Review- DC Liga dos SuperPets (ou: aprende Joss Whedon)


 

Fala diretoria!!!

Em se tratando do UDC, e em Superman especificamente, eu vou se possível na estreia e se for bom, vou mais de uma vez e faço questão de levar todo mundo comigo.

Quando eu soube dessa animação por vir, achei que fosse algo pequeno, pra Home Video... etc (tipo as animações Lego ou SuperheroGirls), nada demais.

A princípio seria em 2D (animação convencional) e aos poucos foi virando essa "Superprodução" quase aos moldes de filmes como Toy Story ou Shreck.

Lembrando que o produtor executivo e também dublador protagonista é ninguém menos que Dwayne Johnson (The Rock) e ele é um dos caras que podem levar a Warner/DC nas costas e tem o mérito que o nome dele em si, traz alguma credibilidade e melhor: chama público.

O filme é bom???? Sim, logo no começo temos um simpático flashback mostrando a "necessidade da premissa" mostrando a amizade entre o bebê Kal-El e o cãozinho Krypto.

Interessante que apesar de parecer uma história que todos conhecem (e realmente o conhecem) a ideia de usar o Superman pra mostrar Krypto (que pro público em geral é um personagem pouco conhecido. Nem todos têm aquela obrigação de ter conhecido os quadrinhos ou animações) se mostrou bastante acertada e claro, Superman não rouba o protagonismo do cãozinho e aparece por tempo suficiente.

E divertido que como o filme "não tem obrigação" de recontar o homem de aço ou reinventá-lo, o fã e até mesmo quem simplesmente ouviu falar do Super, sente se em casa.

Uma vez que temos elementos de diversas mídias/histórias diferentes.


O Uniforme do Superman é o da animação dos irmãos Fleischer dos anos 40 (mostrada na série Superman e Lois), Sua nave e seus maquinários são alusivos aos filmes do Christopher Reeve (até mesmo os temas aparecem), Krypto mesmo é da fase dos anos 50, Lex Luthor é tanto a versão de John  Byrne quanto a de Jeph Loeb. Enfim, tá tudo em casa.

Por meio da relação entre Krypto e Superman, que agem como uma dupla ás vezes, que somos introduzidos ao "mote" da história, em algum momento o cãozinho sente se "posto de lado" ao ver que seu dono têm "outras atenções".


Enquanto isso, num abrigo de animais, temos os outros personagens: Mirtes, a Tartaruga, Chip (um esquilo, (que nas HQs era um Lanterna Verde), PB, uma porquinha, Ace, o cão que será de Batman (inclusive aparecia nas animações de Batman Beyond). e Lulu, a grande vilã do longa, uma porquinha da índia que era usada como "rato de laboratório" por Lex Luthor e era tão inteligente e sagaz quanto o próprio.

Em um confronto de Lex com a Liga da Justiça, um meteoro de Kryptonita Laranja é atraído á Terra, com a intenção de dar poderes á Luthor. O que ele não sabe, é que essa pedra só funciona em animais.

Um pedaço ainda menor é atrído por Lulu, o que faz com que tanto ela, quanto todos os animais do abrigo, ganhem fabulosos poderes.

Lulu consegue prender toda a Liga, enquanto Krypto perde seus poderes.

Os 4 animais bondosos do abrigo descobrem ao acaso que têm poderes e se unem a Krypto pra tentar impedi-la.

O mote é simples, ok. Mas a execução é ótima.

Temos piadas físicas, contextuais, referenciais, e temos o "tempo do diafragma descansar" (não são piadas o tempo todo, como imaginei que seria) e o filme (1h 45 min) por ser leve e divertido, passa voando, a ideia é essa mesmo e tá tudo bem.

Se você curte filmes com a vibe de Toy Story (eu definiria esse filme como "Superman animated encontra Toy Story I") em vários momentos ,várias cenas e plots, remetiam diretamente a Toy Story, e isso não é demérito algum. É sinal de quem em algum lugar alguém fez a planilha e disse: "é, isso aqui funciona. Isso aqui também, vamos colocar!"

Temos várias piscadelas aos fãs, como no momento em que Superman cai no chão derrotado e é visto de cima. isso é uma alusão tanto a "Superman vs Muhammad Ali" quanto também "Funeral para um amigo" Onde o Superman é fotografado morto, visto de cima.

Pra um desenho pra criançada mesmo, a história tem ótimas sacadas e sua vilã é bem desenvolvida. 

Temos até "Boss gigante" no final. Jogadas ensaiadas, cenas de fuga de prisão, Krypto repetindo a capa da primeira aparição do Superman (só que aqui segurando um carro forte).



Ouso dizer isso em voz alta, é melhor que muita coisa recente que a DC tem feito (série do Flash play II, filme da Arlequina usando roupas de sucata, Mulher Maravilha 84, Jonah Hex com duração pífia, Reinolds como Lanterna Verde... etc.)

É mais divertido que aquela Liga da Justiça do Joss Whedon cara!!!

Pode ir com sua família tranquilo, leve as crianças, foi elaborado pra elas, nós apenas pegamos a carona e aproveitamos a viagem.

 Nota: 8.

Postar um comentário

1 Comentários