O Meu Filme dos Sonhos do Superman

 


O Superman é meu super herói favorito! Gosto dele muito mais que o Batman ou do Homem-Aranha! O que me ganha nesse personagem é a motivação dele! Pois diferentes dos outros heróis, que começaram a atuar depois de uma tragédia ou algo do tipo, o que motiva o Superman a lutar é o puro e simples ato de querer fazer o bem! Nada mais! Isso (pra mim!) É uma mensagem tão mais poderosa do que a de qualquer outro herói hoje em dia! E é isso que faz ele o maior super herói de todos os tempos.


Virei fã em 2017 após ter lido "Origem Secreta" e, assim como qualquer fã médio do super na época, estava mega decepcionado com a forma como retrataram o personagem no recém criado DCEU! Não porque eu não gosto da ideia de um Superman mais pessimista (aliás, meu filme vai pegar de inspiração muitas coisas do Zacarias Snyder!) mas pela execução dos filmes! Nenhum filme conseguiu executar bem as suas ideias e não valorizaram direito o personagem em si! Talvez no máximo o filme de 2017 tenha alguma coisa mas mesmo assim estava muito aquém do que era esperado (E por favor, não me venham dizer que o Super do Snyder Cut é o melhor POIS ELE NÃO É!!)


No auge da minha imaturidade, prometi pra mim mesmo que "Faria um filme sombrio e realista do Superman melhor que o Zack Snyder" e reuni várias ideias desde 2018 mais ou menos. Porém, ao longo dos anos percebi que fazer o filme com esse objetivo era uma ideia bem errada e decidi só fazer um filme do Superman que gostaria de ter visto em 2013 e 2016 mesmo!


O que vou apresentar a vocês  é um projeto dos sonhos meu que espero realizar como diretor de cinema, talvez essa história que escrevi não possa ser a melhor, mas com certeza tem meu coração! Não espero mais ser melhor que o Zack Snyder, mas espero que seja uma boa história!


Agora, sem mais delongas, vamos lá!




Superman: Terra Um 

O filme começaria com um texto introdutório, assim como em "Superman: O Retorno", em que estaria escrito:


"Em 18 de Abril de 1998, o mundo conheceu aquele que através de pequenas ações construiu um grande legado: Superman, o maior super herói de todos os tempos!

Desde sua primeira aparição, Superman chamou a atenção do mundo com seu jeito de ser. Suas boas ações e otimismo inspiram pessoas de todo o mundo até os dias de hoje, onde mesmo já morto, a sua marca continua viva, e sua história será eternamente lembrada através das gerações para lembrar a todos que ouvirem o verdadeiro valor de lutar pela vida.

Contudo, mesmo que sua história seja contada e recontada várias vezes, muitos detalhes importantes acabam sendo esquecidos pelo grande público, pois em meio a tanto otimismo e a tanta coragem que falam que ele sempre tinha em suas aventuras, uma pergunta surge no ar: Será que ele sempre foi assim?"


E então, a tela fica preta, e uma narração em off do Super começaria. O filme todo iria ser narrado pelo Clark que, por algum motivo desconhecido no começo, está passando pelo que parece um grande deserto de sol vermelho, e no caminho relembra toda a sua jornada de vida


"Eternidade


Esse é um conceito difícil de explicar, para alguns é um lugar que Jesus Cristo preparou para aqueles que perseverarem até o fim, sendo geralmente representado com uma luz forte direta do céu, e para outros é a marca que deixamos no mundo, pois nossas ações eternamente lembrarão de nós, sendo elas boas e ruins...eu acredito nos dois! E me lembro quando minha busca pela eternidade começou! Foi em 1987! Na época eu tinha apenas 8 anos!


Era aniversário do meu pai, e por conta da grande tempestade que estava ocorrendo no dia, a festa aconteceu dentro de nossa casa e somente minha mãe e eu participamos dela! Me lembro que os presentes que demos para meu pai fascinaram mais a mim do que ele, a exemplo do filme do super-herói Flash protagonizado pelo meu ator favorito na infância Jay Garrick, cortesia da minha mãe. O filme me deixou tão empolgado e fiquei tão admirado pela grande coragem que o Flash tinha no filme que virei pro meu pai e falei:


- Quando eu crescer eu quero ser que nem ele! Forte, corajoso, como um herói de verdade!


Meu pai riu, pois sabia que aquilo era um filme e ninguém era de verdade daquele jeito, mas mesmo assim, ele me motivou a seguir o Bom Caminho, e me disse uma frase que não esqueço até hoje:


- Para alcançarmos a Eternidade, precisamos construir nosso caminho com as pedras que a vida nos dá!


Na época eu não entendi o que ele quis dizer, mas mesmo assim concordei com ele e continuei assistindo o filme. 


Uma hora me lembrei que tinha que dar o meu presente para o papai, era um presentinho fofo, um relógio barato onde detrás estava escrito: "Para o meu pai", mas ele estava no rancho, e minha mãe teve que me acompanhar para me proteger da chuva pois ela não sabia onde estava o relógio.


Mesmo com muita dificuldade, nós conseguimos achá-lo no meio de uma bagunça grande, e tentamos voltar para a casa, mas uma grande avalanche causada pela tempestade nos pegou no meio do caminho, tentamos correr para não ser levado por toda aquela água, minha mãe conseguiu chegar em terra primeiro, mas eu não!


Na época eu não havia despertado meus poderes, era apenas uma criança comum, a força avassaladora daquele desastre somado a confusão neural e estranhas pedras verdes desencadearam em mim um sentimento profundo de desespero que não conseguiria explicar com palavras, mas me lembro muito bem como era. Era um sentimento de vulnerabilidade, desespero, angústia, morte, tudo misturado em um profundo sentimento depressivo. Esse sentimento me assombra até hoje!


Quase fui salvo duas vezes por alguém que na hora não reconheci, mas sem sucesso. Minhas últimas lembranças desse dia foi ver as pedras verdes me rodearem por todos os lados, da luz do sol desaparecer de meus olhos de pouco a pouco, e finalmente desmaiar. Nunca me senti tão fraco quanto nesse dia!


No dia seguinte acordei na maca de um hospital todo ferido, minha mãe estava dormindo profundamente na cadeira de visitas e na tv passava uma reportagem sobre a avalanche que dizia que por causa dos deslizamentos de terra que ocorreram por conta das chuvas, um novo tipo de minério foi descoberto no subsolo de Smallville, possivelmente vindo do espaço muitos anos antes, só recentemente descobri que se tratava da kryptonita verde.


Quando minha mãe acordou, ela me disse que o papai me viu sendo pego pela avalanche, e enfrentou a tempestade o dia todo para tentar me salvar, foi ele que tentou sem sucesso me salvar duas vezes! Depois da segunda tentativa, ele pulou diretamente na água, e conseguiu me resgatar das profundezas daquela águas depois de alguns minutos nadando, mas esse resgate o deixou tão ferido a ponto de ser necessário levá-lo às pressas para o hospital mais próximo. Aquilo me comoveu muito, e por isso, decidi fazer uma mudança no presente que iria dar para ele.


Recebi alta antes de meu pai, e para aproveitar essa oportunidade, finalmente encontrei com ele pessoalmente e passamos quase o dia todo conversando sobre várias coisas! Ele me falou que faria tudo de novo se fosse preciso e que quando recebesse alta iríamos ver juntos o novo filme da Sociedade da Justiça nos cinemas para comemorar o aniversário dele. Esse momento foi muito importante para mim. Antes de sair, entreguei pro meu pai o novo presente que tinha preparado, era outro relógio barato parecido com o anterior, mas dessa vez estava escrito: "Para o meu pai, você é o meu herói!", e desde esse dia eu criei outro objetivo para o futuro, quando crescesse queria ser como meu pai! Forte, corajoso, perseverante e altruísta, como um herói de verdade! Tento alcançar esse objetivo até hoje! Mas cá estou eu.....no deserto...de novo...como me permitir chegar a essa situação?"


E é a partir daqui que nossa história começa!


Superman está passando por um momento difícil na vida! Ele vem sofrendo umas crises de ansiedade por conta de uma coisa que aconteceu com Edward Lytner, e desde lá ele vem refletindo muito sobre sua vida! Aqui por exemplo, enquanto ele caminhava no deserto, Clark relembrava de forma não linear toda a sua trajetória de vida e vem se perguntado um monte de coisas


Mas como tudo isso aconteceu? O que aconteceu antes? Qual é a história do Superman desse universo? Bom, para explicar tudo isso, terei que contar de maneira cronológica (pois o filme não vai ser assim!) para que vocês entendam melhor! Para isso, usarei a estrutura da "Jornada do Herói" de Joseph Campbell, uma das minhas maiores inspirações!


(Lembrando que todo o passado de Clark seria contado através de flashbacks!)



1) Mundo Comum:


Durante os anos 1980, na pequena cidade de Smallville, Clark Kent cresceu como um garoto comum na fazenda de seus pais John e Martha Kent. Por conta do ambiente humilde e agradável da região, os habitantes da cidade sempre tendem a ser bem unidos e caridosos entre si, e consequentemente, Clark cresceu com esses costumes, e sempre tentou ser amigável com seus pais e com seus melhores amigos Peter Ross e Lana Lang, com essa última tendo um carinho especial por causa de sua paixonite pela mesma. Ele sempre amou as pessoas que faziam parte de sua vida, especialmente seu pai, que era o seu herói.


Desde cedo, Clark apresentava problemas de visão por algum motivo que os médicos não conseguiam compreender direito, e por isso, ele começou a usar os seus fiéis pares de óculos cedo, com 4 anos de idade, e desde lá nunca mais deixou de usar.



2) O Chamado à Aventura:


Aos 13-14 anos, a vida de Clark começou a mudar bastante, não só pelas mudanças características da adolescência, mas também pela série de acontecimentos que ocorreram no espaço de 1 ano entre Março de 1992 e Abril de 1993. Claro que Clark já possuía uns talentos bem incomuns antes de tudo isso, tipo desde cedo ele nunca se incomodou com calor ou frio, e nunca ficou doente. Ele sempre pareceu sempre bem em qualquer situação em que vivia, mas isso não é comparado com as experiências que teve nesse ano


No meio de Março de 1992, Clark começou a "ouvir vozes", e isso o perturbou por muito tempo. Com o tempo ele percebeu que essas vozes eram das pessoas ao redor da cidade, e aprendeu a "ouvir". Desde então ele não se incomodou mais com a sua super audição, mas começou a se perguntar o porquê disso ter acontecido.


Em Abril, Quando jogou futebol americano com seus amigos escondido, Clark acidentalmente se esbarrou em seu amigo Peter Ross e quebrou o braço dele de uma maneira muito fácil! De início pensou-se que era "algo leve", mas depois foi relatado que o acidente foi mais grave! Depois de ter ouvido isso Clark tentou ser mais cuidadoso com suas ações, mas esse tipo de situação começou a ser mais frequente, e ele começou a ficar mais preocupado.


Também em Maio, a mente de Clark foi se desenvolvendo bastante rápido conforme ele amadureceu, e isso fez com que ele começasse a pensar cada vez mais rápido e ficasse mais inteligente, mas isso tornou Clark mais refém de sua mente, e os pensamentos ruins e preocupações que ele tinha começaram a ganhar mais força. Ele teve que aprender a lidar com tudo isso sozinho, pois ninguém conseguia compreendê-lo!


Clark acabou desenvolvendo uma espécie de depressão nessa época e se afundou em seus sentimentos ruins toda vez que procurava respostas, pois ele não conseguia entender do porque disso estar acontecendo com ele, mas isso tudo foi interrompido quando um dia Lana Lang entregou para ele uma cartinha de amor declarando tudo que sentia no caminho de volta à escola. Quando ele leu a carta, suas emoções ficaram à flor da pele e rapidamente foi ao encontro de Lana em sua casa para confirmar se tudo aquilo que estava escrito era verdade. Mesmo com o pai de Lana incomodando a conversa dos dois, ela confirmou que era verdade e Clark saiu de lá muitíssimo feliz, vencendo assim os seus sentimentos ruins.


No dia seguinte, durante o recreio da escola, Clark e Lana ficavam trocando olhares enquanto conversavam com Peter Ross (que ainda se encontrava com o braço enfaixado!) Pois não sabiam muito bem como se relacionarem agora sabendo o que um sentia pelo outro. Mas todo esse clima fofo foi cortado quando, de repente, Clark começou a enxergar os ossos do braço de Peter cicatrizando, e também os ossos de todas as pessoas que via. Isso deixou ele tão assustado a ponto de fazer ele se isolar dos seus amigos para se acalmar um pouco. Lana percebeu que ele estava incomodado, e foi ao seu encontro para poder ajudá-lo.


Quando se encontraram, Clark e Lana conversaram sobre muitas coisas, e Lana aproveitou uma deixa para roubar um beijo de Clark, mas essa surpresa acabou desencadeando num misto de emoções nele, que, se solidificou através de raios laser saído direto de seus olhos. Lana escapa da rajada a tempo, mas os raios acabam causando um pequeno incêndio onde estavam. Felizmente ninguém saiu ferido e a escola não foi tão afetada!


Clark tentou não falar sobre esse ocorrido com outras pessoas, mas quando o seu pai o buscou na escola, ele acabou falando tudo na primeira oportunidade e falou também sobre as suas preocupações acerca das "estranhas manifestações" que vinham ocorrendo com ele. Johnathan ficou um pouco preocupado com o relato de seu filho, mas mesmo assim o acalmou e prometeu que buscaria respostas, com a condição de que ele não usasse as suas habilidades em público. Clark inicialmente recusa, mas aceita depois de pensar melhor sobre o assunto


No dia seguinte, Lana e Clark conversaram na escola sobre os raios lazeres e ele contou sobre os seus poderes. Quebrando a sua expectativa, Lana fica animada com a ideia de Clark ter super poderes e o incentiva a usá-los em público para auxiliar várias pessoas do bairro que precisam de uma ajudinha. Clark não concordou nessa ocasião porque queria obedecer seu pai, mas isso foi mudando durante o mês de Julho, pois depois do que a Lana falou, ele começou a observar mais as pessoas ao seu redor e começou a notar os problemas que cada uma possuía. Ele queria continuar obedecendo seu pai, mas isso não negava o fato de que ele poderia fazer algo.


No mês de Julho, Lana e Clark começaram a namorar oficialmente e entre Julho e Março de 1993 o casal viveu vários momentos bons juntos, dentre essas memórias, podemos citar aqueles em que Lana o incentivou a explorar seus poderes pois isso foi importante para Clark porque foi nessas ocasiões em que ele mais amadureceu, aprimorou seu controle sobre os poderes que já tinha e descobriu novas habilidades como a super velocidade e a visão microscópica. Eles tiveram todos esses momentos em segredo para que os pais de Clark não soubessem e evitassem chamar a atenção de curiosos.


Em 30 de Abril de 1993, todo esse segredo acabou sendo revelado quando um dia, enquanto Lana e Clark andavam perto de um posto de gasolina local, um acidente envolvendo tanques de gasolina ocorreu (o mesmo do piloto da série animada com um contexto diferente!) E Clark não teve outra escolha a não ser salvar todos que estavam no local. Por conta do melhor controle de seus poderes, Clark percebeu que o acidente poderia acontecer antes, soube o que fazer quando aconteceu e conseguiu trazer todos são e salvos das constantes explosões que ocorreram, descobrindo no processo que tinha o poder da invulnerabilidade.


Quando esse acontecimento chegou aos ouvidos dos Kents, John interrogou Clark, que até então estava tentando disfarçar, para buscar satisfação. Mas antes dele dar qualquer bronca, Clark grita com ele colocando para fora todas as suas frustrações em relação a esse assunto e seu anseio por respostas.  Esse desabafo acabou comovendo os Kents, a ponto de fazer eles decidirem finalmente fazer uma importante revelação: Clark era adotado!


Eles revelaram que sempre tentaram ter filhos mas nunca conseguiram realizar esse desejo porque Jon era estéril, mas uma noite, após um culto de domingo, eles encontraram uma espécie de espaçonave caída no quintal da fazenda e encontraram ele, que na época era um bebê, chorando com medo dos trovões provocados pelas chuvas. Eles tentaram por dias encontrar o pai biológico mas não encontraram nada, e por conta disso somado ao desejo de ter filhos, eles decidiram o adotar e o batizaram de Clark Kent. Praticamente Deus deu uma resposta às suas orações!


Eles revelaram isso enquanto mostravam para Clark a nave em que eles o encontraram (que estava escondido no porão do rancho!) e suas roupas de bebê que continham "símbolos diferentes" semelhantes com a letra "S", provando a veracidade de tudo que contaram. Toda essa história acabou mexendo com Clark, ele não conseguia acreditar em tudo que ouviu, mas nada mexeu mais com ele do que o que aconteceu depois disso.


Ao acessar uma espécie de "caixa retangular alienígena", que também continha os símbolos estranhos, Clark acidentalmente aciona a inteligência artificial da nave, que logo se apresenta como seu pai biológico Jor-El (assim como em "Origem Secreta" e no piloto da Série Animada de 1996!) E através de hologramas ele finalmente dá as respostas que Clark tanto ansiava


Jor-El revela que o verdadeiro nome de Clark é Kal-El, e ele veio de Krypton, o planeta habitável mais próximo da Terra (ou era um planeta habitável!) Ela em muitos aspectos era muito mais avançada que a Terra e em outros era mais ultrapassada. Os seus habitantes tinham uma fisionomia parecida com as dos humanos, mas diferentemente, os kryptonianos possuíam a incrível habilidade chamada de "metamorfose instantânea". Dependendo do local em que eles estiverem, o corpo deles se transformava completamente para se adaptar no ambiente do local e isso os permitia sobreviver sem a necessidade de equipamento especial ou algo do tipo. E também dependendo do ambiente e dos recursos do local, essas metamorfoses podiam acabar desencadeando em vários "efeitos colaterais" (ou como chamamos: "super poderes") e é isso que está ocorrendo com Clark! Por causa do ambiente rico da Terra e do sol amarelo, ele desenvolveu efeitos colaterais muito maiores do que se estivesse em Marte, por exemplo.  Ele só está manifestando isso agora porque só quando o corpo atinge um nível de maturidade é que os efeitos colaterais começam a se manifestar para fora dos corpos dos kryptonianos.


Krypton se desenvolveu bastante ao longo do tempo, criaram suas primeiras civilizações, formaram seu calendário baseado nos ciclos que o planeta dava ao redor de seu sol vermelho, criaram o sistema da "famílias" com seus famosos emblemas, realizaram inúmeras descobertas científicas e se tornaram em um grande império super desenvolvido. Tudo isso foi registrado no sistema de banco de dados inteligente "Erradicador"


Para expandirem ainda mais o seu domínio, o governo de Kandor, a cidade mais avançada do planeta, criou a Fundação de Exploração Espacial de Krypton e o grupo conhecido como os "Exploradores Espaciais", que viajavam para outros planetas a mando do governo em busca de vida inteligente, e principalmente, explorar novos recursos naturais para beneficiar Krypton. Jor-El e sua esposa (mãe biológica de Clark) Lara Lor-Van trabalharam lá criando tecnologias necessárias para as viagens como por exemplo os uniformes de nanotecnologia que se conectam nas veias cerebrais dos usuários kryptonianos e os auxiliavam no controle dos efeitos colaterais (praticamente o uniforme dos Novos 52 sem a capa!)


Mas o belíssimo cenário de glória e prosperidade mantido por milênios foi sendo destruído aos poucos devido a vários fatores, como a super exploração dos recursos naturais do planeta, que acabou resultando nos piores desastres naturais já vistos na história do planeta, e a guerra de egos em busca de culpados quando a situação ficou crítica. Jor-El notou que tudo isso poderia acontecer antes de todos e tentou conscientizar todo mundo de diversas maneiras diferentes sobre os erros que estavam cometendo contra o planeta, mas ninguém além de Dru-Zod deu ouvidos a sua mensagem, e o planeta começou a morrer lentamente.


Vendo que o planeta estava começando a morrer, Jor-El bolou um plano de imigração para o planeta habitável mais próximo, pois ele poderia não salvar o planeta, mas poderia salvar a sua família. Então, ele preparou a sua esposa Lara e seu filho Kal-El (e depois a família de seu irmão Zor-El) e se demitiu do cargo de cientista para focar todas as suas atenções no plano


Quando descobriu que o planeta Terra era o planeta ideal para seu plano, Jor-El rapidamente viajou por aqui, com todos os seus recursos, e passou vários anos estudando o ambiente do planeta preparando tudo que seria necessário pra sua família viver sem nenhum problema. E dentre as coisas que Jor fez podemos citar:


1) A construção de um abrigo altamente avançado na Antártica, para que sua família pudesse viver sem o incômodo dos humanos. Todos os quartos do abrigo foram construídos com uma função específica, sendo desde simples dormitórios ou até mesmo museus criados pela tecnologia do "Erradicador". Jor-El apelidou esse abrigo de "Fortaleza".


2) A criação de super-robôs para servirem de mordomos oficiais da fortaleza e cuidarem de tudo enquanto estivessem fora por qualquer razão que seja.


3) Um upgrade do traje especial dos Exploradores Espaciais, onde ao invés de nanotecnologia foi usado tecidos de simbiose para que sua família se sentisse confortável usando eles debaixo dos disfarces civis (nos momentos em que fosse necessário se misturar com humanos!) e uma capa retrátil para ajudá-los no vôos.


4) Uma inteligência artificial contendo as suas memórias (de Jor-El!) derivado da tecnologia do Erradicador para guiar a sua família caso morresse na viagem de volta. Jor-El fez tudo isso com a conscientização de sua família em Krypton.


Quando tudo ficou pronto, Jor-El voltou para Krypton e preparou todos que iriam com ele, mas no dia em que partiriam, um grande conflito armado entre os apoiadores do governo e o grupo de rebeldes liderados por Dru-Zod ocorreu, e por algum motivo ainda desconhecido pelo Erradicador, a nave chegou na Terra destruída, mudou de rota caindo na pequena cidade de Smallville, e somente Kal-El chegou vivo. O corpo de mais ninguém foi achado ao lado de Kal-El


O resto dessa história nós já conhecemos!



3) A Recusa do Chamado


Enquanto ouvia toda a explicação de Jor-El, Clark ficava nervoso tentando processar todas as informações que recebia, mas conseguiu se manter calmo durante toda a história. No fim de sua explanação, Jor pede pro Clark encontrar a Fortaleza na Antártica, com a ajuda do Erradicador, para treinar seus poderes o mais rápido possível para que nenhum acidente acontecesse e abraçar seu lado alienígena pois mesmo se parecendo com os humanos, ele nunca seria um deles de verdade. Essa afirmação de Jor faz com que o nervosismo que Clark estava sentindo se transforma em raiva, e mais ou menos como em "Origem Secreta", Clark acerta a nave com seus raios lazeres e foge dali nervoso com sua super velocidade tentando negar para si mesmo a ideia de ser diferente. Nada acontece com a nave, e Clark acaba caindo em um rio por conta de um descuido. John vê Clark caindo e o salva da mesma maneira que ele havia o salvado da "enxurrada" que ocorreu em 1987. Em terra, os dois acabam conversando e Clark fala que não quer ser outra pessoa, ser diferente, mas que quer ser Clark Kent, quer ser apenas o filho de John e Martha Kent, John o abraça e afirma que ele é seu filho



- Entre os tópicos 3 e 4 -

No dia seguinte, em 01 de Maio de 1993, tudo ficou mais calmo e uma nova etapa dessa história começou. Visto que naquela época ele não podia ir para a Antártica, Clark começou a estudar mais sobre suas origens kryptonianas com o Erradicador (Jor-El) e conheceu mais sobre si mesmo. No começo ele ficou focado até demais nesses estudos a ponto de esquecer muito de sua vida humana, tendo inclusive deixado a Lana de escanteio, mas depois de perceber esse erro, ele voltou atrás e tentou equilibrar sua vida como humano e sua vida como alienígena. Desde essa época uma grande luta entre Clark Kent e Kal-El começou.

De Maio de 1993 a Fevereiro de 1997 muita coisa aconteceu, Lana terminou com Clark mas continuou sendo sua amiga; os antigos amigos de infância que ele tinha começaram a se mudar pra cidade vizinha de Smallville, Metrópolis, a famosa "Cidade do Amanhã", em busca de melhores condições de vida como Peter Ross; Clark começou a se interessar por jornalismo por causa das reportagens de Lois Lane e trabalhou no pequeno jornal local de Smallville por um tempo; a LexCorp é fundada e seu fundador cresce em fama e poder; Clark começou a realizar boas ações em segredo (mas mesmo assim ele ainda se sentia muito "preso"); Lex Luthor começou a investir em várias ações sociais em Metrópolis; Clark conseguiu uma licença para trabalhar como professor de literatura e etc.




4) O Encontro com o mentor

Seguindo a tradição estadunidense, ao completar 18 anos, Clark saiu da casa de seus pais com o intuito de construir a própria vida. Seu plano era encontrar a Fortaleza na Antártica para aprender a ter mais autocontrole de seus poderes com os recursos que Jor-El tinha para depois partir pra Metrópolis em busca de uma boa oportunidade de emprego para se sustentar, praticamente construir sua própria identidade! E os seus pais foram essenciais pra realização desse plano, pois foi eles que fizeram questão de arrumar as suas malas e preparar tudo que ele iria precisar. Ele ficou mais que satisfeito com isso tudo. E vale ressaltar que para essa jornada, Clark levou uma kryptonita branca dado pelo Erradicador (que continha a consciência de Jor-El) para ajudá-lo a encontrar a Fortaleza, e o relógio que ele deu de presente para o seu pai em 87 a pedido do próprio para fazê-lo sempre se lembrar de suas origens em Smallville, independente de qualquer origem alienígena, pois ele era tanto filho da Terra quanto de Krypton.

Mas chegar na Antártica não foi tão fácil quanto se imaginava, pois Clark teve que ir e voltar de vários lugares várias vezes para conseguir uma boa carona para lá sem levantar muitas suspeitas (Tudo isso foi registrado através das cartas que Clark escreveu para os pais!) e toda essa brincadeira levou mais de 2 meses e meio para terminar. Mas depois de muito esforço, ele consegue encontrar a Fortaleza na parte mais escondida do continente e passa vários meses treinando seus poderes com a devida supervisão dos super robôs e do Erradicador (Jor-El). Dentre os dias de treinamento, o que mais marcou Clark foi o primeiro, pois foi nesse dia que ele aprendeu a voar.

Resumindo rapidinho esse dia, Clark encontrou a Fortaleza e conseguiu acessá-la através da kriptonita branca, que servia como uma espécie de chave. Logo na entrada, ele foi atendido pelos super robôs, que os receberam bem pois sabiam através do Erradicador de tudo o que aconteceu com Clark desde que a I.A. foi acionada em Smallville, e o ajudaram a acessar Jor-El. Quando acionado, o Erradicador logo apresentou tudo que havia na Fortaleza, desde os inúmeros quartos ultra tecnológicos até o traje simbiótico que Jor-El fez para ele e sua família aprendessem a usar seus poderes. Esse traje além de aprimorar as habilidades já conhecidas, permitiria também a descoberta de outras que ele não sabia que possuía como a visão de temperatura; o sopro congelante e o voo, mas que isso só iria ocorrer com o treino adequado. 

Quando Clark ouviu que possuía a possibilidade de aprender a voar, logo se animou com a ideia e decidiu com Jor-El que o primeiro dia de treinamento seria sobre o vôo, o seu treino seria nas pistas geladas da Antártica mesmo e de início Clark não teve muito problema com isso, mas quando ele terminou de vestir o traje simbiótico, ele começou a ficar com medo de alguém estranho observá-lo enquanto estivesse assim em público, mas Jor-El conseguiu encorajá-lo e o fez dar seus primeiros passos (ou super pulos!) pra sair do arsenal da Fortaleza. Mais ou menos parecido com a cena de "O Homem de Aço". O treino durou o dia inteiro, e Clark falha diversas vezes durante todo o treinamento, mesmo com o auxílio da capa retrátil, mas depois de muita persistência e determinação, Clark começou a "quebrar o vento" (depois explico sobre esse conceito!) de pouco a pouco e finalmente consegue voar de verdade! Pela primeira vez em anos, Clark se sentiu livre de amarras e foi ele mesmo sem medo nenhum, por isso que até hoje ele gosta de voar muito

Até o final de Dezembro de 1997, Clark amadureceu, e aprendeu várias coisas novas para sua vida. (Como outras línguas e estar por dentro das notícias do mundo!)




5) Travessia do Primeiro Limiar

Em 01 de Janeiro de 1998, Clark decidiu aproveitar o início de um novo ano para voltar a ter sua vida como humano e se mudou para Metrópolis em busca de emprego e quatro paredes para chamar de casa. Desde esse dia ele usa o traje simbiótico por baixo de suas roupas civis e faz questão de pegar caronas para aproveitar toda viagem que faz. Mas nada do que ele havia planejado dá certo pois pra começar o ambiente da cidade é bem mais pessimista (isso é refletido nos habitantes!), e além disso, Clark também não conseguiu nem emprego e nem um lugar para cair morto que coubesse em seu orçamento. O dia poderia ter sido um completo desastre se não fossem dois eventos: O encontro com Lois Lane e a ajuda de Peter Ross, que mora por lá faz anos.

Enquanto andava em um bairro pobre de Metropolis, Clark passou pelo evento beneficente diário de Lex Luthor e se esbarrou acidentalmente em Lois Lane, que estava passando por ali para conseguir informações contra Lex. Os dois conversaram bastante nesse dia, Clark aproveitou a oportunidade para fazer todo tipo de pergunta possível, Lois falou sobre a corrupção da cidade, e no fim o casal acabou se tornando amigos. Eles iriam se reencontrar outras vezes antes de Clark trabalhar no Planeta Diário, mas mesmo assim, esse dia nunca mais seria esquecido pelos dois.

Quem Clark também encontrou por ali foi o seu antigo amigo Peter Ross, que morava em Metrópolis fazia alguns anos e trabalhava nesse evento beneficente do Luthor todos os dias. Ele foi muito importante para essa fase da vida de Clark pois quando Peter viu a situação que ele estava, sem emprego e sem um lugar para dormir, começou a dividir seu humilde quarto com o Clark até que ele conseguisse arrumar um emprego e se sustentar sozinho. Isso foi muito bom pois mesmo que a casa do Peter fosse simples e estivesse no bairro mais perigoso da cidade, foi o bastante para que Clark começasse sua história.

Em Fevereiro, por recomendação de Peter Ross, Clark conseguiu um emprego como professor de literatura em um dos projetos sociais de Lex Luthor, que visava dar acesso à educação a pessoas que não tinham oportunidade, mas esse trabalho acabou sendo mais difícil do que se imaginava pois por conta do sistema de corrupção que a prefeitura usava para manter a fachada de "Cidade do Amanhã" e do domínio secreto do grupo criminoso conhecido como "Intergangue" tem sobre várias partes da cidade, os alunos eram pessoas quebradas, oriundos de famílias desestruturadas, vítimas de abandono e descaso, e marcados pela violência, pela descrença, pela desobediência, pela desmotivação e principalmente pelos conflitos sociais. Dentre esses alunos nós conhecemos figuras conhecidas como Jimmy Olsen, um jovem imigrante que sonhava em ser fotógrafo, seu irmão Hugo Olsen, que era criança na época, e o analfabeto John Jones.

Desde a primeira aula, Clark percebeu que os alunos tinham problemas muito maiores, e tentou ajudá-los, sempre que possível, com outras coisas além do conhecimento. No processo, ele acaba notando as feridas que a cidade tinha e uma grande vontade de solucionar eles começou a brotar no coração do Clark que, mesmo sendo desmotivado por algumas pessoas, crescia cada vez mais. A única coisa que impedia Clark de tomar algum tipo de decisão era o medo de revelar seus poderes em público, pois uma vez feito isso, a sua vida pessoal nunca mais seria a mesma, e isso poderia afetar não só ele mas as pessoas ao seu redor. Por muito tempo Clark pensou em soluções que poderiam beneficiar ambos os lados, pedia em orações uma resposta, mas nunca chegava a uma ideia boa de verdade! Mas mesmo assim, ele sempre tentou amadurecer a relação entre eles através da educação, com a literatura, o diálogo e principalmente pela música, e isso ajudou muito!

Aos poucos, conforme ia ganhando a confiança dos alunos, eles começaram a se abrir com Clark, falaram sobre si, da violência cotidiana, da problemática família que quase todos tinham e de seus problemas emocionais, Clark sempre deu atenção pra todos os depoimentos para dar o devido suporte. Mas dentre todos os depoimentos, o que mais chamou a sua atenção foi a de Jimmy Olsen, porque seu pai havia abandonado a família e sua mãe morreu após ter dado a luz ao Hugo há 7 anos atrás (que era a idade do Hugo), visto que ná época Jimmy tinha apenas 17 anos e ñ tinha ninguém da sua família para cuidar deles, ele começou a trabalhar para a Intergangue e desde lá veio sustentando a sua casa com o dinheiro que conseguia com seus crimes. Jimmy fazia tudo isso sem que Hugo soubesse de nada disso. Um dia ele saiu da equipe, mas para que a Intergangue não revelasse seus crimes, Jimmy paga o silêncio da gangue todo mês uma certa quantia, e se um dia ele não pagar devidamente, seu irmão será sequestrado e mantido por cativeiro, e se demorar demais para pagar, Hugo será morto

Quanto mais histórias ouvia, mas íntimo Clark ficava com os seus alunos (e consequentemente do pessoal do bairro também!), e mais a vontade de ajudar crescia, porém, em contrapartida, o medo e a indecisão cresciam também! Ele até começou a auxiliar seu amigo Peter nos trabalhos que fazia no Centro de Assistência Social Lex Luthor para prestar mais ajuda, mas mesmo assim, continuava sentindo que precisava fazer mais, e isso o incomodava. Contudo, no fatídico dia de 18 de Abril de 1998, tudo mudou! Não só na vida de Clark, mas também do mundo!

Um dia antes, depois de muito tempo sem pagar, por falta de dinheiro, o que devia pra Intergangue, Hugo Olsen foi sequestrado pela Intergangue, e Jimmy revelou aos prantos o que aconteceu para Clark no dia seguinte pra desabafar. Aquilo foi a gota d'água pra ele, que, sem cerimônia, parte em busca de Hugo com as informações que Jimmy tinha sobre a Intergangue, e o resgata usando seus poderes sem que o medo de se revelar o impedisse. O resgate não foi muito fácil, pois quando eles notaram a presença de Clark, e perceberam as habilidades fora do comum que possuía, os membros da gangue que estavam com Hugo ficaram extremamente confusos e ao mesmo tempo surpresos e com temor de toda aquela situação, e tentaram levar Hugo para um outro lugar longe de Clark com um carro verde que eles tinham disponível, mas Clark os seguiu, mesmo que a gangue tentasse o parar com as armas que tinham, ele não era afetado, no máximo suas roupas civis eram destruídas aos poucos, mas nada parecia forte o suficiente para detê-lo! Pelo fato deles passarem numa área pouco conhecida da cidade, (Onde as pessoas mais pobres viviam!) poucas pessoas presenciaram tudo isso acontecer, e dentre essas pessoas estava Lois Lane.

Cansado de toda essa perseguição, Clark decide usar um pouco mais os seus poderes. Ele pegou o carro verde com suas mãos, tirou todo mundo que estava dentro, quebrou o veículo para que ninguém pudesse fugir dele, e a quebra do carro causou uma explosão tão grande que fez com que o resto das roupas civis de Clark fossem destruídos de vez, e restasse somente o traje simbiótico de Jor-El. Mesmo com tudo exposto, Clark usou sua super velocidade para prender os membros da Intergangue, levou Hugo para a casa de Jimmy, onde o próprio estava, e levou os criminosos para a delegacia local, onde foram presos naquela mesma hora. Clark afirmou que era "um amigo" e partiu pra longe dali para se recompor e "voltar a ser Clark Kent".

No dia seguinte, estava como manchete em praticamente todos os jornais da cidade o resgate realizado pelo "misterioso Super-Homem", primeiramente visto por Lois Lane, e depois por toda a cidade, e por muito tempo ficou circulando a discussão sobre quem era ele. Clark ficou incomodado com tudo isso a ponto de dizer para si mesmo que nunca mais usaria seus poderes em público, mas após ouvir de Hugo que queria conversar com o "Super-Homem" para poder agradecê-lo, ele abriu uma exceção, e se encontrou com Hugo, trajado de Super-Homem, em um momento específico de domingo de noite para que eles pudessem conversar.

Os dois conversaram bastante, Hugo ficou muito empolgado com a presença dele e Clark gostou dessa experiência toda. Antes de dar o horário do culto de domingo, Hugo perguntou se o "Super-Homem" iria voltar, Clark inicialmente não soube responder, mas depois de ter uma ideia, ele respondeu que sim, iria voltar e no final daquele culto em oração, Clark agradeceu a Deus pela ideia e prometeu que a partir desse dia iria realizar uma boa ação por dia até o dia de sua morte, e assim, se iniciaram as aventuras do mais sensacional herói de todos os tempos: o Superman! Um físico maravilhoso, uma mente fabulosa, o Super-Homem foi fadado a modificar o destino do mundo!




6) Testes, Aliados e Inimigos

A partir daqui, a história começa a ser aquela que conhecemos! O Superman se estabelece e impacta todo o mundo, iniciando assim a "Era de Prata dos heróis"; Clark usa as informações de Jimmy e faz a Intergangue perder poder de pouco a pouco; o público fica com mais esperança; Lois conhece Superman pessoalmente; Clark começa a trabalhar para o Planeta Diário; Lois e Clark começam a ficar juntos, a Intergangue tenta se adaptar ao Superman com armas especiais da LexCorp; Jimmy Olsen começa a trabalhar pro Planeta Diário como fotógrafo; Lois e Clark se casam; Clark visita várias vezes seus pais e etc. Mesmo vivendo várias aventuras, o Superman nunca enfrentou nenhum inimigo a altura dele, até mesmo Lex Luthor nessa época não era o homem que conhecemos hoje!




Interrompendo rapidinho aqui, para a segunda metade desse filme me inspirei não necessariamente na Jornada do Herói, na estrutura narrativa de "O Que Aconteceu Ao Homem de Aço", que consiste em:

1) Choque Inicial
2) Ataque Interno que deixa o herói num estado vulnerável
3) Ataque Externo que o deixa numa situação difícil
4) Grande Decisão e Primeiro Teste
5) Momento de Pressão 1
6) Trégua e Momento de Reflexão
7) Momento de Pressão 2
E finalmente
8) O Clímax

Em "O Que Aconteceu Ao Homem de Aço" isso acontece quando ocorre:

1) O Suicídio do Bizarro
2) O Ataque do Homem Brinquedo e do Galhofeiro ao Clark Kent no Jornal em que acaba que é revelada a identidade secreta do Super pro mundo!
3) O Ataque dos Homens-Metálicos ao Planeta Diário
4) Pessoal do Planeta vão se refugiar na Fortaleza da Solidão e a visita da Legião dos Super-Heróis
5) A Primeira parte da guerra na Fortaleza
6) A Trégua e o momento onde o Super desabafa com o Perry
7) A segunda parte da guerra na Fortaleza
8) O ultimato da história onde o Super enfrenta o "seu maior inimigo"!

No filme, isso aconteceria mais ou menos em Junho de 2001, antes de tudo isso acontecer, Clark e Lois, já estão casados, adotariam um menino que foi abandonado por não ter a mobilidade das pernas, e o nomeiam de Christopher Kent! Pois mesmo que as pernas imóveis, isso não o impediria de "andar"




1) Choque inicial - Morte de Jon Kent por um ataque cardíaco, e assim como no filme de 1978, Clark ficaria tão abalado que falaria pra si mesmo: "Tantos poderes, e eu nem pude salvá-lo!". Ele tentaria se recuperar para atuar como o Superman sorridente, mas seria nítido o seu estado de luto

2) Ataque interno que deixa o herói num estado vulnerável - Por conta das interferências do Superman, a Intergangue tentou várias vezes acabar com ele, sem sucesso. Já tentaram, por exemplo, utilizar armas avançadas da LexCorp, mas nunca conseguiam de fato parar o super-homem. E enquanto planejavam outro plano de ataque com o vilão Edward Lytener (Luminous), descendente do antigo feiticeiro Doutor Destino, um fio de esperança surgiu quando em seu assalto ao banco, John Corben conseguiu deixar o homem de aço fraco com seu traje especial feito de kryptonita, que na época era somente um minério que ninguém sabia dos seus efeitos. Superman ficou fraco só por um momento, o que foi o suficiente para Corben fugir e contar a história.

3) Ataque Externo que o deixa numa situação difícil - Sabendo agora do efeito da kryptonita, a Intergangue reformulou tudo que tinham planejado, chamaram John Corben para ajudar a criar mais dos trajes especiais e equiparam um grande exército de homens-metálicos para uma grande emboscada contra o super no bairro em que ele mais atuava (que também era o bairro em que Clark morava!)

Em Junho de 2002 a Intergangue atacou a associação da LexCorp que Peter Ross trabalhava e no processo destruíram as casas de alguns moradores do bairro. Superman tentou parar a Intergangue, mas com um ataque surpresa dos homens-metálicos, somados aos sentimentos ruins que Clark estava sentindo nos últimos dias, Luminus aproveitou a deixa e aprisionou o herói em uma grande armadilha mental digna do Doutor Destino. Ele sabia como acessar a Anti-Vida e como fazer outras pessoas acessarem, e por isso, através de sua ilusão ele se apresentou como um amigo para Super, e em uma conversa fez o herói acessar a Anti-Vida. Os homens-metálicos aproveitaram para tentar matá-lo, só não conseguiram efetuar os seus objetivos porque Superman caiu em um lago junto com os homens-metálicos e levou o plano por água abaixo (Ba Dum Tss)

Falando um pouco sobre o Luminous, eu inicialmente pensei em escrevê-lo de forma fiel ao material original, mas visto que ele é um vilão desconhecido e que o filme agora necessita de outro tipo de antagonista, acho que seria bom ele ter outra história de fundo. Estou ainda definindo quem ele vai ser, a única coisa que tenho definido é que, assim como na série animada do Superman, Edward Lytener será derrotado por super e vai tentar se vingar dele transformando os raios do sol amarelo em vermelho e capturando Lois e seu filho adotado Christopher Kent em uma grande emboscada. Tenho ainda a ideia dele ter sido um garoto comum que descobriu seus poderes mágicos de criar ilusões na adolescência que decidiu usar seus poderes para fins próprios...para traçar paralelos com a história do Clark....mas ainda vou definir isso direito....um dia desses....talvez ainda esse ano!

(Eu ainda penso dele ter uma vibe do Lobo Mau de Gato de Botas 2 e do Loki de Vingadores 1, ameaçador porém carismático, pois queria que Lytener fosse aquele tipo de pessoa que antes as pessoas faziam ele ter medo e depois se utilizou do medo para ir contra elas....mas isso é outra coisa!)

Com o contato da água, os trajes especiais dos homens-metálicos foram extremamente danificados e Luminous perdeu o contato com a mente do Superman. Os homens-metálicos só não morreram porque o homem de aço veio se despertar a tempo de resgatá-los (e consequentemente prendê-los). Clark saiu muito abalado desse ataque, pois por ter acessado a Anti-Vida, um profundo sentimento ruim foi crescendo em seu coração conforme os dias foram passando, e isso foi só o começo de um longo deserto.

Sabendo que o herói agora possuía acesso a Anti-Vida, Luminous decidiu se aproveitar disso para um novo plano. Ele se aproximou do super-homem como Edward Lytener, assim como na primeira ilusão, e conforme ganhava intimidade, ele fazia o azulão acessar cada vez mais a Anti-Vida indiretamente e o deixar fraco o suficiente para a Intergangue conseguir matá-lo no momento certo. E assim foi por um bom tempo

4) Grande Decisão e Primeiro Teste - Superman se aliou com Lex Luthor para reconstruir o bairro, dando abrigo e recursos às pessoas que tiveram suas casas destruídas, e começou a se aproximar de Edward Lytener, pensando que era um amigo. E conforme isso ia acontecendo, Clark se afundava cada vez mais no sentimento ruim a ponto de não conseguir voar mais que 2,5 m, porque se sentia cada vez mais preso, e de seus poderes o sobrecarregarem em alguns ataques de pânicos leves, quase que num surto! Os poderes não eram manifestados externamente, e por isso Clark era o único afetado.

Para vocês terem ideia do quanto Clark estava emocionalmente instável, Edward comentou uma vez do quanto a vida das vítimas dos ataques estavam destruídas por conta de uma falha do herói, e Clark chorou a tarde toda em seu quarto, sem que ninguém soubesse, porque ele sabia que era verdade. Ele tentou disfarçar o resto do dia as suas lágrimas, mas era inegável que algo estava errado com ele.

5) Momento de Pressão 1 e 6) Trégua e Momento de Reflexão - Depois de tentar disfarçar tantas vezes o que sentia, Clark acabou criando uma grande bola de neve dentro de si. E um dia, após um outro ataque da Intergangue causar a morte de Hugo Olsen. Clark surtou pela primeira vez e desabafou tudo para sua mãe, que na época estava visitando a cidade. Martha aconselhou seu filho a procurar ajuda, e Clark, por sua vez, começou a realizar sessões de terapia com Jor-El (Erradicador). O tratamento inicialmente não vai bem, mas com o tempo Clark vai melhorando, e começa a reconstruir sua vida

Lytener acaba descobrindo que Clark era o Superman, mas decide não contar pra Intergangue pra que pudesse aproveitar-se do privilégio de ter essa informação, e em contrapartida, Clark também acaba descobrindo quem Edward Lytener realmente era e tenta prendê-lo na primeira oportunidade. Luminous conseguiu escapar, e passou um tempo tentando bolar um novo plano para acabar com o Super

7) Momento de Pressão 2 - Em Outubro de 2002, Luminus colocou em prática seu novo plano, transformou os raios de sol amarelos que caiam na cidade em raios vermelhos através de satélites da LexCorp, e conseguiu uma vantagem contra Clark num embate covarde por que o sol vermelho fez o herói perder seus poderes. Super, nessa primeira luta, consegue danificar equipamentos do traje de Lytener usando objetos do Erradicador, que ele guardava para si pra se proteger de futuros novos ataques com kryptonita, e quase o venceu, mas Lytener conseguiu escapar mais uma vez e foi pro seu qg invisível para se reconstruir.

Enquanto tudo isso acontecia, Christopher Kent estava preparando um presente para dar de aniversário para Clark, mas por falta de dinheiro, ele decidiu dar de presente um estranho relógio empoeirado (onde algo estava escrito atrás dele) que havia achado debaixo da cama de seus pais adotivos.

Numa última tentativa, Luminous captura Lois e Christopher para servir de isca e atrair super pro seu qg invisível no "Cemitério de Carros" (um local escondido da cidade que parece um deserto!) onde uma grande armadilha lhe aguarda. E isso até funciona pois imediatamente após descobrir o que Lytener fez, Clark começou uma grande busca por sua família, mesmo estando fraco demais para isso, e chegou no qg invisível muito fraco depois de horas percorrendo um grande deserto, tanto literalmente quanto metaforicamente

8) O Clímax - Resumindo rápido, o clímax seria algo como a cena das ilusões do Mysterio em "Homem-Aranha: Longe de Casa" e o episódio "Energia Solar", o grande diferencial é que essa cena seria escrita como se o Luminous fosse a própria mente de Clark conversando com ele, essa cena seria uma grande alegoria a batalha que super estava travando em sua mente o filme todo. Os dois discutiriam sobre a jornada de Clark até se tornar no super-homem, sobre suas relações, sobre suas falhas, e o papel que o Superman tem na vida das pessoas, e no fim, Clark revelaria que o Super-Homem é um personagem que Clark interpreta pois no fim do dia ele é Clark Kent, e acha forças na Vida para continuar lutando contra a Anti-Vida.

Vendo que o herói estava mais confiante, Luminous tenta atacar Clark com uma lança de kryptonita, mas super consegue quebrar a kryptonita com as mãos, utilizando técnicas que Jor-El o ensinou uma vez enquanto treinava, e consegue enganar Luminous para destruir o central de comando que estavam controlando os satélites da LexCorp. Quando os raios do sol voltaram a ser amarelos, Clark recupera seus poderes e por uns instantes consegue colocar medo em Lytener, mas o herói só o desmaia e prende em um local seguro e resgata Lois e Christopher. Mas esse resgate o deixou tão ferido a ponto de ser necessário levá-lo às pressas para o hospital mais próximo, e assim foi

Como Christopher já sabia que Clark era o Superman, ele foi visitá-lo na sala do Dr. Hamilton quando este estava melhor, e passou quase a tarde toda conversando sobre várias coisas! Clark falou que faria tudo de novo se fosse preciso e que quando recebesse alta iriam passar um tempo juntos, não como Superman e fã, que era o que estava acontecendo o filme todo, mas como pai e filho. Esse momento foi muito importante para os dois. Antes de sair, Chris entregou para Clark o presente que havia preparado, como forma de agradecer por tudo que ele havia feito tanto como herói quanto como pai. E esse presente era o antigo relógio conhecido por ele em que por trás estava escrito: "Para o meu pai, você é o meu herói!"

No dia seguinte, tudo ficou mais calmo e uma nova etapa dessa história começou. Superman ajudou na reconstrução da cidade, começou a dar mais atenção a sua família e amigos, começou a ganhar mais força para continuar lutando. Nas sessões de terapia Jor-El revelou que a Anti-Vida iria tentar vir contra Clark mais vezes, mas mesmo com essa possibilidade, Clark não deixaria mais o medo lhe parar, e o filme terminaria com Clark conseguindo voar mais que 3 m, e se emocionando enquanto voa "direto para o sol" sabendo que estava vencendo cada dia mais as suas lutas contra o medo, alcançando assim, a Eternidade.

Foi a partir daqui que o Superman começou a ser corajoso, forte, e perseverante da forma como o conhecemos hoje, e é desse jeito, que o filme termina!


Cena Pós-Créditos 1: Depois de perceber "coisas estranhas" em John Jones, Clark chama ele para uma conversa a sós e o encoraja a ser sincero sobre quem realmente ele era. Para provar que era confiável, Clark revela que seu nome verdadeiro era Kal-El, e era "o último filho de Krypton", e isso funciona pois depois disso John revela que seu verdadeiro nome é J'onn J'onzz, e era "o último filho de Marte"

Cena Pós-Créditos 2: Ciclos atrás, muito antes de Krypton ruir, o sintozóide criado por Dar-Vex apelidado de "Brainiac" se pega refletindo muito sobre os últimos acontecimentos. Jor-El, que na época era o cientista principal dos Exploradores Espaciais de Kandor, percebeu isso e tentou conversar com o sintozóide para ver o que ocorria

- Você está incomodado com alguma coisa? - pergunta Jor-El - Tá matutando o dia todo!

- É que venho refletindo bastantes sobre os últimos acontecimentos, e percebi algumas incoerências!

- Incoerências?

- Sim, atitudes irracionais!

- Que seriam..?

- Dru-Zod agiu movido por uma raiva pessoal na hora em que prendeu Kom-Vam ao invés de agir com maturidade, o Conselho decidiu jogar todos os piores prisioneiros na Zona Fantasma, algo muito deskryptoniano (desumano), e quando fui investigar o resto do planeta descobri que toda a vegetação que temos é plástico, colocada para fingir que o planeta não está morrendo e manter uma imagem bonita ao invés de fazer algo que salvasse Krypton.. atitudes bem irracionais para seres tão racionais como vocês!

-..é!..de vez em quando algumas coisas assim acontecem!..

- E você diz só isso? Como pode aceitar que coisas assim aconteçam?

- E o que eu posso fazer? A vida sempre vai ter coisas assim, e vão ser sempre os mesmos problemas! É como se fosse um ciclo, que se repete eternamente 

- Isso seria subestimar a vida, não?

- Eu pensei assim uma vez, e tentei, na minha inocência, erradicar o mal, e o que eu tive foi decepção atrás de decepção, e aprendi que sim, a vida tem seu lado ruim

- Mas e se você estiver errado e há um jeito da vida ser totalmente boa?

- Aí você teria que me dizer qual é essa "Equação da Vida", mas saiba que a vida não é uma equação para sempre dar a mesma resposta!

- Mas e se der?

- Aí eu não sei, só sei que a vida tem seu lado bom e seu lado ruim, você consegue compreender isso, né?

- ...para ser sincero, não!

- Um dia você vai!

Quando Jor-El saiu de cena, uma pequena borboleta kryptoniana pousa na janela do quarto em que estava, e percebendo isso, Brainiac pega a pequena criatura com seus dedos e exclama para si:

- Grandes coisas...tem pequenos inícios! (Fazendo referência ao personagem David do filme "Prometheus"!)




Postar um comentário

0 Comentários