Que fim levou? - Episódio 4: A verdadeira deusa do trovão

 


Quando se fala em deusa do trovão na Marvel, a maioria das pessoas já se lembram da Jane Foster, que usurpou o nome "Thor" em uma era em que a editora tentava chocar o mundo ao substituir seus figurões por personagens politicamente corretos e donos de características que reforcem as teorias da conspiração de que mulheres, negros e gays são perseguidos desumanamente até nos dias de hoje.

Contudo, não foi a primeira vez que a Casa das Ideias nos presenteou com uma deusa do trovão. Lá atrás, nos longínquos anos 2000, nas páginas da primeira edição de "Poderosos Vingadores", publicada pela Panini, tivemos estampado na capa a nova heroína da editora: Thor Girl!


Mas quem é essa Thor Girl (ou, no Brasil: Jovem Thor)? Por que ela é superior a Jane e, mais importante... que fim ela levou?

Quem é a Jovem Thor


Nos primórdios da história cósmica, o misterioso feiticeiro alienígena conhecido como X'Hoss proclamou a criação de uma entidade conhecida como "A Designada", cujo propósito era guiar e elevar as formas de vida conscientes a um nível superior de existência. Essa saga se desdobrou ao longo de bilhões de anos, até que finalmente testemunhamos o nascimento de uma figura crucial: Tarene.

Tarene, desde o momento de seu nascimento, estava destinada a desempenhar um papel vital. Ela foi incumbida com o conhecimento do maligno Destruidor e uniu forças com outros seres em uma busca desesperada para encontrar uma maneira de deter essa ameaça iminente. No entanto, antes que pudessem alcançar seu objetivo, um evento trágico ocorreu: Thanos, o temível Titã Louco, adquiriu o conhecimento de X'Hoss e devastou o planeta natal de Tarene.

Nesse momento crítico, Tarene não estava sozinha em sua luta. Ela recebeu o apoio de poderosos aliados, incluindo Thor, o deus do trovão, e Orikal, um ser cósmico igualmente impressionante. Juntos, eles enfrentaram o formidável vilão Thanos, determinados a impedir sua onda de destruição e preservar a existência como a conhecemos.

Como forma de mostrar gratidão por seu salvador, ela adotou o nome de Jovem Thor e até mesmo foi consagrada uma deusa asgardiana. É interessante observar que a figura de "deusa do trovão" e o próprio nome foram atribuídos a si mesma, graças aos seus incríveis poderes. Nesse sentido, ela escolheu conscientemente adotar essa aparência e identidade, sem buscar aprovação ou consulta de qualquer entidade em Asgard.

Por que ela é melhor que Jane Foster



Tarene tem alguns pontos em sua história que a torna mais interessante que a de Jane. Veja alguns:

  • Ela tem uma origem própria, independente da de Thor e um background mais interessante...
  • ... Mesmo assim, ela tenta homenageá-lo, sendo de fato uma versão feminina do homem que a salvou
  • ... E em nenhum momento tentou substituí-lo, como Jane, ou ser melhor que o consagrado e clássico Thor, antes sabia sua posição, seu lugar e era muito mais uma aprendiz.
  • Ela não foi criada como uma forma de tentar mudar a sociedade, com a necessidade obssessiva de ser melhor que um "homem".

Que fim levou a verdadeira deusa do trovão?



Na invasão secreta, ela foi substituída por uma Skrull, sem que ninguém percebesse. Isso só foi descoberto quando ela lutou contra outra heróina, Ultragirl. Aquela versão acabou sendo identificada como uma Skrull e morta.



Após a invasão, a verdadeira Tarene participou de um grupo de apoio com outras vítimas de substituições Skrull. Ela também enfrentou um clone maligno do deus do trovão, Thor, em uma batalha que resultou em sua lesão.


Devido à sua aparência semelhante a um Asgardiano e ao fato de empunhar um martelo, Tarene foi erroneamente considerada uma ameaça durante a saga "A Essência do Medo", em que asgardianos malignos que empunhavam martelos atacavam a Terra. O governo dos Estados Unidos a prendeu e a submeteu a tortura para obter informações. Felizmente, ela foi resgatada e se uniu a uma batalha em Las Vegas para deter Kuurth e salvar civis.


No entanto, durante essa batalha, houve um mal-entendido, e outros heróis a atacaram, apesar de seus esforços para explicar que estava agindo apenas em autodefesa. Durante esse confronto, seus poderes como "A Designada" ressurgiram. Ela expressou desilusão em relação aos heróis da Terra, acreditando que eles não eram melhores do que aqueles que a torturaram e que a humanidade ainda não estava pronta para ascender. Como resultado, ela deixou a Terra e partiu para o espaço.

Infelizmente, desde então, ela caiu no limbo editorial e, devido à popularidade de Jane Foster, dificilmente retorna. E você? O que achou da saga da Jovem Thor? Comente!




Postar um comentário

0 Comentários