Peter Parker dormiu com Betty Brant enquanto ela era casada com Ned Leeds?

 


Uma das passagens controversas da vida de Peter Parker/Homem-Aranha nos quadrinhos aconteceu em Amazing Spider-Man no 189, de 1979. Nessa história, uma carente Betty Brant irrompe no apartamento de Peter e logo troca tórridos beijos com ele? Mas, espere, naquela época Betty era casada com o repórter Ned Leeds do Clarim Diário. Então, Peter dormiu com uma mulher casada. É isso mesmo, produção?



Entretanto, vamos recapitular: Betty foi o primeiro interesse amoroso de Peter Parker, na fase de Stan Lee e Steve Ditko. Mas o relacionamento do casal foi muito pudico naqueles anos mais moralmente conservadores do início da Marvel. Li todas as histórias dessa fase, e Peter e Betty jamais trocaram um beijo, por exemplo. A vida como o Aranha atrapalhou o relacionamento deles, e Betty acabou namorando e, posteriormente, se casando com Ned Leeds, um dos mais famosos repórteres do Clarim Diário.



A despeito disso, o relacionamento conjugal de Betty e Ned não foi dos mais tranquilos; passou por várias crises. E, em uma dessas, Betty resolveu ter uma recaída e invade o apartamento de Peter. O que se segue ao ato em si não é revelado, mas no quadrinho seguinte Peter está se balançando pela cidade de Nova York como o Aranha e ponderando se deveria assumir um relacionamento com Betty, e ele ainda destaca em seus pensamentos que Betty estava separada, nas não divorciada. Então, legalmente, Betty ainda estava casada com Ned.


Nem Marv Wolfman, que era o escritor do Aranha naquela época, nem o editor confirmaram se Peter e Betty realmente consumaram o ato carnal, porém, nos anos 70, as coisas eram mais sutis. Como exemplo, há essa cena em que Peter chega em seu apartamento e encontra Mary Jane esperando por ele. Peter só fecha a porta, e a gente imagina o que vem a seguir. A verdade é que a geração de hoje em dia não entende muito de sutileza, ao contrário do leitor daquela época. Se essa história fosse publicada hoje em dia, provavelmente no quadrinho seguinte Peter estaria acordando ao lado de Betty nu e com ressaca moral.




Vale dizer que essa não seria a primeira vez que Betty trairia Ned. Ela teve um affair com Flash Thompson também. Ou seja, o coitado do Ned tinha realmente vocação para ser corno. Talvez não comparecesse muito em casa com seus deveres de marido, e Betty procurasse na rua o que não teria em casa. Ned inclusive confrontou Flash a respeito de ele ter um caso com sua esposa, e a resposta de Flash foi um murro na cara. Ned então profere palavras ameaçadoras contra Flash, e, naquela época, até que haveria certo sentido nisso, pois, posteriormente, foi revelado que Ned seria na verdade o grande vilão do Aranha naquela época, o Duende Macabro. Ned seria assassinado a mando de seu rival, Jason Macendale, o vilão Halloween, que tinha uma rixa com Ned e depois assumiria também a identidade do Duende Macabro. Será que uma das razões para Ned se tornar o Duende seria por ser corno?


Não exatamente, pois, anos depois, seria revelado que a identidade do Duende Macabro original seria a de Roderick Kingsley, um empresário e estilista de moda que foi até o patrão de Mary Jane. A intenção do escritor Roger Stern era de que Kingsley fosse o Duende Macabro desde o início, mas, como ele acabou deixando o título do Aranha, decidiram que Ned seria o vilão. Por fim, isso foi retificado: Kingsley seria o Duende Macabro, e ponto final.

Enfim, fica aqui essa recordação dessa curiosa passagem das HQs do Aranha. Você acha que Peter dormiu com a Betty casada? Pessoalmente, acredito que sim. Betty depois teve um longo e turbulento relacionamento com Flash Thompson e Peter casou-se com Mary Jane, como todo mundo sabe, até que Joe Quesada também quis acabar com o casamento deles, mas isso é outra história.


Postar um comentário

0 Comentários