Review - Samaritano ( o hype é inimigo da apreciação)


 

Olá meus amigos! beleza? 

Esse filme quando anunciado surpreendeu muita gente sabe, uma: pq ninguém esperava, e outra por se tratar do Fucking Stallone fazendo um fucking super herói a la quadrinhos (até então inédito ao grande público).

Por ser um talento premiado e ter sua própria legião de fãs, o próprio nome do Stallone é um chamariz em si em qualquer projeto que esteja. A verdade é essa.

E num mundo onde se diz que o gênero de heróis virou "gênero próprio", todo mundo ficou com o hype alto, uma vez que em "Guardiões da Galáxia" ele aparece pouco, e o filme do Juiz Dredd é ruim de doer. (desculpa cara, é ruim de qualquer ângulo em qualquer ponto de vista da vida). 

Aí saiu o teaser e o misterioso trailer que trazia uma premissa meio "Corpo Fechado" (o clássico de Bruce Willis) "será que meu vizinho véio loko que carrega o lixo é o Super herói Mega blaster Samaritano de 20 anos atrás??".

Cara, seria o Stallone com poderes. Ponto, pronto.

Mas nem só de pão viverá o homem certo? (desculpe o trocadilho infame).

Os irmãos piologo têm (e com razão) uma certa "birra" com criança e com "filme com criança" e "cenas com criança" e por aí vai.

Eles não sabem falar, eles não sabem atuar, eles têm overacting, eles estragam as cenas, eles destoam de todo o resto. É foda. Mas infelizmente é verdade.

E, esse filme ainda têm um fator: O Mood (ambientação o clima) e seu ritmo (inicial) meio moroso quase que dá preguiça no espectador sabe, tipo, nada acontece e a cidade é tipo Detroit (lugar mais pobre dos Eua, abandonado, sujo, sempre alvo de críticas sociais em diversas mídias).

De maneira que o espectador comum não tem o glamour de uma cidade brilhante ou até mesmo de coadjuvantes que funcionam (tipo os ambulantes do filme do Superman de 78) de maneira que o tempo todo a "pobreza" (da produção" incomoda juntamente com a aparente morosidade da história.

Chegou um momento em que comentei com a pessoa que estava comigo que esse foi o trabalho mais fácil de dublagem do ator paranaense que dubla o Stallone, uma vez que ele estava em modo "The Witcher" (só falando "sim", "hum" e grunhidos). 

Eu quase achei que o Stallas fosse coadjuvante no próprio filme, e uma coisa que (me) incomoda são obras que tentam glorificar um passado QUE NÃO FOI MOSTRADO EM TELA. De maneira que soa vazio quando alguém dizia "nossa o Samaritano esmagou um ônibus"... etc.

Lembram quando eu falei de "critica social" ali acima? então: A cidade é meio que dividida por dois pólos  ideológicos (algo meio Magneto e Xavier) e por toda a cidade têm se dizeres e pichações com as frases ou até mesmo símbolos ou de um ou de outro.

Lembra um pouco (apenas) Cavaleiro das trevas de Frank Miller o fato das pessoas serem como torcidas organizadas de seu respectivo aspecto ideológico.

Nessa cidade do filme; existiram dois superseres dominantes (irmãos gêmeos) que eram o Nêmesis e o Samaritan, os dois possuíam os mesmos poderes e disputavam entre si. Um queria derrubar o sistema enquanto que o outro queria apenas salvar as pessoas.

Houve um "combate final" e... ambos sumiram. Mas a cidade ficou á sombra do espectro ideológico que ambos tinham. 

O garoto coadjuvante do filme, é um entusiasta, coleciona recortes, relatos, artefatos... etc.

Acontecem algumas "coincidências no filme" que fazem o garoto crer que Samaritan seja seu próprio vizinho. 


E aí que mora o MAIOR PROBLEMA DESSE FILME, o menino. Ele em uma cena LITERALMENTE COMEÇA A CHORAR SEM MOTIVO ALGUM. Eu precisei voltar a cena porque não acreditava no que eu estava vendo. 

Aí (não sei se é efeito psicológico) se o marasmo na atuação do Stallas é má vontade com o garoto ou com a pobreza do filme em si.

Quase tudo o que você vê ou ouve você fica com a sensação de já ter visto melhor em outros lugares e: por incrível que pareça, quando o garoto DESAPARECE DE CENA. o Filme decola.

Imagine um filme do Luke Cage +16 quebrando a galera no cacete? 

Só que a parte boa dos quebras e das lutas, dura muito pouco em relação á toda a preparação de quase uma hora e dez anteriores.

Fica um gosto de "Ue, mas já?"e uma sensação de incompletitude, de  potencial desperdiçado.

Mesmo sendo um filme de "fantasia" era pra ter personagens verossímeis, diálogos melhores... etc.


Tanto que há algumas mensagens de "valor familiar" que no meio de "pobreza" do filme acabam se tornando ainda mais (infelizmente) piegas, do que já seriam normalmente.

Mesmo você ouvindo do Fucking Stallone um "obedeça sua mãe", você percebe que isso apenas funciona por ter sido ele. Mas nem mesmo isso salva o filme.

O hype foi inimigo da apreciação, a classificação indicativa foi inimiga desse filme, e infelizmente, posso cravar que desse mato não sairá mais absolutamente nada.

Ah, o "plot twist" anula o filme inteiro (o Samaritan não existe, morreu e o Nemesis que ficou vivo)

Nota: 6 vai, é o Stallone, e só. 


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