Crítica: Barbie (2023) - Contém Spoilers Leves


 

Ao invés de fazer um "Review Com Memes", eu decidi fazer um texto mais elaborado para esse filme por conta da curiosa história que tenho com esse filme. Antes mesmo de Margot Robbie ter sido escalada pro papel, eu me peguei pensando em um dia que estava muito entediado: "Cara, se eu fosse trabalhar pra Warner e trabalhasse em um projeto que não quisesse? O que eu faria?", e então comecei a pensar em como faria alguns filmes desnecessários da DC, um projeto aqui e acolá que estava em voga antes da fusão com a Discovery, e dentre eles estava o projeto de filme solo da Barbie!

Visto que não tinha muita ligação com a franquia (diferente da minha irmã! kkkkkk), decidi pegar de inspiração a música da banda Aqua: "Barbie Girl", e a cena da Lisa dos Simpsons em que ela faz uma dura crítica a boneca mas não é levada a sério, pois assim como ela, eu também tinha (e de certa forma ainda tenho!) um certo preconceito com a boneca devido o fato dela ser só mais um estereótipo de mulher perfeita e blá blá blá, blá blá blá, e essa diversidade de bonecas que temos agora é só mais uma tentativa de ganhar mais dinheiro encima desses movimentos sociais em vigor e blá blá blá, blá blá blá. Mesmo não sendo feminista, eu concordo com muitos argumentos que dizem a problemática da marca.





Resumindo, pensei em uma trama em que a protagonista iria perder tudo de sua marca e passaria a viver em um bairro pobre dos Estados Unidos, ao lado de seu namorado Ken. no processo ela conheceria figuras conhecidas da franquia como a Raquelle, a Grace, Midge e etc, e aprenderia valiosas lições sobre humildade, propósito de vida e afins. Tentei fazer mais ou menos o que o James Gunn tentou fazer nos filmes do Scooby-Doo, mas pensei: "Bah, nunca vão aprovar uma ideia como essa!", e então larguei de mão

Mas aí então começaram a vir as notícias

"Margot Robbie vai ser a Barbie"

E nesse mesmo dia, eu descobri a informação que faria eu ver esse projeto com outros olhos:

"Greta Gerwing será a diretora do filme da Barbie"

E eu falei comigo mesmo: "Pera...a Greta Gerwing?...de Lady Bird e Adoráveis Mulheres? Filmes metidos a descontruído e feminista mas...o que ela vai fazer em um filme da Barbie? Será que....não, a Warner não aprovaria isso..."

E então foi revelado que ela escreveria o filme ao lado de seu marido Noah Baumbach, que pra quem não sabe, é o diretor do filme "História de um Casamento", filme maravilhoso que ficou conhecido principalmente por uma cena de discurso feminista. E depois disso saiu rumores dizendo que o filme seria da Barbie sendo demitida pela Mattel por não conseguir mais ser bonita o suficiente para o padrão de beleza que ela mesmo criou, e que ao lado do Ken ela embarcaria em uma aventura no mundo real para aprender mais sobre si e resignificar seu propósito de vida. E depois saíram as primeiras imagens oficiais que parecem terem saído direto do clipe da Barbie Girl, os primeiros trailers que continham um nível de ironia MUITÍSSIMO GRANDE, e enfim o último trailer que contava que SIM, o filme vai ser sobre a Barbie indo ao Mundo Real e tendo uma recaída

Pelo visto, a Greta Gerwing conseguiu fazer o filme que eu queria!







Eu vi esse filme segunda-feira agora e...caras...eu nem sei por onde começar! kkkkkkkk

ESSE FILME É MUITO BOM!!!

Talvez eu possa começar, do início mesmo!

Desde o lançamento da Barbie original em 1959, foi criada uma realidade alternativa chamado Barbieland, onde as mulheres são as grandes mandantes e os Kens são só tapas buracos de luxo (o que não deixa de ser verdade!). Por muitos e muitos anos tudo foi perfeito, mas depois que uma suposta menina começou a "brincar de uma maneira diferente" com a chamada Barbie Estereótipada,  interpretada pela Margot Robbie, a vida cor-de-rosa dela começa a ruir. Para resolver essa situação, a Barbie terá que ir ao Mundo Real ao lado de Ken pra que tudo possa a voltar a ser como era antes. Porém, as coisas acabam não indo muito bem quando é descoberto que a menina com que teve visões não era exatamente a causadora de tudo isso, e também quando Ken acaba descobrindo o puro suco do estereótipo do chamado "Patriarcado"

E acho que vocês já devem imaginar o que deve se seguir a partir daqui

Eu estou chocado até agora que o filme saiu da maneira que saiu! O roteiro de Greta e Noah consegue tratar de temas delicados como os efeitos que a falta de diálogo podem fazer tanto com o homem quanto com a mulher e propósito de vida de uma maneira muito boa, diferentemente de produções como "Velma", "Fate: A Saga Winx" e um monte de outras séries que se chamam "Progressistas" mas que mais irritam do que qualquer coisa. Apesar de muitos pontos do texto não serem tão bem polidos quanto deveriam, a direção de Gerwing supre todas essas lacunas com shots criativos e cativantes.

Margot Robbie e Ryan Gosling estão fantásticos! Na real, nenhum ator está mal aqui! Todos estão muito bem em seu papéis, mas o casal principal é um show a parte!

Eu não sei se poderia falar mais pois iria ser necessário spoilers, mas de qualquer forma, apesar de não ser um filme perfeito, Barbie continua sendo um filmaço (não ironicamente), e que apesar de seu roteiro ter muitos pontos questionáveis, sua história é muito bem feitinho e muito bem executado com a direção criativa de Greta Gerwing.

Para o pessoal de esquerda, saibam que eu gostei muitíssimo do filme e espero que aproveitem bem esse momento de fama da produção.

Para o pessoal de direita, que não está indo muito bem com a cara do filme, saibam que SIM, o filme é lacrador na medida certa, e pensem pelo lado bom: Pelo menos o roteiro desse filme é realmente inteligente, diferente da série animada da Velma!






Siga Gambit no Disqus: https://disqus.com/by/ogambitdosxmen

Postar um comentário

0 Comentários