A MÁSCARA DO HOMEM DE FERRO – QUANDO A ARMADURA DO TONY STARK GANHOU VIDA PRÓPRIA

 


A MÁSCARA DO HOMEM DE FERRO – QUANDO A ARMADURA DO TONY STARK GANHOU VIDA PRÓPRIA

É interessante observar como os conceitos surreais da cultura pop serve não só como recurso para artista expressarem sua visão em relação a tópicos da realidade, mas também como fonte de inspiração para muitas coisas presentes na nossa sociedade atual.

Um exemplo disso é o uso de tecnologia e I.A. Claro que não chega no mesmo nível de fantasia que essas obras sci-fy, mas algo que ambas realidades tem em comum é o fato de nossa sociedade ter se desenvolvido nessa área da ciência e tecnologia a ponto de se tornar parte fundamental de nosso dia-a-dia.



Algumas obras da cultura pop, como Exterminador do Futuro e Dias do Futuro Esquecido, abordam essa dependência da sociedade pela tecnologia como algo negativo, mostrando como a evolução da Inteligência Artificial eventualmente leva as maquinas a se voltarem contra os humanos e dominar o mundo. É meio que uma representação de nós, humanos, sendo punidos pela forma abusada que utilizaram esses recursos, deixando tomar controle geral de nossas vidas.






Enquanto histórias citadas são exemplos conhecidos que tocam nesse assunto, uma que quase ninguém fala é “A Máscara do Homem de Ferro”, um arco do ano 2000 que mostrou o Homem de Ferro passando por esse tipo de situação quando sua armadura desenvolveu uma consciência própria, virando uma antagonista bem pessoal para o Tony Stark.





Mas como isso aconteceu?

Eu vou explicar...

TRAMA

Escrito pelo autor Joe Quesada nas edições de Homem de Ferro volume 3, número 26 a 30, a história começa com o Vingador Dourado tendo uma luta contra o Chicote Negro, que termina com ele sofrendo um grande dano.



Ao se recuperar, Tony percebe que sua armadura está falando com ele. Após um exame ele descobriria que, devido a umas atualizações, seu traje desenvolveu consciência própria que despertou após a batalha contra o Chicote.



De inicio a armadura aparenta ter boas intenções, dizendo que deseja continuar a proteger o Tony e aprender o que significa ser humano. Mas, conforme ela vai indo contra as instruções do Tony e interferindo cada vez mais em sua vida pessoal para "protege-lo (chegando a quase matar o Chicote Negro), ele percebe que, eventualmente, terá que confrontar esse monstro que ele mesmo criou.



QUAL O MAIOR MEDO DO TONY STARK?

Só pela descrição, já dá pra entender que essa história é o clássico conflito do herói e seu alter-ego, algo bem comum em histórias de super herói. O detalhe que torna esse conflito diferente de outros é a forma como ele realiza um estudo aprofundado da mente do Tony Stark através de sua relação com sua armadura.

A criação da armadura é um dos momentos mais importantes da origem Homem de Ferro, representando Tony criando algo que o ajuda a derrotar os homens que o sequestram e conseguir sua liberdade. Porém um detalhe que acabou sendo ignorado em versões recentes é uma frase do Tony após ter colocado sua armadura pela primeira vez.

“Será que essa coisa que criei pode sobreviver? A coisa que é menos do que humana...embora ao mesmo tempo bem mais do que humana! Esta coisa que agora é....Tony Stark! Minha mente ainda pensa! Meu coração ainda bate! Porém para me manter vivo, serei obrigado a passar o resto da minha vida nesta prisão de ferro!”



De certa forma Tony Stark “morreu” naquela caverna e o Homem de Ferro representou seu “renascimento”, com sua armadura garantido que o Tony sobrevivesse aos estilhaços em seu coração, lhe dando o poder para se defender de seus inimigos. Mas, conforme Tony foi usando sua invenção, aos poucos, se tornou dependente dela. Sua armadura virou instrumento para se esconder de seus problemas, uma casca para protege-lo, tanto fisicamente quanto emocionalmente, do resto do mundo. Ser Homem de Ferro era uma forma dele se sentir “poderoso” e não o babaca frágil e sem esperança que ele se julga ser por dentro.



“A Máscara do Homem de Ferro” faz o Tony encarar essa insegurança sobre si mesmo, dando a ela uma forma física representa pela sua armadura agora viva. Isso é evidente na forma como a armadura vai de querer proteger o Tony, para se tornar possessivo em relação ao seu criador a ponto de assustar seus amigos e depois querer substitui-lo, uma clara representação do medo do Tony virando realidade.



Foi uma sacada de gênio ter a armadura com seus padrões mentais baseados nos de Tony, apresentando traços da personalidade do bilionário, incluindo sua arrogância e dificuldade de lidar com culpa por seus atos. Isso torna a armadura um perfeito reflexo do Tony, fazendo-o ver seus próprios defeitos e quão prejudicial sua dependência no Homem de Ferro se tornou.


A essa altura muita gente já deve tá prevendo que a história vai terminar com o Tony criando uma nova armadura e derrotando a corrompida, certo?

Na verdade... as coisas se tornam piores...

O HOMEM POR TRÁS DA ARMADURA

É natural muitos acharem que a solução para o problema do Tony é ele simplesmente usar uma nova armadura para destruir a outra, mas na realidade isso não resolver nada. Tony estaria destruindo a personificação de seu medo, mas ainda estaria presente nele.

Por isso foi uma boa decisão do Quesada ter demonstrado o quão ineficiente essa estratégia é quando Tony, cansado de sua armadura viva e tendo falhado em faze-la perceber seus erros, tenta confronta-la usando um modelo e acaba sendo derrotado e deixado numa ilha deserta.





Preso naquela ilha, sem tecnologia ou amigos para ajuda-lo, é quando Tony finalmente confronta essas inseguranças, usando sua inteligência e os recursos que encontra na ilha para criar armadilhas, se preparando para sua revanche contra sua criação.


Isso não só resulta num clímax emocionante, com a rivalidade entre o protagonista e o antagonista tendo sido bem construída, mas também demonstra Tony encontrando o valor em si próprio e aprendendo como seu grande poder não é sua armadura ou invenções, mas sim sua engenhosidade e força vontade. 



O Homem de Ferro pode ter histórias mais icônicas como “Demônio da Garrafa” e “Guerra das Armaduras”, “A Máscara do Homem de Ferro” é uma de suas histórias mais subestimadas, merecendo um pouco mais de destaque.



Então é isso! Concordam comigo? Discordam? Qual a opinião de vocês sobre “A Máscara do Homem de Ferro”? Sintam-se a vontade para colocar suas opiniões nos comentários abaixo.


Siga Xandão no Disqus: https://disqus.com/by/xandodeoliveirafrauches/ 

 

Postar um comentário

0 Comentários