"FOOTLOOSE - RITMO LOUCO" - A HISTÓRIA REAL POR TRÁS DO FILME!

  Já dissemos em várias postagens anteriores, que o cinema passa por 'ciclos' ou fases, querendo dizer que o cinema de tempos em tempos se dedica a um genero de filme em especial. Por exemplo, estamos agora na época dos filmes de super-heróis. Já passamos por bang-bangs; filmes catástrofes; filmes de guerra; filmes sobre doenças (pode acreditar!); filmes de pirata; filmes sobre aliens e filmes sobre dança. Nossa postagem fala sobre um dos maiores sucessos de 1984 e a história real por trás do roteiro. O filme recebeu o titulo de "FOOTLOOSE- RITMO LOUCO"...





Este sem dúvida foi um filme surpresa, não por ser um filme fantástico, mas pelo sucesso que alcançou. Kevin Bacon, o protagonista, teve sua carreira catapultada no cinema graças a este filme. Sim, ele já havia feito filmes anteriormente, porém um tanto sem destaque. Talvez com a exceção de "Sexta Feira 13", mas não por causa dele e sim por causa de Jason Voorhees, que mal aparece no filme! 


"Footloose" parte de um roteiro um tanto absurdo, onde o jovem Ren McComack (Kevin Bacon) é obrigado a se mudar para a ficticia cidade de Bomont com sua mãe (drama padrão de família com apenas um provedor, que enfrenta problemas financeiros e precisa mudar-se para uma cidade pequena e interiorana, a contragosto do jovem ou da jovem)...


Além da cidade estar no interior do interior, o jovem revoltado por ter sido obrigado a se mudar, ainda descobre estarrecido que na tal cidade, o conselho municipal proibiu dança e rock!! Rapidamente, o jovem descobre que não pode ficar sem dançar e torna-se um fora da lei da dança. O tal 'footloose' do titulo: "pés soltos"...Como se não bastasse, Ren ainda se enamora de Ariel (Lori Singer), que é filha do pastor Shaw Moore (John Lithgow) exatamente o cara que convenceu o conselho a proclamar a proibição...




Ariel tem o costume de contrariar a vontade de seus pais, adotando um comportamento imprudente e embarca com Ren em uma tentativa de burlar o mandato do Conselho...É quando Ren (e nós) descobre o motivo da proibição: acontece que o irmão mais velho de Ariel morreu em um acidente de carro após uma noite de dança e álcool! Ou seja: uma explicação mais absurda que a proibição...


Em 2011, foi feito um remake de "Footloose", totalmente ignorado pelo público (ciclo ou fase já havia acabado), este sim mais fiel a história real por trás do filme!! Sim, se no filme a situação já é absurda, imagine saber que havia de fato tal proibição em algum lugar! 



A VERDADEIRA HISTÓRIA: a cidade real era Elmore City, Oklahoma. O ano era 1898 e o objetivo era controlar a quantidade de álcool consumida e as atividades turbulentas associadas a ela. Mas, como sempre a lei obsoleta continuou em vigor, o que fez com que os alunos da faculdade da cidade, trouxessem ao conselho escolar o problema. Pois não poderiam ter o baile de formatura! Era 1979! 


Como nas duas versões do cinema, um ministro local liderou o movimento anti-dança, a razão é que era diferente. Como não poderia deixar de ser o tal ministro acreditava que a dança era considerada adoração satânica!! (Ao que parece o ministro pulou certas partes na leitura da Bíblia).


Porém, os alunos não concordavam com seu ponto de vista e cansaram de não haver bailes na escola. Aparentemente o ministro tinha bastante influência e a votação não foi tão fácil. Foi necessário o voto de um fazendeiro local, Raymond Lee, para desempatar a questão e levantar a proibição da dança na cidade...E seu voto acabou virando uma frase de efeito épica para o filme e que foi usada no final por Kevin Bacon: "Deixe-os dançar!"





CURIOSIDADES: 


Kevin Bacon não foi a escolha inicial para o papel de Ren, outros dois atores bastante conhecidos na época (um deles até hoje) também concorreram para o papel: TOM CRUISE e ROB LOWE (Lowe era o 'queridinho' dos produtores de cinema, mas teve um problema com uma menor mais tarde...).




Rob Lowe treinou meses para o papel, na hora da audiência a apresentação terminava com um salto que terminaria com os joelhos deslizando pelo chão. Porém, Lowe estourou os ligamentos e teve de ir para o hospital de ambulância. 


A musica final do filme, com mesmo titulo, virou um 'hit' tocado até hoje. E a cena final colocou todos os atores (jovens) dançando sob o embalo dela. O que você talvez não saiba é que não era esta a musica que os atores estavam dançando! A musica era "Johnny B. Goode" de Chuck Berry. Ela foi alterada eletronicamente para que a combinação de tempo fosse perfeita com a da musica real "Footloose"...




Geralmente as cenas de dança eram gravados sem musica! E o elenco ficou satisfeito de poderem gravar ouvindo a canção. 


A musica "Footloose", não estava na gravação da cena final, porque o autor Kenny Loggins sofreu uma lesão...


Para finalizar, um ponto para reflexão: se era proibido dançar na cidade (há anos), como é que todos sabiam a coreografia da dança final? 





Talvez também se interesse por: 

CINE-MEMÓRIA: "VAMPIROS DE ALMAS" - INVADINDO CORPOS DESDE 1954!!

SOCIEDADE DA INJUSTIÇA DA AMÉRICA (OU MUNDIAL) - HÁ 75 ANOS DESAFIANDO A LEI!

SAMARITANO - BOM, MAS SEM BRILHO!

HEROIS CLÁSSICOS DA TV QUE QUASE TIVERAM OUTROS ATORES!

HISTÓRIAS QUE NINGUÉM LEMBRA - O ARANHA, O DOUTOR E O CLONE BIZARRO










Postar um comentário

0 Comentários