FAN FILM | UM CONTO DE BATMAN: NA PSICOSE DO VENTRÍLOQUO


Nas produções hollywoodianas que a maioria de nós esta acostumado a ver, os super-heróis são mostrados como “deuses” ou apenas “super lutadores”, cujas histórias priorizam explosões, lutas e  efeitos especiais. Porém, já imaginou como um destes heróis funcionaria em um ambiente mais próximo da realidade? Pois um jovem cineasta, não só pensou como produziu um dos melhores Fan Films jamais feito antes.

Neste post vamos falar de "Um conto de Batman: Na Psicose do Ventríloquo", o 1º Batman Fan Film do mundo em formato longa-metragem, criado e executado pelo diretor brasileiro Elvis delBagno.

Elvis delBagno durante as filmagens. (Foto: UOL)
Para delBagno, o projeto começou em 2008, com sua formação no curso de Cinema. Nesta época os cinemas apresentavam os Blockbusters: "O Incrível Hulk" e "Homem de Ferro". “Sentia falta da filosofia que estamos acostumados a ver nas HQs”, contou o cineasta, que, ao perceber essa lacuna nos longas-metragens hollywoodianos, resolveu se arriscar e tentar a sorte em uma ousada produção independente. O primeiro grande passo foi conseguir minimizar os custos do uniforme do Cavaleiro das Trevas sem prejudicar a estética do personagem e a proposta do filme. Felizmente, delBagno obteve êxito e pôde trabalhar no que realmente importava: o roteiro.

O roteiro autoral prioriza a essência dos personagens ao invés das cenas de ação. 'Um Conto de Batman' tem uma intrigante narrativa, por vezes, sem falas. O filme se desvincula da percepção americana, mas mostra uma produção robusta, fotografia marcante e enredo denso que não deixam dúvidas quanto à qualidade e importância do filme, tanto na carreira do diretor, quanto para as produções independentes de cinema.



SINOPSE: “Batman descobre uma conspiração na alteração de medicamentos para o Asilo Arkham, a clínica mais antiga de doentes mentais, psicopatas e assassinos da cidade. As drogas estão sendo alteradas no deposito das indústrias Wayne. E é nesse deposito que se aprofundamos em um estudo comportamental, psicológico e social de personagens que não queriam mas caíram na vida do crime. Um relato sobre a vida Brasileira visto pelos olhos da cultura pop.”


CURIOSIDADES:
  • O Filme custou cerca de R$ 80.000,00 e levou quatro anos para ser concluído;
  • Elvis declarou ter sido inspirado pelo famoso fan film do Batman: Dead Enddirigido por Sandy Collora de 2003; 
  • trilha sonora traz nomes como:  Bob Dylan, Pink Floyd e Raul Seixas;
  • Além do Ventríloquo, o longa tem participações especiais do Chapeleiro Louco e da Arlequina;
  • Elvis delBagno produziu, dirigiu e co-roteirizou o longa;
  • O Filme tem 88 minutos de duração;
  • Elvis delBagno é um cineasta e diretor de cinema independente que cria obras conceituais com pitadas noir. Seus filmes de gênero transitam entre o surrealismo e o horror psicológico, além de abordarem crises existenciais das personagens. Dono de milhares de quadrinhos, a maioria de super-heróis, como o Batman, delBagno se diz mais um admirador do 'Cavaleiro das Trevas' do que um Fã nº 1. E por prezar demais por seu conhecimento cinematográfico, o diretor reúne uma coleção de mais de 4 mil DVDs de filmes, séries e documentários.
  • Prêmios:
    • 2014 - Melhor Fotografia - "Um Conto de Batman: Na Psicose do Ventríloquo" - The Scare-A-Con Film Festival (EUA)
    • Melhor Filme de Super-Herói - "Um Conto de Batman: Na Psicose do Ventríloquo" - PollyGrind Undergroung Film Festival of Las Vegas (EUA)
    • Melhor Filme Estrangeiro - "Um Conto de Batman: Na Psicose do Ventríloquo" - Indie Gathering International Film Festival (EUA)
    • 2017 - Prêmio de Reconhecimento Melhor Direção, Melhor Filme e Melhor Ator (Adriano Süto) - "O Homem da Cabeça de Laranja" - Accolade Global Film Competition (EUA)
  • Indicações:
    • 2014 - Melhor Filme - "Um Conto de Batman: Na Psicose do Ventríloquo" - Thriller Chiller Film Festival (EUA)
    • Melhor Diretor - "Um Conto de Batman: Na Psicose do Ventríloquo" - The Scare-A-Con Film Festival (EUA)
    • 2015 - Melhor Filme - "Um Conto de Batman: Na Psicose do Ventríloquo" - Fantastic Film Festival (EUA) e Fort Myers Film Festival (EUA)
    • 2018 - Melhor Filme e Melhor Fotografia - "Um Conto de Batman: Na Psicose do Ventríloquo" (EUA) - Fan Film Awards
    • Melhor Filme - "Um Conto de Batman: Na Psicose do Ventríloquo" - Gen Con Film Festival (EUA)
 
Gostou da postagem?
Então junte-se a nós! Siga nosso blog e faça parte de nosso grupo no Facebook. 
Junte-se a família "Memória Magazine", inteiramente dedicada a relembrar coisas boas e curiosas do passado. Ajudando alguns a reviverem boas lembranças e outros a conhecer a origem do que se ve hoje nos quadrinhos, nas animações e nos filmes..

Postar um comentário

0 Comentários