Seria Drácula o Jor-El de Vampirella?

 




Talvez isso surpreenda alguns, mas uma das influências quando da criação de Vampirella foi, sim, o Superman. A vampira mais sensual das HQs e o Homem de Aço têm alguns pontos em comum. Ambos provieram de planetas condenados: Superman de Krypton, logicamente, e Vampirella de Drakulon, um planeta constituído de rios de sangue que secaram. A diferença é que o bebê Kal-El foi enviado por Jor-El para a Terra e Vampirella chegou à Terra já adulta, se apoderando de uma nave de astronautas terrestres incautos que visitaram Drakulon.

Não é exagero dizer que, apesar de ser originalmente uma alienígena sedenta de sangue, Vampirella é, tal como o Superman, uma força a serviço do bem, protegendo os humanos de outros vampiros e de outras criaturas que servem ao Caos. Chegando à Terra, ela se alia aos descendentes do famoso Dr. Van Hellsing, Conrad e Adam. Com Adam, ela inclusive tem um romance.

É óbvio que um dos grandes antagonistas de Vampirella, se não o maior deles, é o Conde Drácula. Primeiramente, surgindo como um vilão, Drácula é um dos maiores servos do Caos e um dos grandes algozes da humanidade. E mais, é revelado que Drácula também é um nativo de Drakulon, como Vampirella, mas que chegou muitos anos-luz à Terra antes da vampira.



No entanto, se eu dissesse que Drácula na realidade teria correspondência direta com Jor-El, o pai do Superman, isso também seria verdade. E isso foi revelado em Vampirella no 18, primeira série, de 1972, escrita por Archie Goodwin e ilustrado por José González. Nessa história, Vampirella está presta a dar um fim em Drácula delirando no altar, após ele ter se encontrada com a deusa Conjuradora, e, em seu delírio, o mestre dos vampiros relembra de seu passado, em que era um jovem cientista da Universidade de Drakulon e que tinha feito a aterradora descoberta de que os rios de sangue do planeta estavam secando. Ele levou sua descoberta ao Alto Conselho de Drakulon, mas foi desacreditado.





Sem outra alternativa, Drácula resolve apelar para a magia e convoca a bela deusa de Drakulon, a Conjuradora. A deusa o ensina a usar a magia que poderia salvar o planeta. No entanto, acontece que Drácula estava louco de amor pela Conjuradora, e sua partida o deixou amargo. Dessa forma, quando Drácula faz seu feitiço, acaba por invocar o grande Deus Caos e, assim, se torna seu servo. Vampirella estava resoluta a dar um fim em Drácula naquele instante, mas, ao escutar sua história e sentir seu toque, se apieda do mestre dos Vampiros. A Conjuradora aparece e a faz retornar para a Terra.




Vale dizer que Vampirella não são apenas inimigos nos quadrinhos, mas também amantes. Após essa história, a vampira começou a sentir uma grande atração sexual por Drácula, porque ele era nativo de Drakulon. Ao contrário de Adam Van Hellsing, que era um só um humano. Podemos dizer que Drácula é o chad macho alfa e Adam, o betinha. Tanto Vampirella quanto Drácula tiveram suas origens reescritas ao longo dos anos, e a origem de Drakulon foi desconsiderada. Porém, Vampirella e Drácula continuam até hoje com sua relação de amor e ódio e se pegam de vez em quando.

Postar um comentário

0 Comentários