TOP 10: MELHORES HISTÓRIAS DOS X-MEN



TOP 10 MELHORES HISTÓRIAS DOS X-MEN

Uma das minhas equipes favoritas das hqs (depois do Quarteto Fantástico) são os X-men. Sempre achei conceito dos mutantes, pessoas que simplesmente nascem com os poderes muito interessante. Afinal tudo na vida evolui, logo por que não humanos seriam capazes do mesmo?



Essa ideia ajudou a tornar os X-men, e os mutantes em geral, numa alegoria para minorias, permitindo suas histórias abordarem temas bem relevantes como evolução natural, preconceito e discriminação. Isso também permitiu personagens com um público amplo de leitores, independente de sua idade, gênero, cor e outros aspectos.





Mas depois desse tempo todo, com várias hqs deles tendo sido publicadas, quais foram as melhores? Quais foram as histórias que melhor desenvolveram os X-men e seu mundo no universo Marvel?

Na minha opinião, as melhores histórias dos X-men são...

10)  GUERRAS ASGARDIANAS (X-men/Alpha Flight vol 1 nº1 e 2, New Mutants special edition nº1, Uncanny X-men Annual 9)



As aventuras dos X-men não se limitam a apenas os heróis ficarem em Nova York enfrentando Sentinelas e vilões mutantes. Algumas ocasiões eles saem de sua zona de conforto e exploram lugares bem estranhos como o espaço e outras dimensões. Um desses lugares visitados pelos X-men foi Asgard, com os heróis tendo vindo resgatar a Tempestade os Novos Mutantes, que tinham sido sequestrados por Loki.



É uma história bem criativa, com os X-men e os Novos Mutantes tendo várias aventuras diferente e encontrando figuras da mitologia nórdica até conseguirem se reunir para confrontar o Deus da Trapaça.

Destaque pra Tempestade, que durante o arco se torna, pela primeira vez, uma deusa do trovão.



9) DIAS DO FUTURO ESQUECIDO (Uncanny X-men vol 1 nº141 e 142)



Um dos nomes mais associado as história aos X-men é Chris Claremont, que escreveu as hqs dos filhos do átomo por duas décadas, criando uma das fases mais longas e marcantes dos X-men, com vários momentos importantes e uma narrativa bem construída. Entre as histórias que escreveu, uma que influenciou as histórias dos mutantes foi o Dias do Futuro Esquecido.



Nessa história, claramente inspirada no "Exterminador do Futuro" de James Cameron, é apresentado um futuro apocalíptico, onde os Sentinelas dominam o mundo e mutantes são perseguidos e eliminados. Com o mundo prestes a entrar numa guerra nuclear, os membros sobreviventes dos x-men decidem, com ajuda da mutante Rachel Summers (filha do Ciclope e da Jean Grey) enviariam a mente de Kate Pryde para o corpo de sua versão do passado, para que possa alertar os x-men sobre o assassinato do Senador Robert Kelly, cometido pela Irmandade dos Mutantes, que sendo o estopim para a ascensão do Sentinelas ao poder. 

Assim, os x-men do presente se unem a Kate Pryde para impedir a Irmandade de matarem Kelly, resultando numa batalha para decidir o destino de toda a humanidade.



Além de ser responsável por introduzir o conceito de futuros alternativos nas hqs da Marvel, esse arco de duas edições é bem importante para os x-men, pois ajuda a elevar ainda mais a batalha deles contra o preconceito, mostrando através desse futuro sombrio, um possível destino para a humanidade e os mutantes, caso os x-men falhem em sua luta por igualdade entre mutantes e humanos. Essa história também ajudou a torna os Sentinelas um dos vilões mais importantes dos x-men, mostrando como esses monstros são capazes de não só exterminar os x-men mas também qualquer um que faça oposição a eles, simbolizando como preconceito e discriminação não levam a nada a não ser destruição de todos envolvidos.

8) BEM VINDO A GENOSHA (Uncanny X-men vol 1 nº235 a 238)



Um dos locais do universo Marvel, introduzido nas hqs dos X-men por Chris Claremont é Genosha, um país independente, bem desenvolvido e, aparentemente, bem pacífico. No entanto, ao investigarem o desaparecimento de sua amiga Madelyne Prior, Wolverine e Vampira são capturados pelos Magistrados e levados para Genosha, descobrindo a verdade sobre o país: O governo de Genosha caça mutantes e, com ajuda do Dr. David Moreau, os transformam em escravos


Como os mutantes servem como uma alegoria a minorias, a história se aproveita para abordar assuntos como escravidão e apartheid, com os Magistrados sendo uma representação do preconceito e corrupção que os X-men se opõe, tornando os momentos em que eles escapam bem satisfatório.

Porém a história não é um simples “mutantes bons, humanos maus”, pois Claremont também dá um arco para o filho do Dr Monreau, que se rebela contra o pai ao saber que ele foi responsável pela prisão de mutante que ele se apaixonou, demonstrando que nem todos os habitantes de Genosha aprovam as ações do governo e tem potencial de mudar.



7) SAGA DA FÊNIX NEGRA (Uncanny X-men vol 1 nº101 a 108, 129 a 137)



Difícil falar dos X-men sem citar essa obra prima do Chris Claremont.

Considerada por muitos uma das melhores histórias dos X-men, esse arco se trata a evolução da Jean Grey após ser possuída pela Fênix, durante uma missão dos heróis no espaço, ganhando poderes cómicos e virando quase uma deusa. 



A princípio Jean usa suas habilidades para ajudar os X-men, porém logo começa a ser manipulada pelo Mestre Mental e o Clube do Inferno, virando uma ameaça não só para seus amigos como para todo o universo.



O motivo desse arco ser um sucesso enquanto os filmes falharam em tentar adapta-lo se deve a construção da Jean Grey. Ela era uma personalidade estabelecida, sendo uma das integrantes mais gentis e leais aos ideias do Xavier e dos X-men. Mesmo após conseguir os poderes da Fênix ela não enlouquece de vez, e sim continua a mesma, usando seus poderes ampliados para tentar ajudar seus amigos.





É conforme as histórias vão avançando, com Jean começando a ser influenciada pelo Mestre Mental, que a Jean começa a ficar cada vez mais instável, tornando o momento onde ela enlouquece impactante, com os leitores sentindo a tragédia da situação ao verem essa personagem que criou empatia com eles ser corrompida aos poucos a essa entidade cósmica.






É com certeza o ponto de virada das histórias dos X-men, que começaram a ter um tom muito melodramático e focado nos personagens  e seus conflitos internos.


 

6) PERIGO (Astonishing X-Men Vol 3 nº 7 a 12)



Quando se fala no Professor Xavier, muitos tem em mente imagem do sábio mentor dos X-men, o gentil e pacífico idealista que tem sonho é a coexistência pacífica entre humanos e mutantes. Porém alguns autores, especialmente após os anos 2000, tem desconstruído essa imagem de bonzinho do Xavier, revelando que até mesmo o mentor dos heróis tem segredos sombrios que ele mantém escondido de seus alunos.



Infelizmente para ele, um desses segredos veio a tona durante o segundo arco da fase do Joss Wheadon, onde os X-men descobrem que a Sala de Perigo está viva. É explicado que, após instalar uns upgrades, Xavier tinha descoberto que a Sala de Perigo tinha desenvolvido uma consciência mas optou por ignora-la, julgando que “o treinamento de seus alunos era mais importante”, o que irritou Perigo, fazendo com que ela se rebela-se contra seu criador.



Além da ação e lutas bem ilustradas pela arte de John Cassaday o ponto alto é Xavier lidando com as consequência de sua decisão, não tendo que encarar uma vilã que ele ajudou a criar mas também a reação dos X-men ao descobrirem o que ele fez, com a confiança que tinham em seu mentor ficando abalada, principalmente Ciclope, que começa a perceber que o homem que ele viu como uma figura paterna não é quem ele acreditava.



5) MASSACRE DOS MUTANTES ( Uncanny X-Men vol 1 nº210 a 214; X-Factor vol 1 nº9 a 11, New Mutants vol 1 nº46, Thor vol 1 nº373 a 374, Power Pack nº27, Daredevil vol 1 nº238)



Como diz uma frase “Um campeão não é definido por suas vitórias, mas por como eles podem se recuperar quando caem” e os X-men passaram por várias tragédias, fracassos e perdas (como a citada morte da Jean Grey). Porém um dos momentos mais sombrios para a equipe veio no crossover Massacre dos Mutantes, onde os X-men descobrem que os Morlocks (grupo de mutantes deformados que vivem nos esgotos de Nova York) estão caçados e mortos pelos Carrascos. 



Apesar de seus esforços em tentar salvar os Morlocks sobrevives, os X-men acabam bem prejudicados, com muitos Morlocks sendo mortos e vários integrantes como Colossus, Noturno, Kitty Pryde e, principalmente, o Anjo sendo gravemente feridos.



Através desses eventos, o arco explora personagens como Ciclope e a Tempestade, mostrando os dois líderes lidando com derrota e as consequências que suas decisões tem para eles e seus colegas de equipe.




É também um arco que planta vários elementos que serão desenvolvidos em futuras histórias como a rivalidade do Wolverine com o Dentes de Sabre, a introdução do Sr Sinistro (que é mencionado nessa história) e a queda do Anjo e sua transformação no Arcanjo.



4) ATRAÇÕES FATAIS (Uncanny X-Men vol 1 nº298 a 300, 303 a 304, 315; X-Factor vol 1 nº 92; X-Force vol 1 nº25; X-Men Unlimited nº2; X-Men vol 2 nº25)



Um dos inimigos mais importantes dos X-men é Magneto. Além de ser um dos meus vilões favoritos, ele é também um dos personagens mais complexos das hqs, tendo motivações bem compreensíveis de querer criar um mundo melhor para os mutantes e evitar que sofram o mesmo destino de sua família durante o Holocausto. Porém seu erro se encontra nos métodos extremos que ele adota para “proteger sua raça”, se tornando não muito diferente daqueles que oprimem os mutantes.


O momento onde Magneto passa do limite é no arco Atrações Fatais, onde o Mestre do Magnetismo, reúne seus Acólitos e, a bordo de sua estação espacial Avalon, lança um pulso magnético sobre Terra, tomando controle dos aparelhos eletrônicos. Diante dess ameaça, os Xavier e os X-men vão ao espaço para travar a batalha decisiva contra seu arqui inimigo.

Os X-men tiveram vários conflitos com Magneto antes, porém esse é o auge dessa rivalidade. Por um lado Magneto não tem mais compaixão alguma pelos seus oponentes, decidido a eliminar qualquer um que fique em seu caminho. Por outro, Xavier já considera Magneto um caso perdido e seus x-men estão disposto a tudo para salvar a Terra, até mesmo matar Magneto.



Isso tudo resulta num dos momentos mais icônicos das hqs dos X-men onde Magneto remove o adamantium do Wolverine e Xavier, enfurecido, ataca Magneto mentalmente, deixando-o num coma, revelando um lado negro do professor quase nunca mostrado antes.




3) ROMANCES/FÊNIX (Uncanny X-men vol 1 nº174 e 175)



Se tem um X-men cuja versão das hqs supera a dos filmes é o Ciclope. Ao invés de ser o cara chato, que só tá na história pra Jean trair com o Logan, o Scott das hqs é um completo badass, com vários momentos que demonstrando o motivo dele ser escolhido pelo Xavier para liderar os X-men.

Um desses momentos acontece quando o Mestre Mental retorna em busca de vingança contra os X-men após os eventos da Saga da Fênix Negra. Usando seus poderes ilusórios, ele manipula os heróis e os volta contra o Ciclope, forçando-o a lutar contra seus colegas. O que o vilão não contava era a inteligência do Ciclope, com ele usando o conhecimento que tem dos seus colegas para embosca-los um atrás do outros, até conseguir liberta-los da influência do vilão. Isso realmente prova como o que torna o Scott um grande líder não são seus poderes ou o fato de ter sido o primeiro aluno do Xavier, mas sim sua personalidade estratégica e corajosa.



2) DEMÔNIO (Uncanny X-men vol 1 nº 143)



Uma das x-men que teve um dos maiores desenvolvimentos nas hqs foi a Kitty Pryde.

Em suas primeiras aparições, Kitty era apenas uma jovem adolescente mutante, que agia como a caçula dos X-men, claramente tendo sido criada para atrair o público leitor mais jovem. No entanto, seus criadores Chris Claremont e John Byrne souberam trabalhar com a jovem x-men, plantando as sementes para a heroína que ela viria a se tornar.

Apesar da parceria dos dois ter chegado ao fim após Dias do Futuro Esquecido, eles fizeram uma última história para demonstra o potencial que a Kitty tinha para evoluir numa grande heroína. Nessa edição, Kitty fica por conta própria na Escola Xavier enquanto os outros X-men estão fora, celebrando o natal com seus entes queridos. Justo quando eles deixam a mansão, um demônio invade a escola, forçando a Kitty ter que se virar para defender o local e derrotar essa criatura.



Além da vibe de filmes de terror, essa história mostra a Kitty dando seus primeiros passos como uma x-men. Enquanto Dias do Futuro Esquecido deu as leitores uma amostra da heroína que ela pode se tornar no futuro através da Kate Pryde, essa hq mostrou o potencial na versão jovem da Kitty, com ela demonstrando sua coragem e astúcia ao tentar defender sua nova casa do demônio, indicando a personagem badass que ela virá a se tornar nas hqs atuais.

1) DEUS AMA, HOMEM MATA



Apesar de todas as batalhas que tiveram contra vilões como Magneto, Sr Sinistro e Apocalipse o maior inimigo dos x-men, sempre presente em suas histórias, é o preconceito e discriminação. Não importa quantas vezes os X-men salvem o mundo, ainda existe desconfiança entre humanos e mutantes e alguns inimigos se aproveitam desse cenário para expandir seu poder e influência.

Um desses inimigos foi o reverendo William Stryker, que, nessa graphic novel, começou uma campanha contra os mutantes, usando argumentos e ideias religiosas para virar a população contra eles. Porém, secretamente, ele tinha um plano mais sinistro: Com a ajuda de seus seguidores, ele sequestra o professor Xavier e o prende numa máquina que usará seu poder mental para matar todos os mutantes no mundo. 



Diante dessa ameaça, os X-men acabam tendo que formar uma aliança inesperada com Magneto para salvarem seu mentor e toda raça mutante.



Além de um excelente vilão e a forma como a história tocar em assuntos complexos como preconceito, corrupção e uso de ideias religiosas para promover ódio e justificar opressão e abuso de poder, o melhor aspecto dela  é a forma como ela desenvolve os heróis, dando cada membro um momento de destaque e crescimento, seja Magneto formando uma aliança aos X-men (demonstrando seu lado nobre e simpático), Kitty Pryde escapando dos capangas do Styker e defendendo o Noturno (demonstrando como a amizade dos dois evoluiu).



Porém, o momento mais importante de todos, é Ciclope demonstrando como evoluiu como um líder, não só liderando os heróis na luta final contra Styker e seus seguidores, como também em ajudar o Professor Xavier após esse ter sido traumatizado pela máquina do Styker.



Considerando que Xavier foi quem criou os X-men, dando a esses jovens mutantes um lar e os ensinou de usar seus poderes para o bem, a aceita-los como dons e não um maldição. Ter eles, principalmente Scott (o primeiro aluno do Xavier) ajudando seu mentor a não desistir de seu sonho, tornar essa história um fechamento do ciclo, com os X-men saindo da sombra do Xavier e se tornando uma equipe de heróis experientes  e maduros.

Por esse motivo que “Deus Ama, Homem Mata” é a melhor história dos X-men de todas, e uma das minhas hqs favoritas em geral.


Então é isso! Quais são suas histórias favoritas dos X-men? Sintam-se a vontade para colocar suas opiniões e ideias nos comentários abaixo.

 


Postar um comentário

0 Comentários