AQUELA VEZ EM QUE O HOMEM DE FERRO MUDOU SEU 'FIGURINO' (HÁ 60 ANOS!!)

 Aqueles leitores que costumam ler as revistas iniciais da linha de heróis, já devem ter percebido quão próximas estas histórias eram da ficção cientifica, das histórias de monstros e tendendo a histórias únicas. E o Homem de Ferro, embora tenha uma história de origem muito boa, não escapa desta tendência. Por isto nossa matéria examina este aspecto e relembra "AQUELA VEZ EM QUE O HOMEM DE FERRO MUDOU SEU 'FIGURINO'"...





Como podemos notar na imagem acima, a figura do Homem de Ferro em seu 'nascimento', parecia ter saído diretamente de uma história de ficção cientifica. A explicação para isto é muito simples: quando a Marvel lançou sua primeira revista de sua nova linha de super-heróis ("Quarteto Fantástico # 1" em 1961), seus quadrinhos mais populares eram histórias em quadrinhos de monstros e de ficção cientifica. 


Claro, que o Homem de Ferro não era o único. A estreia do Homem Formiga parece com o filme "O Incrível Homem que Encolheu" de 1957.  Inclusive estamos preparando uma matéria sobre sua estreia para uma postagem futura...


A estreia de Homem de Ferro foi em "Tales of Suspense # 39" (Contos de Suspense nº 39), de Stan Lee, Larry Leiber e Don Heck


Caso queira ler na integra: CLIQUE AQUI




A história gira em torno do milionário Tony Stark, o mais famoso fabricante de armas do mundo. Em uma de suas viagens ao exterior para vistoriar suas armas em ação, ele acaba sendo pego por uma explosão e é capturado pelo exército inimigo (orientais desenhados de forma mais caricata possível...). 





Esta é uma história bastante conhecida e já sabemos que Tony fica com uma sequela da explosão. Ele acaba com estilhaços que se movem em direção a seu coração e só permanece vivo graças a uma engenhoca inventada por um outro cientista capturado. 'Engenhoca' é uma força de expressão, já que a coisa formava um 'corpo de metal'...





Para ganhar tempo e construir o tal 'corpo de metal' o cientista e Tony resolveram enganar o general cruel e burro (diga-se de passagem), dizendo estar criando uma arma invencível. Mas, a paciencia do general acaba antes da armadura estar completamente carregada. Para ganhar tempo o cientista distrai o general e seus homens, mas isto lhe custa a vida! Tony, agora com a armadura que lhe mantem vivo, em retaliação varre o chão com os soldados inimigos e explode o general de vez! 


Ao final, Tony se questiona o que será dele a partir de agora e isto acaba refletindo o estilo das histórias que a editora publicava antes do nascimento da linha de heróis, pois este bem poderia ser o fim definitivo. Mas, o que chama a atenção e serve de base para nossa matéria é a armadura de Tony. A armadura original era característica de filmes ou contos de ficção cientifica e cá para nós era assustadora, como pode ser visto abaixo. Como resolver a situação? 




Talvez você ache que é implicância minha, afinal era só uma história em quadrinhos. Mas, fique sabendo que os próprios roteiristas pensaram nisto. Na aventura seguinte este tema é abordado. Ao andar pelas ruas o Homem de Ferro causava temor nas pessoas, mesmo sabendo que ele vinha para ajudar. Até mesmo sua namorada da vez lhe diz isto, e inclusive apresenta uma solução...ou, algo parecido com uma solução. Mudar a cor da armadura para...AMARELO ou DOURADO se preferir!!! 




Então era esta a mudança no 'figurino' sob a qual falamos? Não! Afinal de contas a armadura é a mesma, só ganhou uma cor 'discreta'. 


A armadura muda de cor. Caso queira ler: CLIQUE AQUI




POR QUE O HOMEM DE FERRO MUDOU DE ARMADURA?


Enquanto acompanhava esta fase da vida de Homem de Ferro, sempre achei estranha e um pouco incomoda aquela armadura. Parecia tudo muito rijo e de difícil movimentação, embora durante a criação tanto Tony quanto o cientista prisioneiro que ajudou tenham se referido a um 'metal maleável'. E o próprio Tony depois chegou a mesma conclusão a respeito da armadura, quando enfrentou o Senhor Boneco


Há duas curiosidades nesta história. Primeiro, já falamos anteriormente sobre o "Código dos Quadrinhos" que controlava o conteúdo das histórias. E estamos usando um eufemismo ai, já que a DC Comics chegou a publicar histórias onde os heróis E os vilões estavam sempre com um sorriso no rosto. O que cá para nós dava uma impressão de sadismo terrível. 


A história em questão foi publicada na revista "Tales of Suspense # 48". O vilão iria se chamar "Senhor Dor", mas a Autoridade do Código dos Quadrinhos disse: "Não!". Diante disto a editora resolveu mudar o nome para "Senhor Boneco". 


Caso queira ler na integra: CLIQUE AQUI



A segunda curiosidade é que há duvida sobre quem redesenhou a armadura do Homem de Ferro. Há alguns que acham que tenha sido Jack Kirby, já que ele desenhou a capa. Mas os créditos são dados à Steve Ditko, que tem a seu favor o design da armadura ser 'a sua cara'...


A mudança do nome do vilão por exigência do código, acaba não prejudicando em nada, uma vez que o vilão pode controlar pessoas com um...boneco de vudu (ele seria chamado 'Senhor Dor', porque com seus bonecos cópias, ele causa imensa dor na pessoa original) !! E ele faz um do Homem de Ferro e quase o mata, quando a dor faz com que o herói caia dentro do mar. 




Depois desta experiência assustadora, Tony chega a conclusão que a armadura é muito PESADA, assim sempre que ele sentir algum forte desconforto fisicamente, ele desmoronará rapidamente com o corpo de metal...Isto o leva a projetar uma armadura muito mais leve e tão forte e resistente quanto a anterior. A mudança foi tão importante que o artista gastou 3 PAGINAS (!!) para mostrá-lo vestindo-a (vamos mostra 4 páginas)!!!







Temos de admitir que é um upgrade fantástico! A nova armadura fazia com que ele parecesse mais com um super-herói. A armadura original o deixava parecido com uma criatura de Frankenstein de armadura medieval. Fazia com que se parecesse com o robô de "O Dia em Que a Terra Parou". Fazia com que se parecesse, como um personagem em sua segunda aventura disse: saído de uma ficção científica. 


Como a capa da revista diz: surge UM NOVO HOMEM DE FERRO. E esta armadura durou basicamente 20 anos, claro que houve ajustes, mas a base é a mesma. Claro, que o novo Homem de Ferro tenta a revanche contra o Senhor dos Bonecos e...quase é morto novamente! 


Porém, desta vez, sua armadura mais leve permite que ele resista por mais tempo e escape de novo. Humilhado, ele volta para seu laboratório e cria um aparelho as pressas que o ajudará a enfrentar o vilão. Um pouco de humildade consegue penetrar a couraça do orgulho de Tony e ele admite que alguns inimigos poderão vence-lo mesmo usando a armadura e que assim ele precisaria usar também de sua genialidade...(bem, eu disse 'um pouco' de humildade!)


No terceiro round o Homem de Ferro esta mais preparado. E quando o Senhor dos Bonecos saca um boneco e começa a moldá-lo como o Homem de Ferro, o herói é mais rápido, saca seu aparelho improvisado e atinge o boneco com um raio que permite que ele molde a silhueta com outra imagem...a do próprio Senhor dos Bonecos. O cérebro venceu a força! Vilão derrotado! 




E assim, o Homem de Ferro deu inicio a evolução de sua armadura, que não acabou até agora. Esta história é importante pois marca uma mudança radical na carreira do herói e merece ser lida. A história acaba mostrando um pouco mais da arrogância de Tony, aqueles que a leem percebem como ele trata a todos, inclusive a policia: como subalternos.  ISTO, acho que nunca irá mudar...









Postar um comentário

0 Comentários