QUAL O SEU ANTI-HERÓI PREFERIDO DOS QUADRINHOS?



Confira o resultado da enquete com quase 700 votos...

Sim, vez ou outra faço uma enquete dessas lá no Packs do Ozy. Mas essa se destacou (iniciada em 12/02/2022), como mostra a imagem final do post, e aproveitando, vamos partilhar aqui o resultado. Os candidatos – infelizmente só cabiam dez -:

Conan

Wolverine

Justiceiro

Rorscharch

Motoqueiro Fantasma

John Constantine

Deadpool

Namor

Spawn

Lobo

 

Não foi dessa vez, Joe... Não foi dessa vez...

Como teve um número alto de comentários na enquete, resolvi tomar algumas menções que o pessoal fez de candidatos que poderiam ter sido incluídos na lista: O Vigilante, Cavaleiro da Lua, Darkness, Questão, O Sombra, Exterminador (Wade Wilson, não o Arnold...), Hulk (ok, antes que muitos fãs do personagem levantem as armas, há algumas variantes do próprio do universo 616 que estão mais para anti-herói ou mesmo vilão: Joe Tira-Teima, Devil Hulk ou mesmo Quebra-Mundos), Jonah Hex, Maxx (criado por Sam Keitch), Pitt (criado por Dale Keown), Hellboy, Blade, O Corvo, O Máskara, Nick Fury...

E se ainda achar pouco, deixe sua sugestão nos comentários, aos resultados:

 

10. Namor – 12 votos (2%)

 



Ok, posso ter forçado a amizade em colocar o príncipe submarino nessa lista. O outrora herói da Segunda Guerra, que após anos sem memória, retornou como um dos maiores inimigos do Quarteto Fantástico quando descobriu que Atlântida fora destruída... Mas que não era totalmente mal quando tinha Sue Storm em sua frente... Se destacou muito nos anos 2000 na Marvel, em especial na sua participação nos Illuminati e sua guerra (?) com o Pantera Negra. Pós-Guerras Secretas de 2015, o personagem deu uma apagada forte, até um tentaram um título com ele num visual Jason Mamoa, mas não deu tão certo. Amarga a lanterna da votação.

 

09. Spawn – 30 votos (4%)

 


Apesar de não ter lido muito Spawn, e nem mesmo ter vontade em retomar, é notório que o personagem brilhou e muitos nos anos 90, tendo desenhos e argumento do lendário McFarlane (digam o que quiserem do cara, mas o considero um excelente desenhista e puta empreendedor), além de revelar outros talentos como Greg Capullo.

 

08. Lobo – 32 votos (5%)

 


“O Maioral” também foi outra febre dos anos 90, em especial pelos roteiros de Alan Grant, com arte do sempre inspirado Simon Bisley. A DC tentou “crepusculizar” com seu visual e história nos Novos 52, mas geral ficou puto, incluindo o próprio Bisley, e logo o trouxeram de volta. Mesmo indo na contramão da DC mais “plaquinha de protesto na hora da aula” de hoje em dia, o personagem ainda segue aparecendo até no último filme animado do Super-Homem.

 

07. Conan – 44 votos (6%)

 


Conan é basicamente um gênero a parte, que ainda segue mantendo leitores fidelizados, ao menos com suas histórias dos livros e seus quadrinhos de décadas anteriores, porque o atual... Bem, é mais “atual” do que leitor das antigas entenda quando pensa no bárbaro... É censura e cartinhas de desculpas por ser homem quase toda semana por parte do Jason Aaron... Sem falar da Marvel agora colocar o personagem até em um tipo de Vingadores Sombrios.

 

06. Motoqueiro Fantasma – 45 votos (7%)

 


Motoqueiro Fantasma já teve vários personagens usando “o manto” –ou demônio no couro, se preferir -, embora os que mais se destaquem sejam o Johnny Blaze e o Danny Keitch. Nunca teve histórias tão memoráveis, mas divertiam, e tinham em muitas edições nos idos anos 90 caras como o Mark Teixeira desenhando, o que dava até uma “cara de Vertigo” para a sua publicação. De uns anos para cá, inventaram um tal de “Motorista de Aplicativo que cancela a corrida Fantasma” que nunca vi graça, mas tentaram forçar a barra e colocar ele no seriado dos Agentes da SHIELD, e até mesmo nos... Vingadores. Se bem que hoje em dia qualquer um entra lá, até o Deadpool... 80% da Marvel já deve ser vingadora.

 

05. Rorscharch – 58 votos (8%)

 


Sim, o homem que não fazia acordos imorais, nem diante do dia do juízo final que ele tanto pregava que chegaria. O personagem sempre foi um dos mais queridos escritos pelo Alan Moore, ouso dizer que a preferência das pessoas sempre fica entre ele e o V, só que de uns anos para cá, a galera do ódio do bem pegou raiva do personagem, dizendo que é coisa de “nerdola” (experimenta chamar alguém puto após um dia de trabalho disso na vida real e aprenda na prática o “respeito preserva dente”), reaça, fascista, desequilibrado, que o Walter é uma bicha que não saí do armário e por isso vive com tanta violência (homofobia do bem, não liguem) e aplaudem a série left wing da HBO endossar que seu diário só serviu como munição para supremacistas brancos.

 

04. Deadpool – 74 votos (11%)

 


O Mercenário tagarela, ao contrário de boa parte aqui da lista, sempre esteve com mensais nas bancas batendo ponto, desde de sua criação, a mais famosa delas continua sendo a do Joe Kelly (tá aí um roteirista que merecia ser mais comentado, ótimo timing para comédia na sua escrita), que serviu de base maior para dos dois filmes, e por mais que muito leitor de bagagem ache tudo uma grande furada, o personagem consegue trazer toda uma parcela casual de novos leitores (em sua maioria, adolescentes, não é uma crítica, só uma constatação) que gostaram dos filmes e buscam gibis divertidos e violentos, que não precisem de uma extensa cronologia, mega sagas e coisas do tipo.

 

03. Justiceiro – 116 votos (17%)

 


Outro que hoje em dia “divide opiniões”, até sua caveira foi removida desde que vários grupos começaram a usar ela em manifestações. (agora da máscara do V usada em outros quebra-quebra, ninguém fala...), o que é uma bobagem, uma semana dessas bandidos em algum lugar do Brasil estavam cometendo latrocínio usando uma máscara do Coringa. A culpa não é do personagem em nenhum dos casos, a iconografia dos mesmos se torna maior do que eles, e é “apropriada” por todo tipo de pessoa ou movimento. Frank Castle voltou a ter uma mensal, após uns dois anos sem, agora controlando o Tentáculo, e escrita pelo “socialmente consciente” e também faz tudo para ganhar aquele troco a mais no fim do mês Jason Aaron, lendo a primeira edição, já imagino onde vai chegar, espero que Aaron surpreenda, já que no passado ele já entregou um trabalho excelente em Justiceiro Max, desenhado pelo saudoso Steve Dillon.

 

02. Wolverine – 136 votos (20%)

 


Por uma pequena margem de votos, quase que Wolverine levou essa, e verdade seja dita, ele ficou à frente quase que Março inteiro. O baixinho invocado foi muito podado pela Casa das Ideias copiadas, em especial dessa última década para cá. De lobo solitário alcoólatra, fumador de charutos, caçador de ruivinhas e lutador de rua, Logan virou um respeitável professor, que quem diria, prega mais a paz que o próprio Professor Xavier. Sem mencionar o “trisal” que dizem rolar por aí na ilha anti-homo sapiens dos X-Men. Contei isso para um amigo meu, que foi fiel leitor do personagem na primeira década dos anos 2000, e ele até hoje acha que eu tô zoando. Tenho para mim que muito do apelo do personagem ainda é pelas versões dele mais antigas, que foram adaptadas, mesmo com suavizações, para o cinema na pele de Hugh Jackman. Hoje tiram onda de que o ator que fez o Harry Potter possa interpretá-lo... Rapaz... Tiravam essa onda de que o vampiro de Crepúsculo nunca ia ser o Batman, ou que o Demolidor que briga no parquinho também não seria, e olha aí a nossa história.

 

01.  John Constantine – 140 votos (20%)

 


Tudo devidamente printado abaixo já para esquivar de qualquer acusação do canalha que uso como foto de perfil em quase qualquer lugar, e acredite, nem votei nele, e sim no Castle. Não vou mentir que o John de verdade “morreu” para mim ali em Hellblazer #300. O que temos de Novos 52 para cá é o que chamo de “versão Terra Um” do personagem (enquanto a do filme com o Keanu Reeves é a Ultimate, haw haw haw), muito mais direcionada ao público jovem, com magias ao estilo Doutor Estranho e menos dubiedade no caráter do mago. Mas, é aquilo, é um personagem que tem um carisma como poucos, e consegue se manter relevante em uma editora que é 80% Batman, então... Aplausos.


 

 

Constantine em um Momento Marreta do Azarão

Obrigado a quem leu até aqui... Deixe suas críticas e xingamentos após o BIP.

 
 


Me siga no Instagram: @ozymandiasrealista

Postar um comentário

0 Comentários