Sara Tokimura, Minha Terceira Paixão Nipônica

 



Inomináveis Saudações a todos vós, Realistas Leitores!


Pela terceira vez aqui no blog, venho fazer uma cronoespacial viagem em forma de Crônica em direção ao que de melhor houve em minha infância. Falar das minhas amadas Musas Nipônicas tem sido não apenas fazer uma exaltação à Beleza Feminina, mas também relembrar das produções nas quais elas atuaram. A Musa que tenho o mais inominável prazer de relembrar hoje talvez tenha sido a mais bela entre as belas japonesas dos Tokusatsus que foram exibidos neste país. Youko Nakamura, na pele de Sara Tokimura em Flashman, arrebatou corações. E entre estes corações, o meu, dos doze para os treze anos de idade.
















Comando Estelar Flashman (Choushinsei Flashman), de todos os Tokusatsus exibidos pela TV Manchete, foi o mais melancólico e dramático. Tenho sido produzido pela Toei Company, foi exibido pela TV Asahi no Japão de 01/03/1986 a 21/02/1987, contabilizando 50 episódios e 2 curtas. Chegou aqui via Manchete no ano de 1989,  tendo uma boa receptividade sem, no entanto, ter feito tanto  sucesso quanto Changeman e Jaspion fizeram. Contava a história de cinco jovens sequestrados  quando eram crianças por um grupo mercenário intergaláctico conhecido como Caçadores Espaciais, liderados por Kaura (Jouji Nakata), que foi o mais interessante e perigoso dos vilões da Série. Os Caçadores agiram no sequestro das crianças a mando do Império Mess, que tinha interesse em obter material genético humano para efetuar experiências científicas. Os cinco foram resgatados por habitantes do Planeta Flash, inimigos de Mess, tendo sido criados e treinados para se tornarem Guerreiros que servissem na Guerra contra aquele. Vinte anos após terem sido sequestrados, eles descobrem que o Império rumava para a Terra a fim d a esta conquistar. Fugindo dos lares adotivos, eles retornaram ao planeta-natal para, ao mesmo tempo que combatiam o Exército Mutante de Mess, empreenderem buscas pelas respectivas famílias.















Din (Red Flash; ator: Touta Tarumi; dublê: Kazuo Nibori), Dan (Green Flash; ator: Kihachiro Uemura; dublê: Koji Matoba), Go (Blue Flash; ator: Yasuhiro Ishiwata; dublê: Tsutomu Kitagawa), Sara (Yellow Flash; a já citada Yoko Nakamura; dublê: Masato Akata) e Lu (Pink Flash; atriz: Mayumi Yoshida; dublê: Yuichi Hachisuka). Cinco heróis que se propuseram a enfrentar um poderoso Império cujo controle da mais nefasta e obscura Engenharia Genética, através do  Gênio do igualmente nefasto e obscuro Dr. Keflen (Kouji Shimizu), representava a cada episódio grandes desafios para os três heróis e as duas heroínas. Apesar de muito ter lutado, sangrado e chorado ao lado dos amigos, Sara foi a que mais ficou gravada nas memórias dos Fãs brasileiros. Tanto pelo carisma quanto pela beleza da atriz e os dramas vividos pela personagem, somados à brilhante e maravilhosa dublagem de Lúcia Helena, o fato é que quando Flashman se faz referenciado em qualquer recanto nerd é automática a concentração apenas na Sara.















Não quero desmerecer o excelente trabalho dos demais membros do elenco principal, mas quando, em qualquer Série, Tokusatsu ou não, uma atriz ou um ator se destacam é inevitável que ele se torne um ícone. Divertida, emotiva, heróica ao extremo e bondosa ao infinito, temos em Sara um arquétipo de Heroína que as produções ocidentais e algumas mais recentes do Japão perderam há muitos anos: a daquela que pensa em ajudar o próximo ultrapassando os limites do que se conhece como caridade, se expondo totalmente ao perigo de ser ferida ou morta sem querer ser recompensada, não sendo uma anti-heroína ou se envolvendo nas Trevas para dar uma de Amazona Rebelde Fodona. Foi por caridade aos amigos, no último episódio de Flashman, que ela retornou ao Planeta Flash mesmo tendo sido a única que reencontrou a família. Dr Tokimura (Akira Ishihama), Setsuko Tokimura  (Tamie Kubota), Midori Tokimura (Yayoi Satoh) e Kaori Tokimura (Megumi Kiyotou): a família que ela encontrou e dolorosamente deixou para acompanhar os amigos de volta ao Povo que os educou. Quantas heroínas e heróis que vocês hoje conhecem são capazes de tal sacrifício? Quantas pessoas do mundo real que vocês conhecem fariam tal sacrifício?





Sara-chan também teve seus "Momentos Sayaka Nagisa" por conta dos produtores tarados da Toei. Além dos excessivos closes na parte de baixo do body amarelo básico que ela usava, de vez em quando punham um vestido da mesma cor e uma saia. Tudo em nome das cenas de ação com ela e o resultado das mesmas...











A referência é certeira:




E o artista brasileiro Kiko Mauriz foi mais longe ainda:




O pagamento de calcinha e os closes sensuais eram bastante comuns nos Tokusatsus dos anos 80. Não sei se dos anos 90 para cá os tarados da Toei e outras produtoras dessas Séries se aposentaram ou foram substituídos por outros tarados. Como lá na postagem da Sayaka, mencionei o público-alvo principal (as crianças) e, salvo se o tal do politicamente correto envenenou o entretenimento japonês como ocorreu no Ocidente, calcinhas atualmente continuam em ação. Atualização, leitores virtuais, preciso de atualização com relação a essas produções... Tendo ou não calcinhas para as massas.

Pondo de lado meu lado inominavelmente tarado, encerro esta Crônica com informações atuais sobre Youko Nakamura. Ela fez 56 anos de idade aos 11 de abril deste ano de 2022 e não mais segue a carreira de atriz (e cantora, informação que descobri na pesquisa que fiz para esta postagem), vivendo tranquilamente com a família. Encontrei uma foto com os atores de Flashman, comparando-os na época de produção desta e como atualmente estão. Youko é a quarta na foto que posto abaixo, da esquerda para a direita.





Só falta mais uma Paixão Nipônica de minha infância para ser comentada e aqui no blog eternizada em uma Crônica... Lhes entrego esta, a Sara dos sonhos de muitos, a Sara dos flashes de minhas melhores memórias, a Sara daqui do meu Inominável Coração de Nerd!

Saudações Inomináveis a todos vós, Realistas Leitores!






💀💀💀💀💀💀💀💀💀

ANEXO I



Aos Nerds Véios como eu: lembram da participação dela como Aira no Episódio 45 de Changeman?



💀💀💀💀💀💀💀💀💀

ANEXO II



Encontrei esta raridade aqui no YouTube, postada em 2020. É uma apresentação musical da Youko Nakamura em um programa televisivo.



💀💀💀💀💀💀💀💀💀💀💀💀💀



Leia também:✒️O Mundo Inominável




Postar um comentário

0 Comentários