[DEBATE ABERTO] O Protagonismo Feminino: Te Agrada Ou Desagrada?

 


Amber Midthunder como Naru

em O Predador: A Caçada 



Inomináveis Saudações a todos vós, Realistas Leitores!


A ideia que tive durante o último fim de semana nasceu da minha observação de algumas atitudes com relação a protagonistas femininas em diversas obras dos mais diversos Gêneros durante os últimos dez anos. Eu uso uma foto da Amber Midthunder como a Naru de "O Predador: A Caçada" como um exemplo recente das críticas contra protagonistas femininas porque bem antes do filme ser lançado as mesmas já eram bem fortes. E recentemente a Marvel lançou em Quadrinhos uma Série do Predador protagonizada por uma mulher (a primeira edição foi resenhada aqui no blog pelo Heraldo10), gerando mais comentários contra. 


Engraçado é que antes da Internet, ninguém reclamava de mulheres à frente de qualquer obra. Tomando como exemplo o Audiovisual, Angela Mao arrebentava crânios lá nos Anos 60, abrindo espaço para toda uma Geração de Filmes Orientais de Artes Marciais com protagonistas femininas. Cynthia Rothrock puxou para si isso e a considero como uma das melhores Artistas Marciais que os filmes de baixo orçamento já tiveram. Sarah Connor (Linda Hamilton), Tenente Ellen Ripley (Sigourney Weaver) e Kate Mahoney (Jamie Rose) são três personagens simbólicas do Protagonismo Feminino dos Anos 80 que os mais saudosistas adoram até hoje.


Não adianta dizer que "os tempos eram outros" ou que eu querendo dar uma de "feministo" erguendo este Debate. Ou de "mangina", como certa criatura insignificante me acusou de ser semana passada no Telegram. Creio que é hora de discutir isto aqui no blog porque podemos perceber que os contestadores das mulheres na linha de  ponta de qualquer obra são, em sua imensa maioria, homens. E a Internet colabora com o aumento desse preconceito que antes dela existia, sim, mas não tanto como hoje.


Você aí, macho, se sente intimidado ou diminuído com uma mulher como protagonista de qualquer obra?


Sua masculinidade, macho, é tão fraca assim a ponto de odiar uma mulher no comando de uma obra ficcional, ameaçando a sua virilidade implacável e impecável?


Ou, de boa, sem estresse ou o estremecer de suas másculas entranhas, você aceita o que é o assunto deste Debate?


Convido também as leitoras do blog para o Debate: vocês se sentem representadas ou não pelas protagonistas femininas das mais recentes obras que assistiram?


Que comecem os argumentos na Área de Batalhas dos Comentários.




Angela Mao



Cynthia Rothrock 



Linda Hamilton como Sarah Connor



Sigourney Weaver como Tenente Ellen Ripley 



Jamie Rose como Kate Mahoney 



💀💀💀💀💀💀💀💀💀💀💀💀💀




Leia também:✒️O Mundo Inominável




Postar um comentário

0 Comentários