Review: O Espetacular Homem-Aranha (2012)

 


Veja as resenhas dos outros filmes aqui.

Pois bem... franquia Raimi encerrada! Hoje é dia de embarcar em um universo paralelo à essa franquia (Universo Ultimate, talvez? Com a Terra Raimi sendo o MC2 e o UCM a Terra-616). Em 2012 a Sony decidiu rebootar o Homem-Aranha em um novo filme que seguia as ideias de Chris Nolan e o resultado foi... bem, isso. O Espetacular Homem-Aranha não fede nem cheira. Não é ruim como os filmes do Holland, mas também não é bom. De fato, esse filme exala sessão da tarde por todos os poros, desde seu começo, passando por sua trilha sonora genérica e sua vibe de filme adolescente dos anos 2010. O começo do filme é muito, muito lento e a partir do momento que o Dr. Connors se torna o Dr. Lizard, a trama da película muda completamente - e do nada. Diferentemente da franquia anterior, esse filme não passa uma mensagem. É só aquela história lá e pronto. Você não se sente motivado a nada e nem aprende nada. Claro que isso é típico de um blockbuster, mas pode ser frustrante quando até mesmo o infame Homem-Aranha 3 tem uma mensagem e transmite alguma coisa, ainda que aos trancos e barrancos.

No entanto, o filme não é ruim - não me levem a mal. Ele tem seus méritos. Por exemplo, eu acho o seu visual bem bonito. A fotografia é bem criativa, os cortes são bem executados e os movimentos de câmeras são empolgantes, especialmente na cena de Peter testando seus poderes naquele galpão abandonado - até mesmo o traje do Spidey, que muitos criticaram - me agrada por ter uma vibe realista e crível - aliás, todo o processo de construção do traje é mostrado e nos deixa plenamente convencidos de que o adolescente Parker poderia muito bem tê-lo feito em seu quarto. (Isso claro, além dos lança-teias maravilhosos). Por falar no Spidey, aqui temos a versão mais fiel do herói: comentários ácidos, humor e tagarelismo, ao passo que Peter é tímido, nerd e desajeitado. (Não, ele não é descolado só porque anda de skate. Veja a cena abaixo. Se você acha que isso é ser descolado, significa que você é virgem):



E já que tocamos no assunto do casal, os dois tem uma química nunca vista em nenhum filme do Aranha antes - e nem na franquia seguinte. É incrível e te faz querer shippá-los o tempo todo.

Agora, sendo um pouco polêmico, digo que o filme acertou em cheio em criar uma trama pros pais do Peter. Não só porque isso o deixa mais fiel aos quadrinhos - uma vez que por lá seus pais eram agentes da SHIELD e também são envoltos em mistérios - mas também porque tem a coragem e inteligência em abordar um assunto que ninguém - nem Sam Raimi e nem o próprio Stan Lee - teve a inteligência de abordar que era em relação à sua paternidade. Isso acrescenta uma camada totalmente nova ao personagem e merece elogios. 

Lá vai outra polêmica: eu prefiro o Tio Ben desse filme do que o da franquia Raimi. Enquanto o de lá era só um velho inspirador, o daqui é tiozão mesmo, gente boa, zoeiro. Você sente empatia por ele (exceto na cena da sua morte, que foi fraca e sem importância). A morte do Captain Stacy (outro personagem bacana do filme) é muito mais relevante e importante tanto para a trama quanto para a franquia do que a do Ben e isso é um tanto brochante.

Pois bem... Andrew Garfield é o Homem-Aranha certo no filme errado. Ele é um gênio brilhante, um herói tagarela e um nerd tímido. Isso por si só já garante uma nota. Infelizmente o filme é entediante e os pontos positivos que citei o carregam nas costas. Sua nota é 5/10, ficando pouco atrás de Homem-Aranha 3 que, apesar dos pesares, serviu para nos dar bons memes.

E você? O que acha do Aranha do Andrew? Comente!



Postar um comentário

0 Comentários