrora mais pueris. A seguir, listarei alguns desses personagens.



Começarei pela DC porque a editora tem uma história muito mais rica de animais de estimação e mascotes, provavelmente pelo fato de ter sido a principal editora de super-heróis da Era de Prata. Mencionando um dos mais conhecidos e manjados animais de estimação da DC, temos Krypto, o Super Cão, o cachorro da família El que foi enviado para a Terra antes de Kal-El. Dessa forma, Krypto era o cachorro do Superman e tinha poderes similares ao do Homem de Aço. Krypto teve outras versões, como a do desenho animado da TV e a do longa animado Superpets.



Batman também teve seu cachorro, Ace, o Bat-Cão, que, a despeito de oficialmente ser um cachorro normal, só bem treinado, na verdade fazia façanhas que um cachorro normal não fazia. Batman voltou a ter um cachorro nos anos 90, quando foi para o deserto enfrentar um vilão índio. Tinha um xamã velho nessa história que morreu, aí Batman voltou com o cachorro para a Batcaverna. O cachorro era chamado só de Cão e foi morador da Batcaverna por um tempo, até Jean Paul Valley, o Azrael, substituir Bruce Wayne como Batman após Bane quebrar sua coluna. Depois disso, Jean Paul expulsou Tim Drake, o terceiro Robin, Alfred, Harold, o corcunda, e o Cão. Nem me lembro o que aconteceu com o Cão depois, mas creio que ele foi esquecido. Na animação Batman do Futuro, há uma versão do Ace, que é o cachorro de Bruce Wayne velho.





A prima do Superman, Kara-El, Supergirl, também tinha seus bichinhos. Vale destacar Rajado, o Super Gato, um gato que foi afetado pela kriptonita. No entanto, o animal de estimação mais interessante da Supergirl sem dúvida é Cometa, o Super Cavalo, que na realidade era um centauro que vivia na Grécia antiga. Certa feita, uma feiticeira ofereceu uma poção para que, quando a tomasse, se tornasse completamente humano, mas ele tomou a poção errada e transformou-se em um cavalo completo. Cometa era um animal racional e era apaixonado por Supergirl. Em algumas histórias, ele volta a ser humano e chegava a dar uns pegas na super garota. Zoofilia na DC? Não necessariamente, uma vez que supercavalos não existem. 



Shazam, ou Capitão Marvel, também tem seus mascotes. O mais famoso é o Sr. Malhado, um tigre de pelúcia de Mary Marvel que foi transformado em um tigre antropomorfizado pela magia do Mago Shazam. Também há Hoppy, o Coelho Marvel, um coelho morador de Funny Animalville que também recebeu os poderes do mago.




O rei dos mares, Aquaman, também tinha seu mascote Quisp, o espírito das águas, que aparecia recorrentemente nas histórias antigas. Porém, depois Quisp voltou a aparecer nos anos 90, na fase do Aquaman do Peter David, que era barbudo, cabeludo, revoltado e com um arpão no lugar da mão. Ao ver que seu herói tinha ficado mais sombrio, Quisp também quis imitá-lo, porém acabou se tornando maligno e um vilão. Até o Ajax, ou Caçador de Marte, também tinha seu mascote. Era Zook, um bichinho alienígena que parecia um bebê filhote de cruz credo, mas que era até bonitinho. Zook foi reformulado recentemente e tornou-se uma menina. Também não podemos esquecer de Gleek, o macaco mascote dos Super Gêmeos de Superamigos.



A Marvel tem menos animais de estimação e menos mascotes que a DC. Nem sendo comprada pela Disney, isso mudou. Porém, ainda há alguns. Um exemplo é Lockheed, o dragãozinho alienígena da Kitty Pryde. Kitty adotou Lockheed quando os X-Men enfrentaram a Ninhada no espaço. Frank Castle, o Justiceiro, também tinha seu animal de estimação, o cachorro Max, que ele tinha adotado após o dono original ter sido assassinado por uns bandidos. Max, no entanto, teve um fim trágico, pois foi assassinado por criminosos que invadiram o QG do Justiceiro.



O Quarteto Fantástico também tinha seu mascote, o robozinho H.E.R.B.I.E. Entretanto, H.E.R.B.I.E. foi reprogramado e quase conseguiu destruir a equipe. Porém, eventualmente surgem outras versões do robozinho nas histórias do Quarteto. H.E.R.B.I.E. ganhou versão animada, no desenho clássico do Quarteto. H.E.R.B.I.E. também é o mascote de Franklin Richards na HQ Franklin Richards: Filho de Um Gênio.



Marvel também tem uns personagens que são de mais difícil categorização como mascote. Um exemplo é Howard, o Pato. Howard é um pato antropomorfizado de Duckworld que acaba indo parar na Terra do universo 616 da Marvel. Uma versão mais razinza, extrema, cínica e sarcástica do Pato Donald, Howard logo que chega à Terra passa a fazer sexo com as novinhas. Zoofilia na Marvel? Não necessariamente, uma vez que patos antropomorfizados não existem. Na realidade Howard, o Pato é um gibi de “crítica social foda” escrito por Steve Gerber que nem ferrando a Marvel publicaria hoje em dia, sob o julgo da Disney. Há também o filme de Howard, o Pato, do qual, a despeito de não ser um bom filme e, também, não ser uma boa adaptação, até que gosto. Como Howard surgiu em sua própria HQ, ele não está ligado a ninguém e não seria um mascote. Dá para dizer que ele seria o mascote da Marvel, da própria editora, porém o símbolo da Marvel é o Homem-Aranha.



Esse também seria o caso de Peter Porker, o sensacional Porco-Aranha, que é uma versão porco antropomorfizado do Aranha, da Terra 8311. Peter Porker era uma aranha que foi mordida pela tia May Porker e transformou-se em um porco com poderes de aranha. Não dá para dizer que ele é um mascote porque também tem HQ própria. Esse também é o caso de Rocket Racoon, o guaxinim antropomorfizado membro dos Guardiões da Galáxia. Talvez forçando a barra podemos dizer que Rocket é o mascote da equipe.


Saindo um pouco da Marvel e DC, mas nem tanto, uma vez que ele teve gibis licenciados para ambas as editoras, temos o Fantasma. O herói tem animais de estimação célebres como o cavalo Herói e o lobo Capeto, que muita gente pensa que é um cachorro.

Enfim, nesse post, fiz um apanhado de alguns animais e mascotes dos quadrinhos de super-herói da Marvel e DC. Claro que há mais, principalmente pelo lado da DC, mas estes foram os que consegui me lembrar. Pertencem a uma época mais idílica das HQs, mas alguns sofreram reformulações e vez por outra ainda aparecem nas histórias.

Postar um comentário

0 Comentários